Torcedores estúpidos, por João Sucata

Torcedores estúpidos, por João Sucata

Já falamos dos jogadores, mas há também os torcedores que fazem questão de demonstrar sua atávica estupidez em campos de futebol, prejudicando clubes ou outros espectadores, ou fora deles, agredindo torcedores de outros clubes, às vezes simples inocentes cuja crime é usar uma camisa de time rival.

Neste fim de semana tivemos um exemplo desses em Belo Horizonte, quando algumas dezenas de torcedores do Galo e do Cruzeiro se engalfinharam, sendo que alguns deles foram parar no hospital com ferimentos graves. Famílias e a sociedade são chamadas para pagar os custos. Os agressores deveriam ser condenados a  longas penas, além de proibidos de frequentar estádios, sendo a cadeia mais um custo para a sociedade. E pagar os custos do hospital, do SUS, de tratamentos públicos ou até aposentadoria dos feridos pelo resto da vida, se ficarem com sequelas. Serviria de exemplo.

No sábado um outro desequilibrado jogou um copo de água contra o 4º árbitro no jogo do Palmeiras contra o Figueirense. O clube poderia perder mando de campo, pontos, milhões de reais que a arena tem lhe dado.

Apontado por outros, levado pela polícia, o Neandertal saiu sorrindo, como se tivesse arrasando.  Via-se evidente a  indigência mental. Deve ser do tipo que quando encontra uma fechadura diferente precisa de ajuda  para abrir uma porta, posto de quatro, não sabe levantar.

Há casos bem mais deletérios, alguns perpetrados por torcidas organizadas. Pessoas que são submissas e tementes a Deus em seus empregos e bairros, somados a centenas de outros, viram leões, querem espancar e até matar semelhantes. É outra demonstração de que a película civilizatória imposta a algumas pessoas, é fragílima. Qualquer liberação e a carga do selvagem pré histórica os torna calhordas, patifes, covardes (só agem  assim em multidões), seus instintos e recalques se manifestam com toda força e irracionalidade, para alguns é forma de se convencerem que são machos.

No ano passado alguns jumentos da torcida do Boca Junior rasgaram um túnel para jogar gás no time adversário. O Boca teve que jogar em outros estádios por meses a fio. Em vários outros episódios tivemos dezenas de mortos devido a estouro da boiada, apontada para torcidas rivais. Mesmo na civilizada Europa isso aconteceu várias vezes. Um filme de TV sobre os hooligans mostra que Lombroso talvez tivesse razão. Soltos em uma selva, regrediriam ao homo erectus, senão a outros estágios anteriores.

A punição do clube parece injusta, mas é um dos poucos instrumentos que se têm para conter esses idiotas. Com isso, os outros torcedores, que tem massa cinzenta, bom senso, policiam os estúpidos, e o apontam, como aconteceu no sábado. Por outro ladao, os presidentes de clubes deixam de fazer demagogia e manifestar covardia, apoiando o comparecimento de torcidas violentas.

Há ainda duas outra soluções. No plano cível, contabilizar os prejuízos, e agir judicialmente para fazer essas excrescências ressarcirem os clubes e a sociedade. Mesmo canais de TV deveriam exigir indenização, vez que paralisam transmissões a milhões de pessoas e sabemos como é caro o minuto televisionado. Há ainda o dano moral e social, causado pela péssimo exemplo, sofrido por toda a sociedade e que poderia ser reclamado pelo Ministério Público. Na área penal, deviam ser condenados por agressões, perturbações a direitos públicos, depois mostrados na cadeia, a ver como se virariam junto aos colegas marginais de outras áreas.

Apesar de obtusos, devidamente condicionados, eles pensariam duas vezes antes de jogar um copo de água no campo  ou fazer algo pior.

João Sucata

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

12 comentários

  1. Enquanto não tivermos uma

    Enquanto não tivermos uma justiça que funcione, não seja só persseguidora de petistas, o país continuará matando. Poloiciais matam por prazer, torcedores matam por brincadeira, imprensa mata seus desafetos por interesses, datenas matam a dignidade do pobre por dinheiro, moros matam a inocência por poder. USA só conseguiu se livrar da violência civil, quando juizes descentes resolveram lutar contra os justiceiros, contra as máfias que dominavam justiça, congresso e começaram a prender, a depurar a kustiça daquele país. Antes disso, era a babárie das máfias que mandavam. Hoje, sonegador vai pra cadeia, juiz corrupto vai pra cadeia, jornalista mentioroso e corrompido vai pra cadeia, e assim.  por diane.. Não há perfeição, mas existe uma solução plausível e civilizada: punir os justiceiros que só existem ´ra defender as máfias desse país. A IMPUNIDADE sobre os grandes corruptos justiceiros, faz o país um refén das máfias sonegadoras, escravocrtas, dos grandes tranficantes de coca, dos golpistas paus de galinheiro. Não temos justiça e isso nos deixa a deriva.

  2. Só um comentário: cobrar que

    Só um comentário: cobrar que os tais torcedores idiotas paguem as contas ressarcimento do SUS, como mencionado pelo articulista, é uma boçalidade equivalente ao papo tosco de “direitos humanos para humanos direitos”. O sistema de saúde pública gratuita é universal, não é só para “pessoas de bem”.

    • E qual a relaçao entre o c* e as calças?

      Por acaso as despesas nao custam dinheiro público? Esses torcedores têm direito tb de usar o SUS, claro, mas, quando causam despesas por estupidez devem sim indenizar esses gastos. Em que dizer isso é boçalidade, ainda mais do nível dessa que vc citou? Bebeu?

      • O sistema é de custeio

        O sistema é de custeio público e de acesso gratuito a TODOS os brasileiros. Saúde pública GRATUITA é obrigação do Estado segundo nossa Constituição. Bandidos terão acesso ao SUS negado se não tiverem como pagar o tratamento? Qual a diferença disso para a negação de direitos humanos a presos?

        Nossa legislação já prevê que quem arme esse tipo de baderna pague indenização aos envolvidos, multa ao Estado e cadeia. Querer que paguem despesas do SUS é, sim, uma idéia imbecil.

         

  3. O cidadão não se

    O cidadão não se responsabiliza por nada. Diz que as estradas matam, mas  é a imprudencia do cidadão irresponsávelque está matandoe. e culpam governos pelas próprias irresponsabilidades. Infelizmente, nossos cidadãos, com raras exceções, não se sentem responsáveis por absolutamente nada nesse país. A imprensa e justiciaria são incentivadores desse horrendo distúrbio sócio-pata dos irresponsaveis. Matar, ser violento no país, é tão natural como dançar samba.

  4. Tem um vídeo de um dirigente

    Tem um vídeo de um dirigente de clube dizendo que o objetivo da vida dele era destruir o principal adversário. Fora a mídia que diariamente insufla o ódio entre torcedores e depois posa de vestal dos bons costumes. Com tanto exemplo vindo de cima, tem que dar é nisso mesmo.

  5. Milton Neves

    Esse fala feio porque pensa feio!

    Devia ser proibido de falar na televisão, é um instigador de torcida, propagandeia o ódio. É um crime manter um comunicador dessa espécie na mídia.

    • Vc coloca na mesma dimensão

      Vc coloca na mesma dimensão um simples copo de água, com teroz  brigas entre torcidas.–e com graves feridos.

        Como posso comentar essa comparação absurda ?

         ps: Até o juiz do jogo do copo de água contemporizou.Mas vc não.

          O adjeivo certeiro pra vc, Nassa iria coibir  

                   Então é melhor calar.

                  Em certa medida, vc é pior que os torcedores.

                   Não o inocente do copo de água, mas os animais do jogo Atlético e Cruzeiro.

  6. Inclua esses aí…

     

    Torcedores do Corinthians são obrigados a retornar e pagar por estragos causados em posto de combustível de Xanxerê

    Quatro ônibus da torcida organizada Gaviões da Fiel receberam escolta policial da Policial na chegada ao oeste no domingo (30) até a Arena Condá em Chapecó para a partida diante da Chapecoense pela 21ª rodada da série A do campeonato brasileiro.De acordo com a PRF, a escolta realizada pela equipe do Serviço Aéreo Policial (SaerFron) na chegada iniciou na cidade de Vargeão, com parada em um posto de combustível (Águia Dourada) próximo ao posto fiscal da PRF em Xanxerê. No local os torcedores do Timão consumiram bebidas e lanches deixando o estabelecimento sem pagar a conta. Eles ainda causaram danos nos banheiros do posto quebrando chuveiros e outros objetos.Ao perceber os danos, o proprietário acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que abordou a caravana na BR-282 em Xaxim. Os ônibus foram obrigados a retornar a Xanxerê acompanhados dos policiais rodoviários para pagar a conta de consumo e ressarcir o empresário pelos estragos no estabelecimento.Após a partida os torcedores corintianos novamente receberam escolta policial, sendo esta terrestre desde a saída do estádio até a cidade de Ponte Serrada pela BR-282. 

     

    Ronda Policial

     

    http://www.infocors.com/2015/08/torcedores-do-corinthians-sao-obrigados.html

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome