Trump e Biden brigam por narrativa em protestos nos EUA

Democrata mostra preocupação com discurso adotado pelo presidente republicano, que tem priorizado a chamada “lei e ordem”

Jornal GGN – A briga entre Donald Trump e Joe Biden pela presidência dos Estados Unidos não está restrita apenas à busca pelos eleitores em estados estratégicos: a predominância pela narrativa em pontos importantes socialmente também tem tido peso na definição por votos.

Biden sentiu isso na pele recentemente: em Wisconsin, considerado chave na disputa eleitoral, o apoio dos cidadãos aos protestos contra o racismo e a violência policial despencou 13 pontos percentuais de junho a agosto.

O candidato democrata tem liderado as pesquisas nacionais e em maior parte dos estados decisivos, mas o Donald Trump tem direcionado esforços para dominar a narrativa pregando a lei e a ordem e acusando o ex-vice-presidente de Barack Obama de ser um radical de esquerda que vai levar o país à violência extrema.

Tal posicionamento não só agrada a base eleitoral mais conservadora, como também tenta assustar eleitores moderados que escolheram Trump em 2016 e agora flertam com Biden, cansados da postura agressiva do republicano.

Diante disso, Biden revisitou estratégias e decidiu viajar a Wisconsin e outras regiões após evitar aparições públicas por conta da pandemia. Também foram lançados comerciais de TV para esses estados, para rebater o discurso de que é uma ameaça aos EUA e imprimir a Trump a marca de um líder irresponsável que legitima o ódio e o racismo. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

 

Leia Também
Colapso da democracia americana torna-se cenário visível, por Flavio Lobo
EUA: A Previdência Social pode chegar a um impasse, por Nancy Altman
Washington Post: Em que país mora Mike Pence?, por Eugene Robinson
Washington Post: Trump não está fazendo muito para escorar suas fraquezas nesta convenção
Eleição Indefinida nos Estados Unidos, por Liszt Vieira
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador