Viagem inteligente – O futuro das viagens

A tecnologia tem mudado muito o nosso dia a dia. Desde interações mais básicas usando o celular e a comunicação constante, ela tem facilitado nossa vida cada vez mais, em diversas frentes.

Uma dessas frentes, mas não menos importante, é o mundo das viagens. A viagem é algo que possibilita novas visões de mundo e quebra barreiras e preconceitos. Nela, você não só solidifica sua cidadania brasileira, como cria um conceito novo para si, de cidadão global. Através de imersões culturais, é possivel expandir seus horizontes e crescer como pessoa, incentivando também o pensamento fora da caixa, a partir da vivência pessoal de novas realidades de mundo.

A geração atual tem preferido viver tais experiências do que se preocupar em comprar sua casa própria, por exemplo. Cada vez mais pessoas tem viajado e para lugares ainda mais longes, antes inimagináveis e agora facilmente alcançáveis. 

Você deve estar pensando que a viagem é algo para ricos, e não é para todos. Ai que entra o papel da tecnologia: Ela tem facilitado e muito o acesso e democratização das viagens, e a tendência é que isso continue. As passagens tem ficado cada vez mais baratas e irão continuar ficando, já que os custos continuam diminuindo devido a tecnologia. Além disso, é possível fazer todo o planejamento de uma viagem com informações disponiveis gratuitamente na internet, e o volume de informações tem crescido cada vez mais.

O crescente uso e disponibilidade de Big data, tanto aos grandes quanto aos pequenos negócios, representa uma oportunidade ao setor de turismo, já que as empresas podem melhorar a experiência dos turistas. Dessa forma, através da análise dos dados, é possível, por exemplo, identificar o comportamento dos viajantes, suas necessidades e preferências, de modo que seja possível traçar um perfil e oferecer serviços personalizados.

Dentro dessa revolução, temos uma startup brasileira que está disposta a aplicar os novos conceitos da tecnologia 4.0 no ramo de viagens: A Local Cave. A proposta é utilizar sistemas de recomendação robusta para facilitar sua viagem, através de Machine Learning.  Isto é, tal como o Youtube te recomenda videos baseado no que usuarios parecidos com voce costuma gostar, ela irá recomendar lugares no mundo todo para você visitar baseado no que viajantes similares a você gostaram.

O grande salto dado é seu Planejador de Viagem. Nele, através da identificação de seu perfil de viagem, serão recomendas atividades a serem feitas em um local baseado em suas preferências pessoais, de forma totalmente customizável e otimizado logisticamente. Dessa forma, voce poderá fazer seu planejamento de viagem em menos de 5 minutos.

Existem diversas outras plataformas que já revolucionaram a indústria e vão continuar com esta tendência, como é o caso do Airbnb. Você pode optar por ficar de fora de todas estas novidades e viajar como antigamente, mas assim como é aconselhável você usar o GPS quando está perdido, será uma grande perda de oportunidade realizar viagens de forma analógica, sabendo a um clique ou toque na tela de distância todas as informações segmentadas e mastigadas, prontas para você. Este será o futuro das viagens

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caramba, mal posso esperar

    Caramba, mal posso esperar para começar a usar isso para o planejamento das minhas viagens!  Parabéns!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador