Trump sabia da gravidade do coronavírus e minimizou a pandemia mesmo assim

As admissões de Trump estão em total contraste com seus comentários públicos frequentes na época, insistindo que o vírus "iria desaparecer" e "tudo funcionaria bem"

Da CNN americana

O presidente Donald Trump admitiu que sabia, semanas antes da primeira confirmação da morte por coronavírus nos EUA, que o vírus era perigoso, transportado pelo ar, altamente contagioso e “mais mortal do que sua gripe extenuante”, e que ele repetidamente o minimizou publicamente, de acordo com o lendário jornalista Bob Woodward em seu novo livro “Rage”.

“Isso é mortal”, disse Trump a Woodward em 7 de fevereiro.
Em uma série de entrevistas com Woodward, Trump revelou que tinha um nível surpreendente de detalhes sobre a ameaça do vírus antes do que se sabia. “É incrível”, disse Trump a Woodward, acrescentando que o coronavírus era talvez cinco vezes “mais mortal” do que a gripe.

As admissões de Trump estão em total contraste com seus comentários públicos frequentes na época, insistindo que o vírus “iria desaparecer” e “tudo funcionaria bem”.

O livro, usando as próprias palavras de Trump, descreve um presidente que traiu a confiança do público e as responsabilidades mais fundamentais de seu cargo. Em “Rage”, Trump diz que o trabalho de um presidente é “manter nosso país seguro”. Mas no início de fevereiro, Trump disse a Woodward que sabia o quão mortal o vírus era e, em março, admitiu que manteve esse conhecimento escondido do público.

“Eu sempre quis minimizar”, disse Trump a Woodward em 19 de março, mesmo tendo declarado emergência nacional devido ao vírus dias antes. “Ainda gosto de minimizar, porque não quero criar pânico.”

Se, em vez de minimizar o que sabia, Trump tivesse agido de forma decisiva no início de fevereiro com um fechamento estrito e uma mensagem consistente para usar máscaras, distância social e lavar as mãos, os especialistas acreditam que milhares de vidas americanas poderiam ter sido salvas.

As revelações surpreendentes em “Rage”, que a CNN obteve antes de seu lançamento em 15 de setembro, foram feitas durante 18 amplas entrevistas que Trump deu a Woodward de 5 de dezembro de 2019 a 21 de julho de 2020. As entrevistas foram gravadas por Woodward com a permissão de Trump, e a CNN obteve cópias de algumas das fitas de áudio.

“Rage” também inclui avaliações brutais da presidência de Trump por muitos de seus ex-oficiais de segurança nacional, incluindo o ex-secretário de Defesa James Mattis, o ex-diretor de Inteligência Nacional Dan Coats e o ex-secretário de Estado Rex Tillerson. Mattis é citado como chamando Trump de “perigoso” e “impróprio” para ser o comandante-chefe. Woodward escreve que Coats “continuou a nutrir a crença secreta, que havia crescido em vez de diminuído, embora não fosse apoiada por provas de inteligência, de que Putin tinha algo sobre Trump”. Woodward continua, escrevendo que Coats sentiu: “De que outra forma explicar o comportamento do presidente? Coats não via outra explicação.

O livro também contém avaliações severas da liderança do presidente sobre o vírus por parte dos funcionários atuais.
O Dr. Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do governo, é citado dizendo a outros que a liderança de Trump era “sem rumo” e que sua “capacidade de atenção é como um número negativo”.

“Seu único objetivo é ser reeleito”, disse Fauci a um associado, de acordo com Woodward.

‘O vírus não tem nada a ver comigo’

Woodward revela novos detalhes sobre os primeiros avisos que Trump recebeu – e muitas vezes ignorado.

Em uma coletiva de inteligência ultrassecreta de 28 de janeiro, o conselheiro de segurança nacional Robert O’Brien deu a Trump um aviso “chocante” sobre o vírus, dizendo ao presidente que seria a “maior ameaça à segurança nacional” de sua presidência. A cabeça de Trump “apareceu”, escreve Woodward.

O deputado de O’Brien, Matt Pottinger, concordou, dizendo a Trump que poderia ser tão ruim quanto a pandemia de gripe de 1918, que matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 675.000 americanos. Pottinger alertou Trump que a disseminação assintomática estava ocorrendo na China: ele foi informado de que 50% dos infectados não apresentavam sintomas.

Naquela época, havia menos de uma dúzia de casos de coronavírus relatados nos Estados Unidos.

Três dias depois, Trump anunciou restrições às viagens da China, uma medida sugerida por sua equipe de segurança nacional – apesar das afirmações posteriores de Trump de que ele sozinho apoiava as limitações de viagens.

No entanto, Trump continuou a minimizar publicamente o perigo do vírus. Fevereiro foi um mês perdido . Woodward vê isso como uma oportunidade perdida para Trump de zerar “o relógio da liderança” depois que lhe disseram que essa era uma “emergência de saúde única na vida”.

“Os presidentes são o ramo executivo. Havia o dever de alertar. Ouvir, planejar e cuidar”, escreve Woodward. Mas nos dias que se seguiram ao briefing de 28 de janeiro, Trump usou aparições de alto nível para minimizar a ameaça e, escreve Woodward, “para tranquilizar o público de que eles corriam pouco risco.”

Durante uma entrevista pré-Super Bowl na Fox News em 2 de fevereiro, Trump disse: “Nós praticamente fechamos tudo vindo da China.” Dois dias depois, durante seu discurso sobre o Estado da União , Trump fez apenas uma referência passageira ao vírus, prometendo: “meu governo tomará todas as medidas necessárias para proteger nossos cidadãos dessa ameaça”.

Questionado por Woodward em maio se ele se lembrava do aviso de O’Brien em 28 de janeiro de que o vírus seria a maior ameaça à segurança nacional de sua presidência, Trump se equivocou. “Não, não quero.” Disse Trump. “Tenho certeza que se ele disse isso – você sabe, tenho certeza que ele disse. Cara legal.”

O livro destaca como o presidente assumiu todo o crédito e nenhuma responsabilidade por suas ações relacionadas à pandemia, que infectou 6 milhões de americanos e matou mais de 185.000 nos Estados Unidos.

“O vírus não tem nada a ver comigo”, disse Trump a Woodward em sua entrevista final em julho. “Não é minha culpa. É – a China deixou o maldito vírus sair.”

‘Vai pelo ar’

Quando Woodward falou com Trump em 7 de fevereiro, dois dias depois de ele ter sido absolvido das acusações de impeachment pelo Senado, Woodward esperava uma longa conversa sobre o julgamento. Ele ficou surpreso, no entanto, com o foco do presidente no vírus. Ao mesmo tempo em que Trump e seus funcionários de saúde pública diziam que o vírus era de “baixo risco”, Trump divulgou a Woodward que na noite anterior havia falado com o presidente chinês Xi Jinping sobre o vírus. Woodward cita Trump como dizendo: “Tivemos um pequeno revés interessante com o vírus indo para a China.”

“Vai pelo ar”, disse Trump. “Isso é sempre mais difícil do que o toque. Você não precisa tocar nas coisas. Certo? Mas o ar, você apenas respira o ar e é assim que ele passa. E isso é muito complicado. É muito delicado. É também mais mortal do que sua gripe extenuante.”

Mas Trump passou a maior parte do mês seguinte dizendo que o vírus estava “sob controle” e que os casos nos Estados Unidos ” desapareceriam “. Trump disse em sua viagem à Índia em 25 de fevereiro que era “um problema que vai desaparecer” e no dia seguinte ele previu que o número de casos nos Estados Unidos “em alguns dias cairá para quase zero.”

Em 19 de março, quando Trump disse a Woodward que estava propositalmente minimizando os perigos para evitar criar pânico, ele também reconheceu a ameaça aos jovens. “Só hoje e ontem, alguns fatos surpreendentes foram divulgados. Não é apenas velho, mais velho. Jovens também, muitos jovens”, disse Trump.

Publicamente, no entanto, Trump continuou a insistir exatamente no oposto, dizendo até 5 de agosto que as crianças eram “quase imunes”.

Mesmo em abril, quando os Estados Unidos se tornaram o país com o maior número de casos confirmados no mundo, as declarações públicas de Trump contradiziam seus reconhecimentos a Woodward. Em uma reunião da força-tarefa do coronavírus em 3 de abril, Trump ainda estava minimizando o vírus e afirmando que ele iria embora. “Eu disse que estava indo embora e estava indo embora”, disse ele. No entanto, dois dias depois, em 5 de abril, Trump disse novamente a Woodward: “É uma coisa horrível. É inacreditável”, e em 13 de abril ele disse: “É tão facilmente transmissível que você nem acreditaria”.

‘Perigoso’ e ‘impróprio’

Woodward, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer, conduziu centenas de horas de entrevistas confidenciais com testemunhas em primeira mão para “Rage” e obteve “notas, e-mails, diários, calendários e documentos confidenciais”, incluindo mais de duas dúzias de cartas trocadas por Trump com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Woodward é conhecido por gravar suas entrevistas com a permissão de seus súditos e fontes.

Ele escreve que, quando atribui citações, pensamentos ou conclusões exatas, essa informação vem ou da pessoa, de um colega com conhecimento direto ou de documentos.

A minimização consciente de Trump do coronavírus é uma das inúmeras revelações em “Rage”. O livro está repleto de anedotas sobre altos funcionários do gabinete surpreendidos por tweets, frustrados com a incapacidade de Trump de se concentrar e com medo de sua próxima diretiva política porque se recusou a aceitar os fatos ou a ouvir especialistas:

– Mattis é citado como tendo dito que Trump é “perigoso”, “impróprio”, “não tem bússola moral” e tomou medidas de política externa que mostraram aos adversários “como destruir a América”. Depois que Mattis deixou o governo, ele e Coats discutiram se precisavam tomar uma “ação coletiva” para falar publicamente contra Trump. Mattis diz que finalmente renunciou depois que Trump anunciou que estava retirando as tropas dos EUA da Síria, “quando fui basicamente orientado a fazer algo que pensei que ia além de estúpido para um crime estúpido”.

– Woodward escreve que Coats e seus principais membros de equipe “examinaram a inteligência tão cuidadosamente quanto possível”, e que Coats ainda questiona a relação entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. “Coats viu como era extraordinário para o alto funcionário da inteligência do presidente abrigar suspeitas tão profundas sobre o relacionamento do presidente com Putin. Mas ele não conseguia se livrar delas.”

– Trump foi criticado nos últimos dias por ter feito comentários depreciativos sobre militares e veteranos dos EUA. O livro de Woodward inclui uma anedota em que um assessor de Mattis ouviu Trump dizer em uma reunião: “Meus malditos generais são um bando de maricas” porque se importavam mais com alianças do que acordos comerciais. Mattis pediu ao assessor que documentasse o comentário em um e-mail para ele. E o próprio Trump criticou oficiais militares a Woodward por sua visão de que as alianças com a OTAN e a Coréia do Sul são a melhor barganha que os EUA fazem. “Eu não diria que eles eram estúpidos, porque eu nunca diria isso sobre nossos militares”, disse Trump. “Mas se eles disseram isso, eles – quem quer que tenha dito isso foi estúpido. É uma barganha horrível … eles ganham muito dinheiro. Custa-nos $ 10 bilhões.

– Woodward relata que a equipe de segurança nacional de Trump expressou preocupação de que os EUA possam ter chegado perto de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte em meio a provocações em 2017. “Nunca soubemos se era real”, disse o secretário de Estado Mike Pompeo, “ou se foi um blefe. ” Mas era tão sério que Mattis dormia com suas roupas para se preparar, caso houvesse uma lancha norte-coreana, e repetidamente ia rezar na Catedral Nacional de Washington.

– Trump se gabou para Woodward sobre um novo sistema de armas secretas. “Eu construí um nuclear – um sistema de armas que ninguém jamais teve neste país antes”, disse Trump. Woodward diz que outras fontes confirmaram as informações, sem fornecer mais detalhes, mas expressaram surpresa que Trump as divulgou.

– Woodward obteve as 27 “cartas de amor” que Trump trocou com Kim Jong Un, 25 das quais não foram relatadas publicamente. As cartas, cheias de linguagem floreada, fornecem uma janela fascinante para o relacionamento deles. Kim lisonjeia Trump, chamando-o repetidamente de “Sua Excelência” e escreve em uma carta que se encontrar novamente seria “uma reminiscência de uma cena de um filme de fantasia”. Em outro, Kim escreve que a “amizade profunda e especial entre nós funcionará como uma força mágica”. A CNN obteve as transcrições de duas das cartas.

– O genro de Trump e conselheiro sênior da Casa Branca, Jared Kushner, também pondera alguns insights literários incomuns sobre seu sogro. Kushner é citado como tendo dito que quatro textos são a chave para a compreensão de Trump, incluindo “Alice no País das Maravilhas”. Kushner parafraseou o Gato de Cheshire: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho o levará até lá.”

– Woodward pressionou Trump sobre o papel do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman no assassinato de 2018 do jornalista Jamal Khashoggi. Mais uma vez, Trump rejeitou a avaliação da inteligência dos EUA e defende Bin Salman: “Ele diz com veemência que não foi ele.”

– Trump insultou seus antecessores, dizendo que Woodward fez o ex-presidente George W. Bush “parecer um idiota estúpido, o que ele era.” Trump disse sobre o ex-presidente Barack Obama: “Não acho Obama inteligente … acho que ele é altamente superestimado. E não acho que ele seja um grande orador”. Ele também disse a Woodward que Kim Jong Un pensava que Obama era um “idiota”.

– Woodward discutiu os protestos Black Lives Matter e sugeriu ao presidente que pessoas como os dois – “Brancos, privilegiados” – precisam trabalhar para entender a raiva e a dor que os negros sentem nos Estados Unidos. “Você realmente bebeu Kool-Aid, não é? Apenas escute,” Trump respondeu, repetindo seu ultrajante ponto de falar que ele fez mais pela comunidade negra do que qualquer presidente além de Abraham Lincoln.

– Woodward relata novos detalhes sobre a intromissão nas eleições da Rússia, escrevendo que a NSA e a CIA classificaram as evidências de que os russos colocaram malware nos sistemas de registro eleitoral de pelo menos dois condados da Flórida, St. Lucie e Washington. Embora não haja evidências de que o malware tenha sido ativado, escreve Woodward, ele é sofisticado e pode apagar eleitores em distritos específicos. O fornecedor de sistema de votação usado pela Flórida também foi usado em vários estados do país.

‘Dinamite atrás da porta’

“Rage” é uma continuação do livro best-seller de Woodward, “Fear”, que retratou uma Casa Branca caótica na qual assessores escondiam papéis de Trump para proteger o país do que consideravam seus impulsos mais perigosos.

Enquanto Trump criticava “Fear”, ele também reclamava que não falou com Woodward sobre o livro, o que resultou em sua concordância com extensas entrevistas para “Rage”.

No entanto, em 14 de agosto, Trump atacou preventivamente o novo livro de Woodward, tweetando, “O livro de Bob Woodward será uma FALSIFICAÇÃO, como sempre, assim como muitos dos outros foram.”
Ao longo do livro, Trump fornece insights sobre sua visão da presidência. Ele diz a Woodward quando você está governando o país: “Há dinamite atrás de cada porta”.

Depois de suas 18 entrevistas, Woodward emite um veredicto absoluto: Trump é a “dinamite atrás da porta”. Woodward conclui seu livro com uma declaração de que “Trump é o homem errado para o trabalho.”

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao apontar todo o conhecimento do cabelo amarelo dos falcões do norte sobre a pandemia e outros assuntos, e sua atuação totalmente discrepante com as informações disponíveis, demonstram uma estratégia clara que,acredita, e deve ter motivos para tanto, o levarão a uma reeleição tranquila.
    Parece absurdo, e é ,mas nosso mundo precisa deste ponto de inflexão para seguir em frente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador