A ciência não está morta: a verdadeira fé não despreza o conhecimento, por Albertino Ribeiro

A ciência não está morta: a verdadeira fé não despreza o conhecimento.

por Albertino Ribeiro

A ciência ou Deus? Esta não é uma pergunta inteligente e nem válida. A bíblia, por exemplo, não tem como pretensão ser um livro científico; seu objetivo é ético, espiritual e moral.

Contudo, os fundamentalistas insistem em colocar ciência e Deus em lados diametralmente opostos, um tremendo erro. Entendo que Deus é absoluto e a própria bíblia afirma isso.

Na filosofia Hegeliana, embora alguns discordem, o absoluto do seu sistema é o próprio Deus. Ele é o eterno de onde surgiu todas as coisas. Assim sendo, a ciência está subsumida no Deus absoluto que conduz o processo, utilizando mentes brilhantes que inventaram as vacinas, por exemplo. Ah! Esqueci: criaram também a ivermectina(para piolhos e vermes) e Cloroquina (Malária e doenças autoimunes).

Colocar Deus e ciência como antagônicos põe sobre esta um simbolismo quase satânico, pois a palavra “satanás” significa antagonista, opositor. É justamente aí que surge o desapreço pelo conhecimento científico de alguns crentes, fazendo com que pessoas inescrupulosas tirem proveito desse erro, arrebatando milhões de seguidores para o obscurantismo (trevas).

Muito pelo contrário, até mesmo o comportamento de um bom cientista guarda um paralelo com as recomendações do médico dos médicos (Jesus). O bom cientista deve ser humilde; deve compartilhar seu conhecimento com a humanidade, transformá-la e, até mesmo, salvá-la.

Por seu turno, aqueles que se arvoram contra a ciência são guiados pela arrogância, excesso de confiança e imprudência (tudo que Jesus condena). São facilmente persuadidos e crédulos, o que aumenta a possibilidade de assumirem um comportamento de manada. Agora você entende por que gado, né?

Para o físico Marcelo Gleiser, professor da Dartmouth Colleger, nos Estados Unidos, religião e ciência são complementares. Gleiser ganhou ano passado o prêmio Templeton, láurea que incentiva o diálogo entre ciência e espiritualidade. Em anos anteriores, tivemos Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama entre os laureados.

A fé não é desprovida de razão; existe uma lógica que impede o seu uso de forma irresponsável. A despeito disso, muitos arriscam a própria vida e a de terceiros porque acreditam em um Deus todo poderoso e, por isso, fazem aglomerações e não usam máscaras; alguns a consideram uma mordaça.

É lamentável ver pessoas cometendo erros básicos por falta de conhecimento da própria fé. O livro bíblico de provérbios, por exemplo, orienta contra a imprudência: ”o sábio vê o perigo e se afasta, mas o tolo vai ao encontro e sofre o dano!.

O próprio “filho do homem” (não me refiro ao bananinha e nem aos seus pares) orienta contra o excesso de confiança: “não tentarás ao senhor teu Deus”. Essas palavras o Cristo disse ao pai das fake news que tentou convencê-lo a atirar-se do lugar mais alto de um prédio. Utilizando uma falácia, o opositor usou a própria Torá e disse que Jesus podia atirar-se, pois os anjos de Deus o protegeria e não o deixaria morrer.

Os cristãos deveriam fazer como Jesus fez – aliás, a palavra cristãos se significa imitadores de cristo – devem usar a consciência crítica e duvidar das frases prontas, colocando-as em seu devido contexto.

Contudo, o messias que a maioria resolveu seguir é outro cujas ações assemelham-se mais ao antagonista.

“A sociedade se enriquece com o diálogo entre ciência e fé, que abre novos horizontes ao pensamento. Os progressos científicos devem ser iluminados com a luz da fé, para que respeitem a centralidade da pessoa humana. – Papa Francisco.

Redação

Redação

Recent Posts

TVGGN: Rogério Andrade é o maior chefe do crime organizado do Brasil

Apesar da longa lista de acusação de homicídios, bicheiro também é recordista de absolvições e…

41 minutos ago

A presença do general De Gaulle no Brasil em 1964, por Daniel Afonso da Silva

Essa passagem do general pelo Brasil foi sua primeira e única. Mas sua presença já…

47 minutos ago

Comentário de Frederico Firmo ao post ‘O caso Daniela Lima…’

Nos programas globo news de notícia, agora pululam discussões, aliás existe discussões de fato e…

2 horas ago

A anorexia econômica e o medo de crescer, por Luís Nassif

A irracionalidade do mercado, a chuva de bordões sobre a economia atingiu seu ápice em…

3 horas ago

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

13 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

13 horas ago