Vulcão Boliviano Cresce Em Ritmo Impressionante

Acordando: Uturuncu, a 6.000mts no sul da Bolivia, inchando como uma bexiga.

 

 Ele está prestes a explodir? Os cientistas investigam o enigma do vulcão que está inflando rapidamente.

Um vulcão sul americano chamado de Uturunco, até agora dormente, está inflando em uma velocidade espantosa, segundo os cientistas.
Pesquisadores de várias universidades dos EUA dizem que Uturuncu, que se eleva 6.000 metros, no sudoeste da Bolívia, cresce como um grande balão enquanto a sua câmara magmática (ver nota) cresce cerca de 10 vezes mais rápido que o normal.
“É uma das áreas com soerguimento vulcânico mais rápidos na Terra”, disse o professor, Shan de Silva da Oregon State University.

“O que estamos tentando fazer é entender por que está acontecendo essa rápida inflação, para depois tentar entender o que vai acontecer”, disse Silva em entrevista à MyAmazingPlanet.

O Uturuncu é classificado como um “estrato vulcão” (Ver nota) – o tipo mais comum. Mas existe a preocupação de que seu rápido crescimento possa indicar que um “super vulcão” esteja se formando.

O super vulcão explode com tal força podendo atirar mil vezes mais materiais do que um vulcão como Uturuncu ou Monte St. Helens, em Washington. Ele também pode ter um efeito global devastador.

O homem moderno nunca testemunhou tal evento. A última erupção de um super vulcão ocorreu por volta de 74 mil anos atrás, na Indonésia.

Por isso, os pesquisadores que observam o Uturuncu estão bastante confiantes de que não há nada para se preocupar.

“Não é um vulcão que pensamos que entrará em erupção a qualquer momento, mas certamente é interessante, pois essa área era tida como essencialmente morta, disse o professor de Silva.

Contudo, os vulcões na região, pelo que se sabe,  acumulavam magma durante cerca de 300.000 anos antes de entrarem em erupção –  A última erupção do Uturuncu foi cerca de 300.000 anos atrás.

“Por isso, é importante saber a quanto tempo isso vem acontecendo”, acrescentou o professor de Silva.

Os pesquisadores descobriram o crescimento há quase cinco anos atrás, depois que os dados de satélite revelaram que a região se expandia de 1 a 2 centímetros a cada ano, o que já vinha acontecendo por 20 anos.

Agora sua área de terra tem 43 quilômetros de diâmetro, enquanto que o pico se assenta como um chapéu de festa de aniversário no centro.
Pelo fato de os cientistas terem apenas 20 anos de dados para analisarem, eles chamaram uma equipe de geomorfologistas – cientistas que estudam as formas da terra – para cavar em busca de pistas no local.

Eles analisaram os antigos lagos, agora em sua maioria secos, ao longo da base do vulcão em busca de sinais da ação desse inchaço.

“Os lagos são enormes, porque suas ondas vão esculpindo suas margens na rocha, deixando suas linhas”, disse Jonathan Perkins, que apresentou seu trabalho na montanha para a Sociedade Geológica da América.

O ângulo dessas linhas do lago não indica para a equipe, um crescimento de longo prazo, indicam apenas o crescimento do vulcão, disse o Sr. Perkins.

Sua equipe também está pesquisando através de dados sísmicos, GPS e momentos de variações da gravidade para tentar determinar exatamente quando e por que o vulcão começou a inflar e o mais importante, o que ele poderá fazer em seguida.

 

Notas:

Magma: Massa fluída em altíssima temperatura, existente no interior da terra, e que, consolidando-se e resfriando-se, deu origem às rochas atuais.

Uma câmara magmática é um grande reservatório subterrâneo de magma que abastece um ou vários vulcões. Quando ocorre uma erupção, este reservatório é esvaziado. Se não houver reabastecimento de magma dentro da câmara o vulcão se extinguirá ou passará por uma fase de dormência até que a câmara volte a ser reabastecida por magmas oriundos de grandes profundidades.

Um estratovulcão é um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Quando nasce, o vulcão não tem esse formato, com suas erupções ele ganha o formato.

Veja o original no link: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2053265/Scientists-investigate-riddle-rapidly-inflating-volcano-Uturuncu.html 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador