Trump impede que chineses adquiram empresa de semicondutores nos EUA

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto AP

Jornal GGN – Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, bloqueou as tratativas de uma estatal chinesa na aquisição de uma fábrica americana de semicondutores. Ele afirmou que isso representava uma ameaça para a segurança nacional do país.

O Departamento do Tesouro, em um comunicado, considerou que a aquisição da Lattice Semiconductor Corporation, empresa de capital aberto do Oregon, do Fundo Canyon Bridge, de propriedade chinesa, poderia colocar em perigo a produção de produtos que são sensíveis ao governo dos EUA.

Trump e sua administração estão com posição agressiva em relação à China, no que tange a comércio e segurança nacional, cercando com investigações abrangentes as ramificações no comércio de alumínio e aço de Pequim.

Através do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, Trump tem como barrar investimentos estrangeiros que ele considera ameaças de segurança nacional.

No caso da Lattice, o Comitê e Trump decidiram que “a transação representa um risco para a segurança nacional dos Estados Unidos que não pode ser resolvida por mitigação“, diz o comunicado. A empresa fabrica dispositivos lógicos programáveis, que podem ser utilizados para funções semelhantes aos chips.

A decisão proibiu a Canyon Bridge, sua parceira Yitai Capital e a empresa de capital da China Venture Capital Fund (CVCF), da compra da empresa norte-americana, que serve o consumidor, as comunicações e os mercados industriais.

Segundo o Tesouro, o risco de segurança nacional se dá devido ao apoio de Pequim para a transação, da transferência de propriedade intelectual para os investidores estrangeiros e a importância do fornecimento de semicondutores para o governo, incluindo os produtos da Lattice.

Trump interveio pessoalmente no processo após apelo de empresas, segundo informou o The Wall Street Journal.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fez o certo. Nenhum país
    Fez o certo. Nenhum país sério vai entregar um fabricante de PLAs para estrangeiros. São chips extremamente sofisticados essenciais para a indústria militar.

  2. Pois é, podemos observar o

    Pois é, podemos observar o Estado mínimo americano, o livre mercado, o capitalismo de verdade; não por lá, claro, porque os gringos são tudo, menos burros. 

  3. Agiu corretamente, apesar de,

    Agiu corretamente, apesar de, no geral, ele ser um tipo detestável.

    No entanto, não é possível deduzir daí que se trata de ação de acordo com sua política econômica.

     

  4. Trump….

    Pode ser fascista mas não é otário, nem lunático. Não vai colocar a soberania nem a segurança do seu país nas mãos de interesses estrangeiros. A China está cheia de Capital para investir? Mandou a China enfiar todo este dinheiro no… . em outro lugar, um tal de Brasil. Aqui estamos deixando vender a Alma. Para que estudar? Vai trabalhar aonde? Vai fabricar o que? Vai projetar o que? Vem tudo pronto. Entregaremos agora até território. Pode até ser supremacista, mas não é idiota. 

  5. Copia e cola

    O mercado dos outros eles querem bem arreganhados e sem restrições, o deles entra quem eles querem e nos setores que eles escolherem, que não pode por em risco o conceito deles de Segurança e soberania nacionais.

    Perfeito!

    É o que o mundo inteiro deve fazer. Copiar e colar.

    No Brasil, os parlamentares progressistas deveriam tranformar esse artigo em discurso e repetilo à exaustão da tribuna da câmara e do senado, mostrando como uma democracia de verdade deve agir.

    Que não há em tais atitudes nada de comunismo, bolivarianismo e outras bobagens sempre repetidas por tucanos e cia para torrar tudo que é nosso. 

  6. Hora de consultar os oráculos

    Queria ver o Constantino explicando isso. Provavelmente ia dizer que Trump impediu a transação pra evitar a disseminação do comunismo chinês.

    1. miria

      Esse tal Constantino, já ouvi falar, mas não sei quem é. Será que ele seria capaz de um enrolation superior ao que faria dona Mirian Leitão?

      Se alguem ainda assiste a globo, nos conte. 

  7. Não consigo escrever aqui que…

    A Kas.. pers… sky ru.s.sa tb foi banida dos computadores governamentais de lá…

    Já, aqui… a Mi.. cr..os..o t vai muito bem obrigado…

     

    1. Nem o link consigo postar

      Quem quiser saber mais, faça um “guguel” procurando por notícias com o nome da empresa russa acima…

      Sinto…

      a vida vai ficando meio complicada demais e eu não tenho tanta disposição de luta quanto o Lula. Admirável. Parece um garoto.

       

       

  8.  
    Eh…mas, ai eu sou

     

    Eh…mas, ai eu sou obrigado a concordar com o estrupício do trump.

    Pois, até no puteiro que frequentava, na Rua 28 de Setembro 18, primeiro andar, tinha normas e procedimentos. Só entrava na casa de Madame Dina, digo, no castelo de Dina, fregueses locais, devidamente selecionados.

    Não era como nesse puteiro, digo, bordel do Temer & Tucanos. Cujos proxenetas, querem entregar tudo. Basta chegar um navio estrangeiro e descarregar um bando de marujos endolarados, abrem as portas e as pernas, e dão tudo a preço de banana.

    Orlando

  9. Lá as empresas nem sempre são

    Lá as empresas nem sempre são neoliberais… e aqui, admirar os Estados Unidos defender discursos metafísicos de que o Estado intrinsecamente ruim…

  10. fez o que ser espera de um presidente

    Agora precisamos cobrar que nosso pseudopresidente, pseudocongresso façam o mesmo.

    Mas isso já é pedir demais…

     

  11. Negócio da China…

    Humm… vai ser duro para os EUA um movimento chinês de reciprocidade.

    Já pensou se a China resolve nacionalizar ou expulsar as empresas dos EUA? Na verdade não precisa nem ser algo assim, “nacionalizar”, “expulsar”, coisas radicais e explícitas. Basta, com paciência oriental e tortura chinesa,criar dificuldades e impecilhos para empresários estadunidenses na China. Pretexto para isso os empresários que manipulam o marionete do Trump acabaram de dar…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador