Tentando explicar a crise para um político estrangeiro, por Jamil Chade

Por Jamil Chade, via facebook

Explicando o Inexplicável

Acabo de ter uma conversa com um político suíço que, sem entender nada do que ocorria, me ligou para “tirar umas dúvidas” sobre o que ele tem lido no noticiário sobre o Brasil.

Conforme ele foi falando, anotei as perguntas que me fazia:

– A presidente foi pega mesmo num grampo?

– Mas ela usa telefone normal depois de toda história da NSA?

– Lula é ou não ministro? E vai fazer o que?

– Cunha, com contas bloqueadas aqui na Suíça, é ainda o presidente “do Parlamento”?

– Maluf, condenado na França e que por anos foi investigado aqui na Suíça, vai mesmo julgar o impeachment de Dilma?

– As acusações aos membros da oposição são investigadas mesmo?

Quando terminei de falar, ele respirou e disse: “odeio dizer isso, mas isso faz uma república de bananas parecer um local com estado de direito quase perfeito (em comparação ao que vive o Brasil)”

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Justiça suspende 2ª liminar

    Justiça suspende 2ª liminar que impedia posse de Lula como ministro

    O TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região suspendeu nesta sexta-feira (18) a decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro contra a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

    A decisão sustenta que apenas o STF (Supremo Tribunal Federal) poderia analisar o caso, por se tratar de ato da presidente da República.

    Segundo a AGU (Advocacia-Geral da União), com a decisão, Lula volta a poder exercer o cargo de ministro e ganha foro privilegiado para ser julgado pelo STF.

    Além da ação na Justiça Federal no Rio, há pelo menos outros 23 processos com o mesmo objetivo em tramitação em diversas instâncias no país. Há também outras 12 ações no STF.

     

     

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/18/justica-suspende-2-liminar-que-impedia-posse-de-lula-como-ministro.htm

  2. Eh isso ai

    Deixa contar uma coisa para vocês. Em todos os ambientes, quando encontro um conhecido, o médico, a dentista do filho e até a professora de musica, todos me perguntam “Mas o que esta acontecendo no Brasil? O Lula esta em vias de ser preso?”. Ninguém aqui fora esta entendendo muito bem o que esta acontecendo. Eu quase falei que nem a maioria dos brasilerios esta entendendo… Agora, esta doendo falar a verdade: que nos nao temos mais um Estado Democratico de Direito.

  3. Imagine um coxinha tentando

    Imagine um coxinha tentando explicar:

    – Precisa prender o Lula porque ele é ladrão!

    – Mas o que ele fez, exatamente?

    – Ah! Todo mundo sabe!

    – Eu não sei. Pode me explicar?

    – Ele roubou bilhões da Petrobras! Tem o lance do triplex! Tem o sítio!

    – Tá! Vamos pegar só um caso, por exemplo, os bilhões da Petrobras. Como foi esse roubo?

    – Ah! Ele roubou! Bilhões! Depois usou o dinheiro para comprar o triplex!

    – Mas tem alguma prova? Alguma delação que fala isso? Algum documento? Conta na Suíça? Se não tiver, como você pode querer ele preso se nem é réu em algum processo?

    – Petralha! Vai pra Cuba!

  4. obrigado Jamil pelo favor

    Enviei este artigo para parentes lá fora com os mesmos questiomentos, desde manhã estava tentando achar o que Jamil em poucas palavras sintetizou.

  5. ” Car Wash “

       Uma das “justificativas” da Lava – Jato, propagandeada por Moro et caterva, e alguns analistas economicos da grande midia, de que esta operação saneadora, falindo varias empresas nacionais, abriria o mercado para as muy honestas empresas estrangeiras, é um tremendo papo – furado, pois :

       1. É quase impossivel explicar para um investidor, que nunca esteve envolvido com o Brasil, como um juiz de 1a instancia consegue possuir tanto protagonismo.

       2. Qualquer investimento realizado agora, tipo o que ocorreu na venda da BR Gás para a Mitsui, ser cancelado por um juiz tambem de 1a instancia, e que varios recursos são possiveis.

       3. Que congressistas, envolvidos e processados em falcatruas, na lista da Interpol , alem de ainda encontrarem-se no Congresso, podem julgar um Presidente da Republica.

       4. Uma cena : A empresa brasileira ” X ” , coloca a venda sua participação em um projeto publico, já licitado e em andamento, um negócio aparentemente bom para adquirir , MAS que mesmo ainda ser ter sido arrolado em “problemas”, poderá se-lo, e por varios motivos: fraude licitatória, indicios de corrupção, futuros e/ou atuais ações ambientais, trabalhistas, tributárias, em resumo, sem segurança juridica.

       4.1. Das duas uma – ou o investidor/adquirente/parceiro, tira o time e fica na espera, na esperança de especular o preço para baixo, ou desiste.

  6. A oligarquia brasileira é escravocrata.

    Quando começarem a não entender dá para dar uma explicação simples:

    O Brasil é um país rico, porém a distribuição de renda é terrível, os governos do PT tentaram diminuir esta disparidade através de uma política reformista, esta política que não permitia que os oligarcas brasielris cada vez se locupretasse mais, irritou a oligarquia que paga um dos impostos de renda mais baixo de todas as nações civilizadas. Por isto, descobertas grandes irregularidades na empresa de petróleo brasileira, sem a interferência de Lula e Dilma, eles querem prender Lula e derrubar Dilma.

    Termina assim desta forma: A mentalidade da oligarquia brasileira nem chegou no capitalismo, eles são escravocratas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador