Transparência dos partidos políticos segue como tabu

Legislação brasileira ainda é insuficiente, e políticos evitam atuações para dar mais visibilidade ao uso de recursos públicos

foto: Reprodução

Jornal GGN – O debate em torno da transparência dos partidos políticos segue um desafio no Brasil: entidades que atuam em torno da proposição de reformas e regras de transparência consideram que a legislação brasileira ainda é insuficiente, e que existe pouca cooperação por mais transparência no uso de recursos públicos.

O problema é antigo e, segundo o jornal O Estado de São Paulo, existem diversos conceitos a serem considerados: alguns consideram que a adoção de regras mais severas de transparência podem afetar a autonomia partidária, conceito que definiu como princípio a liberdade às siglas depois da ditadura.

Na prática, tal autonomia permite aos partidos o direito de definir suas escolhas políticas e análises de viabilidade sem a necessidade de intervenção do Estado. Partidos como MDB, PT, PSDB, PDT, Podemos e PSL chegaram a anunciar em anos anteriores que adotariam critérios de transparência usados no mundo corporativo, mas nada ainda saiu do papel.

A principal matéria sobre o tema em debate no Congresso é um projeto de lei de autoria do senador Antônio Anastasia (PSDB), que quer obrigar partidos a cumprirem uma série de normas para aumentar a transparência e evitar atos de corrupção.

 

Leia Também

PM do Policiais Antifascismo é preso sob alegação de desespeitar superior no Maranhão
O mundo cão a que levaram o Brasil, por Fernando Brito
O voto exemplar de uma desembargadora que cobra uma Lava Jato dentro da lei
Defesa pede que nova denúncia contra Lula não seja julgada em Curitiba
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador