Temer pode cessar Intervenção para votar Previdência

Presidente diz que líderes da Câmara e Senado vão seguir com tramitação da Reforma da Previdência e que pretende cessar Internvenção durante período de votação  
 
1108813-betobarata_pr_16022018_40256637412_o_1.jpg
(Foto Beto Barata ABr)
 
Jornal GGN – Durante o discurso para a assinatura do decreto de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (16) que o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) vão seguir com a tramitação da Reforma da Previdência.
 
“Quando ela estiver para ser votada – segundo a avaliação do Legislativo -, farei cessar a intervenção. O trabalho de segurança federal no Rio será mantido sem alteração durante esse período”, declarou. 
 
A Constituição Federal prevê em seu artigo 60, parágrafo primeiro que seus dispositivos não podem ser emendados “na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio”. Por isso, o que o governo Temer pretende fazer contribuirá para alongar um pouco mais a agenda de votações na Casa. Isso porque o governo tem 24h para encaminhar o decreto sobre a intervenção ao Congresso que, por sua vez, terá até dez dias para aprovar ou rejeitar a medida pela maioria absoluta dos votos dos Parlamentares. E, dentro desse período, aguarda que os deputados consigam apreciar e aderir a reforma no INSS. 
 
Maia admitiu horas antes da assinatura da intervenção, durante uma coletiva para jornalistas, que o decreto no Rio pode vetar a tramitação da reforma citando um estudo da Casa onde “parte da secretaria da Câmara entende que PECs não podem nem tramitar pelas comissões se há intervenção em algum Estado. Outra parte entende que pode.”
 
Conseguindo manter a tramitação, ou seja, o debate sobre a reforma no Congresso, Temer terá que suspender o decreto de segurança assinado hoje e que passa a valer imediatamente, mesmo antes da apreciação dos Parlamentares. Em seguida, após a pausa de votação para a Reforma, terá que editar um novo decreto que precisará ser novamente submetido ao Congresso.
 
Em entrevista ao Estado de São Paulo, o professor de Direito Constitucional do Mackenzie Flávio de Leão Bastos Pereira explicou que “o governo pode deixar no texto uma disposição prevendo que uma situação pode ocorrer e abrir uma válvula de escape.” De todo o modo, pondera o advogado, “nenhuma medida excepcional pode passar longe dos parlamentares, eleitos pelo povo.” 
 
Na proposta de segurança assinada também pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e por Maia, o Exército irá comandar, temporariamente, a segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. 
 
Uma cajadada e dois coelhos 
 
A reforma da Previdência vem sendo travada no Congresso porque os deputados temem prejudicar a imagem junto ao eleitorado. Até semana passada, a contabilidade era de 250 votos certos em favor da Reforma, mas o governo necessita de, pelo menos, 308 dos 513 deputados para aprovar em primeiro turno na Casa. 
 
Com a intervenção de segurança no Rio de Janeiro e a possível criação do Ministério Extraordinário de Segurança Pública, o governo Temer tem a esperança de melhorar a imagem junto a opinião pública que poderá se refletir na adesão de parlamentares a reforma da Previdência. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No pasará

    O governo ilegítimo também não vai conseguir aprovar a reforma da previdência. O próximo presidente de esquerda ou direita vai tentar fazer uma reforminha meia boca. Quem duvida?

    Delfim Neto:

    “…o mais humilde não foi convencido de que a reforma não o atinge”

    “Na sua avaliação, a reforma da Previdência será aprovada?”

    Está mais difícil de passar. Os (parlamentares) já extraíram do governo os benefícios que podiam e sabem que o próximo presidente não terá maioria e portanto poderão extrair mais vantagens. Se passar, vai ser um negócio tão leve que não vai resolver e quando chegar em 2020 o País terá problema.

    https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/02/delfim-netto-o-mais-humilde-nao-foi-convencido-sobre-reforma.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador