Uma das maiores emissoras dos EUA dissemina teoria da conspiração sobre Covid

Judy Mikovits sugere - apesar de todas as evidências ao contrário - que um dos principais cientistas do governo Trump, Anthony Fauci, possa ter criado o coronavírus

Do Vox

As teorias da conspiração Covid-19 estão sendo alimentadas por instituições destinadas a informar o público

Teorias conspiratórias sobre as origens dos coronavírus têm sido discutidas desde que começou a pandemia. Tais teorias tendem a proliferar em tempos de crise, à medida que as pessoas procuram explicações ilusórias em um momento de tremenda incerteza. Mas há também algo mais que os mantém vivos: instituições da vida americana encarregadas de informar o público as estão ampliando.

O exemplo mais recente desse fenômeno foi uma decisão controversa do Sinclair Broadcast Group, dono de uma das maiores redes de televisão locais da América. A empresa planejava divulgar uma nova entrevista com a pesquisadora desacreditada e teórica da conspiração Judy Mikovits, que sugere – apesar de todas as evidências e pesquisas afirmando o contrário – que um dos principais cientistas do governo Trump, Anthony Fauci, possa ter criado o coronavírus.

Sinclair foi ferozmente criticado por sua decisão de dar ao Mikovits uma plataforma em um episódio da America This Week que inicialmente foi ao ar em suas emissoras locais neste fim de semana e, depois de enfrentar a reação de vigilantes progressistas como Media Matters e jornalistas influentes, a empresa anunciou que iria atrasar a transmissão do episódio para que ele possa “reunir outros pontos de vista e fornecer um contexto adicional”.

No momento, Sinclair ainda pode exibir uma versão editada do episódio, dando ao Mikovits uma plataforma de transmissão. (Sinclair não respondeu a um pedido de comentário.) Mesmo que a empresa finalmente decida matar o episódio, danos graves já foram causados. O episódio foi colocado no site do programa, e a controvérsia por si só trouxe uma nova onda de atenção às teorias de conspiração bizarras e amplamente desmascaradas de Mikovits sobre o vírus, dando a ela um medo maior sobre o Covid-19 uma audiência mais ampla.

Antes da entrevista, Mikovits havia se esforçado para encontrar uma plataforma para suas visões periféricas; um vídeo viral com uma entrevista com ela – um trailer prolongado para um documentário chamado Plandemic – foi banido pelo YouTube, Facebook e Vimeo em maio. No clipe, ela fez alegações falsas de que o coronavírus é ” ativado ” por máscaras protetoras; que uma vacina contra o coronavírus ” matará milhões “; e que Fauci estava envolvido em uma conspiração das elites para usar a pandemia para tomar o poder político e lucrar com as vacinas.

Em sua nova entrevista à América nesta semana , Mikovits alega que Fauci, na última década, “fabricou” e enviou coronavírus para Wuhan, na China. Seu advogado, Larry Klayman, um advogado conservador com sua própria história de vender teorias bizarras de conspiração , também apareceu no programa e afirmou que as “origens” do coronavírus estavam nos EUA. O apresentador do programa, Eric Bolling, não contestou ou refutou as alegações sem evidências, apesar da pesquisa dos cientistas sugerir que o Covid-19 saltou de um animal para o homem. Em todo o segmento, um gráfico na tela mostra “DID DR. FAUCI CRIAR COVID-19?

Após sua entrevista com Mikovits e Klayman, Bolling entrevistou a colaboradora médica da Fox News, Nicole Saphier, radiologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, no que parecia ser uma tentativa de equilibrar as teorias de conspiração de seus convidados anteriores. Saphier disse que não acreditava que Fauci projetou o coronavírus, mas também disse que havia “várias teorias” sobre suas origens e endossou a teoria de que o Covid-19 possivelmente seria “feito pelo homem dentro de um laboratório”, uma teoria para a qual existem é nenhuma evidência .

Sinclair não é o primeiro meio de comunicação a desempenhar um papel na ampliação das teorias da conspiração. Por exemplo, em abril, o ex-conselheiro de Trump Roger Stone compartilhou a teoria de que o filantropo Bill Gates pode ter criado o coronavírus e planejava usar uma vacina para vigiar o público com microchips injetados em um programa de rádio de Nova York – e o New York Post publicou uma história sem questioná-lo ou refutá-lo .

O escritório político mais influente do país – a presidência – deu crédito às teorias de que o vírus também faz parte de um plano nefasto. O presidente Donald Trump disse que também acredita que um laboratório chinês pode ter lançado o vírus acidental ou deliberadamente . Suas próprias agências de inteligência, no entanto, descartaram teorias de uma liberação intencional do vírus e não encontraram evidências de que ele fosse feito pelo homem.

Mas o plano de Sinclair de transmitir teorias da conspiração preocupa os especialistas. A emissora tem amplo alcance nacional com seus canais, e alguns podem não perceber que as notícias locais – normalmente um domínio para o que é percebido como informação apolítica – são provenientes de uma empresa pró-Trump com um compromisso questionável com a verdade e uma agenda para espalhar idéias da direita.

“As pessoas tendem a confiar em suas estações de notícias locais, mais do que em muitos outros tipos de mídia”, disse-me Liz Suhay, estudiosa de psicologia política da Universidade Americana. “A disseminação de informações erradas por esses meios convencerá milhões”.

As teorias da conspiração refletem as ansiedades da sociedade. Os meios de comunicação podem amplificá-los.
Especialistas dizem que, historicamente falando, o público é mais receptivo às teorias da conspiração durante as catástrofes.

“As teorias da conspiração florescem em tempos de crise, o que é obviamente o caso aqui”, disse Karen Douglas, professora de psicologia social da Universidade de Kent e especialista em pensamento conspiratório, a Jane Coaston , da Vox, em abril . “Eles tendem a cercar grandes eventos que exigem grandes explicações [porque] pequenas explicações são insatisfatórias.”

Mas o conteúdo específico das teorias da conspiração também é importante – e pode fornecer pistas sobre as sociedades onde as teorias se consolidam. Como explicou Coaston , as pandemias alimentam teorias da conspiração que lutam não apenas com a própria doença, mas também com estruturas sociais e políticas:

Historicamente, com todas as pragas e pandemias, existem teorias da conspiração para explicar sua origem e como interromper sua progressão. Freqüentemente, essas teorias da conspiração brincam com as preocupações existentes e funcionam em contextos culturais. Por exemplo, durante a Peste Negra, um surto de peste bubônica do século 14 que matou pelo menos 35% da população da Europa, as teorias da conspiração tinham como alvo o povo judeu – já sujeito a ira e profunda preocupação – como a fonte da peste, levando a a tortura e assassinato de milhares de judeus em resposta. (Como o anti-semitismo é uma teoria da conspiração, não surpreende que as teorias da conspiração anti-semita surjam também durante a pandemia de coronavírus.)

As pandemias mais recentes viram o surgimento de suas próprias teorias da conspiração , que se formaram em resposta às preocupações subjacentes tanto quanto a um vírus ou doença. Os “ negadores da AIDS ” , por exemplo – pessoas que acreditam que o HIV não causa AIDS – estavam respondendo não apenas à AIDS, mas ao contexto da AIDS nos Estados Unidos da década de 1980, uma doença que parecia matar os mais vulneráveis ​​e mais vulneráveis. desprezado na sociedade com pouca atenção ou cuidado das principais figuras da autoridade. Isso levou algumas pessoas, já com experiência em instituições desconfiadas que apenas serviram para prejudicá-las e oprimí-las, a desconfiarem ainda mais diante de uma crise.

Estamos vendo algumas dinâmicas análogas acontecerem hoje: as teorias da conspiração discutidas durante a era dos coronavírus também refletem certas linhas de pensamento popular sobre o poder na América e no mundo hoje. Em um momento de desigualdade socioeconômica impressionante nos EUA e em um momento específico em que a doença está revelando os riscos de vida ou morte dessa desigualdade , o surgimento de teorias da conspiração que sugerem que o vírus é um plano das elites para acumular lucro e poder não deveria ser surpreendente.

Uma pesquisa do Pew Research Center de junho descobriu que cerca de um quarto dos americanos vê pelo menos alguma verdade na teoria da conspiração de que o surto de coronavírus foi planejado intencionalmente por pessoas poderosas. (Cinco por cento dizem que é “definitivamente verdade” e 20 por cento dizem que é “provavelmente verdade”, com uma margem de erro de 1,6 ponto percentual.)

Matt Motta, professor de ciência política da Universidade Estadual de Oklahoma que estuda a interseção entre política e ciência, disse em um e-mail que a decisão de Sinclair de transmitir a entrevista poderia aumentar o número de verdadeiros crentes nas teorias mais extremas.

“Embora muitos americanos aceitem informações erradas sobre as origens do Covid-19 (por exemplo, que ele foi criado em um laboratório), a crença na conspiração ‘Plandêmica’ foi largamente relegada apenas aos mais ardentes teóricos da conspiração. Isso se deve em parte à ação relativamente rápida das empresas de mídia social para remover o vídeo de suas plataformas ”, ele escreveu. “A decisão de Sinclair de transmitir esta entrevista sem contestar suas reivindicações corre o risco de levar algumas dessas visões extremas para o mainstream”.

Especialistas enfatizaram que as notícias locais são uma maneira particularmente potente de divulgar as teorias da conspiração, devido ao papel único que as emissoras locais desempenham na distribuição de notícias – o que significa que mesmo uma nova versão da entrevista de Sinclair na Mikovits, fornecendo “contexto adicional”, pode não ser suficiente para limitar a proliferação de informações. Teoria da conspiração de Mikovits.

“O fato de a história ser ostensivamente equilibrada não faz sentido, pois a visão apresentada [por Mikovits] não tem suporte entre especialistas e os formatos ‘equilibrados’ podem ser enganosos “, Brendan Nyhan, professor de Dartmouth que pesquisa idéias errôneas sobre política e política. cuidados de saúde, me disse.

De fato, colocar Mikovits entre especialistas credíveis pode realmente dar à teoria da conspiração maior credibilidade para os espectadores, dando efetivamente a suas idéias a mesma legitimidade que as declarações cientificamente feitas por esses especialistas.

As pesquisas de opinião realizadas em junho descobriram que a maioria dos americanos não confia muito na capacidade dos veículos de notícias nacionais de divulgar fatos sobre o coronavírus, resultado refletido em uma pesquisa de junho do New York Times / Siena College no final de junho . Descobriu-se que os americanos têm maior confiança em seus meios de comunicação locais, com 50% dizendo que suas notícias locais apresentam cobertura factual do Covid-19 pelo menos na maioria das vezes – 6 pontos percentuais a mais do que os meios nacionais (novamente, com 1,6% margem de erro do ponto).

No geral, estudos mostram que o público geralmente confia substancialmente mais em notícias e jornais da televisão local do que em suas contrapartes nacionais.

Em outras palavras, as teorias de conspiração da Sinclair poderiam influenciar as atitudes e crenças das pessoas mais profundamente do que a CNN ou a Fox News.

As teorias da conspiração podem parecer absurdas, mas não são motivo de riso
A incorporação das teorias da conspiração sobre o início e a disseminação do Covid-19 poderia complicar seriamente a capacidade do país de administrar a pandemia, corroendo a tendência do público a cumprir as orientações de especialistas.

Motta apontou para um estudo que ele co-autorou que descobriu que pessoas que foram mais expostas a informações erradas sobre as origens do coronavírus na mídia – através de notícias de direita, em particular – são mais propensas a aceitar essas alegações como verdadeiras e são posteriormente, menos propensos a aceitar avisos de especialistas científicos sobre a gravidade da pandemia. “Os riscos são muito reais”, alertou.

Suhay observou que o fim da pandemia pode ser adiado pelas teorias da conspiração, dizendo-me: “Acho que o dano mais preocupante nesse caso é que muitas das teorias da conspiração cívicas que circulam são direta e indiretamente ‘anti-vax’ – o que significa que provavelmente reduzir o número de pessoas dispostas a serem vacinadas contra a doença quando uma vacina eventualmente se tornar disponível. ”

Se os principais meios de comunicação continuarem dando oxigênio às teorias não fundamentadas sobre o vírus e a confiança nos especialistas diminuir, atrasos nos tempos de vacinação e baixa conformidade com os protocolos de distanciamento social podem intensificar a crise. As teorias da conspiração sobre o mundo sempre existirão, mas cabe às instituições encarregadas de dizer a verdade para evitar dar uma plataforma às alegações que não têm base demonstrável na realidade e refutá-las rigorosamente por meio de explicações cuidadosas e factuais.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador