Uberização, Imperialismo e Ludismo Moderno.

Talvez o título pareça um pouco meio sem sentido, porém é um texto que procura dar uma atenção aos velhos, e alguns cansados, militantes socialistas ou comunistas que não entendem porque o Capitalismo e o Imperialismo conseguem sobreviver apesar das previsões mecanicistas que grande parte da esquerda faz, prevendo a extinção do Capitalismo a cada grande crise.

Pois bem, o capitalismo se renova de forma anárquica e pragmática, sem teorias da conspiração ou reuniões de Clube de Bilderberg ou de Illuminati, mas sim pela implantação do Uber, do YouTube, do NetFlix e de mais outros que hão de vir.

O imperialismo cansou de intermediários, e para garantir a sua subsistência e domínio sem controle das inconvenientes leis nacionais e burocracias estatais partiu para a centralização não mais na mãos de 1% da população, mas muito menos ainda.

Vejam a Uber não é nem mais uma Sociedade Anônima, é o que chamamos uma Sociedade Limitada de um só dono, e um dono que com um software e com a adoração de uma juventude que caiu num egocentrismo exacerbado. Este egocentrismo exacerbado associado a ideias Libertárias de direita (por mais incrível que possa parecer, há pessoas que se denominam libertários de esquerda), acham o máximo a mítica da livre iniciativa individual, e visualizam neste como um ideal de liberdade de poder trabalhar quando quiser e com isto ganhar o máximo que desejam.

Os chamados YouTubers foram os primeiros a sentir o verdadeiro choque do que é na realidade a Uberização da Economia, produziam seus vídeos e com os milhares ou milhões de visualizações na rede se achavam um verdadeiro produto exitoso do novo capitalismo, eram empreendedores livres com um mero e pequeno detalhe, são milhões de YouTubers e um só contratante, o YouTube.

Com um monopólio de fato dos pequenos filmes colocados na sua rede por produtores “independentes” que eram “monetizados” com um valor X de uma hora caiu para 10% a 20% deste valor, sob o pretexto de que uma reportagem no Wall Street Jounal tinha indicado que alguns filmes apresentavam cenas de violência, racismo ou o que vale e que os anunciantes tinham tirado suporte à empresa.

Agora o mais interessante de tudo, analisei mais de uma dezena de vídeos de YouTubers que reclamavam da queda de receita, nenhum deles, mas nenhum mesmo passou de criticar “aquele jornalzinho americano” ou conspirações de globalistas e estão esperando que o papai YouTube volte a lhes dar o que eles acham que valem.

A expressão Uberização da Economia é nova aqui no Brasil, poucas pessoas a usam principalmente em artigos de revistas voltadas para os negócios, ainda o termo Uberização é colocado entre aspas, porém como já é uma realidade massacrante saio na frente e retiro suas aspas, pois em breve vai virar um tema recorrente. Porém fora do Brasil, principalmente na Europa, diversos movimentos de esquerda começam a fazer barragem a este conceito de internacionalização dos patões virtuais.

Vejo por exemplo que nos ditos Blogs Progressistas a discussão é marginal e relevada a segundo plano, pois escrever trezentas vezes se Moro vai ou não prender Lula, por pontos de vista, sociológicos, psicológicos, políticos ou meramente masturbativos é muito mais importante do que dar ênfase a uma nova e dinâmica forma de dominação Imperialista que em breve será preponderante sobre a economia. Mas como todos no momento acham que Lula no poder vai reverter tudo, mesmo aquilo que ele nem sabe que existe, é o que temos no momento, ou o que a “casa oferece”.

Também, partidos que se dizem de esquerda nacionais que estão diferentemente dos europeus, atrelados a somente lutas dos séculos XIX e XX ignoram processos que irão ao futuro ser grandes demais para eles combaterem. O máximo da modernidade é a pauta LGTB, raciais e feministas que são uma outra forma de trazer uma espécie de “egocentrismo tribal” (não achei expressão melhor!) para dentro de discussões mais amplas.

Quanto ao Ludismo moderno, parece que no caso do Uber foi à forma mais moderna e revolucionária que outro grupo que era tradicionalmente de mentalidade de direita, os taxistas, inventou para numa luta inglória e fadado ao fracasso fazer frente ao mais evidente de todas as formas de Imperialismo moderno. Mais uma vez os nossos Ludistas Modernos caíram no mesmo erro dos Ludistas do século XIX de culpar as máquinas e não a propriedade destas.

Escrevo este artigo com a esperança que pelo menos umas dez pessoas o leiam, pois como ele não trata da Lava-Jato, das eleições de 2018 ou de um xadrez de qualquer coisa, provavelmente ficará num canto bem escondido que pelo menos eu saberei onde está!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador