Temer tem a pior avaliação de governo desde FHC, aponta CNT

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto isso, o ex-presidente Lula aparece com vitória larga em todos os cenários à Presidência em 2018
 

Foto-montagem: Brasil247
 
Jornal GGN – O presidente Michel Temer obteve a pior aprovação pessoal e de governo já registrada pela pesquisa CNT/MDA, desde 1998: 75,6% dos entrevistados avaliam de forma negativa a gestão do peemedebista. Outros 84,5% desaprovam o desempenho pessoal de Temer, também alcançando o recorde negativo histórico da avaliação, que é feita desde 2001.
 
Realizada entre os dis 13 e 16 de setembro, a pesquisa CNT/MDA consultou 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas, de todas as cinco regiões do Brasil, e tem 95% de nível de confiança, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
 
A pesquisa perguntou como a população enxergava a atuação de Temer na Presidência da República: a pergunta é feita desde o segundo mandato de Fernanrdo Henrique Cardoso. Até então, a ex-presidente Dilma Rousseff atingia o pior índice, de 70,9% em julho de 2015, valor superado agora por Temer, com 75,6%.
 
Outro questionamento era sobre o desempenho pessoal da figura do mandatário, pergunta inserida na pesquisa CNT desde 2001. E o pior índice histórico foi ainda maior: 84,5% o desaprovam. 
 
Lula venceria eleições em todos cenáros
 
Pensando nas eleições de 2018, a Confederação Nacional do Transporte levantou posições sobre os prováveis candidatos à Presidência no próximo ano. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o melhor dos cenários: venceria as eleições presidenciais, com 20,2% das intenções de voto espontâneas; 32,4% se comparado à Aécio Neves (PSDB) e 32% se competindo a Presidência com Geraldo Alckmin (PSDB). 
 
Na pergunta espontânea, um dos favoritos do PSDB, o prefeito João Dória, é lembrado apenas por 2,4% dos ouvintes. Também em baixa, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), seria eleito espontaneamente por apenas 1,2% da população. 
 
Em segundo turno, Lula leva a vitória novamente. O ex-presidente ganha em todos os cenários desenhados pela pesquisa CNT/MDA, sendo o mais competitivo deles o deputado Jair Bolsonaro: Lula venceria com 40,5% contra 28,5% de Bolsonaro em segundo turno. Não muito distante do parlamentar, Doria ficaria com 25,2% contra 41,6% de intenções de voto em Lula. Já Aécio teria o pior desempenho entre os possíveis tucanos: 14,8% contra uma maioria de 41,8% a favor de Lula.
 
E, ainda, se Lula é posto à prova com a mira incansável da Operação Lava Jato, o ex-presidente aparece com a menor rejeição entre todos os questionados: com 50,8% de rejeição, ainda que número significativo, é o menor em comparação aos tucanos João Dória (que leva 53,6% de reprovação), Geraldo Alckmin (com 56%), também em comparação a Jair Bolsonaro (que tem 52,2% de rejeição), a Marina Silva (também com 52,5%), e a Ciro Homes (com 64,2%).
 
Nesse questionamento, o vencedor da rejeição é o senador tucano Aécio Neves, que entrou para a delação da JBS e se há três anos era o favorito presidenciável do partidos de direita, perdeu a credibilidade dentro da própria sigla: o mineiro leva 72,5% de rejeição dos entrevistados.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não esgotando todas as

    Não esgotando todas as possibilidades econômicas  ..desenvolvendo um discurso rasteiro e alarmista  ..quase que se torna uma unanimidade na praça a hipóteses de calote na DIVIDA PUBLICA

    Calote, bom que se diga, que ANTES DEVE PASSAR POR um alongamento negociado e SUAVE ..POR uma queda de juros real  ..PELA venda de divisas ..enfim  ..PELA RETOMADA DAS EXPECTATIVAS etc

    FATO é que as lideranças devem começar a pensar sim nesta possibilidade  ..e também ponderar:

    QUEM ? se não LULA, poderia conduzir tal processo ?  ..e não se esquecendo de que foi o DR LUIZ INACIO quem em pouco tempo deu cabo da nossa Divida Externa e pagou o FMI, hein !!?

    https://www.youtube.com/watch?v=2L6q2D5RzXs

     

  2. “Cura gay” (?!) e o Golpe: por que NÃO mudarei o meu avatar

    “Cura gay” (?!) e o Golpe: por que NÃO mudarei o meu avatar no Facebook! – um alerta para a esquerda

    Por Romulus

    SÚPLICA (!) CÍVICO-PATRIÓTICA DE… CASSANDRA!

    – Ei, você de esquerda!

    – Ei, você com esse coraçãozinho… ENORME!

    (um oximoro?)

    – Ei, você “prafrentex”!

    – Ei, você com as melhores intenções do mundo!

    – Ei, você…

    – Ei…

    Faz um favorzinho pra mim??

    (e pro Brasil??)

    – LÊ O ARTIGO ABAIXO??

    E, depois, responde se, como eu, você tampouco vai morder a…

    – … isca DA VEZ?

    E tampouco vai mudar o seu avatar no Facebook??

    *

    – “Obrigado!”

    – “De nada!”

    *

    Mas…

    Antes…

    Um pequeno pedido:

    (adicional)

    – Não (me) odeie!

    (ainda…)

    – PENSE!

    😉

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador