Vitória na California fortalece Sanders em dia de avanços de Bidden

Joe Biden pareceu ser o grande beneficiário desta Super Terça-feira até aparecer como projeções da Califórnia, dando o triunfo a Bernie Sanders no Estado com a maior fatia (415) de delegados no jogo neste momento simbólico nos Estados Unidos.

Do Euronews

Joe Biden pareceu ser o grande beneficiário desta Super Terça-feira até aparecer como projeções da Califórnia, dando o triunfo a Bernie Sanders no Estado com a maior fatia (415) de delegados no jogo neste momento simbólico nos Estados Unidos.

O triunfo californiano pode ter sublinhado uma corrida a dois entre Sanders e Biden para nomeação democrática para o boletim de voto nas presidenciais de novembro.

Depois de receber o apoio de dois pré-candidatos que desistiram, Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, o antigo vice-presidente de Barack Obama recebeu três prêmios em diversos estados.

Encerradas como mesas de voto nos 14 estados, Biden subiu na lista de delegados, superou Bernie Sanders, líder da corrida Democrata na entrada desta “Super Terça-feira” do processo eleitoral norte-americano.

De acordo com as projeções, o antigo vice-presidente de Barack Obama foi o mais votado nas primárias democratas nos estados do Alabama, Arkansas, Massachusetts Minnesotta, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee e Virgínia, além da Carolina do Sul. Bernie Sanders venceu sem surpresa no “seu” Vermont e ainda no Colorado e no Utah, mas chegou uma grande conquista da Califórnia.

Os primeiros números também apontam para um bom resultado do senador de Vermont no Texas, impulsionado pelo voto latino e pelos atores nos primeiros episódios desses processos. No Maine, também havia equilíbrio entre Biden e Sanders.

O milionário Michael Bloomberg entrou na corrida apenas agora, terá sido o mais votado no estado ultramarino de Samoa e alguns dos primeiros delegados, mas os resultados ficarão aquecidos com o esperado e principalmente com o investimento feito na campanha.

Bloomberg estará refletindo sobre uma corrida de herança. A senadora Elizabeth Warren também ficou aquém do esperado e é considerada idêntica em uma mesa.

Do lado republicano, Donald Trump não tem oposição.

O que está em jogo

As primárias representam a primeira fase do processo eleitoral do próximo Presidente dos Estados Unidos. Como Presienciais estão marcados para novembro e no verão, o sistema norte-americano bipartido deve indicar os nomes dos dois candidatos a uma figura no boletim de voto.

A nomeação dos candidatos faz o voto dos delegados nas convenções internacionais. Esses delegados são definidos durante como primárias. Existem 3979 delegados no jogo Democrata e 2472 delegados no Partido Republicano.

Ganha um candidato ou candidato que obtém cada um dos votos de 50% dos delegados mais, nas convenções internacionais, sendo 1991 votos no caso Democratas e 1237 no Republicanos.

Quatro Estados votados antes da Super Terça-feira:

– Iowa (Sanders);
– New Hampshire (Sanders);
– Nevada (Sanders);
– Carolina do Sul (Biden).

Foram distribuídos 155 delegados no Partido Democrata:

– senador Bernie Sanders: 59;
– ex-vice-presidente Joe Biden: 55;
– ex-presidente de câmara Pete Buttigieg: 26;
– senadora Elizabeth Warren: 8;
– senadora Amy Klobuchar: 7.

– o ex-prefeito Michael Bloomberg abdicou dos primeiros quatro estados.

“Super terça-feira”

Há 14 estados com votos, mais o território ultramarino de Samoa Americana e o círculo de eleitores dos Estados Unidos. Não há 1357 delegados em jogo no Partido Democrata.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu sou socialista e torço pro Biden derrotar o Sanders. Explico matéria-dialeticamente:

    Sou contra o Sanders gerir um sistema em estado de putrefação em nome do socialismo. Além de ser científico, e não milagroso, o socialismo ainda vai levar a culpa pela putrefação que ele não conseguiu paralisar e reverter. O papagaio come o milho e o periquito levaria a fama.

    Mas mesmo assim eu me pergunto pq, em vez de começar uma revolução, a despeito de apenas falar sobre ela, o Biden começou um movimento, o qual, não sendo revolucionário, só pode ser conservador/reacionário. Os Norte-Americanos não precisam de ninguém para conservar o que aí está, o Trump já faz isso a contento dos poderosos que o elegeram e a quem ele serve. Biden será mais do mesmo. Será que os Americanos trocariam seis por meia dúzia?

    O que você diz, Dylan?
    E você Neil? Canadá pode dar pitaco. Santana, não. Soul sacrifice!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador