Xadrez, um bom jogador antecipa 5 jogadas um campeão mundial 15.

Xadrez, um bom jogador antecipa 5 jogadas um campeão mundial 15.

Segundo o jogador de xadrez paranaense Glaucio Dalla Cortt Cella, um bom jogador de xadrez como ele consegue prever 5 jogadas e o campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen, consegue prever 15 jogadas!

Na política é o mesmo, enquanto jogadores de segunda linha podem antecipar três a quatro jogadas e aqueles que determinam a política internacional antecipam no mínimo dez jogadas!

Para que o brasileiro conseguisse ganhar num jogo em que o campeão tinha dezenas de adversários ele teve que surpreendê-lo com jogadas incomuns, surpreendendo o campeão e retirando deste a capacidade de antecipação.

O tabuleiro de xadrez tem muitas peças, o dá política tem ainda mais, porém se ficarmos olhando para os nossos movimentos e não observando o conjunto em breve seremos vencidos.

O PT assim como o Presidente Lula, que trabalha sozinho e usa mais a intuição do que a técnica conseguiu por algum tempo manter algumas jogadas surpreendentes, porém a política internacional é algo que nós pouco acompanhamos e quando fazemos isto nos baseamos nas informações que querem que saibamos.

Os eventos na América Latina ocorrem em ondas, às esquerdas em diversos países tiveram seus momentos de glória e êxtase, sendo que quando ocorreu isto todos procuraram em fatores internos a vitória de seu grupo, em nenhum momento alguém procurou ligar estas vitórias entre si. Parecia que de uma hora para outra o povo havia acordado de um grande sonho e começado a levar a política pelas suas próprias mãos.

As eleições norte-americanas mostram que haverá um acirramento da política militar daquele país, Hillary Clinton é mais vinculada ao establishment que Obama e que Trump, e mostrará os seus dentes após a vitória, pois dentro desta lógica não serve mais ao Império um país que seu governo tenha alguma ligação com o povo, ou ideologicamente como o PT ou mesmo de forma clientelista como o PMDB. Precisa-se de um partido que não tenha o mínimo compromisso com a população e que se baseie em figuras criadas a última hora como João Dória em São Paulo. Também uma esquerda que tem baseado a sua política em reinvindicações feministas e LGTB é extremamente útil ao Império, pois nada impede que estas reinvindicações sejam assumidas por um partido neoliberal. Figuras incômodas como os Bolsonaros da vida servem mais como um catalizador de falsos problemas para a população como um todo do que de uma real opção para a direita. Deslocar o debate para temas comportamentais é extremamente útil, pois tira o foco do principal.

Vencida a resistência inicial de também incômodos pastores e bispos uma plataforma liberal pode ser encarada por uma extrema-direita à medida que a mesma controla os meios de comunicação. Pastores e bispos se tiverem sua vida pessoal revirada podem rapidamente serem desmoralizados, é tudo uma questão de vontade e de conveniência.

A colocação de falsos problemas com falsas soluções parece que é uma estratégia do Império. Todos sabiam que empossado um governo de esquerda no país haveriam vários de seus componentes que seriam corrompidos ou alguns infiltrados colocados no seu meio. Um bom sistema de inteligência do Império, trabalhando nas duas pontas do sistema de corrupção tem toda a capacidade de mapeá-la e fornecer aos seus algozes internos todos os dados para utilizar no momento correto.

O discurso do moralismo, tão apreciado pelo PT do passado e do PSOL do presente, é um dos falsos problemas que são colocados para serem utilizados no momento correto. Qualquer brasileiro comum, de esquerda, centro ou direita vai dizer que a corrupção é o problema maior do Brasil, porém os mesmos esquecem que países como os Estados Unidos onde a corrupção no sistema de segurança é a maior do mundo, inclusive manejando com o submundo do crime e das drogas, vai muito bem e obrigado. Propinas milionárias de 3% em negócios bilionários não é uma coisa que impeça o crescimento de um país, não pode passar de um determinado nível, como ultrapassa em diversos países do mundo, pois o lubrificante do capitalismo começa a dificultar o funcionamento da máquina.

Em resumo, não somos grandes mestres em xadrez, até poderemos numa situação especial surpreendê-los com uma jogada imprevisível, mas esgotadas as jogadas imprevisíveis o que vale é a técnica.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador