Teori foi meu amigo, por Eugênio Aragão

Teori foi meu amigo

por Eugênio Aragão

Em tempos de polarização, em tempos em que quem não esteve conosco na hora difícil foi golpista, em tempos em que muitos de nós se tornaram intolerantes e incapazes de viver com a contrariedade, em tempos em que perdemos não só a humanidade, mas também as papas na língua, venho afirmar: Teori foi meu amigo. Ontem perdi um amigo muito querido, um amigo que nem sempre fez as coisas do modo que gostaria que tivesse feito, mas fez com dignidade de seu jeito. Sempre foi autêntico, sempre foi cívico e não se deixou levar pela hipocrisia ou pela vaidade. Foi querido, tinha um coração enorme e foi incapaz de ofender, de se exaltar ou de menosprezar seus semelhantes. Não podemos esperar do outro o que não tem para dar, mas, também não podemos recusar-lhe o reconhecimento de virtudes mil que tenha. E Teori tinha para dar de sobra. Era um magistrado exemplar, que fazia da discrição sua marca maior e era uma pessoa gigante, com uma alma doce que Deus lhe deu e soube preservar ao longo de toda sua vida. Hoje eu choro por Teori. Choro sua falta e a falta que fará neste Brasil cheio de ódio e de gente que diferentemente dele perdeu todo escrúpulo e toda compostura.

 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Descanse em paz

    Sabemos que não ha santos e não é disso que se trata numa hora dessas. Sabemos que são homens e que viveram seus embates, muitos dos quais não temos noção do quanto podem ser pesados. Os homens são, também, resultados de sua época e de suas circunstâncias, para além de suas proprias escolhas. A presidenta Dilma Rousseff, muito digna e solidaria, se manifestou corretamente sobre a tragédia que se abate sobre a familia Zavascki e por extensão ao Brasil, nas consquências que teremos à partir de então.

  2. quem sabe,…

    … o ministro Teori, sabedor das pressões inconfessáveis, e do caráter dos possíveis réus que constavam do processo que tinha em mãos, ….  quem sabe, … talvez ele tenha deixado uma “lembrancinha”  para os bandidos, caso sofresse um “acidente” …. quem sabe…

  3. Desculpa. mas o que fazia um

    Desculpa. mas o que fazia um ministro do çTF sem segurança num voo particular com empresário Réu indo pra cidade da GLOBO ?

    Uai, em terra aonde tudo virou PROPINA é legítimo perguntar, não ?

    Jango, Jk, Lacerda, Baungarthem, Fleury, Tancredo, PC, Eduardo Campos, e agora Teori  ..haja roteiro em Banania que tb teve um Rio centro sem mandante

    Um avião MODERNO e novo (que devia ter medidor e alarme de altitude, não ?) ..estola em curva de retorno, no mar ? ..e vão culpar o piloto com VINTE anos de experiência ?!

    Depois eu é que sou paranóico ?  ..sei lá

    Antes o cara não prestava, agora, é herói e unanimidade  ..insubstituível ?!  ..pelo andar sobrou pro Moro, o cara que acha primeiro o culpado (LULA) pra depois inventar um crime e dedurar pros EUA

     ..ou Agilmal, Celso prolixo de Melo, Marco Aurelio Collor de Melo, Barroso a mariposa que não pode ver uma lampada de camera ao seu lado pra se por a tagarelar, ou FUX – o metaleiro que mata no peito, quem sabe ?

    quem sabe Toffoli pra pedir vistas ? Rosinha e Levandovsky nuinguém bota fé  ..sobrou então Fachin, tadim  ..ou Ives Gandra filho pra liberar a direita de tudo ..nada a declarar ..sei lá..

  4. É preciso que certos setores

    É preciso que certos setores parem com a Síndrome do Coelho do Bambi! A qualquer evento que os desagrada, lá vem a gritaria: “ A Lava Jato está em risco!

    “Desde que a Operação Lava jato existe, vamos ser claros, dizem estar ela em risco, não é mesmo? Vocês já perceberam ser essa a principal peça de marketing dos seus integrantes? Se alguém propõe um lei contra abuso de autoridade, grita-se: “Lava Jato em risco!” E a imprensa ecoa: “risco, isco, isco, isco…”  Se alguém critica propostas fascistoides do Ministério Público Federal, grita-se: “Lava Jato em risco!” E a imprensa ecoa: “risco, isco, isco…” Parte do jornalismo virou mero repetidor de uma espécie de lobby que entende ser “do bem”.

    Eis que leio os jornais e os principais portais e, ora vejam, dada a morte trágica de Teoria Zavascki, o que temos? Grita-se: “A Lava Jato está em risco”. E a imprensa, bem…, “isco, isco, isco”. Leio no Estadão que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou na Suíça que a operação “está em jogo”.

    Como é que é?

    Então morre um ministro do Supremo, o que, sem dúvida, é lamentável,  e se parte do princípio de que isso pode ameaçar a operação? Ameaçar por quê? Então não há procedimentos institucionais no Brasil? Então as decisões não são tomadas segundo a prescrição e a disciplina legais? Então somos mesmo uma republiqueta de bananas, onde o estado de direito depende do voluntarismo deste ou daquele?

    Teori era, sem dúvida, um nome adequado para a relatoria do petrolão em razão do perfil. Mostrava-se um homem desapaixonado de abstrações. Nunca se viu nele a centelha da ideologia. Ao contrário: brinquei certa feita que havia nele um quê de burocrata búlgaro. Coibiu excessos, deixou passar outros tantos, errou, acertou… Como todo mundo.

    Lamento profundamente a sua morte porque, em primeiro lugar, há a dimensão humana da tragédia, que não pode ser ignorada. Mas lastimo também que se perca, vá lá, uma parcela importante de comedimento e racionalidade fria. Acho que isso sempre há de fazer falta quando estamos a falar dessa operação. Vimos nesta quinta, por exemplo, um delegado da Força Tarefa a falar bobagem pelos cotovelos…

    Mas é preciso que certos setores parem com essa Síndrome do Coelho do Bambi! A qualquer evento que os desagrada ou os assusta, lá vem a gritaria: “ A Lava Jato está em risco! A Lava Jato está em jogo!”

    Fogo, fogo na floresta!

    Sérgio Moro, o juiz, numa manifestação pública que é menos de apreço por Teori do que de desapreço pelo Supremo, diz que a operação não teria existido sem o ministro. Ora, tenham a santa paciência! Algumas almas sirigaitas que andam por aí aproveitam para erigir o cadáver em mártir de uma grande conspiração, embora, até anteontem, acusassem o ministro de ser o principal responsável por Lula ainda estar solto. A suposição era a de que ele havia manobrado para isso. Antes, ele era o conspirador. Agora que está morto, é vítima da conspiração. Que gente mixuruca! Que gente patética! Que gente sem-vergonha!

    O espetáculo é grotesco. O ministro, de resto, não apanhou menos quando passou a fazer parte do julgamento do mensalão. Sim, eu também o critiquei algumas vezes — críticas que mantenho, porque diziam respeito aos votos que proferia, não à pessoa do magistrado.

    É evidente que lamento profundamente a morte de Teori também em razão dos desdobramentos políticos, que já começam a mostrar a fuça…

    Risco da Lava Jato? Qual risco?

    Não gosto de conversa oblíqua. Nunca gostei. Vamos ser claros? Janot, Moro, o delegado Adriano Anselmo estão é ocupando posições no tabuleiro político. Para quê? Para deixar claro que é bom que o futuro relator da Lava Jato seja um fiel servidor de suas respectivas vontades. Ou eles começam a gritar: “A Lava Jato está em risco…” E a imprensa vai fazer o de sempre: “isco, isco, isco…”

    O Coelho do Bambi é hoje a personagem mais influente do Brasil. Só que, naquele caso, o incêndio existia…” (R.A.)

  5. Toeri foi um ministro

    Toeri foi um ministro recatado, porem ágil, não descuidando de cumprir suas tarefas em tempo hábil. Fala mansa, inabalável como quem tinha um equilíbrio psíquico e espiritual fortes, discorria de tantos dos seus pares, que adoram aparecer, e pra nada fazerem de importante como ministros. Foi importante ele declarar-se disposto a dar impulso às homologações dos processos da Lava Jato, prometendo entegar a Janot já em fevereiro o resultado do seu trabalho.

    O caso merece uma investigação aprofundada porque não foi um qualquer que partiu num desastre de avião, mas o ministro do STF mais visado nesses útlimos tempos, justo por ser relator de um caso tão emblemático, do qual sairia, com certeza, o destino de centenas de poíticos envolvidos em malfeitos. 

    Só tem uma coisa: pra se investigar esses desastre pra valer, não podemos esperar que os nvestigadores sejam os mesmos de sempre. Teria que vir algum força internacional para compor o quadro dos interessados em prover a verdade dos fatos.

    1. Agil o ministro não foi. Por

      Agil o ministro não foi. Por que ddemorou tanto para decidir sobre o ex-ocupante da cadeira da  presidência da câmara sabendo de todas as armaçõesa e chantagens que ele promovia?

      Parece o caso do bombeiro que coloca fogo para ser o herói ao apagá-lo só que,neste caso,o fogo não foi apagado e,hoje,o Brasil está muito próximo das cinzas.

      1. É aquela velha máxima morreu

        É aquela velha máxima morreu virou santo. No caso dele virou um Ministro exemplar, legalista, hábil,defensor da constituição, o homem que iria prender todos os políticos envolvidos na lava jato. Só falta canonizar.

    2. Sua virtude foi o silêncio

      O que mais admirei em Teori (e também admirio em Lewandowski) é a postura. Não falava aos quatro cantos. Mantinha o recato essencial à função de magistrado. Aquilo que diminui a sensação de (inevitável, porquanto humano) parcialidade do julgador.

      O que se espera de um ministro da suprema corte é a defesa intransigente da Constituição (e seus princípios como a eleição direta e periódica do presidente da república) e o máximo de recato. Não fossem o caso da prisão do pilantra do Delcídio e a (a)sincronia com o golpe teria sido um ministro exemplar. 

  6. E a segurança pessoal!

    Eu penso e não vi nenhum jornalista abordar este aspecto: como um magistrado da suprema corte que está prestes a julgar um bando de bandidos viaja pra todo lado sem segurança pessoal e o mínimo cuidado no sentido de se preservar? Se foi uma coincidência, um acidente o Brasil é realmente um país sem sorte! Se foi um atentado, reforça nossa incompetência para quase tudo! Em ambas possibilidades, perdemos todos………..

    1. Só se for Moro de gorro vermelho!

      Avaaz? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eles só vão divulgar se o candidato for o Moro!!!!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      É muito fácil enganar brasileiro, pelo amor de Deus!!!!

      Acredita até em Papai Noel!!!!

  7. Luto e respeito

    O momento é de manifestar luto e respeito ao ser humano Teori Zavascki e à família do falecido, acima de qualquer outra coisa. 

    Quanto mais dramática é a situação nacional de histeria política e social, mais Eugênio Aragão se firma como um novo líder dentre os poucos capazes de conduzir o Brasil com lucidez e serenidade.

    1. A melhor matéria , até agora

      A melhor matéria , até agora . E olha que li quase tudo que achei. Tô postando o link em todo lugar. Em que pese meu respeito pela dor dos que lhe eram próximos.

  8. A máfia da facção midiática

    A máfia da facção midiática liderada pelos gangsters da Rede de Trapaças e Negócios Escusos Globo. Na organização, se  avexam para cuidar da papelada da canonização do heroi do juizeco moro. Enquanto produzem um enorme e brumoso nevoeiro artificial. Por detrás do ambiente nublado,vão cuidar de nomear um novo acoelhado, para tocar a “banda de música” da lavabunda do moro.

    Enquanto isso, a porta-recados oficial do gupo, dona Mirian Leitão despacha no ar o recado para dona ministra presidentA do supremo, Carminha Lúcia, indicar o nome do Celso de Melo. Ao que parece, o nome escolhido pelo grupo para ocupar a vaga deixada pelo Teori. Como de costume, o recado é apresentado durante noticiário da TV aberta. Na tora. No entanto, recomenda-se precaução, pois, esse pessoal que atua nos subterrâneos costumam utilizar codificação especial em suas trapaças levadas a público.

     Orlando

  9. A bem da verdade

    Estamos em tempos convulsionados. É compreensível que se façam juízos apressados daqueles que nos agradam e daqueles que nos desagradam. O que mais ouvi de ontem para hoje foram restrições à atuação do Ministro Teori na Lava Jato, de um lado e de outro. Isso parece um ótimo sinal do caráter desse saudoso magistrado. O Ministro Teori foi antes de mais nada um juiz que sempre levou a sério os limites que sua função lhe impunham. Não falava, não criticava, decidia por escrito nos autos. Na condução dos processos da Lava Jato ele não tinha liberdade de fazer o que queria, pois estava balizado pela atuação do Procurador-geral da República. A polêmica demora no afastamento de Eduardo Cunha repousa sobretudo na presunção errada de que ele podia adiantar-se. Não é verdade. Para começar, o PGR apresentou matreiramente o pedido de afastamento na véspera do recesso judicial. Pareceu a muitos que queria colocar o magistrado contra a parede, para que resolvesse monocraticamente sobre o pleito. O Ministro Teori ficou aborrecido, pois o pedido poderia ter sido feito pelo menos um mês antes. Ficou sem espaço para convencer seus pares sobre a necessidade da medida. Não iria tomar a decisão unilateralmente para, depois, sofrer um revés no plenário. Seria catastrófico. Ele se desmoralizaria e Eduardo Cunha se fortaleceria. É só lembrar aqui do despacho do Ministro Marco Aurelio sobre o afastamento do Senador Renan Calheiros, para mostrar como as coisas funcionam no STF. Infelizmente o tempo da justiça não é o tempo da política. Teori ficou três meses trabalhando intensamente para convencer os colegas e só teve sinal verde em maio. Portanto, não é justo atribuir-lhe a fraqueza dos outros. Claro que esses detalhes a imprensa não sabe informar e ficou a imagem errada de um juiz vacilante que o Ministro Teori nunca foi.

    1. Morreu mal !

              Prezado Ministro,

       

            O Sr. tem caratér e por isso não quer julgar um colega seu, ainda mais sabendo as regras jurídicas que se apresentam.

             Os tempos estão convulsionados e quem gritar mais midiaticamente ganha. O Sr Teori, Deus colocou na sua mão a oportunidade de salvar a democracia  e ele se perdeu na tecnicidade e legalidade – todos, nestes tempos convulsionados, agiram em causa própria ou do bando ( pejorativo mesmo: bando) e esqueceram do povo.

      O Sr. estava lá e viu como agiram: o Janot e o Moro se orquestrando, sob o olhar reliogioso do seu antecessor o Zé Bundão Cardoso ( outro responsável pelo quue está acontecendo); o Cunha mandando e peitando a Dilma; a Globo distribuindo troféus para prederem o Lula e enaltecendo o Cunha. e por aí os fatos se sucediam…..e o Teori, lerdo e fora do timing dos tempos convulsionados; ele e o todo o bando do STF – preferiram dar municão para avalizarem a  prisão do Lula e deixaram acontecer o que esta aí – corrupção escancarada às pencas; entrega do petróleo; acabando-se o Mercosul em detrimento do traíra Obama; as mídias principais com grana a rodo para falarem bem do Temer e Cunha( até há pouco)…. e o ministro Teori  acreditando  nas mensagens bíblicas de não julgar e foi  o que fez……com certeza São Pedro deve estar dizendo:

      “Porra Teori , faltou àquilo roxo para não deixar os necessitados numa fria; os corruptos venceram……cadê o bom- senso que Deus achou que você teria…..estudou tanto, leu tanto sobre filosofia e na hora de assumir o seu parentesco com o Justo, o negou ! Estamos decepcionados Teori ! “

          O povo humilde e destronado do poder recente dado por Lula e Dilma já o estão julgando.

          E que ironia do destino com o zeloso, ético, privado, blá,blá, Teori : 20 de janeiro só é feriado no Rio, em Brasília não e o ministro Teori não estava trabalhando como qualquer funcionário de empresa privada, já no dia 19. O amigo dele, que infelizmente se foi também, tinha implicacões com a Lava-Jato, segundo a mídia.

         Desculpe-me Aragão: Teori morreu mal !

       

       

  10. Discordo até do Eugenio

    Discordo até do Eugenio Aragão: o ministro Teori não foi tão justo quanto se quer fazer crer agora que está morto. Afinal, tendo em mãos a possibilidade de salvar a débil democracia no Brasil, preferiu dar todas as oportunidades para que o celerado Eduardo Cunha cometesse o crime de abrir as portas do inferno e, derrubando a Dilma, permitir que uma quadrilha de ladrões tomasse de assalto o poder. Tivesse ele sido honesto, teria mandado o Cunha para a cadeia e abortado o golpe de 2016. Mas, essa providência somente poderia vir de um homem justo, o que o falecido ministro certamente não era. Tão ou mais golpista quanto o Janot, o Maestro.

     

  11. Mr. Moro já decretou s/ Teori

    Era um herói ! como nos filmes americanos, que ele deve gostar muito. Quem precisa de HERÓIS ?

    Precisamos é de patriotas, de honestos, de homens com H , que não fogem à luta.

    Quem sabe o outro que está na foto ?!

    E viva o Brasil !

  12. O Teori foi um Ministro

    O Teori foi um Ministro exemplar. Assim como é o Lewandovski e o MAM.

    Sejamos honestos, no executivo com a Dilma e o Zé Cardoso nem onze Teoris dariam jeito. Só um milagre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador