Vidas complementares: Lula e Assange, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Assange e Lula nasceram em famílias modestas e ocuparam um espaço público internacional que não foi originalmente concebido para pessoas com as origens deles. O ódio que eles despertam nos conservadores ricos é fruto do preconceito de classe com algumas pitadas de racismo

1- Ambos cometeram o mesmo crime: suprimir a carência do povo (econômica/educacional, Lula; jornalística/democrática, Assange).
2- Ambos desafiaram a lógica imperial dos EUA (Lula diplomaticamente; Assange relevando segredos diplomáticos).

3 – Lula e Assange foram perseguidos judicialmente com o emprego da técnica jurídica imunda (Lawfare).

4- Assange ficou vários anos confinado sem ter cometido qualquer crime na Inglaterra. Lula foi condenado por um crime não descrito pelo Código Penal sem ter recebido a posse ou a propriedade do Triplex.

5- Ambos são gigantes no cenário mundial. Nenhum dos dois jamais pediu para os seus seguidores usarem violência contra o terrorismo judicial.

6- Assange não pode desfrutar o asilo político que lhe foi concedido porque a Inglaterra lhe negou o salvo conduto da Embaixada até o aeroporto. Lula é um exilado político preso no seu próprio país que não exerceu o direito de ficar livre até o trânsito em julgado da condenação.

7- A imprensa atacou ferozmente Lula e Assange para legitimar o Lawfare. Ambos foram defendidos pela blogosfera.

8 – A esquerda mundial está mobilizada em torno de Assange e Lula. Um se tornou um símbolo da liberdade de imprensa, o outro é um símbolo da soberania popular e da verdadeira democracia.

9 – A liberdade de Lula compromete o projeto nazi-neoliberal dos EUA no Brasil. A liberdade de Assange coloca em risco esse mesmo projeto dentro dos EUA.

10 – Trump e Bolsonaro estão felizes com a prisão de ambos. Daqui a 100 anos Lula e Assange serão lembrados e os presidentes dos EUA e do Brasil já terão sido esquecidos.

11 – Assange e Lula nasceram em famílias modestas e ocuparam um espaço público internacional que não foi originalmente concebido para pessoas com as origens deles. O ódio que eles despertam nos conservadores ricos é fruto do preconceito de classe com algumas pitadas de racismo.

12 – Lula e Assange são comunicadores natos. A habilidade do brasileiro é politica/retórica e a do australiano é criptografia/jornalística.

13 – Lula expandiu seu coração generoso para salvar a democracia brasileira do colapso em razão da fome provocada pelo neoliberalismo no nordeste. Assange expandiu sua generosa convicção de que os segredos são prejudiciais à democracia para alimentar nossa fome por verdade.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador