Um momento de virada por perto?, por Rogério Mattos

Denunciar o modelo chileno é denunciar todo o projeto econômico excludente das elites transnacionais para a América Latina

É significativo que as imagens mais marcantes de manifestação popular venham hoje do Chile. Quando iniciou a virada política na América Latina no início do século, o palco foi a Venezuela.

As imagens são importantes por causa do histórico de elogios ao sistema chileno, tanto da esquerda quanto da direita. Um modelo excludente, que só “deu certo” por conseguir por um tempo apartar os de cima, que moram mais ao alto da Cordilheira, dos de baixo. Conseguiu criar um ambiente de paz armada Esse o “modelo de sucesso”.

Agora toda a longa história neoliberal chilena é colocada em cheque. Se na década passada, na Venezuela, se afirmava a necessidade de um governo de base popular, agora essa reivindicação vem em conjunto com a denúncia do sistema mortífero do neoliberalismo.

Denunciar o modelo chileno é denunciar todo o projeto econômico excludente das elites transnacionais para a América Latina.

Um momento de virada por perto?

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador