Yahoo fez buscas secretas em emails de usuários

 

 

Ainda mal recuperada de um ataque que roubou dados de 500 milhões de contas, a Yahoo está novamente envolvida num escândalo. E esse é de proporções inéditas: a empresa desenhou software especial para fazer buscas nos emails dos usuários a pedido das autoridades estadunidenses.

De acordo com a notícia da Reuters, que avançou com esse caso bombástico citando fontes próximas ao processo, o software permitia buscar por palavras específicas nos emails que estavam sendo recebidos na plataforma Yahoo.

Tudo foi feito a pedido de agências de inteligência dos Estados Unidos, após uma demanda secreta do governo que a Yahoo não conseguiu contestar. Centenas de milhões de contas de Yahoo Mail foram afetadas por essas buscas.

Vários especialistas em espionagem e vigilância dizem que esse é um caso inédito: a empresa buscou emails que estavam chegando, no ato, e não naqueles que estavam armazenados em alguma base de dados.

A Reuters indica que a decisão da CEO Marissa Mayer de obedecer à ordem das agências levou à saída do diretor de segurança de informação da companhia, Alex Stamos, que hoje está no Facebook.

“A Yahoo é uma companhia que obedece às leis, e cumpre as leis dos Estados Unidos”, disse a empresa em uma release, se escusando a dar mais pormenores sobre o caso.

Tanto a Alphabet/Google como a Microsoft negaram alguma vez terem cedido a um pedido dessa natureza. De recordar que foi um caso semelhante que levou a Apple a desafiar ordens de um tribunal e do FBI para criar software que permitisse arrombar o iPhone de um terrorista, no final do ano passado e início desse ano.

A Yahoo está nesse momento em processo de venda de seus ativos core à estadunidense Verizon.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador