TV Cultura pede menos discurso de ódio, após participação de Villa

Decisão da entidade que administra o canal público ocorreu exatamente um dia após a participação espalhafatosa do historiador 

villa.jpg

 
Jornal GGN – A participação do comentarista Marco Antonio Villa no Jornal Da Cultura levou o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta a emitir nova orientação os programas e telejornais para reduzir “discurso de ódio” e procurar favorecer mais pluralidade. É o que conta Mauricio Stycer em sua coluna na Folha de S.Paulo.
 
A decisão da entidade que administra o canal público do Estado de São Paulo ocorreu exatamente um dia após a participação espalhafatosa do historiador que fez diversos comentários atacando de frente vários políticos durante a edição do dia 3 de abril do Jornal da Cultura, usando frases como “Dá nojo! Nojo da gente ver, como brasileiro que tem sangue nas veias, que um bandido, um ladrão como Lula”, ou “desembargadores ladrões”, e ainda: “Eu sei até o nome do ministro que ele [Sérgio Cabral] comprava quando era do Tribunal de Justiça e que hoje tá lá em Brasília. É bom lembrar: um carioca que tem um cabelo com topete”.
 
Trechos de sua participação, inclusive, onde ataca de forma violenta outros políticos como o Senador Roberto Requião (PMDB-PR), foram cortados da edição.  
 
Folha de S.Paulo
 
Por Mauricio Stycer
 
TV Cultura pede menos ‘discursos de ódio’ e mais pluralidade aos jornalistas
 
O “Jornal da Cultura” registrou no último dia 3 de abril média de 1,1 ponto em São Paulo (cada ponto no Ibope equivale a 199,3 mil indivíduos). Apesar da baixa audiência, a edição se tornou item de colecionador entre advogados.
 
O comentarista Marco Antonio Villa estava especialmente “bravo” naquele dia, como notou o apresentador William Ferreira. Ao comentar o convite do governador de Minas, Fernando Pimentel, para que o ex-presidente Lula participasse das celebrações do 21 de abril, em Ouro Preto, Villa disse: “Dá nojo! Nojo da gente ver, como brasileiro que tem sangue nas veias, que um bandido, um ladrão como Lula vai homenagear Tiradentes. É a segunda morte de Tiradentes!”
 
Falando sobre a situação calamitosa das finanças do Estado do Rio, Villa observou: “O Tribunal de Justiça está comprado pelo governador”. Disse ainda que há vários “desembargadores ladrões” no Estado.
 
E acrescentou: “E olha que vai ter repercussão em Brasília com a delação do Sérgio Cabral. Eu sei até o nome do ministro que ele comprava quando era do Tribunal de Justiça e que hoje tá lá em Brasília. É bom lembrar: um carioca que tem um cabelo com topete. Vocês vão pensando quem é.”
 
Em outro trecho, suprimido pela TV Cultura da versão hoje disponível em seu site, Villa falou do senador Roberto Requião (PMDB-PR), a quem chamou de “a Maria Louca do Paraná”: “É aquele cara que você não compra um carro usado, que pode dar uma nota de três reais pra você ou bater a sua carteira”.
 
Uma semana depois, no dia 10, o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, ao qual a TV Cultura está vinculada, se reuniu. Do encontro, saiu uma reflexão sobre os comentários de Villa, encaminhado à direção da emissora, no qual se lamenta que o comentarista esteja se manifestando por meio de “verdadeiros discursos de ódio e de incitamento à violência”.
 
Mais importante, o conselho aprovou novas diretrizes para o jornalismo da TV Cultura. O documento, ao qual este colunista teve acesso, faz recomendações óbvias, mas que não vêm sendo cumpridas pela emissora. O texto diz, por exemplo, que a pluralidade político-ideológica “deve efetivar-se nas escolhas das pautas e das reportagens, na seleção e na orientação dos entrevistados e dos entrevistadores”.
 
O Conselho Curador observa, ainda, que âncoras, apresentadores e editores precisam “garantir a sua credibilidade pelo exercício da isenção crítica”. O documento pede também “mais debate, mais diferença, mais contraposição de ideias”.
E, por fim, observa que “o jornalismo público de qualidade” não pode servir de “tribunas para a divulgação de ofensas, denuncismos e discursos de ódio”.
 
Em artigo publicado na Folha nesta quinta-feira (20), três membros do Conselho Curador, o jornalista Jorge da Cunha Lima e os advogados Belisário dos Santos Jr. e Rubens Naves, cobram algo semelhante da TV Cultura: “Deve manter compromisso igualmente firme com a diferenciação entre comentários e análises acolhidos e protegidos sob o princípio da liberdade de opinião e os denuncismos inconsequentes”.
 
As recomendações do Conselho Curador à direção da TV Cultura ocorrem no mesmo momento em que, após revelação da Folha, a emissora reconhece publicamente ter censurado um programa musical, o “Cultura Livre”, apresentado por Roberta Martinelli, para “não difundir ideias ou fatos que incentivem a polarização”.
 
Os excessos cometidos pelo comentarista político são apenas a ponta visível de um problema maior. A TV Cultura está diante de um grande desafio, que é reverter a sua perda de relevância. 
 
Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só agora?

    Nunca gostei do Villa e raríssimas vezes ouvi algum dos seus comentários em qualquer dos veículos de comunicação. 

    Com relação à TV cultura e particularmente ao Roda Viva, não assisto este canal e este programa há vários anos.

    Mas, é importante fazermos a seguinte consideração a respeito deste acontecimento:

    Enquanto era para derrubar a Dilma. Podia!

    Enquanto era para derrubar o Haddad. Podia!

    Enquanto era focado no PT. Podia!

    Agora que entraram na mira o PSDB e seus aliados nos tribunais, não pode mais!!!!

  2. Deve ser triste para um

    Deve ser triste para um “historiador” ver que a história tem como personagem estes que ele chama de bandidos e que,ele,o historiador,não faz parte dela.

    Pobre coitado. Passará em branco na história enquanto a grandeza do presidente Lula jamais será apagada.

    1. Bom dia
      Triste nada meu querido, triste são eleitores q tem bandido de estimação no coração, vamos aprender a votar por um Brasil melhor independente de ideologia partidária, reflita.

        1. Bom dia
          Foi isso q eu disse independente de ideologia partidária, não tô aqui defendendo partido político nenhum, essas pessoas q vc falou e tudo farinha do mesmo tb, chega em 2018 aprender a votar e pesquisa seu candidato e parar de comodismo, vc até pode não gostar de política mas eles adoram manipular o gado.

  3. Nojo dá de ver um

    Nojo dá de ver um desqualificado como esse Marco Antonio Villa fazendo o papel que fez: mentiu, caluniou, distorceu a história da forma mais abjeta que já e propagou o ódio como poucos. 

    Eu sei quem é você Sr. Villa. E não vou esquecer o que fez.

     

  4. Parece que tem gente que não

    Parece que tem gente que não sabe que a tv cultura é a própria globo. São demotucanos especialistas em golpes de estado. Esse vila é apenas um bunda móle, um bobo da corte pau mandado bancado pela máfia a que pertence do fhc clinton / cérra. Se assistirem o programa vão entender porque os puxa saco apresentadores de jornais da grande imprensa são chamados de “âncoras”.

  5. É curioso que só agora a

    É curioso que só agora a direção da TV a Fundação Padre Anchieta resolve corrigir os desatinos raivosos desse Senhor.

    Enquanto ele destilou ódio e inverdades contra o ex presidente Lula e o PT nada acontecia, agora que citou diretamente um membro do STF (um carioca de topete) vem essa medida tardia porém de bom censo.

  6. LAMBE BOTAS

    Como disseram vários comentáristas : Por quê só agora ? 

    Foram dando corda a esse sujeito , e antes mais comedido , Villa foi se soltando , e após ter sido inocentado no processo judicial que foi movido por Lula contra ele , por ter sido chamado de “chefe de quadrilha” , aí soltou a franga de vez sentindo-se agora sem nenhuma restrição , cada notícia que faz menção a Lula causa um desvario em Villa . Não sei se é teatro ou real , o sujeito aparenta sintomas de disturbios mentais.

    Ele deveria ter nojo é de sua indignação seletiva , pois dias atrás estava indiginado com o sumiço de Paulo Skaf após ser delatado por MArcelo Odebrecht. Já sobre José Serra também delatado e sumido , não disse uma palavra. O mesmo José Serra que ele ajudou a defender por ocasião do lançamento do livro A PRIVATARIA TUCANA , há seis anos , que já trazia as mesmas denúncias atuais . 

  7. Um dos bordões favoritos de

    Um dos bordões favoritos de Villa sobre o petrolão: é o MAIOR caso de corrupção da Historia da Humanidade: 3 bilhões e 600

    milhões de dolares de 2013 a 2016, 13 anos.

    Nos ultimos  8 anos os corruptos da Russia mandaram para Londres US$1 trilhão, SÓ PARA LONDRES, segundo programa da propria TV cultura MATERIA DE CAPA de ontem e com dados da Transparencia Internacional.

    Perto da Russia, dos paises do Oriente Medio, da Nigeria, do Mexico, a corrupção no Brasil é coisa de medigos.

    Não ha nada mais patetico do que pequeno burgues de direta, ao fim do dia defende de graça os bilionarios.

  8. Processo nele!

    Chamou de bandido e ladrão? Tem que provar!

    Basta de esculhambação com a honra dos outros. A dor no bolso é o melhor antídoto para a peçonha da língua.

     

  9. Mais eficiência e transparência nos gastos

    Ótima análise do jornalista Stycer. Mas só agora (2) a mídia se volta para o partidarismo e as condutas equivocadas da TV Cultura? Só agora atentam para o uso do dinheiro público com finalidades partidárias?.Estranho. Há anos que o historiador Villas, com o seu comportamento gorsseiro, nem deveria fazer parte da folha de pagamento da TV Cultura. E esta , há anos deixa a desejar, tem espaço para partidarismo político e esporte, mas não tem espaço para dramaturgia própria, tem pouco espaço para o cinema basileiro, E a incompetência dessa emissora pública que ainda ganha (fatura) publicidade comercial pode ser atestada pelo site de programação. Em Aconetce tem tudo o que passou até ontem, não vi o futuro, a semana proxima. E hoje, não sei a procedência de certas séries e nem sei o que vai ser apresentando no programa de música clássica. Já reclamei diretamente no site, em vão. Continua ruim. É preciso cobrar mais da TV Cultura de SP, o nosso dinheiro que está ardendo. É preico mais transparência nos gastos.

  10. Impedindo o processo civilizatório

    Discurso de ódio, anti-petismo e anti-lulismo na TV do PSDB, não é que não pode mais. É que não precisa mais.

    Mas Augusto Nunes continuará, à inglesa: o mesmo discurso e com fleuma britânica. Posudo, cuidando da aparência apenas e chamando de bárbaros povos pacíficos com 5.000 anos de cultura enquanto os dizima pela força das armas: Síria/Líbano, China e Índia, para começar. Quem são os bárbaros?

    Ah, quando se tiver acesso aos fatos ocorridos durante as gestões PSDB, Geraldo Alckmin, José Serra, João Doria Jr., Metrô, Fundação Padre Anchieta, monotrilho, PCC, Rodoanel, amizade com Sérgio Moro e Alberto Youssef…

  11. Prezados Camaradas
    1 – Os

    Prezados Camaradas

    1 – Os tucanos transformaram a TV Cultura num aparelho irrelevante de propaganda política. O “ponto” do IBOPE significa 199.000 indivíduos ou 199.000 aparelhos ligados? O que já é muito

    2 – Quem vai ligar para as asneiras que esse pateta fala? A última vez que ouvi a Jovem Pan (quando Paulo Pontes apresentava o Jornal da Manhã), foi em uma entrevista com o ex prefeito Fernando Hadad, em que ele enquadrou a musa fascista (aquela mulher com nome de personagem das 1001 noites, esqueci o nome dela) e fechou a tramela da caricatura de historiador

    Não vamos gastar velha com mau defunto, porque minha mãe diz: erva ruim a geada não mata. Esta caricatura de historiador vai para o ostracismo berrando essas asneiras, então; não liguemos

  12. Acredite se

    Acredite se quiser…….

     

    Mataram a tv cultura, outrora orgulho, transformaram seus jornais em panfletos que disseminaram o ódio e a ignorância, essa postura nesse momento é manjada, afinal, todos os larapios aliados e favorecidos estão dentro do governo, seria hilário, mas é tragico,  não nos enganam……..

  13. O que é a tv cultura se não

    O que é a tv cultura se não um panfleto da extrema direita no brasil?

    Ah, sim. Agora que o serviço do golpe está quase que completo com as mentiras deslavadas do bandido amigo do moro  leo pinheiro, eles pedem moderação. Com todo respeito ao Requião, esse guerreiro do senado, mas agora é provável que até permitam que o seu projeto de abuso de autoridade passe no senado. Porque? Porque agora nós devemos votar ao normal porque os tempos de perseguição tem acabar pros fascistas governarem. E sobre as críticas do reinaldo azevedo ao moro, isso é só a ponta do iceberg que virá daqui em diante. Como a serviço está praticamente completo, pode-se mostrar enfim todas as falcatruas dos fascistas de curitiba. É só aguardar!!!

  14. Comentário.

    Que o Villa é um virulento, isto é claro e muito óbvio.

    Se quer realmente fazer um bom jornalismo, seria melhor colocar as notícias que não colocam. Afinal, colocam o Lula mil vezes (condição que permite um sub-intelectual como o Villa fazer o seu discurso baixo nível, enfim, notícia igual a cruzamento pra centro-avante chutar pro gol) e esquecem os alckmins, os serras, os aécios…

    Ah, esqueci quem foi de depredou a TV Cultura.

    Foi mal.

    1. Provavelmente irão demitir

      Provavelmente irão demitir quem está tentando mobilizar a imparcialidade.

      Já faz uns bons anos que a TV Cultura virou palanque do tucanato.

  15. TV CULTURA ACABOU FAZ TEMPO!

    Quem assite essa porra? Quem assiste esse “PATETA” vociferando merdas? Nem funcionário da Tv Cultura assiste esses troço. Só o CONSELHO CURADOR .. que só agora foi se dar conta que o “louco de Cati” estava ferrando com o restinho de audiência da comatosa TV educativa .. Aliás, pergunta valendo 100 pontos: quem mais vibra com a debaclè desta emissora? Fora o Canal Futura, da Grobro? hein .. (rir pra não chorar)

  16. Eu acho que é conversa pra

    Eu acho que é conversa pra boi dormir. Esse cara é o único comentarista do JC que tem cadeira cativa, participa todas as segundas, se amanhã ele estiver lá de novo prova que só fingem imparcialidade.

  17. TV aberta só a TVT

    Há tempos  o único canal aberto de TV que assisto é a TVT . TV e rádio cultura se tornaram instrumento politico do tucanato paulista. Ainda ouço a rádio cultura mas mudo de estação quando transmitem noticias. É revoltante que usem dinheiro de impostos para proganda politica e acobertamento dos desmandos do governo paulista. Este Marco Villa e o apresentador do roda viva , se não me engano Augusto Nunes, são a barbárie. Desvio total da TV educativa. 

  18. O Alckmin está precisando de um canal mais confiável!

    Importante entender que quando um meio de comunicação começa a apelar, perde a credibilidade e pessoas que o assistem, como Alckmin ainda se acha vivo no meio do tucanato precisa de uma TV de seu lado para fazer a sua campanha, Villa é mais próximo a “direita tosca” do que a direita mais comportada que Alckmin quer parecer pertencer, logo Villa é um estorvo.

  19. Acho que eles ficaram

    Acho que eles ficaram preocupados por que ele atacou um membro do judiciário, pois nas pucas vezes que assisti , quando não tenho mais nada para ver  e estou zapeando, esse cara tá tendo verdadeiros surtos e vive atacando principalmente a Dilma e o Lula, então isso não é novidade, a não ser agora que ele tá se metendo com o juiz do topete como ele disse. 

  20. Participação do Reporter e Historiador Villa

    Eu não acho q fundação deva interferir, mas os assinantes de TV, já q o canal só é transmitido em TV por assinatura. Usando adjetivos com bandido a alguém já condenado, não vejo problema algum, pois ele só está repetindo. Agora denegrir a honra, a moral de uma pessoa sem ter provas, é outra história, mas aí cabe ao acusado pedir reparação e retratação, judicialmente ou extra judicial.  Acho ele um tanto agressivo e temperamental o que o faz perder o foco e a oratória. Mas no geral ele é útil e importante ao sistema porque vai na parte mais sensível onde pessoas públicas acham q ninguém vai por se considerarem semi deuses.  Por mim o Villa fica, e já que eu pago por esse canal manda a Fundação falar comigo e pedir minha opinião.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador