TSE pode impedir que Lula apareça nas propagandas eleitorais do PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo nesta terça (31) que o PT, em sua estratégia de levar o nome de Lula como candidato até as últimas consequências, corre o risco de não ver o rosto do ex-presidente nas propagandas de rádio e TV. Isto porque, segunda a jornalista, a Justiça Eleitoral pode subverter o procedimento atual e correr para impedir a participação de Lula nos horários eleitorais.

Bergamo informa que a prática vinha sendo a de permitir que o candidato participe de agendas de campanha mesmo que seu registro esteja sub judice – que será o caso de Lula. Mas, conversando em off com ministros do Tribunal Superior Eleitoral, ela acrescenta que, no caso do petista, mesmo que o registro continue sendo debatido, até 31 de agosto pode sair alguma decisão impedindo que ele participe de campanha. O PT, neste caso, deve protestar contra a mudança das regras só para Lula.

A estratégia do PT, atualmente, é levar o nome de Lula como candidato até a data limite, dia 17 de setembro. A partir daí, os partidos não poderão fazer mais nenhum alteração na chapa majoritária.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Bergamo informa que a

    “Bergamo informa que a prática vinha sendo”… Quer dizer, mais uma vez, quando se trata de Lula, muda-se a jurisdição ao gosto do patrão.

    Por outro lado, é sinal que a tchurma não vai conseguir barrar a inscrição, como vinha aventando a própria moça em sua coluna.

    A ver os próximos capítulos… 

  2. Notinhas estão passando recibo de fraqueza

    Esse acúmulo de notinhas passando recibo…

    Estou começando a desconfiar que estão sentido a pressão…

    Começou a me dar um friozinho na barriga de que há a possibilidade real de Lula ser registrado, eleito, libertado e empossado.

    À luta pela democracia!

    1. É o que penso, Allan. Em

      É o que penso, Allan. Em alguns casos há um outro motivo, criticar o PT e Lula por levarem essa estratégia ató o fim. Querem que se jogue a toalha e partam para apoio a Ciro Gomes. Nem percebem que se os golpistas conseguirem essas maracutaias contrta Lula o que não sonseguirão com outro candidato ! Claro que há possibilidade real de Lula ser alijado mas isso não se resolve com desistência da candatura.

  3. Lula não teve seus direitos políticos suspensos ou perdidos

    Apesar de preencher todas as condições de elegibilidade previstas na constituição, o Lula está inelegível em razão de condenação criminal confirmada por órgão judicial colegiado. Mas apesar disso, não há base legal para suspender seus direitos políticos ativos. O Lula só não pode exercer os seus direitos políticos passivos.

  4. Lula satisfaz todas as condições de elegibilidade

    Lula satisfaz todas as condições de elegibilidade previstas na constituição, estando em pleno gozo dos seus direitos políticos. Mesmo que esteja inelegível pela lei da ficha limpa, ele não pode ter seus direitos políticos ativos cerceados ou suspensos. Não há base legal para impedir a participação de Lula nas propagandas eleitorais do PT.

    Como Lula é um condenado, sua participação em propagandas eleitorais só piorará a situação dos candidatos que ele propagar. Como a nossa elite é burra. Se querem que Lula não se eleja nem ajude a eleger ninguém, a coisa certa a fazer é deixar ele participar das propagandas eleitorais, e não impedir essa participação.

  5. Só a quarta frota pode impedir!

    Quanto mais batem, mais cresce!

    Enquanto isso a manada coxa roda tal e qual perú entre Boçalnaro e Aidimin!

  6. Será que vcs não se deram

    Será que vcs não se deram conta que se lula for incluido na urna e se tornar inelegivel, quem votar nele anula o voto?

    Pela media de votação do PT nas eleiçoes majoritárias, esses 14% podem derrubar o coeficiente eleitoral de votos válidos e eleger já num primeiro turno um candidato que tenha uma votação acima de 20%.

    Podemos eleger um bolsonaro num primeiro turno.

    Aí arrumo minha mala e vou morar IÊMEN!!!!

     

  7. Bom, quero saber o seguinte.

    Bom, quero saber o seguinte. O candidato do PT é o Lula, goste-se ou não, será até que seja impugnado. Durante esse tempo, como o partido vai fazer sua propaganda eleitoral se a razão de ser dela é exatamente propagandear seu candidato?

    Como seria a propaganda do PT? Sei que o TSE gostaria que não houvesse, e mais, de cassar o registro partidário. Mas (ainda) não é o caso. Como seria então? Um locutor, a Gleisi, sei lá quem dizendo, olha só votem naquele cara, voces sabem quem. Um nordestino barbudo. O nome começa com L e termina com A.

    Não é apenas totalitário é surreal é uma aberração! Nunca soube da proibição de alguém aparecer numa propaganda eleitoral. Talvez se Bolsonaro quisesse botar a imagem de Hitler, os juízes pensassem em proibir, alegando apologia do nazismo, que nem sei se é proibido no Brasil. Na internet tem quem faça.

    Talvez se o Bolsonaro quiser colocar o Brilhante Ustra, ele deixem passar. Proibir Lula de aparece no programa do PT é inacreditável! É coisa do Stalin tirando Trostky das fotos dos revolucionário soviéticos.

  8. Os Ratos do Judiciário e do MP ingeriram chumbinho

    Ao converter a condição indireta de elegibilidade consistente na ausência de condenação criminal transitada em julgado em causa de inelegibilidade, como fez a lei da ficha limpa, é como se a ordem jurídica, que condiciona a elegibilidade, entre outras coisas, ao alistamento eleitoral, estabelecesse a alistabilidade, em vez da inalistabilidade, como causa de inelegibilidade.

  9. A vergonha nacional

    Ao iniciar da AP470, a justiça abriu a porta do armário, para mostrar ao mundo, através dos holofotes da mídia, como é o seu verdadeiro rosto.

    Ao avalizar, em autêntico frenesi, a vergonhosa e criminosa trama golpista contra Dilma, a justiça mostrou ao mundo, através dos holofotes da mídia, a metade do seu corpo agora já turbinado com apliques, botox e purpurinas.

     

    Ao sentir toda a humilhação que desfruta, perante o mundo lhe reprova, pelo o uso covarde do poder para fazer mal a Lula, sua vítima.

     

    Ao reconhecer que o mundo enxerga o repugnante jogo sujo que é usado para causar prejuízos a Lula, sua vítima.

     

    E finalmente depois que o mundo comparou e comprovou o tamanho da sua incompetência e também o tamanho da sua atual insignificância, com a intensa luminosidade e com a cada vez maior preferência popular de Lula, sua vítima, ela não conteve e em total desespero abandona o armário para se mostrar naquilo que se tornou e naquilo que será capaz de fazer.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador