Zé Renato: Por você (Vinicius de Moraes – Francisco Enoé)

O cantor e compositor Zé Renato, que já integrou o grupo Boca Livre, canta neste vídeo a música “Por você”, lançada no premiado CD É tempo de amar, no qual interpreta apenas músicas da Jovem Guarda. Trata-se da única composição de Vinicius de Moraes, feita em parceria com Francisco Enoé, com influência do movimento liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Foi originalmente gravada por Ronnie Von para a trilha sonora do filme Garota de Ipanema, de Leon Hirszman.

Zé Renato é afilhado de Silvio Caldas, filho da bossa nova, lançado por Edu Lobo, tendo como ídolo maior o cantor e compositor Milton Nascimento. Começou na música muito cedo, aos 17 anos, mas nessa época se dedicava somente às composições. Só mais tarde, no grupo Boca Livre, é que descobriu o canto. Atualmente se apresenta em carreira solo e já gravou vários trabalhos, sendo o primeiro “Fonte de Vida”, de 1982. Já teve composições suas interpretadas por Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Zizi Possi e Lulu Santos.

Muita gente estranhou quando Zé Renato decidiu gravar um disco só com canções de iê-iê-iê, mas a Jovem Guarda segundo o artista esteve muito presente em sua formação musical. “Meu primeiro violão, presente de meu pai aos 14 anos, era assinado por Sílvio Caldas, muito amigo dele. Mas a primeira música que eu aprendi foi ´Namoradinha de um amigo meu´. E olha que não era fácil, era em tom menor, tinha uma harmonia interessante…, disse Zé Renato em várias entrevistas. Ele argumentou que desde garoto ouvia aquelas canções e, embora não fossem sua praia, se interessava pelas letras diretas, simples, e pela beleza de muitas das melodias. Assim, após receber proposta para gravar “É tempo de amar”, originalmente gravada por Roberto Carlos, para a novela “A Favorita”, da Rede Globo, decidiu ampliar o projeto, tanto que outra faixa – Coração de papel” – acabou entrando na trilha de outra novela, Escrito nas estrelas. O resultado é um belo disco, elogiado pela crítica, assim como foram os passeios musicais que fez em torno de Silvio Caldas (Arranha-céu, de 1994, e Silvio Caldas 90 anos, de 1998), Zé Kéti (Natural do Rio de Janeiro, de 1996) e de Noel Rosa e Chico Buarque (Filosofia, de 2000).

Confira a letra de “Por você”:

Se você quiser a lua
Eu lhe digo: tome, é sua
Porque eu fiz a lua pra você

Se você quiser a estrela da manhã
Amanhã mesmo
Eu pego e mando pra você

Por você todas as flores
Exibiram novas cores
Tudo pura inveja de você

E milhões de passarinhos
Nos seus ninhos
Compuseram
Este lindo iê-iê-iê

Por você, senhorazinha, menina
Que mais linda não vai ter nunca mais
E que além de ser pra frente, barra-limpa
E papo firme por demais

Por você
Se for o caso
Eu lhe juro que me caso, meu amor
Eu caso com você

É um atraso
Mas eu caso
Porque estou perdidamente apaixonado
Por você

Por você, senhorazinha, menina
Que mais linda não vai ter nunca mais
E que além de ser pra frente, barra limpa
E papo firme por demais

Por você
Se for o caso
Eu lhe juro que me caso, meu amor
Eu caso com você

É um atraso
Mas eu caso
Porque estou perdidamente apaixonado
Por você

http://www.youtube.com/watch?v=_N5s_8qCnyQ&feature=player_embedded

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador