Zé Dirceu e o preço do silêncio e do abandono

do Psicanalistas pela Democracia

O preço do silêncio

Hoje percebemos o quão caro nos custou o silêncio e o abandono do companheiro Zé Dirceu e de todos os outros às “instituições” que – naquele momento e como agora – diziam estar em pleno funcionamento. Não percebíamos, então, a serviço de quem funcionavam.

Quando nos deparamos com o espetáculo grotesco que foi o julgamento da AP 470, televisionado e comentado 24 horas por dia, com interpretações teratológicas da “Teoria do Domínio do Fato”, do absurdo de uma ministra da Suprema Corte condenar sem provas mas embasada “na literatura jurídica”  um homem à perda da sua liberdade, privando-o do convívio com sua família, impondo o silêncio de suas ideias e de sua participação política no país. Chocadas, nos perguntamos onde estava o Direito, a Justiça e que tipo de instituição era aquela que expressamente condenava inocentes.

Esperamos ouvir os gritos e protestos daqueles que se dizem operadores do Direito, das ditas instituições e organismos que falam em nome da defesa da lei e da Constituição. Nada escutamos, apenas o silêncio da omissão e da covardia. Poucos foram aqueles que se ergueram diante da tirania do Judiciário que cometeu um falso processo, deturpando conceitos jurídicos, negando provas de inocência  e o direito de defesa .

Iniciava-se na AP 470 – e no silêncio diante do arbítrio do Judiciário – o processo de mais um golpe de Estado no Brasil. Desta vez, porém, sem tanques de guerra contra a população, mas com os velhos aliados de togas da oligarquia predatória do país.

Tentaram destruir o homem, que foi abandonado por muitos de seus companheiros. Mas a lealdade deste homem é ao povo brasileiro, à luta pela igualdade social e pelo desenvolvimento do país. Por isso, Zé Dirceu não se enverga, luta pela causa dos mais humildes, possui a honra e a dignidade que só os heróis têm.

Poucos são os seres humanos como Zé Dirceu, desprovidos de egoísmos e pequenos sentimentos mesquinhos. Sua força na luta e altivez da sua honra são muitas vezes confundidas com arrogância: é o preço que tão nobre caráter paga por dedicar sua vida a lutar por um Brasil mais justo.

Já nós, o povo brasileiro, pagamos um alto preço por nosso silêncio, por nossa omissão!

Nosso país é surrupiado, nossas riquezas e futuro estão sendo roubados! Enquanto isso, continuamos a assistir o espetáculo grotesco desse Judiciário, que condena líderes valorosos sem prova e dá prêmios a homens criminosos.

O resultado do silêncio diante dos arbítrios do Judiciário na AP 470 e na Lava-jato foi a instituição de uma ditadura disfarçada, na qual estamos todos sujeitos à tirania de inúmeras togas e, consequentemente, a uma insegurança jurídica jamais vista.

Exigir que o TRF4 meramente aplique a lei ao julgar o recurso de Zé Dirceu se converte em ato revolucionário, diante da ditadura das togas que enclausuram nossas lideranças em falsos enredos jurídicos, em masmorras do silêncio e encarceram seus corpos.

Por um ato revolucionário!

Exige-se a aplicação correta da lei e da Constituição deste país para que seja declarada a absolvição de Zé Dirceu!

Giselle Mathias, advogada, Brasília

Denise da Veiga Alves, advogada, Brasília

Cleide Martins, , Brasília

Andréa Matos, química, Rio de Janeiro

Vera Lúcia Santana Araújo, advogada, Brasilia

Maria Lúcia de Moura Iwanow, professora, Brasília

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sem constituição vale o…

    A segurança jurídica na terra de santa cruz é de qual lado está você e qual o do teu julgador.

    A grande obrada da ap470 é do menino pobre afrodescendente, alegremente acompanhado pelos demais no fecal stf.

  2. Mensalão e Impedimento de Dilma

    Todo o processo de ataque da Cia às instituições brasileiras começaram com a  descoberta do pré-sal.

    O Zé Dirceu era um dos principais alvos para o início desse ataque. Hoje o considero como preso político – o mais grave é que sua prisão foi decretada pela mais alta corte do judiciário, que deveria usar de todos os meios para preservar a dignidade dos cidadãos, dos direitos da cidadania plena, da constituição e da democracia.

    No Brasil, a justiça confunde-se com partido político das oligarquias, dos interesses do capital – a maioria de seus quadros são e sempre foram contra a justiça social no país, a favor da concentração de riqueza, do despreso aos pobres.

    Nos currículos dos juízes deveriam constar disciplinas de nacionalismo, de economia política e social voltada para o desenvolvimento economico e social do Brasil, de geopolítica e interesses das grandes potências num mundo capitalista, sempre prontas a usar de meios escusos para garantir suas hegemonias sobre os recursos naturais e preservação de suas indústrias.

     

    1. mensalão….

      Silêncio e Abandono são ainda mais grotescos, quando vemos perseguição implacável em condenar Lula, enquanto é permitido a Michel Temer, destruir e perseguir provas e agentes que o desmascarou flagrantemente. Assim como foi feito com o Senador Aécio Neves  Ambos no exercício do mandato e usando o Estado Brasileiro para a preservação da sua criminalidade. Mas o mais grotesco é o silêncio das ruas, esquerdas e forças progressistas ao não defender uma das sua maiores figuras e silenciar sobre crimes explicitos e seus realizadores. A pergunta é se não é a Justiça e o Estado que almejavam desde o começo, Republicano e Democrático? Se era este, porque não exigem equidade das ações do Poder Judiciário? A aberração da cleptocracia de 2017 é facilmente explicável. O Brasil também    

  3.  Quando completei meus 26

     
    Quando completei meus 26 verdes anos,estava escrito em uma agenda do Papai,que guardo comigo até hoje:”Hoje é o aniversario do meu querido amigo,meu filho que tem de mim tudo.A generosidade,a grandeza da alma,a bondade imensa.O nome querido e digno do seu Pai”.Das tres virtudes que ele enxergou em mim,a grandeza da alma é que mais me comoveu,e nesse caso entra a figura emblematica de José Dirceu de Oliveira e Silva.Idealista,leal,correto.Jamais mereceu o tratamento indigno que o partido do seu coração em que ele desponta como um dos seus principais artifices e ajudou a fundar,o legou.Abandonado a propria sorte,em nenhum momento se afastou dos seus permanentes ideais,e teve razão de sobra para faze-lo.Nem Lula agiu corretamente com ele.A unica pessoa que o referendou e em tempo algum o deixou no ostracismo,levando sempre sua palavra de conforto foi a valente,corajosa e corretissima jornalista Hildegard Angel,não conheço mais ninguem.O post recebeu até agora 6 comentarios de alguns gatos pingados que aqui aportam,a mostar que a grandeza da alma que o Papai me honrou,não vale muita coisa,quase nada,nestes tempos de incerteza e solidão.

  4. O PT e o governo da

    O PT e o governo da presidenta Dilma foram miseráveis no tratamento dos acusados na AP 470. Tiraram o corpo fora posando de limpinhos e, pela covardia, agora estão aí na mesma condição dos acusados. O não enfrentamento dos fascistas que começaram o ataque no mensalão levou ao estado policial que temos hoje. Sequer foram capazes de usar o programa do partido para explicar que o mensalão do PSDB foi omitido e perdoado. Dilma silenciou ao mesmo tempo que nos mandava mudar de canal quando pedíamos uma Lei dos Meios. 

    Não esqueço da falta de solidariedade aos condenados. 

    1. Como Aponta Dirceu: Agora é Dar a Lula o Que Não Foi-lhe Dado

      A maior homenagem que pode-se prestar no momento ao Grande ‘arquiteto’ Zé Dirceu é mostrar que permanecemos aprendendo com as atitudes permanentes do próprio, escancarando agora que outro é o inimigo.

      Agora é dar a Lula o que não foi dado a Dirceu, sem esquecermos do Vaccari, assim que possível, para não dispersar as forças do que no momento é essencial para o que desejamos que siga-se.

      Cristalino como água de bica de Passa Quatro, como necessário haverá o momento certo de discutir-se tantas relações quantas se fizerem apropriadas a não mais se cometerem os mesmos erros e equivocos.   

      1. Aos pouquinhos você vai

        Aos pouquinhos você vai reconquistado a credibilidade arrranhada quando,inadivertidamente,imputou ao ex Ministro Zé da Justiça,a condição de maestro ao cair da noite,dedilhando a Quinta e a Nona Sinfonia de Beethoven.A bem da verdade companheiro Fr@ancisco,eu nunca vislumbrei na figura boçal de Zé da Justiça um petista convicto.Se você tivesse uma memoria como a minha,lembraria da famosa CPI do Mensalão,quando o Maestro Zé Cardozo foi flagrado de braços dados com Daniel Dantas.Se os grampos com audio envolvendo ele aparecerem,sua decepção vai ser em dose dupla.

  5. A condenação de Dirceu: Uma farsa!!

    Santa ingenuidade de muitos que não perceberam a maior farsa jurídica, demonstrada pela revista Retrato do Brasil, que fez uma investigação sobre as denuncias e as incongruências das provas. Naquela época era previsível que se chegaria a esse nivel de perseguição aos petistas para manter o antigo status quo dos representantes políticos da elite corrupta nacional e internacional que desenhava a criminalização da atividade politicas dos nomes relevantes do PT, que culminou com a condenação de Dirceu, Genoíno, Jõao Paulo Cunha com base em suposições e que foi muito bem analisada e repudiada publicamente por professores do direito nas redes de TV que cobriam ao vivo o julgamento, vejamos o vídeo apresentado por Fernando Morais:

    https://www.youtube.com/watch?v=4lePOjgOyLU

  6. O que é realmente grotesco é,

    O que é realmente grotesco é, após toda a sujeira, roubalheira e compra de políticos desvendadas pela Lava Jato, existir gente que ainda vê injustiça no julgamento do mensalão.

    1. No Raso, Nâo Mergulhe

      Cara, para entender por que será ignorado, digamos que seja um daqueles que se afogam com água na canela.

      No raso, se é que você me entende, conforme diria Edson Arantes.  

    2. Vai se informar. O Joaquim

      Vai se informar. O Joaquim Barbosa isolou o banqueiro Daniel Dantas, real financiador da agencia do Marcos Valério e esqueceram no escaninho o “mensalão” do Psdb. Que pra começar nem mensalão era.

      Do mesmo buraco fascista onde nasce hoje o “baton na cueca” e o “pacto de sangue” nasceu o “mensalão”. A jornalista do furo hoje é sabuja dos Marinho na Rede Globo e o Roberto Jeferson é amigo do Temer e sua quadrilha.

    3. Vai se informar. O Joaquim

      Vai se informar. O Joaquim Barbosa isolou o banqueiro Daniel Dantas, real financiador da agencia do Marcos Valério e esqueceram no escaninho o “mensalão” do Psdb. Que pra começar nem mensalão era.

      Do mesmo buraco fascista onde nasce hoje o “baton na cueca” e o “pacto de sangue” nasceu o “mensalão”. A jornalista do furo hoje é sabuja dos Marinho na Rede Globo e o Roberto Jeferson é amigo do Temer e sua quadrilha.

  7. E não é que precisam vir seis

    E não é que precisam vir seis mulheres para expor nosso marasmo ? Estou com uma baita vergonha desse sexo “frágil”.

    1. Uma coisa ou outra,tal qual

      Uma coisa ou outra,tal qual sua graça companheiro Duduoutro.Se se refere a condição fisica,sem duvidas,sexo fragil.Para todas as demais condições impostas,não tão fragil assim.Um abraço.

      1. Outro abraço a você, Juninho,

        Outro abraço a você, Juninho, de quem aprecia seus (nem todos) comentários demolidores. Depois desse negócio de UFC-MMA, que detesto, não são frágeis nem na condição física. Se lutarem com um homem este já entra em desvantagem, pode levar um chute no saco sem poder devolver. O mais é menos. Veja para as demais condições que coloquei frágil entre aspas.

  8. Pois é..

    As Martin Luther King Jr. wrote: “History will have to record that the greatest tragedy of this period of social transition was not the strident clamor of the bad people, but the appalling silence of the good people. … In end, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends.”

    http://spiritualcleansing.org/wp-content/uploads/2015/10/In-the-end-we-will-remember-not-the-words-of-our-enemies-but-the-silence-of-our-friends..jpg

  9. Como já afirmei várias vezes,

    Como já afirmei várias vezes, só há uma solução para este problema e acabar com a ditadura tucano/midiático*/judicial: balas.

    É inocência não perceber que foi este consórcio que deu o golpe de 2016 e jogou a país nas trevas. Não temos democracia, somente estado de exceção.

    * capitaneada pela globo, o maior inimigo que o Brasil já viu.

  10. Em qualquer governo este cidadão

    faria o mesmo funcionar tal e qual relógio suíço !

    Até os vencedores da Segunda Guerra Mundial, os estadunidenses encontraram em um certo engenheiro fogueteiro alemão, um feroz inimigo dos vencedores, valores que o convidaram a assumir projetos extremamente importantes para os EUA, e de sucesso!

    Me refiro ao alemão Wernher von Braun, construtor das bombas nazistas V1 e V2, e posteriormente chefão da NASA, quando conseugiu pôr gente na lua.

    Certamente o Zé Dirceu no governo atual evitaria que os atuais políticos governistas fossem chamados de pombos de catedrais (segundo José Simão)!

    1.  
      Engraçado…eu jurava que o

       

      Engraçado…eu jurava que o vencedor da Segunda Guerra Mundial tinha sido o Papai Noel. O bondoso velhinho que, desembarcou em Berlim todo vestido de vermelho-comunista, dependurado no bico de uma Cegonha que o transportara, com um presentinho pra Titio Hitler.

      Dizem, que se tratava da mesma Cegonha que transporta as criancinhas do prineiro mundo.

      Orlando

  11.  
    Calma pessoal, não permitam

     

    Calma pessoal, não permitam o lado “moro/dalagnol” sentar praça, e tomar conta de suas almas. Do contrário, quando despertar estaremos promovendo autos-de-fé. Tal qual os perpetrados pelos enfurecidos seguidores do frade domenicano Tomás deTorquemada, na busca insana de tornar o Brasil, um país de “sangre limpia.”

    Orlando

  12. O grande problema da esquerda
    O grande problema da esquerda e principalmente do PT foi não ter feito as reais reformas de que o Brasil sempre precisou.
    O que fez foi governar ao estilo parecido de sempre, envolver-se com figuras reconhecidamente corruptos (tipo Geddel, por exemplo), até se tornar mais partido entre todos os outros.

    Resultado, os mecanismos políticos e econômicos que sempre existiram no Brasil tratou de retirar o PT e colocar algo mais no seu perfil.

    Para os riscos a mudança pode ter sido boa, mas para a maioria, foi algo com tirar seis e colocar meia-dúzia.

    1. Vc ou é troll ou muito míope

      Para a maioria nao fez diferença? Tirou o país da marca da miséria absoluta, aumentou a expectativa de vida e o valor do salário mínimo, diminuiu um pouco a desigualdade de renda, diminuiu a desigualdade regional. Sem falar no aumento da oferta de ensino superior gratuito e de escolas técnicas, médicos para todos, luz para todos, e outros “detalhes” como esses.

    2. a esquerda…

      O que sempre me pergunto é se alguém que não seja político, que não tenha jogo de cintura para negociar com os corruptos que estão há 500 anos no poder, sobreviveria. O exemplo é claro: Lula é mais político, negociou com a elite para conseguir um pouco para o povo. Dilma me pareceu mais técnica, mais intransigente – como era de se esperar de alguém que colocou emrisco a própria vida pelo país – sofreu um processo de impeachment sem crime. Cultura é algo que não muda rapidamente, às vezes são necessárias alguma gerações para avançar um passo. E aqui, cada vez que avançamos um passo, um golpe nos faz retroceder dois. 

       

  13. Dirceu presidente!

    Aqui nos não abandonamos José Dirceu, José Genoino, Delubio Soares e João Paulo Cunha. Muitos, como o PT de Rui Falcão, silenciaram; outros criticaram Dirceu e demais, dizendo que se estavam sendo julgados e condenados era porque mereciam. Realmente, conta-se nos dedos os jornalistas, todos da imprensa livre, Jânio de Freitas em certos momentos, que bravaram aquele mar raivoso, para defender o estado de Direito. De la pra ca, eles perderam completamente a vergonha e assumiram o estado de exceção politica, que começou com o STF de Barbosa condenando um monte de gente sem as devidas provas.

    1. Em outro Post fiz um

      Em outro Post fiz um comentario elogiando sua postura.Você é uma promessa nesse verdadeiro Deserto dos Tartaros daqui.Mas desta vez discordo de tu.E nem presciso ir muito longe.Olhe o Som ao Redor,e veja quantos comentarios produziu esse Post.

  14. Perdoe-me, mas, com toda a

    Perdoe-me, mas, com toda a certeza do mundo… eu não posso acreditar em burrice de quem chega ao poder. Não de modo total, já que ausência de sabedoria pode ser, sim, vista como burrice.

    Se eu, um caipira aqui de cima d’umas serras nos cafundós do Nordeste onde Judas perdeu as botas percebi desde o início o que estava acontecendo, jamais vou me convencer que um monte de profissionais, gente com treinamento em estudar a mente e as técnicas todas de dominação já desenvolvidas pelo mundo afora… foi incapaz de perceber de pronto do que ali se tratava… não! Não me convence.

    Na minha opinião foi briguinha de facção partidária que retardou ou simplesmente não fez absolutamente nada pra conter o dique em perigosíssimo processo de rompimento… que continua!

    Os do governo não poderiam jamais terem agido diferente do que fizeram: eram governo! Tinha uma liturgia do cargo a exercer. Já os diretórios do PT… Jesus!!!

  15. Hoje percebemos o quão caro

    Hoje percebemos o quão caro nos custou o silêncio e o abandono do companheiro Zé Dirceu e de todos os outros às “instituições” que – naquele momento e como agora – diziam estar em pleno funcionamento. Não percebíamos, então, a serviço de quem funcionavam.

    Já nós, o povo brasileiro, pagamos um alto preço por nosso silêncio, por nossa omissão!        

    Não me inclua nessa falta de consciência… Na época do mensalão uma coisa que não me saia da cabeça era o poema de Martin Niemoller.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador