TVT – Reflexões sobre o racismo: mês da Consciência ´Negra´, por J. Roberto Militão

TVT – Reflexões sobre o racismo: mês da Consciência ´Negra´

por J. Roberto Militão

Em 23/11, participei  dessa entrevista junto com a prof. Carolline Jango da UFESP na TVT nas redes sociais e que foi gravado e transmitido na TV aberta às 22 hs, sobre o racismo ´estrutural´ no Brasil. Faz parte das reflexões proporcionadas pelo mês da ´Consciência Negra´, que não se restringe a manifestações dos afro-brasileiros, mas, principalmente a provocação de reflexões para a sociedade brasileira.

E essa reflexão busca assediar os aliados a agirem contra o racismo. Como disse o Dr. Martin Luther King JR: ” A omissão de pessoas de boa vontade é mais frustrante do que um mal absoluto de pessoas de má vontade. A aceitação cautelosa do racismo é muito mais desconcertante que sua prática.”  

Ressalto a crítica ao conceito de ´raça´ – inclusive ao de ´raça negra´ aquela que o racismo diz ser a ´raça inferior´- e destaco a necessidade da sociedade comprometer-se com o combater ao racismo, uma doença social injusta, artificial edificada após o fim do escravismo africano mas que permeia o nosso dia a dia de brasileiro.

Destacamos o papel da educação pedagógica e da necessidade da sociedade, através do estado, tratar dessa ´doença´ social que solificou um ´racismo estrutural´ no Brasil.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador