Targino Gondim e sua sanfona em especial do Jornal GGN

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Targino Gondim integra um grupo seleto da música popular brasileira. Assim como Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Djavan e Hamilton de Holanda, o sanfoneiro pernambucano, natural de Salgueiro, é um dos vencedores do Grammy Latino de melhor canção em língua portuguesa. A música foi “Esperando na Janela”, que ganhou fama na voz e com a parceria de Gilberto Gil. Targino, porém, nunca recebeu o prêmio, já que a cerimônia foi realizada dois dias depois do atentado às Torres Gêmeas.

Na década de 90, o músico já tinha agenda de shows lotada no nordeste e estava em seu quarto CD gravado. O reconhecimento nacional, porém, aconteceu depois de ter negada a participação no filme “Eu, Tu, Eles” (2000) – Targino “não teria cara de sanfoneiro”, segundo o diretor, Andrucha Waddington. Meses depois, foi convidado a tocar na festa de finalização do longa-metragem e encantou o público, principalmente a atriz Regina Casé. Logo foi formada a parceria com Gil, que compôs a trilha sonora do filme e com quem fez uma série de apresentações nos anos seguintes.

Como milhares de refugiados da seca no nordeste, Targino mudou-se para Juazeiro aos dois anos. Aos 12, começou a tocar sua sanfona em festas do bairro Santo Antônio. Desde então, gravou 16 discos e dois DVDs, entre eles “Fé na Festa (2010), também com Gil. Outro marco na carreira do músico foi o projeto Canções de Luiz, em 2009, quando fez shows e deu aulas musicadas gratuitas sobre a trajetória de Luiz Gonzaga.

Targino contesta o rótulo de “Forró Pé de Serra”, utilizado para diferenciar a música regional de sua versão “universitária”, com elementos da música pop e maior apelo e difusão comercial. Ele indica também que há uma consequente desvalorização do forró diante da ascensão sertaneja, que domina os principais espaços de eventos e agenda cultural, até mesmo a tradicional Festa de São João, por exemplo.

“A imprensa tem um certo preconceito com o forró. Comecei a perceber que, assim, a gente dá espaço para essas bandas que surgiram usando o termo forró, e que na verdade não fazem forró. Não sei porque usam o termo forró se não fazem forró”.

Visando à valorização do forró como elemento intrínseco da cultura brasileira, Targino busca difundir e consolidar o ritmo principalmente no nordeste. Assim, produz desde 2009 o Festival Internacional da Sanfona, que reúne artistas de todo o mundo e oferece atividades culturais gratuitas – a quarta edição, de 2016, contou com oficinas de sanfona, harmonia e acompanhamento, improvisação musical e exposições de fotografia, além dos shows. (Texto de Filipe Prado)

Assine

https://www.youtube.com/watch?v=z0B9zUY9lTw&feature=youtu.be width:700 height:394

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Targino Gondim

    Mais um filho de  Salgueiro fazendo sucesso. Parabéns Targino, nós sertanejos e salgueirenses ficamos muiito felizes com o seu sucesso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador