A estratégia de Marina fortalece Bolsonaro, por Guilherme Scalzilli

A estratégia de Marina fortalece Bolsonaro

por Guilherme Scalzilli

Ganha ressonância nos círculos marinistas a narrativa de que a candidatura Lula pode levar à vitória de Jair Bolsonaro em 2018. O ódio ao petista incentivaria a polarização do cenário e culminaria num inevitável triunfo da extrema direita no segundo turno.

Por enquanto é apenas propaganda eleitoral de Marina Silva, ou melhor, um teste visando aprumar seu discurso de campanha. Para deixar a esfera do pensamento desejoso e alcançar status de hipótese razoável, seria necessário avaliar duas premissas básicas: a existência de segundo turno e as chances reais de Bolsonaro.
Num ambiente de rejeição maciça à política, a perspectiva de uma vitória do petista ou de um aliado seu no primeiro turno é mais do que plausível. Parte da rejeição a Lula será transferida para abstenções ou votos nulos e brancos, enquanto a aliança petista começará com um terço do eleitorado garantido. Bem perto da metade do contingente “útil”.

Como antecipei em outro artigo, o pretendente a Trump brasileiro virá de uma estrutura partidária ampla, sólida e profissionalizada. Algo que só existe no consórcio golpista, mais precisamente nos setores beneficiados com a Lava Jato, embalados no antipetismo das hordas verde-amarelas. Em resumo, o PSDB de São Paulo.

Mesmo na improvável hipótese de formar uma coligação abrangente, Bolsonaro não tem perfil de candidato à presidência. Sua “plataforma” é autodestrutiva, caricata, fadada a um nicho irrelevante em nível nacional. E a figura não sobrevive a uma semana de rolo compressor da mídia alinhada ao tucanato paulista.

É fácil perceber por que os planos de Marina dependem tanto de mudanças no quadro sucessório. Ela se encaixa mal num antagonismo PT x PSDB. Não monopoliza nem o miolo conciliador nem a defesa da Cruzada Anticorrupção. Tampouco está nos planos da direita organizada, já em dificuldade para satisfazer todas as suas facções.

O eventual crescimento de Bolsonaro seria fundamental para afirmar a relevância do “centrismo republicano” de Marina. O fenômeno diminuiria as chances de vitória petista no primeiro turno e embolaria a disputa pela outra vaga na reta final. Mas, principalmente, ajudaria a ex-ministra a preencher o vazio pragmático de seu discurso antitudo. 

A estratégia de Marina fortalece Bolsonaro simbolicamente, no sentido de lhe conferir uma força que ele não tem, de reforçar a sua ilusória viabilidade eleitoral. Por tabela, faz de Lula um vilão coadjuvante da escalada reacionária, insuflando a militância a atacá-lo sob o pretexto do bem maior. A contribuir, portanto, com a pauta da direita.

Se isso é tudo que o projeto marinista pode acrescentar ao debate eleitoral, talvez fosse menos vexatório imitar o resguardo silencioso de sua líder. 

http://guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2017/07/a-estrategia-de-marina-fortalece.html

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Primeiro uma afirmação: esta
    Primeiro uma afirmação: esta estratégia tem por finalidade garantir um lugar como vice na chapa do fascistinha nervoso.
    Segundo, uma pergunta: por que é mesmo que a REDE é chamada de partido de esquerda? Como pode um partido de esquerda ser presidido por esta senhora?

  2. Extremista oportunista

    Bolsonaro tá mais para Le Pen, o pai Jean, no inicio de suas campanha na década de oitenta, em que exalava xenofobiia por todos os poros e se destacava na mídia apenas e tão somente por isso e a promessa, claro, de varrer do mapa da França e da Europa toodos os mulçumanos e judeus.  

    Sua filha deu uma glosada no discurso, expulsou o pai da legenda e conseguiu ir ao segundo turno agora, depois de mais de trinta anos.

    No futuro, talvez, Jair venha a se tornar conhecido como o fundador da extrema direita de fato, no Brasil, retirando esta organização do limbo em que vive, como parasitas de outros partidos como DEM, PTB, PMDB e PSDB e outros menos eleitos.

    É um extremista, como muitos políticos brasileiros, com a diferença que viu agora a oportunidade – ou oportunismo – de por a cara para apanhar. E vai apanhar muito.

    Terá ele a coragem e a resistencia dos Le Pen? A ver… 

  3. Em termos militares, Marina

    Em termos militares, Marina Silva é o laser e Bolsonaro é o míssil que ela guia até o alvo.

    Mas em termos estéticos a posição do Bolsonaro é diferente e incomoda. Afinal, enquanto Marina Silva é o cosmético que ilumina a vagina http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Beauty-news/noticia/2017/07/iluminador-para-vagina-e-o-novo-hit-de-beleza-entenda-o-que-o-produto-faz.html Bolsonaro é quem vai levar rola durante as eleições.

  4. Marina, nos poupe de sua

    Marina, nos poupe de sua inconsistencia e nos poupe de trazer a luz da ribalta o nada de Bolsonaro.  Como na ultima eleição, você, Marina, tenta se eleger por exclusão. A  terceira via, sem dizer o que isso quria dizer.  Pra livrar  Brasil de dois males,você oferecia uma caixa preta.   Hoje sabemos que a caixa é preta e oca e vazia.    Mas vai pra casa, Marina, que apesar dapolitica oferecer espaço confortavel para os canalhas, seu perfil já tem muita gente ocupando.   Ah!!! nem criatividade você tem. Sempre que pode, mostrar seu ódio ressentido ao PT, o que é uma péssima bandeira.  O Brasil precicsa de conciliação que olhe para o povo pobre.  Não éo seu caso….

  5. De novo……

         Este papinho sobre o Capitão já esta enchendo o saco, tanto a esquerda, como alguns setores liberais e da midia de massa, estão embarcando nesta “candidatura”, até mesmo a insulflando, porque estes entes só enxergam o dia de hoje, ou no maximo a semana seguinte, ainda não entenderam que o Capitão trata-se de apenas um “coelho”,  ele mesmo sabe que suas chances são limitadas – o Capitão se conhece, pode ser histrionico, “faz um tipo”, testa limites, mas não passa de um “operacional”, burro ele não é, nem um pouco.

           O Capitão esta se “montando”, não como candidato, mas como um “eleitor” de outro(s)

  6. Boa Noite,
     
    Permita-me

    Boa Noite,

     

    Permita-me discordar gentilmente.

    Em primeiro lugar, não creio que Marina esteja beneficiando o Bolsonaro. Ela é uma mulher lúcida, estadista, coerente, competente e ética. Nesse clima de ódio que está corroendo o coração dos brasileiros, precisamos exatamente de pessoas como Marina para amenizar e esquilibrar nossa situação política, social e emocional, que a cada dia piora mais. A última coisa que precisamos são de políticos incentivando o confronto e o ódio entre os brasileiros. Ninguém aguenta mais tanto ressentimento. 

    Depois daquela campanha terrível, cruel e difamatória que ela sofreu nas mãos do PT, Marina teria motivos suficientes para se ressentir com o partido no qual permaneceu mais de 25 anos. Apesar da falta de caráter da campanha de Dilma e seus marqueteiros, a mesma continuou equilibrada e lúcida, dando poucas entrevistas, exatamente por saber que suas palavras têm um peso enorme na emoção de milhões de eleitores. 

    Se existe algum ressentimento é por parte dos petistas, que desde a saída de Marina em 2009, entraram em profundo estado de mau humor. Também é sabido por todos que Lula errou feio em ter dado a presidência para Dilma, que nunca primou de inteligência, equilibrio e competência. Perderam as ruas e a confiança dos brasileiros. A história andou e espero que Marina seja presidente, para que possamos ficar finalmente em paz. 

    Abraços,

    Renan

    1. Fico impresionaado como ainda

      Fico impresionaado como ainda existem pessoas que tem fé na marina. é realmente inacreditável.

      O Itaú tentou comprar um presidente como não conseguiu, patrocinou o golpe e recebeu R$ 25 bilhões de pagamento.

      Porque a direita queria a marina?

      Porque tem conhecimento da incompetência dela e seria muito fácil a manipulação para aprovar as mesmas reformas que o governo golpista está promovendo.

      Quando vejo alguém falando de psdb, aécio, bolsonaro, marina, alckmim e outros menos cotados para a presidência chego a conclusão que o brasil não tem mesmo jeito não.

      Este gente não enxerga um palmo diante do nariz.

    2. Renan

      Você tem razão até a página dois, mais ou menos. Marina é inteligente, articulada, notável , competente.

      Articulada e articulável, esse que é o problema.

      Quem tem atrás de si o apoio do maior banco da américa latina vai dar o que para o povo, dinheiro emprestado?

      E como ela é também uma pessoa de fé, com apoio maciço dos crentes (evangélicos), só deus mesmo pra ter misericordia do povo, porque os seus ministros a gente já conhece.

  7. O poder judiciário vai
    O poder judiciário vai impedir a candidatura de Lula em 2018 e, talvez, veremos uma disputa entre Alkimin e Bolsonaro, infelizmente!

    1. Otimismo pragmático.

      Nossa!! Que cenário lindo, hein?? Não seria melhor dar um tiro na cabeça ou jogar-se do décimo andar do prédio?

  8. A “estratégia” de Marina – o fuxico.

    Meu Deus…!!

    Se é isto a estratégia desta senhora, a tal doença que ela tem deve estar progredindo.

  9. Lula é um dos responsáveis pelo estado em que estamos

    Ao eleger um poste voluntarista que arrasou a economia, abriu a porteira para a pior direita. Como nunca demonstrou ter consciência de qualquer falha sua, não parece que vá evitar os equívocos que nos trouxeram onde estamos. Por isso a esquerda depender apenas de Lula é um erro. Principalmente pela polarização que ele ajudou a induzir É simplesmente ABRIR OS OLHOS E VER: todos os lugares onde a esquerda latino americana arrasou a economia a porteira foi aberta para a direita: Brasil, Venezuela, Argentina; enquanto nos lugares onde a esquerda não promoveu teorias econômicas estapafúrdias, ela continua no poder: Uruguai, Equador, Bolívia. Enquanto aqui no Brasil a Gleisi está lá fazendo o elogio a Maduro…

    1. Olha o nível…

      Tres comentarios de bolsominion….  Dever ser todos de unma mesma pessioa.

      Nassif, abre o olho, os noia estão invadindo seu blogue…

      Daqui a pouco isto está pior que o Antagonista.

      1. Tony

        Um bolsonarista defenderia Uruguai, Bolívia e Equador como exemplos de países governados pela esquerda que não devastaram a economia – e que por isso continuam à esquerda? O PT foi esvaziado por conta de comentários como o seu, para os quais qualquer crítica aos erros DE FATO cometidos por Lula, Dilma e o PT são entendidos como vindos da direita. Aliás, o PT perdeu grande parte da classe média exatamente por esse tipo de arrogância. E é esse tipo de arrogância que me leva a dizer: o PT não tem conserto.

  10. Exagero

    Muito exagero o que falam de Bolsonaro. Minha visão sobre ele mudou muito depois de conhecer suas ideias e posições em suas redes sociais, fora da mídia sensacionalista e muitas vezes com fobia a mudanças.

  11. Um pais que tem marina e

    Um pais que tem marina e bolsonaro candidatos a presidente tem mesmo é que ir para o inferno. PQP.

    “seria necessário avaliar duas premissas básicas: a existência de segundo turno e as chances reais de Bolsonaro.”

    Alguém pode garantir que teremos eleição em 2018? Tenho sérias dúvidas.

    Os golpistas não ganham em nenhuma hipótese. Se perderem, perdem o foro privilegiado.

    Se houver qualquer chance de o Lula disputar e ganhar vão deixar ter eleição?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador