Zé Dirceu é vítima da hipocrisia

Com o título de Dirceu é pressionado por Rui Falcão a sair do PT, mas diz que ninguém o tira, a colunista social Mônica Bergamo publicou a seguinte nota na Folha de S. Paulo desta 4ª feira, 11:

A situação de José Dirceu no PT chegou a um impasse. O presidente do partido, Rui Falcão, diz abertamente a vários interlocutores que o ex-ministro deveria se desfiliar da legenda. Fundador da agremiação, Dirceu recebe os recados. E responde: do PT ele não sai, do PT ninguém o tira

USO PESSOAL 

Falcão, que chegou a ser explícito em uma entrevista à Folha ao afirmar que se ‘ocorrer’ uma condenação Dirceu deve se desfiliar do partido, tem dito que o fato de as acusações estarem ligadas a desvio de dinheiro para uso pessoal torna a situação do ex-ministro insustentável.

 

Detesto ver um ser humano com passado ilustre em desgraça, abandonado pelos seus. Mantive-me reticente com relação ao Zé Dirceu durante o processo do mensalão porque a rede chapa branca insistia em proclamar sua inocência e inocente eu sabia que ele não era. Então, preferi calar.

 

Mas, quando se evidenciou que ele estava sendo degradado pelo PT, manifestei minha estranheza num artigo que continuo considerando totalmente válido, este aqui.

 

E agora ocorreu-me ter deixado de abordar um aspecto importante da questão, então o farei em seguida.

 

Se o Zé ora é tratado como a Geni da canção célebre do Chico Buarque, isto se deve à constatação de que desviou dinheiro para seu bolso –além dos cofres do partido, como outros fizeram. Aqueles continuam recebendo solidariedade e desagravos, enquanto a ele querem ver o mais longe possível.

 

Ora, isto não passa de uma deturpação da postura adotada amplamente pelas organizações de esquerda no século passado: considerávamos aceitável tomar dinheiro dos grandes capitalistas para promover a revolução, o que não podíamos era lesar os assalariados, os pequenos e médios empreendedores, nem o Estado, pois seria apropriarmo-nos dos impostos pagos pelo povo.

 

 

O PT parece estar mantendo uma parte deste pacote e descartando outras. Apossou-se de recursos que deveriam estar sendo aplicados pelo Estado em benefício da população e o fez não para aplicar na revolução, mas sim para permanecer mais tempo no poder, com seus governos que podem, quanto muito, ser qualificados de reformistas (aqueles que apenas introduzem pequenas melhoras no capitalismo, tendo desistido de extirparem a exploração do homem pelo homem).

 

 

Há muito tempo deixou de lado as bandeiras anticapitalistas e, neste ano da desgraça de 2015, chegou ao cúmulo de aderir ao neoliberalismo como tábua de salvação, após ter gerado uma gravíssima crise econômica para a qual parece não encontrar uma saída pela esquerda. 

 

Se na hora do aperto vale socorrer-se com o receituário do Milton Friedman, por que o PT passou tanto tempo execrando suas teses? E no que Dilma Rousseff se diferencia afinal, de Margaret Thatcher, Ronald Reagan e Augusto Pinochet, três que poderiam igualmente alegar terem recorrido ao neoliberalismo por falta de solução melhor? 

 

Finalmente: o que nós, revolucionários, tradicionalmente aceitávamos como justificável era a expropriação da grana da burguesia para utilizá-la na revolução. Algo bem diferente de esquerdistas beneficiarem-se de uma associação ilícita  (vantajosa para os dois lados) com máfias empresariais sem estarem encaminhando revolução nenhuma.

 

E, se o butim não ia diretamente para os seus bolsos, servia para sustentar o projeto de poder do PT, do qual também auferiam vantagens pessoais. A diferença me parece ser apenas entre a sutileza e a falta de.

 

Ao fazer do Zé um bode expiatório, o PT acrescenta a hipocrisia aos seus pecados.

 

OUTROS POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quantas bobagens ditas num só

    Quantas bobagens ditas num só artigo. 

    Mentiras da Folha sobre “entrevistas” com Rui Falcão atacando Dirceu são tratadas como se fossem verdade.  Quanta credibiliade a imprensa “burguesa” inspira nesses “esquerdistas” anti-petistas!

    “…Mantive-me reticente com relação ao Zé Dirceu durante o processo do mensalão porque a rede chapa branca insistia em proclamar sua inocência”.  – Quem proclamou a inocência, ou melhor, a ausência de provas que justificassem ele ser acusado e condenado não foi bem a “chapa branca”, mas alguns dos raros jornalistas independentes do país, e inúmeros juristas, dentre os quais um notório adversário das teses do PT, o sr. Ives Gandra Martins. E até mesmo um dos juízes do STF que condenaram Dirceu no julgamento de exceção do mensalão, a sra. Rosa Weber, que afirmou não ter prova nenhuma contra Dirceu, mas que o condenava assim mesmo. 

    No julgamento do “mensalão”, por mais que se tenha buscado, não se conseguiu encontrar nenhum desvio de dinheiro público. Tanto que a acusação teve de inventar um falso desvio de dinheiro do Banco do Brasil, farsa abraçada pela mídia e pelos juízes do STF que condenaram petistas com base nela. Mantiveram até um outro processo sob sigilo, pois nele havia mais provas de que não houve tais desvios.

    “…chegou ao cúmulo de aderir ao neoliberalismo como tábua de salvação, após ter gerado uma gravíssima crise econômica”

    O governo aderiu ao neoliberalismo aonde? Pois se é por sua não adesão ao neoliberalismo que o governo está sendo atacado diuturnamente pela grande mídia e por organizações que servem aos interesses do mercado financeiro e externos, usando da colaboração dos entreguistas, inclusive de servidores públicos, como dizer uma bobagem dessas? O governo está tendo, isso sim, muitas dificuldades em enfrentar essas forças pró-neoliberais, pois elas têm usado das armas mais rasteiras, atacando o governo de forma radical, como prisões políticas, mentiras propagadas através da grande mídia, agressões verbais a membros do partido e do governo em locais públicos, ameaças explícitas de impeachment contra a presidente, locaute no transporte por caminhões, etc. Quanto à “gravíssima crise econômica”, esta é mais uma das ilusões que a grande mídia incutiu na mente de todos. Pois há uma crise econômica mundial, grave sim, mas que no Brasil, graças à ação do governo, foi durante sete anos atenuada, mas que em 2015, reforçada pela atuação sabotadora da grande mídia e da oposição no Congresso, mais a condução politiqueira da Lava Jato, acentuou-se, e também por problemas temporários como o agravamento da seca, que inflacionou o custo de energia elétrica. No entanto, o Brasil já viveu,  e superou, crises muitíssimas vezes mais graves. Hoje, graças à condução da política econômica do governo do PT, o país não precisou recorrer ao FMI, e dispõe de reservas internacionais de US $ 370 bilhões, mais do que já teve em qualquer momento de sua história. O Brasil, graças ao governo do PT e da competência da Petrobrás, dispõe de reservas gigantescas de petróleo no pré-sal, que vai garantir a melhoria da educação nos próximos anos. Graças ao governo do PT, o país conta hoje com um mercado interno resistente, que ajudará ao país a sair da crise, mesmo com toda a oposição torcendo contra. Se o desemprego aumentou em 2015, essa piora veio logo após um período de nível de emprego recorde no país, ou seja, o saldo de empregos gerados nos últimos anos, de cerca de 20 milhões durante o governo do PT, ainda é muito alto, mesmo contando 2015. A crise real é muito mais política e “midiática” do que econômica. Portanto, a “grave crise econômica” é ainda um desejo dos que foram derrotados na eleição que ainda não se realizou, pelo menos não tanto quanto necessitariam para emplacar o golpe almejado, pois o Brasil hoje tem muito mais resistência do que tinha até alguns anos atras.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador