Times europeus podem acabar tendo maior torcida no Brasil que os brasileiros

Esporte bretão

Times europeus podem acabar tendo maior torcida no Brasil que times brasileiros

por João Sucata

Os canais tradicionais de TV são insuportáveis, tem programação feita para analfabetos culturais e funcionais.  Novelas e programas de auditório são os preferidos, rebaixam mais a audiência. Alguns destes últimos são do mesmo tipo que era usados pela Rádio Nacional, até os anos cinquenta do século passado. Só não se deixam mais as moças rasgarem pedaços das roupitas  dos novos  Caubis Peixotos. No auditório, gritar histericamente é condição para ser aceito na próxima semana.  Cultiva-se o ridículo, o sadismo, o masoquismo, preconceitos, que parecem de fato atrair IBOPE. Os telespectadores que deixam de assistir programas de fundo histórico e cultural para ver isso são milhões. Impressionante o baixo nível, impressionante a importância que poderia ter a TV na educação do povo brasileiro, especialmente para a humanização, para a cidadania, para a civilidade e na prática faz o contrário, especialmente com o que chamam de jornais. O brasileiro passa em média quatro horas por dia frente a máquina de fazer doido (saudades do Sergio Porto) , emburrecendo, embrutecendo-se.

Nos esportes, temos muita besteira, chavão, teatro, mas pelo menos temos os times correndo atrás da bola, disputas fantásticas. São mais de uma dezena de canais disputando a clientela. Mas que times são esses?

Também nesse esporte estamos vendo outra tragédia acontecendo. Ir aos campos ficou caríssimo, aos jogos noturnos é inviável, pelo menos para trabalhadores. A Globo exige que só comecem após a novela e o Jornal Nacional, às 22 horas e evidente que trabalhador não tem como ir ao campo, pois chegaria (se chegar, afinal a maioria das linhas de os ônibus param a meia noite) em casa na periferia. de madrugada e logo depois teria que sair para trabalhar.

E assistir pela TV? Inviável, pois os melhores jogos só passam em canais pagos, caríssimos para quem ganha salários reduzidos.

Fica mais barato assinar logo a TV aberta e alguns canais esportivos, onde é possível assistir os times estrangeiros: Barcelona, Real Madri, Manchester United, Bayern de Munich, Paris Saint Germain,  etc. São recheados de craques, inclusive tupiniquins. Não tem tanto aquele cai cai, tão característicos dos jogos no Brasil, onde basta tocar em um jogador e mais parece que alguém arrancou seu olho.

O inevitável acontece: há brasileiros que já sabem melhor a escalação destes times europeus que a dos que jogam pelo Brasil, e começam a torcer para eles. É cada vez maior o número de torcedores de times europeus. Por enquanto o sujeito diz que torce aqui pelo Flamengo ou Santa Cruz e na Europa pelo Chelsea ou o Milan, mas logo eles terão tantos torcedores exclusivos como os times grandes nacionais, que se tornaram difíceis, quase inacessíveis. Os dirigentes destes times irão reclamar logo mais da falta de torcedores, de público, de gente disposta a pagar para ir ao estádio ou ver na TV paga. Tudo muito lamentável.

João Sucata

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desigualdade

    Percebo que o futebol também vem sofrendo uma certa “opressão do 1%”…

    Os resultados da UCL nos últimos 10 anos são revoltantes: quase sempre os 4 primeiros são Barcelona, Real Madrid, Bayern e um outsider aleatório. Até mesmo os maiores clubes da Itália e da Inglaterra já entram em campo conformados com a eliminação para um destes clubes. Há um abismo entre o “trio de ferro europeu” e o resto do mundo.

    Isso provoca uma superexposição mundial dos (poucos) times mais poderosos e ricos, que atraem jogadores, que atraem torcedores, que atraem dinheiro, que atraem jogadores… e repete-se o ciclo.

    Não é só o Brasil que é afetado por isso. É muito conveniente globalizar torcidas em torno de um punhado de times. Quem assiste ao campeonato inglês com certa frequência já viu muitos patrocínios grafados em chinês ou idioma correlato. A massificação mundial de uns poucos clubes já é realidade.

    Mas atenuar esta triste realidade, por incrível que pareça, não é tão difícil aqui no Brasil. Só precisamos de um calendário enxuto, sem o desgaste da imagem dos grandes clubes jogando o tempo todo na TV, e melhorar a estrutura das categorias de base pelo menos nos 40 times das Séries A e B.

    Em tempo: o horário dos jogos das grandes ligas europeias faz um estrago enorme no futebol brasileiro. Num sábado ou domingo qualquer a maioria dos jogos é marcada entre 9:15 e 12:00 do horário de Brasília. Desde a F1 com Ayrton Senna esta faixa de horário é bem-sucedida demais para os esportes. Além de fazer chorar quem se atreve a assistir o futebol local das 16h…

  2. Corrupção pode chegar a TUDO!

    Se foram capazes de tirar uma presidente usando subterfúgios juridicos, quem vai acreditar que no FUTEBOL isso não vá acontecer?

    Times podem ser prejudicados com arbitragens e corrupção no futebol.

    Insegurança total até no futebol!

    Se alguem com poder determinar que um time A vai ser campeão?

    Aqui no Brasil não vale tudo?

  3. com muita gente…

    boicotando a #globogolpista ,  que monopoliza o futebol na TV aberta, …. sobra para a outras emissoras o futebol internacional, ….  a tendência vai ser essa mesmo….

  4. Estão acabando com o futebol brasileiro, lembro quando era criança dos bandeirões das torcidas, das festas que a torcida fazia, isso motiva as pessoas torcer. Hoje em dia está tudo proibido. Acho que fizeram isso para acabar com o futebol brasileiro, só pode.
    Tinha que voltar a ser igual antes

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador