Zema quer extinguir Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

A instituição atua com trabalhadores de saúde e lhes dá como universo a saúde pública e coletiva, aproximando trabalhadores da área à produção do conhecimento

Jornal GGN – O Sind-Saúde, de Minas Gerais, pronuncia-se em defesa da Escola de Saúde Pública de MG (ESP/MG) agora na mira de extinção pelo Governo Zema. O sindicato deve acionar o Ministério Público Federal e trabalhar para a abertura de audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para impedir o fechamento da escola.

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais foi criada em 1946. É a mais antiga escola estadual de saúde do Brasil. Entidades como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) condenaram a intenção do governo Zema de fechar a instituição que forma profissionais para atuação na saúde pública e grande defensora do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A instituição atua com trabalhadores de saúde e lhes dá como universo a saúde pública e coletiva, aproximando trabalhadores da área à produção do conhecimento sobre saúda das maiores universidades públicas brasileiras.

O governo de Romeu Zema anunciou, por meio de projeto de lei (368/3,29), enviados aos deputados, a pretensão de submeter a ESP/MG à Secretaria de Estados de Saúde (SES/MG). Com isso, ele tira a autonomia administrativa da Escola, que fica impossibilitada de tocar as atividades acadêmicas como a criação e manutenção de cursos na área da saúde.

O PL também passa a gestão dos bens imóveis da ESP/MG para o controle da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o que pode vir a inviabilizar a estrutura atual da Escola que funcionar em um prédio localizado em região de fácil acesso, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A cada cinco anos a ESP/MG é avaliada pelo Ministério da Educação, que vêm validando as propostas de cursos na área de saúde.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada de novo no front. Eles nao tem culpa, sao honestos, estao entregando tudo que prometeram. Nessa eleicao ninguem foi enganado, os eleitores bolsonaros (adjetivo, com bem definiu o Xixo) queriam e pediam isso tudo. Mas, e so aguardar, como sao tremendamente hipocritas, logo, logo vao dizer que nao votaram, ou que votaram em branco ou anularam o voto. Alguns extrapolarao e vao dizer que sao Lula desde criancinha.

  2. Zema é mais um ignorante, que segundo alguns está alinhado com o ideário liberal. Neste ideario tudo que é publico e para o publico deve ser extinto. No auge vão querer extinguir o proprio publico. Um governador que não sabe a importância da Saude Publica e tenta fechar uma Escola de Saúde Publica, simplesmente porque ela fala da saude publica demonstra uma incompetência monstruosa. O mantra ideológico liberal tem criado estas figuras que pensam que o mundo é uma planilha, mas que de fato escondem interesses muito pessoais e próximos. A falta de noção social destes homens mostra apenas, mediocridade, pequenez. Não me venham com inteligência ligado a riqueza, pois estes homens sabem apenas mexer com a caixa registradora. Sobre o resto do mundo, nada sabem.

  3. A receita da ideologia liberal
    1- Você acabe com qualquer instituto que fale sobre problemas sociais, problemas agŕarios, problemas trabalhistas, problemas educacionais , problemas de saude e questões sociais E todos estes problemas irão desaparecer.( Num outro capitulo falaremos de partidos e sindicatos e organizações que insistem em falar sobre estes assuntos.

    – E todos estes problemas irão desaparecer.
    E tudo vai melhorar.

    3- Focalize apenas no que é importante, isto é a planilha, e focalize na coluna de gastos.
    Fale sempre sobre gastos para conscientizar a população. Diga aos desempregados que vai demorar, mas tudo vai acabar bem.

    E assim tudo vai melhorar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador