Carta aberta ao antropólogo Roberto da Matta, por Márcio Valley

Um soco na arrogância da visão seletiva supostamente intelectual (ou, Carta Aberta ao antropólogo Roberto DaMatta)

do blog do Marcio Valley, quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Roberto DaMatta, li, ontem (08/10/2014), o seu texto “Um soco na onipotência”, onde você defende que o PT seja “defesnetrado do poder” e revela ter sentido a angústia diminuída ao ver Aécio chegar ao segundo turno dessas eleições. Na sua visão, Aécio, tendo “achado o seu papel e o seu tom”, e “com sua tranquilidade”, irá proporcionar ao Brasil a “descoberta da soma e da continuidade”.

Senti uma enorme tristeza ao término da leitura. Sempre respeitei você e seus pensamentos. O seu texto para mim significou, de fato, um soco de alto teor destrutivo, porém não na onipotência do PT, mas na imagem do antropólogo Roberto DaMatta, que nunca imaginei pudesse abdicar da inteligência para defender uma causa.

Participo pouco do Facebook, mais para divulgar meus textos. Isso porque percebo nas redes sociais uma enorme carência de discussão inteligente e racional dos problemas políticos brasileiros. Trata-se de mera gritaria irracional, com repetição de memes e de conteúdo absolutamente raso. É nessas discussões adialéticas, onde não é possível o contraponto, visto como ofensa, e cuja pretensão é somente a de fazer prevalecer a própria visão e de repelir agressivamente todo pensamento que contrarie essa ótica, que vejo comumente serem usadas essas expressões de mera injúria como “petralhas”, “tucanalhas”, “privataria”, “coxinhas” e, vejam só, “lulopetismo”, a mesma utilizada por você, um intelectual.

Nas redes sociais, busco relevar o mais possível o uso dessas palavras de ordem, fundamentalistas e estimuladoras da divisão e do acirramento, porque não sou insensível ao fato de que esse uso, em geral, surge da falta de oportunidade de acesso a uma cultura de discussões de alto nível. Entretanto, quando percebo que esse mesmo estilo, digamos, “literário” é manipulado por pessoas que deveriam ser o farol a seguir no que concerne à inteligência e à razão, dói no coração e a sensação de impotência no enfrentamento e solução dos problemas públicos cresce na alma. Discussões baratas conduzem a resultados igualmente baratos.

Como um intelectual pode se unir à grita da corrupção generalizada petista assim, de forma tão leviana? Sem o adensamento das causas? Sem uma perspectiva histórica? Sem analisar o sistema legal que proporciona tais desvios? Sem uma análise comparativa? Sem qualquer pronunciamento sobre a existência ou não das ações de combate? A corrupção inexistia no Brasil pré-PT ou nasce a partir da assunção desse partido? A malfadada governabilidade no Brasil – e seus filhos diletos, o fisiologismo e o patrimonialismo – é uma pré-condição do exercício do poder ou somente foi e será praticada pelo PT, mas não por outros partidos que eventualmente venham a conquistas o governo? Em outras palavras, é possível a qualquer partido governar sem se render aos clamores e anseios de sua inexoravelmente necessária base de apoio?

DaMatta, a tristeza que me doeu, ao ler seu texto, veio-me da constatação de que, mesmo um formador de opinião como você, com enorme capilaridade na divulgação através de organismos gigantes como “O Globo”, e que, na condição de intelectual, possui ou deveria possuir capacidade de análise crítica dos fatos presentes e de, a partir dessa capacitação, também de intuição sobre o futuro que poucos podem se arvorar de possuir, ainda assim arrisca-se em relação à própria reputação e biografia ao escrever textos supostamente analíticos, mas cujo conteúdo é exclusivamente panfletário e demonstração de exercício do mais puro e, diria mesmo, infantil “wishful thinking”. De fato, custo a crer, perdoe-me, que você acredite no que escreveu.

Sei que você sabe (ou deveria saber) que um dos primeiros atos de Fernando Henrique Cardoso (desse mesmo PSDB que você agora tão calorosamente articula em favor), assinado somente dezoito dias depois de tomar posse, através do Decreto nº 1.376/1995, foi extinguir a Comissão para Investigar a Corrupção, comissão que havia sido criada em 1993 por Itamar Franco.

Lula, no dia 1º de janeiro de 2003, primeiro dia de seu governo, a partir da antiga Corregedoria-Geral da União, assinou a MP n° 103/2003 (depois Lei n° 10.683/2003), criando a Controladoria-Geral da União e atribuindo ao seu titular a denominação de Ministro de Estado do Controle e da Transparência, o que implicou elevar o status administrativo da pasta e sinalizou aos subalternos o norte a ser orientado.

Nos oito anos de governo do PSDB, com FHC, a Polícia Federal realizou um total de 48 (quarenta e oito) operações, ou seja, uma média de seis operações por ano.

Nos doze anos de governo do PT, essa número saltou para cerca de duas mil e trezentas, o que dá uma média de mais de 190 (cento e noventa) por ano.

Ao assumir, o governo do PT encontrou cerca de cem varas federais. Agora já são mais de quinhentas.

Como você sabe, ou deveria saber, são as operações da Polícia Federal e as varas da Justiça Federal que, no âmbito federal, investigam, combatem e julgam os crimes de corrupção.

Durante o governo do PSDB, havia Geraldo Brindeiro, o “engavetador geral da república”.

Durante o governo do PT poderosos membros do governo em exercício foram investigados, denunciados pelo Procurador Geral da República (não mais um “engavetador”), julgados, condenados e presos por corrupção. Você pode não apreciar a famosa expressão do Lula, “nunca antes na história desse país”, mas, quanto a esse fato, é possível desmenti-la? Quando e em que circunstâncias isso, antes, ocorreu?

De que forma, DaMatta, esses fatos (que você facilmente encontrará em sites idôneos da internet) se coadunam com a sua afirmação de “corrupção deslavada do PT”?

DaMatta, o comum do povo, desprovido dos mesmos mecanismos de acesso à informação e ao conhecimento, pode não saber, como você sabe, que não existem administrações, privadas ou públicas, imunes à prática de ilícitos. O que diferencia uma boa administração de uma ruim é como se lida com os infratores. Há liberdade para as instituições funcionarem, investigando e eventualmente punindo, ou tudo é conduzido para debaixo do tapete por diligentes engavetadores?

Mexa no formigueiro, DaMatta, e isso aumentará o número de formigas visíveis. Você sabe disso, é o “efeito percepção”. Concluir que, porque não se viam as formigas antes, elas não existiam, é exercício da mais perfeita idiotice, desculpável somente aos ignorantes, não aos cultos.

DaMatta, todo o suposto prejuízo do mensalão (não vou entrar no mérito da existência do crime, que já foi julgado pelo STF, mas você sabe que se discute bastante se o dinheiro supostamente “desviado” não se encontra nos cofres da Globo, da Folha, do Estadão e de outros órgãos da imprensa, de forma lícita, através de contratos legítimos de publicidade), não chega a 75 (setenta e cinco) milhões de reais. Sem questionar a validade das privatizações realizadas pelo FHC, há estudiosos do assunto, idôneos, que alegam que o prejuízo com as vendas das estatais, a partir do uso das “moedas podres” e outros “incentivos”, pode ter chegado a cerca de 2 (dois) bilhões e 400 (quatrocentos) milhões de reais. Isso mesmo, entregamos o patrimônio todo e, longe de reduzirmos o déficit público, ainda acrescentamos essa montanha de dinheiro à nossa dívida pública. Porém, muita gente ficou multimilionária a partir das privatizações do PSDB.

Esse valor, DaMatta, corresponde a mais de trinta e duas vezes o valor do mensalão, em valores não atualizados (se atualizar passa fácil de cinquenta vezes). Claro, na sua percepção você não deve considerar isso corrupção, não é mesmo?

Ou, quem sabe, DaMatta, talvez você tenha algo a dizer sobre as privatizações tucanas, sobre a atuação de José Serra em conjunto com sua filha Verônica e seu genro Alexandre Burgeois, sobre Daniel Dantas e sua filha, também Verônica, sobre Ricardo Sérgio de Oliveira no Banco do Brasil (agindo “no limite da irresponsabilidade”), sobre André Lara Rezende e as operações de câmbio, a família Jeressaiti e a aquisição da Telemar, sobre o Banestado.

Só o Banestado, DaMatta, ocorrido em pleno governo FHC, causou um prejuízo de mais de 19 (dezenove) bilhões de dólares, que foram ilegalmente remetidos para os Estados Unidos.

Começo a concordar, DaMatta, que os petistas são incompetentes, pelo menos no quesito “desvio de dinheiro público”.
Enfim, retorno à indagação que fiz acima: a corrupção é uma característica do PT? Se não, onde estão os condenados por corrupção do período do PSDB no governo federal?

E Aécio, DaMatta? Está ele livre de indícios de corrupção em sua passagem pelo governo mineiro? Você bem sabe que Minas Gerais, com o PSDB, foi o berço do mensalão tucano, gerido pelo mesmo indivíduo, o publicitário Marcos Valério, cujos tentáculos se espraiaram em direção ao governdo federal do PT. Além disso, você sabe que Aécio é réu, acusado de improbidade administrativa, em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual, em razão de desvio de 4 (quatro) bilhões e 300 (trezentos) milhões de reais da área da saúde em Minas, não sabe? E o aeroporto construído com dinheiro público em área desapropriada de parte da fazenda de seu tio, em Minas, ouviu falar sobre isso?

Bom, tudo isso eu relato, DaMatta, em função de sua visão estreita e seletiva sobre a corrupção do PT, olvidando-se (de forma proposital?) daquela oriunda dos quadros tucanos. Em princípio, não me parece o papel de um intelectual. Passável para uma pessoa comum, para redatores de Facebook, essa visão reducionista é, no meu entender, vergonhosa para um erudito.

Até compreendo que existam na mídia os “experts” (substitutos de segunda linha dos verdadeiros intelectuais) vendendo suas falsas expertises a soldo, uma para cada gosto, mas não acredito que seja o seu caso. Prefiro acreditar num ato menos pensado, numa torcida apaixonada, passional, talvez resultado de algum elemento pessoal por mim desconhecido, como, por exemplo, ter sido prejudicado individualmente pelo PT de alguma forma ou possuir relação estreita com alguém do PSDB. Ainda assim, não há justificativa para a edição de um panfleto tão raso, tão ao gosto da Rede Globo, da Folha e do Estadão e da revista Veja. Você, DaMatta, um intelectual cujo respeito não será por mim perdido por um deslize, infelizmente pôs-se ombro a ombro com o nível de um Reinaldo Azevedo ou de um Augusto Nunes. Tornou-se um Jabor. Se insistir nessa linha, será nivelado, torço para que isso não ocorra, a um Merval Pereira, o imortal da coletânea única.

DaMatta, retorne à sanidade intelectual. Não para infalivelmente apoiar o PT, mas para, se for o caso, rejeitá-lo pelos motivos lógicos e racionais corretos, ou seja, fundamentando sua contrariedade à linha econômica petista; ou à forma como ocorre, hoje, o enfrentamento da questão social; ou, ainda, pelas teses de relações internacionais atualmente defendidas pelo Itamaraty; ou por qualquer outra que você, livremente e como cidadão, considerar não ser adequada ao seu pensamento.

O que não dá é para alcunhar o PT de “dono espúrio de um Brasil que é de todos nós”, uma frase de efeito cujo único objetivo é o aplauso fácil. Ou de falar em “aparelhamento do Estado”, um mantra que pode ser considerado bonitinho para aqueles que ignoram as formas pelas quais se materializam os processos políticos, mas que se torna ridículo se proferido por um intelectual ciente de que o aparelhamento do Estado faz parte do processo democrático, uma vez que todo partido que chega ao poder preenche os espaços de indicação política existentes no governo justamente como meio de oferecer aos eleitores a direção política que eles escolheram através da eleição livre. Ou você, DaMatta, acha que o PSDB não “aparelhou” o governo federal, quando lá esteve, ou, atualmente, não nomeou todo e cada um dos cargos políticos de livre nomeação no Estado de São Paulo durante esses vinte anos de seu governo (algo a dizer sobre a “perpetuação no poder” em São Paulo?).

Vamos nos ater à discussão política, então. Vamos falar de economia, de saúde, de segurança pública, de educação e de quem consideramos mais apto a enfrentar esses enormes desafios. Porque, no tema corrupção, DaMatta, e estou afirmando algo que sei que você de antemão sabe, somente existem telhados de vidro.

Não desça ao nível dos tabloides. Você é maior do que eles. Ainda acredito e torço por você.

Do seu leitor, Marcio Valley.

link: http://marciovalley.blogspot.com.br/2014/10/um-soco-na-arrogancia-da-visao-seletiva.html

Redação

152 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DaMatta não é mais referência no debate intelectual faz tempo ..

    DaMatta gosta da curtição e da vida social pseudointelectual. Seus textos tornaram-se importantes no contexto de grande escassez no mundo das ciências sociais brasileiras. Hoje são penosos de ler. Eu não indico mais aos meus alunos faz tempo, de muitos anos. Hoje lança ao vento ” pensamentos”  de paitês e sem compromisso nenhum a não ser em buscar reconhecimento de uma elite desgraçada …

  2. DaMatta, você viu que o

    DaMatta, você viu que o programa do Aécio termina com a famosa frase VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO”? Pergunta pra concluir: está falando com um neto do Tancredo Neves.

  3. Eu fico verde pistache quando

    Eu fico verde pistache quando vejo alguém falando em “corrupção deslavada do PT” e declara que vai votar no PSDB. Que não vote no PT, mas que não caia na situação vexaminosa de falar em corda em casa de enforcado. PSDB é o partido mais corrupto que já existiu nesta República e o mais hipócrita e cara de pau também. Parabéns, Marcio Valley.

      1. Parabéns

        Parabéns, Marcio

        Óimo texto. A única coisa que me incomodou é que não foi a primeira vez – e certamente não será a última – que esse pseudo antropólogo produz textos tão ridículos quanto este que vc comentou.

        Só não cancelei ainda minha assinatura do Estadão por causa dos meus cachorros. Sabe como é, eu preciso forrar o local no qual eles fazem as suas necessidades fisiológicas. Nessa tarefa, gosto de colocar a coluna desse cidadão bem em evidência.

        1. Valeu, Geraldo, pelo elogio.

          Valeu, Geraldo, pelo elogio. Muito engraçado essa coisa do seus cães. Não consegui deixar de pensar que eles acrescentam ao Estadão mais do mesmo. Abraços.

      2. Obsurdo nesse momento é
        Obsurdo nesse momento é relativizar a corrupção e continuar votando e coroando os corruptos do momento. Sou ex-petista e posso vir a ser ex- PSDB se as coisas continuarem por essa linha. Serei contundente sempre , contra a corrupção.

    1. É, Malú… e não é que, em

      É, Malú… e não é que, em apenas 12 anos, os governos populares conseguiram fazer com que a patuleia entendesse melhor a manipulação midiática que a alta intelectualidade que, afinal, percebendo-se nada mais que fruto dessa mesma manipulação, está mais perdida que cego em tiroreio. Agora é danar a filosafar tentando justificar a adesão ao neoliberalismo… essa mesma intelectualidade que há pouco mais de um ano, copiando, como sempre,  seus ídolos estadunidenses e europeus, pergavam contra o capitalismo, quer nos convencer que chegaram a conclusão que para acabar com o capitalismo, primeiro, se faz necessário destruir o trabalhismo, elegendo os maiores ícones do kapital… O bom de conhecer a realidade pelo que se ouviu dizer é isso; dá para  acreditar se estar fazendo alguma coisa positiva ante a perplexidade dos que vivem no mundo real. Essa turma quer teorizar acerca do mundo real, desde que jamais tenha que viver nele. Aí é isso que estamos vendo… filosoficamente, Lula/Dilma são exatamente iguais a FHC/Aécio… Ora, então pq não deixamos como está, né, Da Matta? Pelo menos, o mundo real, alienado, burro, sem informação, feio e fedorento pode viver melhor… Não é esse o ponto, não é mesmo? O ponto é o poder que a falácia da meritocracia tem no neoliberalismo. No trabalhismo, não rola tanto espaço para embromação, né? Tá de parabéns, mesmo, o Marcio Valley.

  4. Muito bom. É preciso
    Muito bom. É preciso desmascar essas pessoas que acham que estāo acima do bem e do mal. A verdade tem que ser falada e escrita na cara.

    1. O sujeito é selecionado, por

      O sujeito é selecionado, por mérito, na colônia, para ser ” iluminado” pelo colonizador; volta cheio das luzes, acreditando e tentando fazer crer que foi agraciado pela coroa com valiosas informações que culminarão com a independência da colônia!!! Dá pra acreditar numa coisa dessas??? É meio que a peãzada participar de um seminário promovido pelos patrões visando a conquista de aumentos e salário, redução de jornada, etc…

  5. valeu, valley!
    li o o

    valeu, valley!

    li o o damatta, até gostei, mas essas posições políticas

    dele pra mim são o fim da picada.

    como alguns outros ditos intelectuais que partem

    para agressões fajutas e com 

    provocações típicas de pessoas maniqueístas,

    damatta já está devidamente desmistificado como intelectual.

    está jogando sua obra no lixo.

    1. Altamiro…agressões

      Altamiro…agressões fajutas??? 

      Sugiro que vc releia os dois textos e veja quem faz as agressões fajutas!!!!! 

      Tá óbvio para qquer um!!!!

  6. Carta aberta a Roberto da Matta.

    Senhor Marcio.

    Não o conheço, mas fiquei entusiasmado com a lavada que deu no antropólogo! Há tempos não desopilava o fígado como durante a leitura de seu brilhante texto! Espero não cometer a mesma desfaçatez do senhor Da Matta escrevendo artigo de mesmo teor, que caia em suas mãos!

    Receba os meus mais efusivos cumprimentos, abraços e apertos de mãos!

     

    Atenciosamente

                      Jairo Teixeira Mendes Abrahão – Professor Titular da USP

    1. Alerta

      Alerta: Uma rápida pesquisa na base Lattes do CNPQ mostra que não encontra existe nenhum currículo Jairo Teixeira Mendes Abrahão cadastrado. Como é praticamente impossível para um acadêmico manter suas atividades atualmente sem um currículo Lattes podemos concluir que é totalmente falso o cargo de Professor Titular da USP que o autor do artigo cita.

      Aliás nem precisa de muita pesquisa, conhecendo a estrutura da USP já pode-se suspeitar de antemão que o post é “fabricado”. Não existe o cargo de “professor titular da USP”… Oficialmente o professor está ligado a uma faculdade ou instituto e o equivalente seria “Livre Docente”.

  7. Obrigada Marcio Valley pelo

    Obrigada Marcio Valley pelo texto. Mas não sei se vale a pena, infelizmente. Ele como tantos outros acreditaram no discurso que de tanto ser repetido se tornou uma verdade absoluta. É triste pensar que 12 anos de trabalho árduo podem ir por água abaixo. E apenas uma correção inútil: a Veronica do Daniel Dantas não é filha e sim irmã. 

  8. Tudo muito bom, tudo muito

    Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o PT cresceu e se tornou poder por intermédio do discurso veemente de ser o contraponto a todas as mazelas. Ao contrário, tem-se a percepção de que não enfiou o pé na jaca, apenas, mas em todas as jaqueiras.

     

  9. Parabéns!

    Receba meu apoio estimado Márcio,

    é exatamente isso, uma insanidade intelectual. Sob minha perspetiva, a da economia psicopolítica da teoria social, é mais do que intelectual, é psicopolítica, quando os sujeitos são capturados pela manipulação por não controlarem suas predisposições à ignorância, ódio e ganância, o que acaba comprometendo a qualidade de sua vontade.

    É só olhar para a expressão do rosto que se vê o ódio.

    Aqui vc tem artigos meus sobre o assunto se interessar. Para mim há um problema grave na teoria social e nas metodologias dos movimentos sociais que os impede de alcançar seus objetivos: https://ufrj.academia.edu/EvandroVieiraOuriques

    Com amor, e a alegria da gratidão, e.

    Prof. Dr. Evandro Vieira OuriquesCoordenador, NETCCON.ECO.UFRJ
    Núcleo de Estudos Transdiciplinares de Psicopolítica e Consciência
    Supervisor de Pesquisas de Pós-Doutorado, PACC.FCC.UFRJ
    Programa Avançado de Cultura Contemporânea
    Vice-Coordenador do GT Comunicación y Estudios Socioculturales, ALAIC                                                Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación   Acadêmico Correspondente da AGLPAcademia Galega da Língua Portuguesa                               
    http://www.evandrovieiraouriques.com.br
    http://www.pacc.ufrj.br/pos-doutorado/equipe-2/http://ufrj.academia.edu/EvandroVieiraOuriques
    @EvandroOuriques
    skype: evandrovieiraouriques

     

    1. Muito obrigado, Evandro, pelo

      Muito obrigado, Evandro, pelo apoio. Vou salvar o link de seus artigos em meus favoritos e, com certeza, lerei o seu trabalho. Obrigado por colocá-los à disposição. Abraços.

  10. Perdoem o nível, mas, DaMatta

    Perdoem o nível, mas, DaMatta é alguma alusão ao logradouro aonde encontra-se erradicado ?  Em que país/planeta este cidadão mora ?

  11. Perdoem o nível, mas, DaMatta

    Perdoem o nível, mas, DaMatta é alguma alusão ao logradouro aonde encontra-se erradicado ?  Em que país/planeta este cidadão mora ?

  12. Rola Bosta

    Da Matta enquadra-se no rol dos rola bostas, tucano emperdenido, travestido de sábio … modelito tio rei.. 

    Acredito, Valley, que vc foi extremamente educado e respeitoso,  mas as “penas de aluguel”  não respondem a esta linguagem.

    Esse artigo do Roberto da Matta é apenas um dente da enorme engrenagem golpista que se move sorrateira em nosso país, subvertendo o frágil equilíbrio social e político conquistados a duras penas. E ele sabe disso e cumpre sua parte no golpe em andamento.

    Em sua carta, vc o deixa moralmente nú, revelando dele um caráter perverso e uma integridade intelectual em frangalhos.

    Parabéns.

     

     

     

     

     

  13. Sempre achei este Roberto Da

    Sempre achei este Roberto Da Matta um pernóstico. Também como disseram antes aí, uma espécie de falso intelectual.

  14. Márcio, li, ontem, este texto

    Márcio, li, ontem, este texto do DaMatta. Não me espantei, depois de suas apresentações em shows do Faustão e outros troços da Globo eu sabia que ele estava ladeira abaixo. Nem vou comentar a tentativa de dar ares de profundidade e maturidade em suas reflexões com os apelos cheios de lugares comuns que evoca de homem maduro ou intelectual imerso em um ambiente de profundas dores existenciais -“estou sendo moído pela angústia. Angústia que hoje faz parte do meu modo de ser. Não saber o futuro e aceitar o sofrimento é um modo de admitir a minha fragilidade diante da vida. Eu aprendi esse segredo…”. Papo furado, parece mais uma Narcisa Tamborindeguy ou uma Suzana Vieira depois do porre. O texto do DaMatta é de causar vergolha alheia. Gostaria de pensar que ele copiou e colou as palavras de algum idiota de talk show ou de um eleitor mediano do Aécio Neves em algum lugar e as publicou, sem ler. Mas, infelizmente, este monte de idiotices saiu da cabeça do Roberto DaMatta. Comportou-se como um pit bull qualquer de torcida organizada ou um comediante de quinta categoria ou, ainda, um ator de filmes pornôs que consome todo lixo de informação da indústria cultural e não as passa pelo crivo da crítica. Em tempo, eu nunca gostei do DaMatta, sua antropologia é muito adocicada para o meu gosto, por isso ele sempre me pareceu uma espécie de antropólogo de auto-ajuda, cientista com alma de estrela de TV. Ainda tinha a intenção de desfazer meu malestar em relação a ele com uma leitura mais detida de suas obras, mas depois deste texto tão superficial e idiota nada mais me chama atenção em sua suposta inteligência. Lamentável ler tanta coisa medíocre em um único texto. Além de tudo o PSDB está se convertendo num cemitério de intelectuais e num deserto que não deixa prosperar qualquer inteligência. 

  15. Parte da intelectualidade brasileira não tolera o brilho de LULA

    Para mim aí está o cerne da questão, a origem deste tipo de irracionalidade que atinge até mesmo intelectuais de nosso país. Cada prêmio, cada honorias causa, cada homenagem recebida por LULA mundo afora, é um tiro na vaidade destas pessoas que se consideram superiores ao metalúrgico que mudou nossa história. São ridículos.

  16.  Não é a primeira vez que o

     Não é a primeira vez que o Da Matta surge com opiniões controversas. Em entrevista ao Roda Viva de 1999 lembraram que ele escreveu a favor da monarquia à época do bizarro plebiscito. Ele tentou se safar afirmando que estava fazendo um experimento testar o espaço público, ver a repsercussão. Mas quando pressionado se com esta:

    “Paulo Markun: O senhor votou a favor da monarquia?

    Roberto Da Matta: Sabe que eu não me lembro? O problema para mim não era… Você está entendendo? Porque, no Brasil, este que é o ponto: você é isto ou é aquilo. E não se trata disso. Para mim, era um debate público, é interessante. Entendeu? Então, a resposta que eu posso te dar é essa. Você pode me dizer: “meu Deus do céu, que horror”. http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/302/Monarquia/entrevistados/roberto_da_matta_1999.htm

  17. Apoiado!

    Marcio, seu texto está perfeito. Além de tudo, é justo. Mas, permita-me uma pequena corrreção: a outra Verônica, a Dantas, não é filha, é irmã do Daniel Dantas. É para os leitores da Revista do Esgoto não pegarem no seu pé por causa de um pequeno engano sem importância.

  18. Excelente !

    Muito grato pela autopsia dos posicionamentos politico/pessoais deste “pensador” da Casa Grande travestidos de grande reflexao intelectual.

  19. Não se trata de pensamento, mas de cultura

    Ontem, em Plenária do PT, ao comentar declaração de FHC sobre o nível de informação dos eleitores de Dilma, Lula afirmou que não se trata de um mero pensamento mas de uma cultura. Esse comentário do Presidente LULA aplica-se também às análises do Roberto DaMaMatta.

  20. Pérolas aos porcos.

    Valley você está jogando pérolas aos porcos. Este senhor, DaMatta, é destes que os calos do rancor, da arrogância e do preconceito pelo preconceito simples, já o endureceu.

  21. A que preço?

    DaMata parece ser resultado de lavagem cerebral. Mas só parece, porque um sujeito do calibre intectual  como o dele deveria conhecer os métodos que levam os tolos ao mesmo lugar que ele se enconta. 

    O que leva, então, DaMata a agir assim?

  22. Trata-se de uma ocorrência

    Trata-se de uma ocorrência muito comum no Brasil, a desintelectualização. O sujeito tem algum talento, publica algumas coisas interessantes, ganha notoriedade. Então é convidado pra trabalhar na mídia. Ou idiotiza ou reacionariza, caso do João Ubaldo, Jabor, etc, etc.

  23. Infelizmente é o que mais

    Infelizmente é o que mais tenho visto, as pessoas se arvorarem a falar do atual governo como se fosse o precursor da corrupção e compactua-se com tudo isso. Aquela frase de efeito, “não sabia de nada?”, como se, num país continental como o Brasil o governante soubesse o que acontece em cada recanto.
    Estamos vivendo dias escuros, não podemos continuar com esse modelo de mídia que aí está.

  24. Marcio Valley, não gosto de

    Marcio Valley, não gosto de ler textos longos, prefiro ler textos sucintos, mas este sua postagem em resposta ao antropólogo(?) da Matta, não poderia ser resumido em poucos parágrafos.

    Vou repetir o que muitos já falaram, gostaria de poder expor de forma tão clara as contradições de um antropólogo(?) torcedor político em favor de uma agremiação corrupta como é o PSDB. O amigo expos de forma clara que é corrupto neste cenário político. Será que o antropólogoa está com amenésia. É possível.

    Grato pelo texto

    Fernando

    1. Curioso, Fernando. Antes de

      Curioso, Fernando. Antes de vir ao blog do Nassif, passei pelo Facebook, onde também publiquei esse mesmo texto, e vi que Fernando Ferreira tinha curtido o texto. Porém, achei que era meu irmão, cujo nome é exatamente Fernando Ferreira. Agora, aqui, é que percebi que não era ele, pois no Face ele colocou o nome Fernandinho Ferreira. Abraços.

  25. Comentário.

    Sabemos o que se passa, mas acho que ainda não damos uma leitura global (mesmo esta é passível de erro). Educação precária, o gosto pela celebridade e menos pelo conteúdo, assim como o espaço na imprensa dado apenas àqueles que pensam de maneira semelhante, fomentam o ódio na sua forma mais desarvorada. Dão espaço aos pares, que tiram a máscara de neutralidade científica e colocam para fora seus ódios.

    Mas esse ódio é ao PT ou àquilo que supostamente teria feito? Eu diria que não.

    Mesmo um intelectual é obrigado a obedecer. É a máxima da Ilustração kantiana: você pode pensar o que quiser, mas tem que obedecer. Por isso, por exemplo, os mecanismos de gestão e fomento de pesquisa (como as Fapesps da vida), assim como os cargos de “administração” nas áreas de ensino e pesquisa (como diretorias de faculdades) servem para que alguns “acadêmicos” se furtem, por meio do poder, a serem mandados. Mas o resultado é pisarem naqueles que são refratários aos desmandos. É só olhar o Nicolelis, voz solitária da pesquisa nacional.

    Não gostaria de estar na pele do da Matta, pobre homem. Somente tem espaço por prestar-se à obediência que tanto odeia, mas que é obrigado a acatar. Ou seja, só tem visibilidade pelo fato de negar a sua verdadeira escolha, a de pesquisador.

    O ódio ao PT é o ódio, neste contexto, àquilo que mais odeia, mais detesta – e não é ao PT. O PT é apenas uma grandiosa tela de projeção. Mas para uma tela de projeção funcionar como desafogo do ódio, é preciso negar a especificidade e a diversidade, igualmente. Tal raciocínio se presta a outras situações: o que pensava um alemão ao se referir a um judeu durante o período nazista? Qual a realidade do judeu? É preciso de um misto de repressão, de raiva reprimida e de uma possibilidade administrada, de qualquer modo, para que esse ódio se reverta em perseguição. A isso, une-se a negação da reflexão.

    O travesseiro do Roberto da Matta deve ter mais coisas pra dizer.

  26. Falta objetividade no debate

    Infelizmente o debate cai na picuinha de ambos os lados. Trazer à tona os atos presidenciais pós eleições e o compativo das ações da PF e criação de Varas é muito mais relevante. Por que não exploramos mais esses detalhes? De forma, enxuta, objetiva, referenciada com boas fontes. As pessoas não são tão ignorantes quanto se pensa. O passado atormenta, mas o presente está dando uma dor de cabeça danada…

    1. se as operações e varas são

      se as operações e varas são abertas, e os PTistas são algemados…eles devem ser ovacionados??? é esta a lógica deste tal Márcio Valley????

  27. Todos vocês juntamente com o

    Todos vocês juntamente com o PT vão pagar caro nessas eleições por conta da arrogância e pelo ódio desferido contra quem discorda dos vossos pensamentos. E venho falando isso a muito tempo. Vocês tem afastado simpatizantes livres e independentes da esquerda com essas atitudes intrasigentes e totalitárias. Essa agressividade toda faz mal a saúde de vocês e a daqueles com quem convivem. Abraços a todos.

    1. Concordo com você, José

      Concordo com você, José Nivaldo: a agressividade faz mal à saúde. Cuide-se, homem, reflita bastante sobre suas próprias palavras. Temo que você acabe ficando doente. Muita saúde e paz. Abraços.

  28. Caro Márcio.
    Concordo com

    Caro Márcio.

    Concordo com praticamente tudo que você escreveu. Parabéns pelo excelente texto e por travar o bom combate ideológico contra as posições daquele que considero um dos intelectuais brasileiros mais vinculados hoje ao campo político do que chamo elitismo/udenismo. 

    Aproveito para registrar o seguinte. Recentemente terminei a leitura do segundo volume da tetralogia (não concluída) de G. Freyre, o também monumental ‘Sobrados e Mucambos’. Manuseando a 14ª edição da Global do referido livro (2003), verifiquei que tinha uma apresentação do da Matta. Lendo o texto me chamou muito a atenção um trecho do qual reproduzo aqui a seguinte passagem: “…em alguns dos meus livros e ensaios, sobretudo no meu ‘A casa & a rua’, insisti – sem deixar de mencioná-lo – que a oposição constitutiva do espaço da ‘casa’ na ideologia brasileira não seria apenas a senzala ou o mucambo (ou a favela), mas também o da ‘rua’.”

    A questão que então me ocorreu ao ler essa passagem e que proponho para reflexão é a seguinte. Sem embargo da ressalva que da Matta faz no sentido de que não está negando a oposição constitutiva formulada por GF, mas a complementando, o fato é que ao fim e ao cabo ele faz sim a troca. Em da Matta a oposição constitutiva deixa de ser ‘casa grande & senzala’  passa a ser ‘ casa &  rua’, ou privado x público passa a ser o centro da discussão e não os  senhores da casa grande X escravos da senzala, numa leitura pela esquerda que é possível fazer e eu mesmo faço da obra de GF.

    Enfim, a troca ou permuta que da Matta faz da ‘oposição constitutiva’ casa grande & senzala (ou sobrados e mucambos) pela oposição ‘casa & rua’, na verdade não contribui para esvaziar e diluir e, no limite, velar, esconder, as contradições (e desigualdades) de classes  que formaram o Brasil? 

    Numa conclusão provisória eu diria que ao fazer tal permuta da Matta  afasta (e coloca em plano secundário) a questão da desigualdade de classes (e suas consequencias históricas) como a oposição constitutiva do Brasil e coloca no centro a oposição público X privado, que, embora seja importante é secundária e na verdade é resultado da imensa desigualdade de classes produzida pelo escravismo colonial e reproduzida ao longo da nossa história.

    Creio que essa breve análise talvez  ajude a entendermos as posições políticas elitistas (e conservadoras) expressas por da Matta.

     

     

     

     

     

     

    1. Fernando G Trindade,

      Fernando G Trindade, confesso, um tanto avexado, que ainda não tive a coragem de ler Casa Grande e Senzala, embora tenha tido acesso a referências dessa grande obra através de outras obras. Porém, a partir de sua exposição, me parece sintomática a extração da palavra “grande” do termo “casa”, o que desnatura a natureza de sobreposição social que a expressão “casa grande” tão naturalmente faz evidenciar. Ao igualar casa e “casa grande” caminha-se na direção de naturalizar distinções abissais no tecido social (afinal, semanticamente não há diferença entre mansão e barraco em sua acepção de habitação humana e tampouco sociologicamente em seu viés de direito privado). O mesmo efeito se obtém da aglutinação do sentido da senzala ao genérico populacional da rua, já que a rua abriga não somente o escravo (entendido como desvalido, miserável), como também o dono do engenho (hoje o rico privilegiado). No fim, tenho que concordar com você que DaMatta transforma a antinomia de Freyre “senhor x escravo”, pouco palatável e menos civilizado, num mais aceitável e refinado conflito “privado x público”. Porém, reafirmo que não conheço nenhuma das duas obras e estou opinando com base na sua descrição. Boa leitura pra você. Um dia terei sua coragem e enfrentarei essa obra. Abraços. Marcio Valley.

  29. eleições
    Eleitor momentâneo de Dilma que sou, entendo os esforços pra estabelecer uma relação de igualdade entre os partidos na corrupção. Mas compreendo tb que neste momento quem está no governo é quem precisa se defender e dar exemplo. Não dá pra defender o PT acusando o PSDB, os militares Getúlio ou Dom Pedro Primeiro de corrupção. Ou vc é diferente e muda a história saindo da vala comum, ou aguente as pancadas. No mais, o governo vai bem no que me interessa: inclusão social e prioridade pra regiões mais pobres

    1. Na verdade, Daniel, embora

      Na verdade, Daniel, embora possa não ter ficado claro para você, eu estou afirmando no texto que o PT está dando o exemplo no combate à corrupção. Não disse que os partidos eram iguais na corrupção. Disse que a corrupção é um dado aparentemente inescapável no âmbito da política (no mundo inteiro, não somente no Brasil) e que uma administração se diferenciaria da outra pelo enfoque que dá ao combate a esse mal. Disse que, numa perspectiva histórica até mesmo bem recente, o PSDB demonstrou que “engavetava” as apurações, enquanto, no governo do PT, as instituições de combate (polícia federal, procuradoria da república e justiça federal) puderam exercer suas atividades sem cerceio. Foi isso o que eu quis dizer, peço desculpas se não fui claro. Abraços.

      1. O Daniel está demonstrando

        O Daniel está demonstrando que se eles resolveram investigar….e tiveram de se AUTO-ALGEMAREM, eles devem ser heróis? ou são os bandidos? é óbvio que se os ptistas estão sendo sistematicamente presos e  flagrados…eles são os BANDIDOS….sua lógica é ilógica

  30. Decepção com o PT

    Lamento, mas as realizações e conquistas dos governos do PT, Lula e Dilma quase que desaparecem sob o peso  da corrupção desenfreada que se instalou. De mensalão, casos Celso Daniel, e Petrobrás, para citar apenas alguns, somados a alianças escandalosas com figuras antes execradas como Sarney, Collor, Renan Calheiros e companhia,de novo,  para citar apenas alguns, devo dizer que tudo o  que resta é uma imensa e profunda decepção. com o PT. Não existem argumentos que justifiquem o que temos visto nos jornais e em trribunais. 

    1. Ana Deiro Cardoso, esclareço

      Ana Deiro Cardoso, esclareço que não quis, nem de longe, “justificar o que temos visto nos jornais e em tribunais”. Quanto aos jornais, a questão prende-se à fé. Você acredita piamente em suas manchetes, eu, não. Jornais pertencem a grandes corporações que possuem seus próprios interesses políticos e econômicos. Vejo-os sempre com um olhar de crítica e de dúvida. Você se funda em manchetes que usam a palavra de bandidos, um deles (o doleiro) que está na criminalidade desde pelo menos o governo do FHC (atuou no caso Banestado). Finalmente, no governo do PT, é pego. Veja, eu já trabalhei na Polícia Civil, liderando inquéritos policiais, e desde muitos anos estou no poder judiciário. Minha vida é acompanhar ações judiciais. Sei que devedores, bandidos ou não, dizem o que for necessário, à polícia e à justiça, para verem-se livres da cadeia. Se você quer empenhar a sua escolha política com base no que dizem salafrários, é um direito seu. Quanto ao mensalão, você o utiliza como expressão de decepção, enquanto eu o vejo como símbolo de que finalmente as instituições se viram livres para exercer o seu papel de combater a corrupção (ainda que se possa discutir o mérito da decisão). Você fala em “corrupção desenfreada” e eu remeto você à leitura da alegoria que fiz com a imagem do formigueiro, ao número de ações da polícia federal, ao número de varas federais criadas, enfim, a todos os indicadores que demonstram que o governo do PT foi o único a se preocupar com a corrupção. Enfim, temos visões bem distintas de como interpretar a realidade. Bom, Ana, eu vivenciei o governo do PSDB com FHC, tenho elementos informativos sobre o governo do PSDB em São Paulo e sobre o governo de Aécio Neves em Minas. A partir desses dados, e não de manchetes interessadas, é que construo a minha opinião sobre o meu voto nesse segundo turno. Boa sorte. Marcio Valley.

    2. Ana, os aliados que você

      Ana, os aliados que você critica estavam ao lado do PSDB e FFHHCC. E estariam de novo, pois o se o Écio ganhasse pois o PSDB virou quase um partido Nanico. A pior cega e aquela que não quer ver.

       

      O PT esta pagando pelo fato de não ter criado a Lei de Imprensa. Hoje no Brasil, tirando Carta Capital, e só ódio e manipulação. Bobo de que acredita nessa mídia corrupta.

  31. Imensa decepção

    Infelizmente, para mim as conquistas dos governos do PT Lula e Dilma quase que desaparecem sob o peso da corrupção desenfreada que vemos instalada. Os casos Mensalão, Celso Daniel, e Petrobrás, para citar apenas alguns, sonados a alianças espúrias com figuras antes execradas pelo partido como Sarney, Collor e Renan Calheiros, de novo para citar apenas alguns, fazem com que reste apenas uma imensa decepção com o PT. Não existem argumentos que justifiquem o que temos visto nos tribunais e nos jornais.  

    1. Não existem argumentos que

      Não existem argumentos que justifiquem o que temos visto nos tribunais e nos jornais.  

      Alguém jáhavia dito que o trabalho da mídia era desconstruir os Governos do PT por meio da campnha da moralidade. Este comentário acima se encaixa no que podemos chamar de: “fruto”.

  32. Parabéns! Marcio Valley

    Você trouxe para o centro argumentos fundamentados

    que são tratados levianamente,  sem memória, sem história e descontextualizados.

     

  33. Parabéns! Marcio Valley

    Você trouxe para o centro argumentos fundamentados

    que são tratados levianamente,  sem memória, sem história e descontextualizados.

     

  34. Um soco na arrogância da visão seletiva supostamente intelectual

    Não li o texto de da Matta, mas é claro para mim que um crime, qualquer crime, incluído-se o de “lesa pátria”, não se justifica por outro. É certo que ladrão é ladrão seja no manto do PSDB ou do PT …

    1. Bom, Elísio Márcio de

      Bom, Elísio Márcio de Oliveira, desculpe-me a franqueza, mas creio que você não leu nem o texto do DaMatta, nem o meu. Seria melhor você ler os dois e depois tecer seu comentário com mais embasamento. Não creio que alguém esteja defendendo crimes, muito menos de lesa pátria (aliás, de onde você tirou isso, deus do céu?!). Abraços.

  35. Por mais argumentos e números

    Por mais argumentos e números que sejam utilizados, seja qual for a corrente ideológica defendida por cada brasileiro, seu discurso sempre será tendencioso, feito de forma retórica, pois com toda a certeza, não há partido político que seja, em sua essência, íntegro. A carta do Sr. Márcio Valley demonstrou nada mais, nada menos que a defesa de uma posição partidária, tentando fazer o antropólogo Roberto da Matta sentir-se arrependido ou constrangido pelo seu discurso contrário ao PT. Sinto dizer-lhe que, por mais elevado que seja seu intelecto, ainda que tente por meio de um vocabulário rebuscado demonstrar superioridade, vc caiu na mesma ladainha de todos aqueles que se posicionam politicamente a favor de um ou outro partido. Não existe verdade absoluta entre os seres humanos. Há uma verdade sim, Deus. Ele é a verdade, e tampouco tenho a pretenção de que meu discurso será aceito por todos, já que existem muitas pessoas que nem acreditam em um Ser Supremo, criador do universo e de tudo o que nele há. Apesar de tudo, é importante expormos nossas idéias, debatermos no intuito de que o bem geral da nação seja alcançado. Importante é que haja alternância no poder, e por isso creio que seja benéfico para todos que a atual presidente seja substituída. Não sou muito otimista quanto ao futuro do Brasil, tampouco do mundo como um todo. Creio que a humanidade caminhe a passos largos para a destruição deste planeta, e, deposito minha esperança em Deus, como cristão, acredito que Ele voltará e limpará o mal que há na terra. Por isso é imperioso que busquemos acima de qualquer outro ideal, reconectarmo-nos a Deus, pois se há uma regra de conduta segura e perfeita, essa regra é Deus, por meio dos exemplos que Jesus nos deixou quando viveu neste mundo. Um abraço a todos!

    1. A Amaral, jamais foi a minha

      A Amaral, jamais foi a minha intenção tentar “demonstrar superioridade” sobre ninguém. Escrevi do jeito que escrevo, assim como, penso, você escreve do seu jeito. Sinto muito se, de alguma forma, o meu “vocabulário rebuscado” te passou a sensação de que estava tentando ser superior a você, a quem nem mesmo conheço. Desculpe-me por falar isso, mas a sua mensagem não me parece muito religiosa, não. Pelo menos não no sentido de buscar a fraternidade, a compreensão e a paz. O tom é acusatório e parte de pré-juízos, pois você não conhece as minhas convicções. Quanto à alternância do poder, primeiro deve-se lembrar que por lei ela é obrigatória em relação aos candidatos, somente admitindo uma reeleição. Se você se refere ao partido, PT, espero que você não seja de São Paulo e tenha votado no Alckmin, que está indo para o quarto mandato pessoal e quinto do partido, o PSDB. Se for, a sua lógica é casuística, somente aplicável ao PT, donde a discussão se encerra aqui. Se não for, entendo que a alternância dos partidos no poder pode ser importante, sim, porém não imprescindível. Depende do partido. Se a escolha for entre um partido de centro-esquerda ou social-democrata legítimo e um partido nazista, a alternância não somente pode como deve ser evitada. Ou você votaria no partido nazista? Como outro exemplo, imagine-se tendo que escolher entre manter o candidato São Francisco de Assis no poder, após quatro mandatos, ou render-se à necessidade de alternância, essa representada pelo candidato Lúcifer. Nesse caso, você acha necessária a alternância de poder se as regras do jogo permitem a manutenção de São Francisco? Desculpe-me o exagero, fiz somente para mostar que a lógica da alternância não é tão simples como aparenta. Forte abraço.

  36. Um soco na arrogância da visão seletiva supostamente intelectual

    Não li o texto de da Matta, mas é claro para mim que um crime, qualquer crime, incluído-se o de “lesa pátria”, não se justifica por outro. É certo que ladrão é ladrão seja no manto do PSDB ou do PT …

    Elísio

  37. Deu Gosto!

    Deu gosto de ler o seu artigo, Márcio.

    Sinto que o que vem ocorrendo com o DaMatta nos últimos anos é algo singular no Brasil: o deslumbramento dos acadêmicos/intelectuais com um tipo de estrelato patrocinado pela grande mídia. Essa como que os coopta, cedendo-lhes espaços generosos, desde que dentro de sua linha editorial.

    Muitos intelectuais, que no passado estavam mais afinados com um pensamento crítico de viés às vezes de esquerda, foram vamos dizer assim “cegados” com com as luzes dos holofotes. É perceptível essa sua sedução, esse seu encantamento com o mainstream, com o aplauso fácil.

    Inveja do Jabor, talvez, não sei.

    Comente.

  38. Pequena correção de regência verbal

    Excelente texto. Uma pequena correção, no entanto:

    a frase  “…(desse mesmo PSDB que você agora tão calorosamente articula em favor)…”

    deveria ser escrita

    “…(desse mesmo PSDB de que você agora tão calorosamente articula em favor)…”

    ou, melhor ainda:

    “…(desse mesmo PSDB em favor do qual você agora tão calorosamente articula)…”

    Saudações.

     

  39. Pequena correção de regência verbal
    Excelente texto. Uma pequena correção, no entanto:

    a frase “…(desse mesmo PSDB que você agora tão calorosamente articula em favor)…”

    deveria ser escrita

    “…(desse mesmo PSDB de que você agora tão calorosamente articula em favor)…”

    ou, melhor ainda:

    “…(desse mesmo PSDB em favor do qual você agora tão calorosamente articula)…”

    Saudações.

  40. Marcio Valley

    Li de uma tirada só… Voltei e li de novo. Com um puxão de orelha desses, se ainda tiver alguma dignidade, o DaMatta se conserta e talvez até pessa desculpas aos lúcidos.

  41. que carta ridicula Marcio…pelo amor de deus…

    1) os 2 bilhões citados da privataria (opps ele usa termos chulos, só os outros não podem…sic) são ‘minduim’ perto dos 20 bilhoes gastos em apenas uma refinaria orçada em 2,5….quem é leviano então Márcio??? E os 20 bilhões aos fribois da vida?? Cada um é 10 x maior!!!! 

    2) o fato da Policia Federal ter feito mais operações no governo do PT, mesm que sempre algemando petistas…quer dizer exatamente o que??? que eles não podem ir para a cadeia porque eles que “deixaram” investigar???? Vc não entende absolutamente nada de policia federal e nem cabe aqui educa-lo Marcio….

    3) o Banestado Márcio, foi fato GERADO pelo Lula, com suas MENTIROSAS bravatas que levaram bilhões para fora do pais…reduziram nosso crescimento, geraram desemprego….mas os puseram com suas mentiras no poder….

    4) o valor exportado no caso Banestado, 19 bilhões, voltou ao Brasil quando o “LULOPETISMO” negou TODAS as suas bravatas….

    5) ao mesmo tempo, o Lula (o Lula e não o Brasil) emprestaram 20 bilhões aos frigorificos, ao Friboi do seu amigo Joesley Batista, que por sua vez retornou a eles 63 milhões (os declarados) em campanhas eleitorais….

    6) José Dirceu é dono de empresa no Panamá, cuja razão social diz: intermediação de negócios entre empresas privadas nacionais e internacionais e o governo!!!!!!…..que quer dizer: empresa de “TRAFICO DE INFLUENCIA…..esta é a razão social e ramo desta empresa…multinacional de trafico de influencia….nada como um socialista no poder….hahahaha 

    7) Fernando Henrique nao manda matar Márcio….uma diferença que para vc pode parecer pequena, mas une o PT ao pior dos militares….

    8) suas colocações são falsas, falaciosas, denigrem imagem, são sórdidas, vc desvirtua palavras… esconde o essencial…

    9) se vc tivesse qualquer conhecimento do que se passa no mundo real do dinheiro e da produção, vc entenderia o rolo compressor de roubo e aparelhamento que é o PT….

    10) Márcio, vomite este PT, cujo pouco sucesso que teve é baseado na SOMA DE TODOS OS MALES DO BRASIL:

          a) assistencialismo no modelo Sarney com seu vale leite (anterior ao bolsa familia do fhc)

          b) valorização das comodities (resultado principalmente de politicas neoliberais na Asia que o PT renegou);

          c) lei de responsabiliadde fiscal (que o PT lutou contra, para conseguir o “quanto pior melhor”);

          d) privatização da telefonia, portos, estradas (que o pt lutou contra e colheu os resultados que permitiram este crescimento dos dois mandados iniciais do Lula…e agora virou ZERO);

         e) agronegócio (que nos deu 100 bilhões de dolares no balanço de pagamentos (que o PT quase destruiu, mas que foi criado fruto das politicas do FHC e que poderia estar muito melhor não fosse o governo do pt…)… 

         f) coronelismo, quando Dilma se alia a Renan, Jader, Janene, Collor (para quem deu a transpetro), Sarney, Maluf, etc, etc…

     

    Pelo amor de Deus Márcio…volte a ser apenas o leitor do DaMatta….urgente

    1. D Duarte, muito obrigado pela

      D Duarte, muito obrigado pela exposição lúcida e absolutamente elegante e educada que você nos proporcionou. Seu texto certamente, de uma forma importante, irá servir como indicativo a todos os que o lerem. Muito ilustrativa da forma de sua pensar, por exemplo, culpar o Lula pelo desvio do Banestado ocorrido em meados dos anos 1990. Além disso, não possuo suas fontes, claramente amparadas em uma realidade que me escapa totalmente (como você afirmou), para refutar suas alegações de que o PT manda matar ou de que o multibilionário Lula, de seu próprio bolso, emprestou bilhões de dólares à Friboi (curiosa a sua declaração, pois pensei que a Friboi fosse do Lulinha, como dizem por aí). Quem sou eu para discutir uma afirmação desse teor. Percebo que você é uma pessoa que prima pela isenção e tranquilidade na defesa de seus pontos de vista. Parabéns. A propósito, apenas duas pequenas correções, pelas quais peço desculpas antecipadas, mas é que, na pressa de refutar meu equivocados argumentos com os suas racionais e lógicas conclusões, você não deve ter percebido, mas não utilizei o termo “privataria” no texto senão para criticar o seu uso leviano e fora de contexto, como mera ferramente de injúria (na verdade uma auto-crítica, pois já fiz tal uso, confesso, em outros textos mais apaixonados, com fundamento no livro do Amaury, mas não nesse post que você comenta) e nem disse que eventuais petistas pegos com a boca na botija não devam ser presos. Fora isso. Nenhum reparo a ser feito no que você disse, inclusive porque sinto que não estou mesmo no seu nível em termos de argumentação. Grande abraço e seja feliz caso se concretize essa utopia paradisíaca que o PSDB deve lhe proporcionar. Marcio Valley.

      1. Marcio,
        O Lula emprestou

        Marcio,

        O Lula emprestou dinheiro ao Friboi através do BNDES…eu jamais disse que foi com dinheiro da sua pessoa fisica….aliás socialista nunca usa o seu próprio dinheiro…

        O BNDES emprestou cerca de 4 bilhões ao Frigorifico Bertin (depois incorporado ao Friboi quando a familia Bertin recebeu 8% das ações do conglomerado final), o BNDES já havia emprestado mais ao Friboi antes da incorporação do Bertin e depois da incorporação é que o Luciano Coutinho (mandado pelo Lula e Dirceu como é notório no mercado) emprestou mais vários bilhões….peça os dados a algum PTista que está no BNDES e confirmará cada centavo…

        O Lula não tem bilhões, vc está correto. No máxiom os 5 mllhões da venda que seu filho fez de uma empresa que ninguém conheceu, que tinha um videogames que ninguém nunca jogou….venda para uma empresa de telfonia da privataria tucana….empresa para a qual o Lula lutou no congresso para mudar uma lei….e tudo isto foi amplamente divulgado…isenção, isenção é o que o Sr. Marcio se preocupa?

        Mas só para alfinetar: vc me garante que o Lula não tem um centavo na Venezuela, Argentina ou Cuba? Para onde enviou bilhões do também BNDES??? 

        O Banestado foi um processo de evasão de divisas e sonegação, houve uma primeria leva de envio de dolares ao exterior antes da eleição anterior de 1989 com outras instituiçòes, e depois novamente antes das eleições de 1994 e 1998…foram utilizadas as “contas CC5” que enviaram lucros e patrimonio ao exterior em função do medo de que Lula ganhasse as eleições e fizesse o que disse que faria (eu não era roubar, mas dar um calote externo e interno)….aquele dinheiro não era roubado, ele foi sonegado, e os culpados deveriam mesmo pagar por isto…nesta parte eu concordo com vc….

        Quanto ao PSDB eu tenho profundo desprezo por ele…é um partido de esquerdistas que como o PT, tem nojo das privatizações que ambos fazem…mas na comparação com o PT o adjetivo que vc achou para o PSDB é realmente muito bom: “paradisíaco”… 

  42. Rouba mas faz.

    Temos PT e PSDB,o torto falando do aleijado e o aleijado falando do torto.Os governos dos dois partidos são corruptos,ponto.Não vamos nos ater a essa discussão de desvio de dinheiro público e corrupção,coisa sem importância,roubar todos roubam, mas agora a grande questão é: vamos ver quem roubou,mas fez. Esse é o grande gigante, que acordou.Roubou mas,pelo menos está garantindo a ração diária do grande rebanho,massa de manobra, que em troca do prato de comida fecha os olhos pra podridão.Semelhante ao caso da mãe,que vê a filha sendo abusada dentro de casa pelo marido,mas aceita porque ele sustenta dá a comida.O playboy se for eleito não vai fazer diferente,vai continuar com a ração diária do gado e se aproveitando do erário público.Não fará a reforma tributária, política,não irá mexer no vespeiro do INSS,não irá melhorar a saúde e a educação ect… que tdos promentem e nunca fazem.Vão continuar tratando infecção com analgésico,somente medidas paleativas pra enganar besta.Meu Deus…a que ponto chegamos.O Brasil é um país sério e do futuro, os nossos intelectuais então? Nem se fala.

    1. Léa, na verdade a sua

      Léa, na verdade a sua interpretação não corresponde ao meu texto, através do qual tentei afirmar que a corrupção, assim como todos os demais crimes, é um desvio inelutável na natureza humana e que deve ser combatido. Afirmei que o governo do PT está combatendo a corrupção através, não somente da criação e fortalecimento das instituições voltadas para esse fim, como também pela ausência de interferência política nessas instituições, o que não ocorria no governo tucano. Não defendi a corrupção, nem disse que o governo do PT compactua com a prática. Acho apenas ingênua a pessoa que não percebe que a ultra-exposição dos casos de corrupção através de manchetes que claramente vinculam essa exposição à atuação da polícia federal, da procuradoria geral da república e do poder judiciário, significa justamente que há um esforço institucional no combate a esses delitos. Abraços. Marcio Valley.

  43. Adorei o texto e, apesar das

    Adorei o texto e, apesar das cíticas do autor às discussões no face book, que são mesmo superficiais, devido à velocidade (nem chamaria de discussões), compartilhei o artigo, chamando a atençaõ para alguns trechos. Acho que tem sempre alguém que lê, reflete, compartilha e lá vamos nós, passo a passo. Quanto ao Roberto Da Matta é o típico caso de “criar a fama e deitar na cama”. Tinha um nome, era conceituado, e, ao invés de deitar na cama, preferiu aceitar um contrato com o globo, que fez isso  para dar “verniz” ao seu vazio e o resultado é esse. Só é citado pelos ainda leitores do dito jornal que, desavisados que são, gostam de dizer “o Roberto Da Matta escreveu”. Triste fim.

  44. Infelizmente, apesar do texto

    Infelizmente, apesar do texto muito bem escrito, de notável elegância, repleto de argumentações e dados enciclopédicos, é mais um blá-blá-blá para tentar insuflar o ego dos governistas. Como sempre e sempre e sempre esse pessoal é sempre arrogante – ainda que às vezes elegante –  porque se julgam acima de tudo, sempre com a razão. A arrogância dessa variante da esquerda é insuportável. Parecem sempre olhar de cima dizendo “olhem, aqui está a verdade”, mesmo que a sua verdade esteja coberta de coisas condenáveis em nome da manutenção do poder. Eu não tenho grandes amores pelo PSDB  mas acho que neste momento dramático precisamos de alternância no governo. Depois, veja quem está apoiando Dilma, antes de falar do pessoal do PSDB. Vi Collor e Calheiros no mesmo palanque da “presidenta”, Jesus ! E são tantos os escândalos, um atrás do outro, praticamente todos os dias temos alguma coisa nova nessa área, que chegou a um ponto que não tem volta: é preciso mudar. Se é pra pior ou pra melhor o tempo dirá. Que venha o que tiver de vir, mas como está não pode ficar. Por mais que venham ótimos articulistas com esse blá-blá-blá, todos engajados na luta desesperada pela manutenção do poder, no fundo querem que tudo continue como está. Eu desconfio muito de gente que com certeza está vendo que o país está sendo demantelado mas concorda com isso em nome de um projeto de pretensa melhoria das condições sociais da população mas, sabemos,  com um projeto muito maior por detrás. Pois meu amigo até mesmo essas melhores sociais da população já estão sendo rediscutidas. Os sinais econômicos e sociais estagnaram. Prevejo dias difíceis com Dilma.  Se os fins justificam os meios na filosofia clara dessa turma,  esse fins já não estão sendo plenamente atingidos. Então, apesar do discurso bonito e da arrogância de quem acha que está acima do bem e do mal, vamos ter de mudar. E olha, faço um prognóstico: se Dilma não sair pelo voto, sairá com um impeachment mais tarde, porque teremos dias de muita agitação pela frente à medida que os detalhes das falcatruas forem aflorando. Espero que saia pelo voto, será bem mais fácil. 

    1. Paulo José, tenho que

      Paulo José, tenho que reconhecer que você é muito engraçado, consegue colocar “notável elegância” na mesma frase que “arrogante” e referindo-se ao mesmo objeto. Você faz stand up comedy? Seja feliz. Marcio Valley.

  45. Não disse que vc defendeu a

    Não disse que vc defendeu a corrupção. E a única coisa que eu vejo e percebo com a Ultra-exposição dos casos de corrupção através de manchetes é que o brasileiro é um otário e palhaço.A roubalheira tem nome e sobrenome e nda acontece.Fica a queda de braço entre dois partidos, claramente oportunistas, pra ver quem tem mais podres pra mostrar um do outro,cada qual com seu exércitos de xiitas.

  46.  Vc não disse que o PT

     Vc não disse que o PT compactua com a prática da corrupção, eu é que tenho certeza que o governo do PT e do PSDB são corruptos,como confirma a Ultraexposição da midia.

    Ah! e também adorei o “…há um esforço institucional no combate a esses delitos…” Ainda bem que nos resta o senso de humor!

     

  47. Sobre o texto



    Marcio, os argumentos que você usa para atacar o DaMatta sāo o recheio principal do seu texto. Essa sua postura arrogante de “dono da verdade” é exatamente o ponto central que o DaMatta critica. O seu texto sim é extremamente planfetario, mas voce nao tem nada de bobo ou inocente, pois começa seu texto disfarçando-se de idoneo, intelectual e bom moço, para depois destilar uma pancada de injurias e ataques diretos ao Aécio. O uso de meias verdades, apoiadas em narrativas parciais e mal intencionadas dos fatos é tipico da estratégia da milantancia do PT. Ate o discurso falso da Dilma de que o PT quem deu autonomia para PF investigar a corrupção voce usou. Esse discurso nao resiste a 5 min de conversa com qualquer agente ou delegado da Policia Federal, que iria te contar as tentativas recorrentes do PT em inibir as ações da PF. So faltou voce parafrasear o Lula dizendo que “esta de saco cheio”, mas isto desnudaria suas reais intençoes mais facilmente. O problema é que vocês, militantes do PT, nao aceitam quando um intelectual reconhecido como o DaMatta ataca o PT e declara apoio ao adversário. O seu texto é a comprovação pratica da tese exposta pelo DaMatta.

    Seria mais honesto da sua parte postar seu texto na pagina do PT.

  48. Sua resposta não passa de

    Sua resposta não passa de mera perfumaria alem de enfadonha. Seja mais objetivo: explique, já que voce é um atuante advogado do PT como se justifica o Sr. Lula indicar um lobista, picareta para ser diretor da Petrobrás a menos que seja para ser um agente dentro da maior estatal do pais para garantir os recursos que viabilizariam a eternidade no poder do PT e de seus aliados ?

     

     

    1. José Roberto, se há uma coisa

      José Roberto, se há uma coisa que aprendi foi abandonar textos enfadonhos assim que verifico serem enfadonhos. Passo para outro mais interessante. Seja feliz. Marcio Valley.

  49. O grande problema para a

    O grande problema para a democracia no Brasil e que a Policia Federal age de forma corporativa e vem sacaneando o PT por Dilma não ter dado o aumento em seus super-salario. A mídia PIG sabe disso , que a PF virou um estado dentro do Estado brasileiro. Esses canalhas da PF ainda terão que pagar pela podridão do que eles vem fazendo.

     

    Junte-se o elitismo do judiciário, também com seus altos salários, e vemos o porque de juízes e policiais federais canalhas vem trabalhando para tirar o PT  do governo: egoismo salarial e falso moralismo.

    1. Lucien, aparentemente, na

      Lucien, aparentemente, na visão do DaMatta, o candidato Aécio será capaz de agregar pessoas e organizações em torno de seu projeto para o país (isso é “somar”) e, também, prosseguir com os programas e projetos do governo já existentes que sejam considerados bons para a população (isso é dar continuidade). Alerto que, isso, é apenas o que o DaMatta pensa a respeito do Aécio, o que não quer dizer que seja verdadeiro. Trata-se de um sentimento desejoso do antropólogo, nada mais. Espero ter auxiliado. Marcio Valley.

  50. ROBERTO DAMATTA

    Lamentável. è o mínimo que podemos dizer a respeito deste escorregão sofrido pelo, até então, festejado antropólogo Roberto Damatta. Sempre que reflito sobre a corrupção, sou levado a hierarquisar os potenciais lesivos deste desvio de conduta, cada dia mais institucionalizado em nosso país. Neste campo de comprometimento do pensamento vigente no ocidente, vejo como a pior forma, a mais lesiva de todas,  a corrupção ideológica e neste quesito, o Sr. Roberto Damatta se revela um campeão. Abusar da boa fé de pessoas como eu que aprendeu a admirar as suas reflexões sobre a sociedade Brasileira e agora ter que ler um panfleto de tamanha iniquidade, é no mínimo decepcionante.

    Quanto vale um resvalo, se é que foi um resvalo, resultante de uma noite de estravagância, ou depois de uma noite de boa negiciação, a preço sabe-se lá de que ou de quanto. Trocar uma reflexão responsável por um panfleto, tem um custo e em qualquer circunstância, isso é corrupção, moral e ideológica. Roberto Damatta, chafurda na lama fétida do chiqueiro mais adequado aos que vendem a alma ao diabo. Se o nosso antropólogo, agora com o seu presente comprometido, concorda que Aécio Neves é uma opção válida para o Brasil, certamente comcorda com seus métodos de ação como homem público, é óbvio.

    Vou deixar no ar uma indagação: Será que o Sr. Damatta realmente acredita no que disse ou apenas assinou um texto quee lhe foi apresentado, ungindo com a sua benção, para ajudar na eleição deste lider nacional da corrupção, que é o candidato Aécio Neves?

  51. A VOZ E O ECO

    OS “INEXISTENTES”                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   QUANDO O ÉCO É MAIS FORTE DO QUE A VOZ                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Francisco de Alencar Antropologo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Pergunta aos Eruditos Escribas Senhores da Cultura e do Saber:                                                                                                                                                                                                                                                                                                 E Quando os  Milhões de Anônimos  entregaram sua Palavra e Voz ou escreveram sobre a Sociedade e a Realidade em  que foram plantadas suas míseras existências?   Nenhum Espaço Reservado para Respostas ou Comentários. Francisco de Alencar Facebook Brasil 2014-10-12. Fortaleza, Brasil.

  52. A VOZ E O ECO

    OS “INEXISTENTES”                                                                                                                                                                            QUANDO O ÉCO É MAIS FORTE DO QUE A VOZ                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Francisco de   Alencar                                                                                                                                                            Pergunta aos Eruditos Escribas Senhores da Cultura e do Saber:                                                                                                                                   E Quando os  Milhões de Anônimos  entregaram sua Palavra e Voz ou escreveram sobre a Sociedade e a Realidade em  que foram plantadas suas míseras existências?   Nenhum Espaço Reservado para Respostas ou Comentários. Francisco de Alencar Facebook Brasil 2014-10-12. Fortaleza, Brasil

  53. Concordo com sua visão!

    Márcio, primeiramente obrigada por ser uma voz entre tantos desavisados e pseudo politizados.

    Eu realmente fico ensandecida quando vejo esse povo falando que vai votar no PSDB pra combater a corrupção e ver mudanças. Que mudanças? Só se for na redução da maioridade penal e a construção de mais cadeias, ao invés de escolas.

    É notório que os governos PSDBistas são tão corruptos quanto os do PT. É notório também que esse povo de memória curta, prefere acreditar numa mentira bem contada à uma verdade ruim, onde devemos escolher o “melhorzinho” para o Brasil. Na minha opinião, nenhum dos dos candidatos representam o que eu gostaria para o pais mas, tendo que escolher, lógicamente eu escolho um que defenda os direitos do povo e não só o favorecimento aos ricos.

    Vejo no facebook amigos que eu sei que nem conversam sobre política, que eu sei que não gostam de debater esse tipo de assunto, postando orgulhosos “Voto 45”. Micro empresários que sofrerão arroxo fiscal, pessoas que usam ou usaram o PROUNI batendo no peito e falando que votarão pela mudança. Fala sério, o Aécio não vai eliminar o PROUNI porque não é HOMEM suficiente pra isso. Quem quer um povo minimamente instruído? Quem quer que os micro empresários tenham sucesso e dividam ainda mais um mercado tão concorrido? Políticas tão conhecidas dos governos do PSDB que ninguém conhece…

    Isso sem comentar sobre a bancada mais conservadora que já elegemos ever. Nem vou entrar nesse mérito.

    O fato é que as pessoas debatem a corrupção do PT e nada mais. Ninguém debate ideias. Os debates na televisão só foram salvos pela Luciana Genro e pelo Eduardo Jorge que colocaram na pauta temas que todos os outros evitavam. Que expuseram a verdade da necessidade de um Estado responsável por debater ideias e necessidades de todos os segmentos da sociedade. O que me resta é o medo dos 4 anos que estão por vir…

     

     

  54. .

    critica o texto de um utizando do mesmo expediente, apenas tenta ser mais polido achando que isso lhe trará alguma superioridade!

    Não, não traz. Os dois são iguais, apenas defendem pontos de vista diferentes

  55. Marcos, obrigado por esse

    Marcos, obrigado por esse texto, eh uma alivio para a alma saber que alguem esta percebendo essas manobras da mais deslavada canalhice. A gente nao pode esquecer nunca quem jogou a reputacao na lama por um carguinho ou afago da mao pesada da elite. A gente tem que trabalhar duro para que esses damatas, jabores e mervais fiquem pra sempre na memoria como lesa-patria, entreguistas, carreiristas do golpismo midiatico. E vc nao deixou barato, colocou esse pseudo intelectual em seu devido e insignificante lugar. Obrigado, parabens.

  56. Roberto da Matta culpa o PT pela morte do filho mais velho

    LEIAM O TEXTO ABAIXO E COMPREENDAM AS RAZÕES PESSOAIS QUE GERAM A PROMISCUIDADE ENTRE O PESSOAL E O PÚBLICO NOS TEXTOS DE ROBERTO DA MATTA DESDE 2010.

     

    …” Depois o fracasso da ejaculação precoce do ex-capitão do time, o notório Zé Dirceu, ato que liquidou a liderança ideológica e simultaneamente promoveu, com o sucesso do Plano Real e das medidas macroeconômicas que eram a herança maldita do governo tucano, um dinamismo inusitado do consumo com suas contradições e polifonias. Surge então uma dualidade curiosa: os aliados de modernização, como o PSDB, passam a ser inimigos mortais; e os velhos reacionários – os coronéis dos grotões – tornam-se amigos do coração.

    …”No campo do transporte aéreo sucedeu algo semelhante. Uma companhia que dominava, e era um símbolo nacional, foi liquidada. O que era um, virou dois e agora há o orgulho de se viver num momento mágico no qual tudo cabe, inclusive a destruição de uma empresa que recebeu como um estertor o fundo de pensão dos seus trabalhadores, logo usurpado pelo governo.
    Com o fim do monopólio aéreo, ninguém mais sofre, exceto os passageiros, sujeitos a duas empresas que podem escusar o respeito que o ardiloso capitalismo liberal exige de quem paga. Se sou contra isso? Se escrevo por mágoa, porque uma das maiores vilezas do governo Lula foi, além do mensalão, liquidar a Varig, que com ela levou meu filho para o cemitério, a resposta direta é um claro, doloroso e sincero SIM!

    Texto imperdível do antropólogo Roberto da Matta, pai do cmte. Da Matta da RG

    O duopólio e o partido único10 de novembro de 2010 

     

    1. Bom, eis a explicação

      Bom, eis a explicação passional que eu afirmei desconhecer em meu texto. Obrigado, Maria Aparecida, por trazer essa informação para nós. Bjs. Marcio.

  57. da matta

    um tapa sem mão, como falamos aqui em PE. me lembra de um amigo que vociferava sobre a corrupção do PT; que ele nem precisava persquisar sobre isso, para atestar que seria a maior de todos os tempos da democracia. cansado de argumentar com um surdo circunstancial, ainda insisti: pesquise no ano de 1500, quando lula ainda criança, entre uma brincadeira e outra com os calangos da seca, enquanto sentia fome, criou a corrupção. que, aliás, o PSDEMB aprimorou desde então…

  58. monarquista

    O erro esta em achar que Roberto Da Matta é um intelectual… se assim for teremos que chamar Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Jabor de intelectuais tb… rs.

    O cara é uma piada, escreveu meia duzia de textos, num portugues rocambolesco, sobre carnaval, e daí?… quem leu já esqueceu… eu li e já esqueci, nada que mereça espaço no meu harddisk. No plebiscito sobre forma de governo defendeu a monarquia… é um jenio (com j mesmo), um FHC, sem o único momento de lucidez deste, qdo disse para esquecermos o que ele havia escrito… Não gastem bala com cachorro morto.

    abs 

    Dante

  59. Corrupção infelizmente está
    Corrupção infelizmente está enraizada na nossa cultura. Só não poderia existir no governo do PT, no governo dos honestos brasileiros.

    As questões principais desses desgovernos do PT são:

    a) o Brasil pariu, nasceu, fundou-se, a partir de 2003. Nada antes existia ou foi feito. Tudo mas tudo iniciou-se a partir do início do governo deles.

    b) Enquanto mantiveram os fundamentos do Plano Real, seguimos junto com o mundo, crescendo. Menos que os outros mas crescendo. A partir da “marolinha” de Lula, perdemos o prumo. Começaram a inventar e com isso, adeus estabilidade, crescimento e poder aquisitivo.

    c) Agora, sem sombra de dúvida, o pior de tudo Senhores, é que eles são DITADORES. A intenção é instalar uma “República Bolivariana” em nosso país. É só procurarmos identificar vários “projetos” que correm no Congresso.

  60. Peço licença para tecer

    Peço licença para tecer algumas consideraçãoes sobre seu texto. Corroboro com você quando diz que a internet, especialmente as redes sociais, na maioria das vezes, veiculam mensagens superficiais, desprovidas de análise crítica e conteúdo substancial. Mas, como são falhas as generalizações, digo-lhe que cheguei ao seu texto através de um compartilhamento feito por um amigo em sua página no facebook. Como vê, lá também habita vida inteligente. Sim, pois vejo que esse é o perfil de seus leitores, pessoas cultas e inteligentes assim como você. Seu texto demonstra uma linguagem erudita, apuradíssima, digna de um intelectual. Porém, permita-me dizer que você inicia suas afirmações de forma altamente prepotente e arrogante: “(…) mas na imagem do antropólogo Roberto DaMatta, que nunca imaginei pudesse abdicar da inteligência para defender uma causa.” Por que apresentar uma posição político-partidária contrária à sua significa que a pessoa tenha uma inteligência inferior?? Você demonstra um discurso altamente intolerante, como tenho observado em muitas pessoas, não apenas petistas, inclusive. E antes que você pense que vim aqui defender o lado B (PSDB), não, não vim. Não o defendo, porque seu candidato é suscetível das mesmas acusações dantescas que sua opositora. Mas me preocupa mesmo, é quando você faz uma análise fria e comodista sobre corrupção e todos os seus meandros. Quando você diz, em outras palavras (muito mais elaboradas, claro) que, comparativamente, um roubou mais que o outro, portanto, o que roubou menos (PT), merece mais credibilidade ou precisa aprender a fazê-lo de forma mais sofisticada, é estarrecedor. Nós, eleitores honestos, devemos repudiar qualquer ato de corrupção passiva ou ativa, e cobrar de nossos pseudorepresentantes uma forma mais digna de se fazer política. Aceitar, passivamente, atos ilícitos, é compactuar com o que está sendo posto.

    1. Já respondi em outro espaço

      Já respondi em outro espaço ao questionamento, pertinente reconheço, sobre a menção que faço aos redatores de Facebook, porém vou tentar reproduzi-lo aqui, pois considero que você merece atenção em sua indignação. Não sou intelectual e também utilizo o Facebook. Tenho página lá utilizada basicamente para divulgar os textos de meu blog. Contudo, o fato de existir vida inteligente no Facebook, e existe de fato, não altera a realidade média das discussões públicas que existem na rede que, ao meu ver é, no mínimo, sofrível. O que vejo no Facebook? Compartilhamento maciço de bordões e memes, uma grande parte dos quais contêm mentiras que são postadas na mais absoluta cara-dura. Um dia, alertei uma amiga sobre a mentira contida em seu compartilhamento. Sua resposta foi: “Obrigado, Marcio, por me alertar, mas vou deixar assim mesmo, porque fulana (a pessoa política criticada) pode não ter dito isso mas é assim que pensam os políticos”. Já tive experiências semelhantes com outras pessoas. Um primo, contumaz em compartilhar posts mentirosos alheios, é incapaz de escrever uma só palavra de sua própria autoria para fundamentar essas opiniões ou para refutar as minhas, mesmo comigo insistentemente solicitando explicações sobre suas supostas “opiniões”. Uma conhecida passou-me um sabão sobre não interferir com opiniões contrárias às suas em sua página no Face. As parcas opiniões pessoais que vejo escritas nas páginas do Face são repletas de erros factuais e baseadas quase sempre nas manchetes dos jornais, completamente acríticas. Não vou nem levantar a questão da perfeição textual, ausência de concatenação de ideias e outros problemas gramaticais menores que não são, de fato, o que trava as discussões racionais e lógicas no Face. O principal é a redação de palavras de ordem à guisa de argumentos (não, não são) e a rejeição da opinião contrária, como se fosse uma ofensa pessoal (a maioria considera o próprio “raciocínio” perfeito). Enfim, tudo isso, ressalto, é absolutamente aceitável num ambiente de absoluta despreocupação, como o Facebook. Participa quem quer. Participo muito pouco, mas participo. Agora, no meu texto, submetido à sua crítica com a maior naturalidade, eu não estava criticando um redator de Facebook, mas um intelectual de renome no país que divulga as suas “análises” nos maiores jornais do Brasil, como O Globo. Nessa condição de intelectual e de escritor com profunda penetração na ordem das ideias que são estabelecidas no imaginário popular, ele não tinha o direito de utilizar redação similar à dos redatores de Facebook. Perdoe-me se isso te incomoda, mas é o que eu penso. Um grande abraço. Marcio Valley.

    2. Acredito que o tema central

      Acredito que o tema central na carta aberta de Márcio Valley não está na deiscussão de quem desviou mais ou menos verba pública. No final do seu comentário, Rosemayre, você argumenta o seguinte: “Quando você diz, em outras palavras (muito mais elaboradas, claro) que, comparativamente, um roubou mais que o outro, portanto, o que roubou menos (PT), merece mais credibilidade ou precisa aprender a fazê-lo de forma mais sofisticada, é estarrecedor. Nós, eleitores honestos, devemos repudiar qualquer ato de corrupção passiva ou ativa, e cobrar de nossos pseudorepresentantes uma forma mais digna de se fazer política. Aceitar, passivamente, atos ilícitos, é compactuar com o que está sendo posto.”  Sinceramente, não vi o autor da carta em nenhum momento dizer que o PT merece mais credibilidade por ter roubado menos!!! Onde você viu isso??? Onde você leu, ou deduziu, que ele estivesse aceitando passivamente atos ilícitos???
      Ennquanto nós, brasileiros, ficarmos olhando obcecadamente para a corrupção, que obviamente precisa ser combatida com todo rigor (e isso, como Valley discorre na primeira parte da carta, os governos do PT estão procurando fazer, ao contrário de quando o PSDB estava lá), e deixarmos de lado outros pontos de vista extremamente relevantes em termos de análise política (dos grupos e pessoas que hoje estão no poder, na oposição ou inseridas nos movimentos sociais), estaremos justamente fazendo o jogo dos que estão querendo formar uma massa de manobra cada vez maior, para fins que podemos facilmente deduzir quais sejam…

  61. texto sobre Roberto DaMatta

    É o tipo caso do investigador que é tragado por seu objeto: de tanto debater o “Sabe com que está falando?” DaMatta se deixou levar, com o passar dos anos, pelo objeto de seus estudos!

  62. É certo pensar errado….

    Marcio Valley,

    Li seus dois textos e os comentários também. A maioria favoráveis, claro. Mas sua argumentação é muito apaixonada. É possivel que Roberto da Matta (de quem li pouca coisa) tenha se manifestado com o mesmo ardor e talvez até se excedido aqui ou ali.  Mas, convenhamos, é um direito (dele) quer pode até ser contestado, porém democraticamente respeitado. Fica a um passo da arrogância imaginar que pela sua formação acadêmica de antropólogo, etc, ele deva obrigatoriamente pensar como você. Sempre haverá opiniões e entendimentos diferentes, fruto de experiencias, valores, leituras, interpretações e concepções diligentemente construidas ao longo da vida de cada indivíduo. E, no fundo, os conceitos por nós acolhidos têm uma enorme carga de subjetividade e não há um crivo técnico que nos assegure da certeza ou que nos impeça de equívocos de apreensão ou entendimento. 

  63. sobre o texto com criticas ao da mata

    Seu texto ficou maravilhoso e esclarecedor, estamos cheios e cansados desses pseudos intelectuais que utilizam a mídia para defender politicos que não são de marte e que foram criados em uma sociedade bastante corrupta e oportunista.

    Grande parte da midia no Brasil vive as custa do dinheiro publico e são incompetentes em sobreviver sozinhos, fica claro que todo governo que não distribuir recursos com esses sange-sugas dificilmente se mantera no poder, é o caso bem classico desse governo incopetente que esta a tanto tempo no poder.

    obrigado pelo seu texto e continue nos esclarecendo. 

    abraços.

     

  64. Prezado Marcio Valley, quero

    Prezado Marcio Valley, quero cumprimentar-lhe pelo excelente artigo.

    Quanto ao senhor Roberto da Matta, é lamentável que um intelectual produza um texto que só sirva a interesses unilaterais. Ser um intelectual significa dizer que: acima de qualquer paixão ou fanatismo, acima da polidez, deve-se ter o compromisso com a razão. As questões defendidas devem passar pelo crivo da análise profunda. Essa questão ganha maior peso quando este intelectual sabe ser luz para outras pessoas. De modo que, não se deve escrever um artigo como se estivesse em uma “linha de produção”. Se isso lhe for pedido ou ordenado, ele pode até fazer e deverá estar ciente que sua intelectualidade estará comprometida para sempre. Ao leigo, a mim e infelizmente a tantas outras pessoas até é permitido misturar paixões na pressa talvez de reproduzir nosso pensamento em forma de nota ou resposta apressada nos face book(s) da vida. O intelectual não precisa ter compromisso educativo com os outros, más, é essencial que o tenha consigo. Defender uma posição unilateral, para um intelectual, é declarar-se míope em sua visão de mundo. Ele pode até entender o mundo, más sem compreendê-lo.

  65. artigo

    Prezado Marico Valley,

    Parabéns pelo artigo.

    Quanto ao senhor Roberto da Matta, é lamentável que um intelectual produza um texto que só sirva a interesses unilaterais. Ser um intelectual significa dizer que: acima de qualquer paixão ou fanatismo, acima da polidez, deve-se ter o compromisso com a razão. As questões defendidas devem passar pelo crivo da análise profunda. Essa questão ganha maior peso quando este intelectual sabe ser luz para outras pessoas. De modo que, não se deve escrever um artigo como se estivesse em uma “linha de produção”. Se isso lhe for pedido ou ordenado, ele pode até fazer e deverá estar ciente que sua intelectualidade estará comprometida para sempre. Ao leigo, a mim e infelizmente a tantas outras pessoas até é permitido misturar paixões na pressa talvez de reproduzir nosso pensamento em forma de nota ou resposta apressada nos face book(s) da vida. O intelectual não precisa ter compromisso educativo com os outros, más, é essencial que o tenha consigo. Defender uma posição unilateral, para um intelectual, é declarar-se míope em sua visão de mundo. Ele pode até entender o mundo, más sem compreendê-lo.

  66. Muitos acertos, péssimos contrapontos — mas estamos chegando lá
    O Valley acerta em quase todo o texto (principalmente no “quem procura, acha”), mas apresenta contrapontos que fragilizam enormemente o seu argumento, pois caem nos mesmos vícios apontados no da Matta, de ignorar seu acesso à informação (que competiria a  um “intelectual”) e às nuances e “densidade” (sic) dos temas, fazendo uma contra-argumentação que cai na vala comum que critica em seu texto: Valley engloba em seu contraponto de “corrupção” uma acusação/investigação de improbidade administrativa do Aécio (improbidade e corrupção são conceitos distintos) e que no final das contas o MP não prosseguiu com a ação, seja pelos contra argumentos apresentados pela defesa (de que as contas foram aprovadas pelo tribunal de contas da união, saneamento é sim investimento em saúde segundo a OMS, e de quem outros estados tiveram o mesmo entendimento pré emenda 29), seja por motivos políticos ou quaisquer afins e que não foram questionados no texto.  Valley inclui em outro contraponto à corrupção (comparando ao mensalão) a questão das privatizações, que segundo os argumentos apresentados pelo próprio autor, são fruto de uma possível incompetência administrativa gerando supostos prejuízos para a união, e não um ato ilícito e de má fé como teria sido o chamado mensalão. Assim, compara-se duas coisas de naturezas distintas, e abre-se espaço para contra argumentos como “o prejuízo causado pela má gestão econômica do atual governo, em lucros e valor de mercado a empresas, tributos à união, etc. supera em ordens de grandeza o prejuízo das privatizações”. Por fim, deixo bem claro aqui que tenho consciência plena de que ambos os lados tenham seus podres, que o teto de vidro é generalizado seja em questões de incompetência técnica quanto de ma fé. Mas dado o desejo de Valley por um debate mais denso e honesto, é justo que uma contrapartida de densidade e honestidade seja necessária. Exemplos como as propinas ao governo do estado de SP, governado pelo PSDB, teriam muito mais validade argumentativa do que as acima apresentadas, por exemplo, assim como a questao referente à refinaria de Pasadena deveria ser abordada separando o que foi má gestão e o que de fato seria corrupção. Valley pede algo que nem ele mesmo consegue entregar, e isso é tão triste quanto o texto tendencioso do Da Matta… mas estamos chegando lá.

  67. Antropólogo?

    No meio acadêmico o da Matta é considerado ultrapassado e sempre foi um antropólogo bem fraquinho. Daqueles que se utilizam do título como status e da antropologia para articular e defender asneiras.
    Tá certo chamá-lo de intelectual, pois, estes, vêm se mostrando grandes fracassados diante da realidade visto que suas teorias e métodos utilizados, além de “ultrapassados, não passam de uma visão romântica do que poderia ter sido e do que pode ser…
    O da Matta apoiar o Aécio faz todo sentido e me traz um grande alívio no peito, pois, a máscara caiu e ele não pode fazer mais nada…

    PICARETA… Se acomodou num título em que o unico mérito é ler livros e escrever algo sobre…
    Imagine: se o Brasil crescer com a educação este senhor picareta perde o trono. Assim não dá, né?

  68. Antropólogo?

    No meio acadêmico o da Matta é considerado ultrapassado e sempre foi um antropólogo bem fraquinho. Daqueles que se utilizam do título como status e da antropologia para articular e defender asneiras.
    Tá certo chamá-lo de intelectual, pois, estes, vêm se mostrando grandes fracassados diante da realidade visto que suas teorias e métodos utilizados, além de “ultrapassados, não passam de uma visão romântica do que poderia ter sido e do que pode ser…
    O da Matta apoiar o Aécio faz todo sentido e me traz um grande alívio no peito, pois, a máscara caiu e ele não pode fazer mais nada…

    PICARETA… Se acomodou num título em que o unico mérito é ler livros e escrever algo sobre…
    Imagine: se o Brasil crescer com a educação este senhor picareta perde o trono. Assim não dá, né?

  69.   Compatriótas leitores,

      Compatriótas leitores, saudações! – A questão toda da constituíção política do Brasil é que, no Brasil, ser político é sinônimo de ganhar muito dinheiro, ter muita influência com os donos de capital e foro privilegiado na “justiça” do Brasi. – Não eminentíssimos compatriótas, seguramente o PSDB – partido de Neves não é uma benevolência à Pátria. – Seus seguidores e afilados são sectários de teorias de Estado – destacando-se a neo-liberadade econômica -, que, teoricamente, fragilizariam os serviços, o emprego e o desenvolvimento do Brasil como Nação. – Teoricamente. – Se se assumir que não há teorias perfeitas e que teoristas agem também sob forte influência de suas convicções políticas e sociais, veremos que, no fundo, o que falta ao Brasil é um projeto apartidário de Nação e isso envolve associacionismo em alto nível político-estratégico, onde os partidos seriam fomentadores – e somente isso – da capacidade de organização social em transmitir os projetos de Estado ao nível operacional por meio das idéias e carências do povo e das competências disitintivas. Não haveria CCs em profusão. CCs são corruptíveis – quando não já o são corruptos e casos de polícia e enquadramentos na branda Lei do Brasil -, fazem mal à democracia por que  ocupam cargos estratégicos à Nação articulados pela negociata de sujeitos que dizem que representam o Brasil quando na verdade, representam seus próprios interesses excusos, suas contas bancárias impróbidas e o moranguinho com creme de leite todos os dias à suas famílias às custas de dinheiro público e do erário da Nação. 

      Certamente Neves não será um grande presidente assim como Dilma não é. – São pífios, apesar de bem articulados verbalmente. O que pesa e muito contra o PT é que ele rasgou tudo o que disse outrora sobre combater a corrupção, tudo o que falou sobre os bancos e o capitalismo, tudo o que falou sobre a reforma agrária, enfim, tudo o que falava quando não ocupava a Situação do Brasil. E isso afundou a credibildade do PT em todas as classes sociais e segmentos socias econômicos. Tanto os sectários do PT quando os sectários de PSDB – e de qualquer outro partido -, não falam em mudar o Brasil em pouco tempo como a Coréia do Sul mudou em nome do patriotismo sul-coreano e da ameaça da China. 

      Fala-se aqui em campanhas eleitorais em econômia, em problemas sociais. Não se toca no assunto, tecnologia, forças armadas e Defesa estratégica, educação científica em alto nível. O Brasil é o pais da moda, talvez o mais divertido do mundo, nada mais do que isso.

      Com uma imprensa omissa pela ganania e pelo dinheiro e que não admite ser omissa por ferir seus supostos sentimentos patrióticos depois dessa eleição, tudo vai continuar igual. . .

  70. Parabéns

    Márcio Valley

    Brilhantes seus argumentos. Pena, que não conseguimos fazer com que suas análises chegem a todos.

    A lamentável ver pessoas com essa dimensão virem tripudiar das pessoas. Felizmente o Jornal o Globo atinge a uma classe bem específica. Formadores de opiniões comprometidos com o retrocesso; distante das classes menos favorecidas e de reduzida informação.

    Pior é ver pessoas que nos levavam a boas reflexões demonstrarem esse tipo de fraqueza e de comprometimento. Sr. Roberto da Matta, que pena!

    José Salles

  71. Parabéns

    Márcio Valley

    Brilhantes seus argumentos. Pena, que não conseguimos fazer com que suas análises chegem a todos.

    A lamentável ver pessoas com essa dimensão intelectual virem tripudiar das pessoas. Felizmente o Jornal o Globo atinge a uma classe bem específica. Formadores de opiniões comprometidos com o retrocesso; distante das classes menos favorecidas e de reduzida informação.

    Pior é ver pessoas que nos levavam a boas reflexões demonstrarem esse tipo de fraqueza e de comprometimento. Sr. Roberto da Matta, que pena!

    José Salles

  72. ma gestao doda Funai

     

    # ÍNDIOS – A saída é assinar a Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. NÃO SÃO CRIMINOSOS, OU ASSALTANTES, CORRUPTOS? ENTÃO, POR QUE ELES ESTÃO NO MINISTÉRIO JUSTIÇA? OS INDÍGENAS VIVEM EM RESERVAS, EXCLUÍDOS, REFUGIADOS, OU EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, ISSO É UMA BRUTAL INJUSTIÇA? Foram 514 anos de enganação Jurídica do ESTADO? A violência. Destrói o que ela pretende defender.
    A dignidade da vida a liberdade do ser humano.

    http://lnkd.in/bwvqDi8

     

  73. Da Mata e Mídia golpista

    Excelente reflexão. Desconstruiu brilhantemente o tal Da Mata. Pena que a Mídia Golpista não aceita publicar seu texto! 

  74. Belo texto e bom de ler

    Meu caro, Antes de mais nada PARABÉNS!

    A perfeição do seu texto é gritante em todos os sentidos. Ele exala razão no mais alto grau. A forma como você trabalha dados objetivos e convoca esse senhor ao debate racional talvez o tenha deixado com uma certa vergonha.Mas essa  não é para os cínicos de plantão.E eles são muitos.

    Entretanto a parte que mais gostei do seu texto é aquela em que você faz uma gradação às avessas e coloca o Merval como o ponto mais baixo de uma degradação intelectual. Esse é exatamente o lugar desse senhor.

    Muito obrigado. Farei o que for do meu alcance(não estou no facebook) para divulgar seu texto, pois acho que presta um serviço à inteligência e à democracia.

    Um abraço fraterno.

    Marcelo Prado

     

  75. obrigada por essclarecimentos

    obrigada por essclarecimentos tão valiosos… sempre procurei ter um olhar crítico em relação a veiculação das notícias de corrupção que apareciam nas televisões. Esse texto deve ser amplamente divulgado. Parabéns!

     

  76. Da Matta

    Quem sabe o distinto intelectual já não recebeu convite para assumir um ministério no hipotético governo tucano? e lá, quando empossado, fará como o bicudo FHC que outrora tb foi um intelectual de primeira até mandar esquecermos e jogar fora seus livros. Quero dizer ao douto antropólogo que tenho em minha estante seus livros bem posicionados e organizados…. fácil, fácil de serem alcançados e incinerados em minha fogueira ‘alexandrina’.

    Da Matta para ministro da Educação! Ou seria melhor como ministro da Justiça? E vc Márcio Valley, resuma-se a sua lucidez e serenidade de espírito e intelectual. Este é um mundo das bestas. Umas com mais, outras com menos pose.

  77. Carta aberta a Roberto da Matta

    Chego ao fim da leitura desta carta aberta com a ótima sensação do resultado que um texto bem feito produz: aquela mistura de emoções e reflexões. Por um lado fiquei feliz e animado porquê há pessoas produzindo e trabalhando ideias e informações isentas e que contribuem para o discernimento nosso de cada dia….uma lucidez entre a loucura da comunicação manipulada presente na rede. E por outro lado triste por ver que caiu a máscara deste antropólogo Roberto da Matta. Como cidadão comum eu jå desconfiava de sua postura quando o vi participando daqueles programas Globo news painel….uma aberração intelectual porque colocam três especialistas para “debater” um assunto mas os três têm estritamente a mesma linha de pensamento, fora o mediador, que conduz tudo para o mesmo funil….à época pensei: este Roberto da Matta está me parecendo um conservadorsão de direita ao invés de um cientista social pleno….e agora vejo que é mesmo. Então finalizo com um estilo de frase “batida” mas valiosa para ao dias atuais: Roberto da Matta não me representa!! 

     

  78. Motivo do rancor de da Matta

    Excelente texto Marcio Valley. Sobre a possibilidade de uma motivação pessoal para o posicionamento tão apaixonado de Roberto da Matta a respeito  dos tucanos, uma possível resposta é o rancor que ele guarda do Lula por não ter resgatado a Varig da falência como ele indica em uma entrevista à revista Trip em 2010. Praticamente joga a culpa no PT pela falência da empresa na qual seu filho trabalhava e que, em meio à crise, morreu em um ataque cardíaco.

  79. Carta aberta…

    Caro Márcio,

     

    Excelente a sua carta ao antropólogo DaMatta, e como você bem mostrou, serve a ambos (ou os mais diversos) lados partidários e ideológicos, inclusive ao nosso grande poeta Ferreira Gullar, que muito admiro, e o leio sempre aos domingos na Folha de São Paulo. Atenciosamente, Zenio Eisenlohr.

  80. Carta aberta a Roberto da Matta

    Uma questão simples do Da Matta contra o Lula, a quem culpa pela morte prematura de seu filho, piloto da VARIG que veio a falecer em consequencia de um enfarte causado pelo “estresse com a quebra da companhia de aviação”  (privada) a qual Lula por aconselhamento de José Dirceu nao quis salvar da falencia para beneficiar a TAM do Comandante Rolim

    Duro de acreditar mas há textos publicados por Da Matta que ele afirma essa acusação

  81. Comentário a “carta aberta…”

     

    Não tenho aqui pretensões intelectuais apenas o grito de alguém que foi forjada na e pela concretude da vida longe da acadêmica.

    Fui formada politicamente entre a realidade de ser filha de político em cidade do interior no período da ditadura militar e posteriormente conhecer a fome não como uma rebelde sem causa ou quiçá pelo germe revolucionário, não por questões estéticas ou de saúde (dieta alimentar) ou ainda opção pessoal (jejum). E por isso sei o quanto a fome dói!

    Dói ainda mais quando se tem o filho de uma primeira gestação a alimentar, mas não se o leite nem para a primeira mamada do dia… A realidade a dura realidade levaram-me, uma jovem da classe “media – media”, educada para ser esposa, mãe e professora (primária) a conhecer o preconceito da separação conjugal e a ser a mantenedora do lar agora com uma prole de quatro filhos.

    O reverso da moeda fez-me a princípio reacionário, porém minha opção política se consolidou a partir da experiência pessoal e das contradições vividas entre o conservadorismo da academia e os Cursos de Formação de Base no PT – Partido dos Trabalhadores nos fins da década de 80.

    Não sei tudo, mas uma coisa não se pode negar a minha história e a história política desse país que para as camadas populares, empobrecidas e da mesma maneira para homens que escrevem um texto como o seu e a quem considero “ intelectualidades esclarecidas”, se divide em antes e pós governo Lula!

    Marcio Valley faço de seu texto o grito de minha consciência ainda não calterizada.

    Agradeço sua coragem de se expor, gerou a minha.

     

     

     

  82. Da Matta

    Eu também tinha tanto respeito por esse senhor , mas tristemente se perdeu nos últimos meses. É triste vermos um intelectual com tantos serviços prestados a Academia brasileira virar um panfleteiro. Eu lhe escrevi diretamente uma crítica, mas não respondeu-me.

     

    Decepcionou-me muito !

  83. Os intelectuais do PSDB são frágeis pelas idéias que professam

     

    Marcio Valley,

    Normalmente eu enviu meus comentários em textos de autoria de quem eu não vejo como comentaristas habituais aqui no blog de Luis Nassif diretamente para Luis Nassif. Como eu vi algumas respostas sua aqui neste post “Carta aberta ao antropólogo Roberto da Matta, por Márcio Valley” de quinta-feira, 09/10/2014 às 22:24, de sua autoria, e como reconheci o seu avatar como de um comentarista mais habitual aqui eu penso mais que justo enviar o comentário para você.

    Tenho duas críticas ao seu texto. Uma no mesmo sentido do comentário de MNO enviado segunda-feira, 13/10/2014 às 10:46, isto é, não penso que se deve atacar o PSDB pela corrupção existente na época de Fernando Henrique, embora se deva mencionar o papel do engavetador em ter evitado a investigação de muitos atos. E outra diz respeito a sua valoração de Roberto da Matta. Considero que você dá a Roberto da Matta uma importância que ele não tem.

    Minha formação é Administração Pública e Direito e, portanto, não tenho autoridade para a crítica a você nem, muito menos, a Roberto da Matta, mas o que eu digo é de acompanhamento sistemático da realidade política brasileira nos últimos 40 anos e das manifestações dos nossos melhores intelectuais. Disse dos nossos melhores intelectuais porque lembrei-me de João Ubaldo Ribeiro que eu considerava o nosso melhor sociólogo pelos poucos textos dele ali da década de 70. Não cheguei a ler, mas sei de manifestações dele contra o PT, o que me entristeceu mas não diminuiu o respeito que eu tinha por ele como sociólogo.

    Os intelectuais do PSDB adquiriram o defeito dos políticos do PSDB, muitos deles também intelectuais, de se engajarem em uma causa não porque ela estava correta, mas porque ela dava bons votos. O primeiro momento foi na criação do PSDB quando os próceres do partido alegaram que o PSDB veio porque queria a ética na política e porque queriam combater o fisiologismo. Ora, o argumento de trazer a ética para a política e combater o fisiologismo é uma falácia. Na política o que impera é a legalidade e muitas vezes a lei não pode valorar a ética na sua inteireza. E mais, embora a ética seja aplicável à democracia direta em que cada indivíduo pode abrir mão do interesse individual dele orientado por princípios éticos, na democracia representativa, o representante não pode abrir mão do interesse que ele representa, desde que seja um interesse legal.

    E de tanto que os intelectuais do PSDB abraçaram esta causa que muitos dos alunos deles ficaram também imbuídos desse desiderato. O advérbio também está mal empregado porque os intelectuais do PSDB tem suficientemente conhecimento para não se deixarem imbuir desse desiderato. Assim não é estranho que você, um admirador do antigo Roberto da Matta tenha redigido a seguinte frase ai no seu texto:

    “A malfadada governabilidade no Brasil – e seus filhos diletos, o fisiologismo e o patrimonialismo – é uma pré-condição do exercício do poder ou somente foi e será praticada pelo PT, mas não por outros partidos que eventualmente venham a conquistas o governo? Em outras palavras, é possível a qualquer partido governar sem se render aos clamores e anseios de sua inexoravelmente necessária base de apoio?”

    O termo patrimonialismo fazia sentido no tempo do Império e ainda coexistiu zombeteiro no Brasil, mas não faz mais sentido desde o advento do Código tributário Nacional com a Lei nº 5.172 de 25/10/1966 e mais ainda desde um pouco antes com a Lei de Normas Gerais de Direito Financeiro, a Lei 4320 de 17/03/2014.

    E o fisiologismo tem dois significados. Um dos significados diz respeito a uma prática proibida por lei, ou mesmo uma prática que a lei não autoriza. No setor público não basta para se poder praticar um ato que o ato não seja proibido por lei. No setor público para a prática do ato é preciso que ele seja autorizado por lei. Ora praticar ato proibido por lei ou não autorizado por lei no serviço público tem a previsão de penalidade.  Então quando você diz que “A malfadada governabilidade no Brasil – e seus filhos diletos, o fisiologismo e o patrimonialismo – é uma pré-condição do exercício do poder” você só pode estar tratando de algo autorizado por lei a menos que você fosse favorável à ilicitude.

    E o outro significado do fisiologismo é que ele representa um instrumento de defesa dos interesses minoritários e sabendo que a grande qualidade da democracia representativa diante da democracia direta mesmo supondo que as duas fossem funcionais, é que na democracia representativa há proteção ao interesse dos minoritários. É através do toma-lá-dá-cá que os grupos minoritários se protegem. Assim se pode dizer que quanto mais fisiológico for o processo democrático de composição de interesses conflitantes que se dá no parlamento mais democrático é o parlamento. Neste significado, o fisiologismo é da essência da democracia.

    Eu fiquei só no falso bordão dos intelectuais do PSDB de que o partido veio para combater o fisiologismo e para trazer a ética para a política, mas o número desses falsos bordões são muitos. Menciono aqui os seguintes:

    “Somos a favor do parlamentarismo porque o presidencialismo na América Latina é imperial com muito poder ao presidente”

    E, no entanto, reforçaram o poder do presidente introduzindo a reeleição.

    “Governo bom o povo põe, governo ruim o povo tira”.

    Não existe prova científica disso. É uma frase apenas dita para agradar o povo, e que foi utilizada na luta que eles travaram para colocar o parlamentarismo no Brasil. O valor da democracia não pode ser esta frase, pois se se provar cientificamente que ela está errada as pessoas encontrariam motivos para acabar com a democracia. O valor da democracia é exatamente porque mesmo não tendo a prova científica de que a escolha popular é a mais acertada, ela confere este poder para a população.

    E a que eu mais gosto de criticar e que é a seguinte:

    “A inflação é o mais injusto dos tributos, pois incide sobre os pobres”.

    No final da década de 80, Ignácio Rangel travou uma luta feroz para mostrar que esta frase era falsa. Perdeu a luta. Mas vale relembrar aqui as palavras deles que eu já reproduzir em algum post aqui no blog de Luis Nassif, mas deixo o link para o post “Por quê?” de quarta-feira, 29/02/2012, no blog de Alexandre Schwartsman A Mão Visível e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://maovisivel.blogspot.com.br/2012/02/por-que.html

    Em meu comentário de 13/03/2012, eu transcrevo umas frases do artigo “Inflação e distribuição da renda” de terça-feira, 08/11/1988, em que Ignácio M. Rangel responde a artigo de José Júlio Senna de 30/10/1988 intitulado “A inflação brasileira e a teoria da inércia”, ambos os artigos tendo sido publicado na Folha de S. Paulo.

    Para Ignácio M. Rangel o que mais incide sobre os pobres é o desemprego. E as análises de Thomas Piketty mostram isso, pois foi exatamente quando a inflação mais ficou reduzida no mundo, ou seja, a partir da década de 80 que mais piorou a distribuição de renda.

    Bem e lembro aqui da questão da soma. Este tem sido um problema. Mais podem fazer muito mais. Agora não se pode esquecer que a soma de todos os infinitesimais é a integral, o símbolo do Integralismo brasileiro o que muito o aproxima do fascismo intelectual italiano, a soma de todos os feixes.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 16/10/2014

  84. DaMatta faz parte daqueles

    DaMatta faz parte daqueles tais “intelectuais orgãnicos”, sempre de olho em cargos num futuro governo do PSDB, amizade com gente rica e uma graninha da mídia corporativa pra  fazer o seu cirquinho na tv, rádio, jornal e revistas. Vcs pensam o q? Dá pra fazer um bom pé-de-meia. A palavra q me vem à mente é: rameira.

  85. Comentário sobre texto de Márcio Valley

    Li o texto do Márcio Valley. O conteúdo se reveste de uma intelectualidade utópica. Ignora as manifestações populares através das mídias sociais e as banaliza como se não representassem o anseio popular. É fato que muito do que se escreve e se publica na internet, requer uma análise crítica para formarmos nossa opinião. Estou sempre atento a este critério e por isso o que me chamou a atenção foi a parte em que ele começa a elencar atos de FHC, como a extinção da Comissão para Investigar a Corrupção, criada em 1993 por Itamar Franco, mas não informa que ela foi motivada visando a criação da Corregedoria Geral da União, posteriormente transformada em Controladoria pelo governo Lula. Uma fonte para confirmar quem realmente começou a CGU é o próprio site do órgão que diz que: Em 2003, a lei de criação da CGU incorporou, à estrutura do novo órgão, as funções da então Corregedoria-Geral da União – instituída em 2001 pela Medida Provisória n° 2.143-31 – que tinha o propósito de combater, no âmbito do Poder Executivo Federal, a fraude e a corrupção e promover a defesa do patrimônio público. Acesse e confirme: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/historico

    Li o texto até o final e observa-se claramente que está recheado de comparações em um esforço para mostrar quem foi mais corrupto no governo.

    Achei que o texto ia ficar interessante, no momento em que ele sugeriu limitar-se à discussão política falando de economia, de saúde, de segurança pública, de educação e de quem consideramos mais apto a enfrentar esses enormes desafios. Mas acredito que o Marcos Valley, neste ponto, poderia ter explorado mais os diferenciais do atual governo que se destacou mais na educação, mas deixou muito a desejar na economia, na segurança pública e na saúde, esta última de um modo geral (pública e privada).

    Finalizo dizendo que embora o resultado final seja imprevisível, as eleições presidenciais de 2014 serão apertadas. Mesmo que vença, Dilma deverá ter menos votos no segundo turno de 2014 do que teve em 2010. É uma clara demonstração da maturidade da democracia brasileira. A maioria dos eleitores contestou o projeto do atual governo e deu recado da insatisfação com o rumo da economia. O fato é que manter-se no poder apenas com o apoio em programas sociais não será mais possível. A oposição, se eleita, terá que mostrar que está atenta às reivindicaçòes sociais, manifestada através da mídias sociais, ignoradas por Márcio Valley em seu texto.

    A partir de 2015 teremos um governo com apoio no Congresso e uma oposição atuante, seja Aécio ou Dilma, além de um eleitor mais maduro, consciente do poder do seu voto, como exigem as democracias fortes. Esta será a grande lição do pleito de 2014. Em poucos dias saberemos quem estará em qual papel.

  86. fica algumas perguntas bem

    fica algumas perguntas bem pertinentes ao seu texto, que fique clar que não simpatiso com o tal “da Matta” um idiota homofobico ao que me parece, mas ainda assim pergunto quanto dinheiro a caixa paga pra você fala bem do PT e coloca um baner deles? e como você se sente vendendo sua opnião? você consegue dormir a noite sabendo que você trai teu pais por um punhado de dolares?

    1. Rapaz, que coisa mais sem

      Rapaz, que coisa mais sem sentido o que você argumentou. O tema central desta carta aberta é a crítica ao posicionamento do sociólogo, parcial e seletivo,  panfletário, pode-se assim dizer. E você vem atacar o autor da carta dizendo que ele é comprado por um partido político!!!!!! Caramba, reveja seu discurso, meu caro. Acho que o Márcio Valley nem vai perder o tempo dele respondendo um comentário tão fora da realidade…

  87. Matta não querem nem pintado no Museu Nacional

    assim me diz um sociólogo marxiano muito bem informado, ex professor da UFPE que pediu o boné no período FHC e sua política pras universidades (Roberto Martins que aprecia alguns de seus textos, mas não o impede de criticá-lo, assim como ao Emir Sader e Chauí). Mas só se decepciona com Da Matta, intelectual midiático, quem, antes, não o acompanhou com um olhar mais crítico. Sim, ele deu vivas à eleição de Collor, ele pretenso analista da “alma” e do que precisam os brasileiros.Em tempo: Maria Rita Kehl é outra que só diz obviedades ilustrando com mil pensadores. Só porque é ou é simpática ao PT?

    1. Ah! Fiz e faço campanha modesta pro PT, mas nem sempre voto

      entendo cidadania, e no péssimo sistema eleitoral brasileiro, que as excelências não mudam, e só querem abolir reeleição pros outros. Vereadores, deputados, senadores em 2, 5, 10 mandatos consecutivos… Entendo cidadania como voto frankestein, ou nulo ou branco – que nem sempre é alienação – coisa que tempos atrás eu achava. E o que tem de executivo prefeito fichas-sujas ou corruptos não tá no gibi. Ipojuca-Porto de Galinhas-Complexo industrial e protuário de Suape pertencem ao município de Ipojuca-PE.

      1. Tudo isso dá margem ao antipetismo, além

        da inestimável ajudinha de algum.. membro… da Direção Nacional, aquela mesma que já expulsou militantes, censurou Erundina que apoiou Itamar, não assinou a Constituição, idem a lei de responsabilidade fiscal, a punição a membros que foram ao Colégio Eleitoral da transição (a possível em nossa realidade) ou fez intervenção no Rio de Janeiro – até hoje parece que há reflexos daquilo, gota d’água de minha brevíssima filiação. O neo-stalinismo eu já via noutro partido de esquerda – só não via ou não vê quem não quer, ou não conhece um pouco de sua história passada e presente. Tudo isso dá margem ao antipetismo de um Da Matta, além de outras arrogâncias de iluminados portadores da verdade e a luz.

  88. Bom senso

    Obrigado pelo texto bem conduzido Márcio. Gostaria que mais pessoas tivessem lido! Infelizmente foi uma ofensa à tradição intelectual da América Latina chamar este senhor  fascinado pela cultura norte-americana de intelectual.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador