Categories: Notícia

Wilson Grey

 

 

 Ator nascido no Rio de Janeiro, famoso pelas várias participações que teve nas telas, tornando-se um recordista mundial na profissão. Eterno vilão das telas brasileiras, foi inscrito no livro Guinness de recordes como o artista que mais atuou em filmes de cinema em todo o mundo. Atravessou mais de quatro décadas do cinema brasileiro, fazendo uma média de um filme a cada dois meses. Portanto, é praticamente impossível falar do cinema brasileiro sem falar em Wilson Grey. Das chanchadas da Atlântida – ao lado de Oscarito e Grande Otelo – aos anos 80. Grey estabeleceu um recorde difícil de ser batido. Num total de 250, interpretou de tudo: bandido, camelô, vampiro, bicheiro, garçom, barbeiro, cientista, capanga, vampiro, caubói, motorista de praça. Fez quase todos os papéis possíveis no cinema, só nunca beijei a mocinha no final do filme, dizia.

 

Costumava também afirmar que o papel que fez em Vai Trabalhar Vagabundo, era vagamente auto-biográfico. Tipo franzino, feio, sempre com os cabelos longos e lisos gomalinados, o típico malandro carioca dos anos quarenta, tinha o visual mais apropriado para papéis de malandro. Ganhou todos os prêmios instituídos pelo cinema brasileiro, mas foi protagonista principal em apenas duas películas: O Segredo da Múmia (1982), de Ivan Cardoso, no papel do professor Expedito Vitus e pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator do Festival de Brasília, em 1990, e A Dança dos Bonecos, como Helvécio Ratton. Com este último, mereceu o prêmio Kikito no Festival do Cinema de Gramado, em 1986, filme também premiado com a Medalha de Ouro no Festival de Giffoni, Itália. Foi, entretanto, em Sete Homens Vivos ou Mortos (1973) que Wilson considerou sua melhor interpretação, no papel de um detetive covarde e torturador. era o ator preferido dos diretores.

 

Considerado a própria história dos últimos 45 anos do cinema brasileiro, seu apelido no meio cinematográfico era Take 1. No bairro pobre onde morava, a brincadeira predileta do menino filho de operário era imitar as vozes que ouvia no rádio. Com 9 anos, perdeu o pai num acidente e, filho único, foi ajudar no sustento da casa. Foi entregador de farmácia, boy e camelô. Batalhou no cais do porto, carregando peso, apesar do corpo franzino. Em 1948, estreou no cinema, fazendo uma ponta em Hóspede de Uma Noite, de Hugo Lombardi. Apaixonado por uma atriz chamada Nan Grey, foi nela que Wilson Chaves se inspirou para compor seu nome artístico. Na década de 50, dedicou-se ao teatro, tornando-se um dos fundadores do Teatro dos Doze, que incluía nomes como Sergio Cardoso e Sergio Brito. Excursionou pelo país com as companhias de Violeta Ferraz e Raul Roulien. Em 1953, voltou às telas em Carnaval Atlântida e iniciou sua participação numa série de chanchadas nas décadas de 50 e 60. Recebeu 36 prêmios ao longo de sua carreira. Na televisão, fazia parte do elenco fixo do programa de Chico Anysio, pela Rede Globo. Wilson Grey faleceu aos 69 anos, em 3 de outubro de 1993.

http://www.memorialdafama.com/biografiasRZ/WilsonGrey.html

 

http://www.freakium.com/edicao5_setehomens.htm

 

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

5 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

5 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

5 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

7 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

8 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

9 horas ago