A falácia sobre as mortes dos soldados das PMs, por Rogerio Maestri

A falácia sobre as mortes dos soldados das PMs

por Rogerio Maestri

Há algum tempo assisti num destes programas de ações policiais nos Estados Unidos uma reportagem tremendamente icônica. Um grupo de agentes da DEA (Drug Enforcement Administration) que tem por objetivo o combate as drogas, com mais uma série de policiais locais, se dirigiram para uma casa situada num dos desertos norte-americanos para dar uma batida na mesma. Chegaram no meio da noite e, com uma série de equipamentos de visão noturna, verificaram que a posição da casa, as possibilidades de se aproximarem sem ser detectados, não eram boas e poriam em risco a vida dos policiais e agentes. Mesmo prejudicando a ação, chegaram a conclusão que deveriam voltar no outro dia com mais tropas e com melhores condições estratégicas, recolheram os equipamentos e no outro dia entraram na casa que já não tinha ninguém.

Este vídeo que assisti não era tirado de um filme de Hollywood em que dois policiais valentões teriam em tese chutado a porta da casa, entrado, morto quinze narcotraficantes e saídos ilesos ou com um tiro no braço. Ou seja, o que assisti não era uma fantasia cinematográfica feita para animar bolsomitos e direitistas em geral aqui e acolá, mas sim de uma situação real de um possível confronto em que a vida de todos foi levado em consideração.

Tanto os soldados, quanto os comandantes das polícias militares reclamam que seus agentes morrem numa proporção bem maior do que em países civilizados e esquecem que para morrer menos como em países civilizados devem antes de qualquer coisa serem CIVILIZADOS.

Agora algo que nunca é dito e que precisa ser vulgarizado, é que os maiores culpados pelos graus de mortandade de criminosos, soldados e pessoas que morrem pelas chamadas balas perdidas são na realidade os COMANDANTES DAS POLÌCIAS MILITARES brasileiras e seus chefes imediatos, os governadores.

Segundo a capenga estrutura da nossa polícia, há uma polícia que deveria servir para investigar, a chamada polícia civil, e outra que serviria para fazer o policiamento ostensivo e eventualmente o enfrentamento direto com grupos armados.

Porém o que ocorre, temos uma polícia civil subdimensionada que investiga quando pode e/ou quando os convém e que faz ações de enfrentamento também quando pode e/ou lhes convém. Também a polícia militar, que deveria ser utilizada para apoio de ações da polícia civil, faz as suas investigações sem o mínimo treinamento e legalidade para isto, e realiza ações de enfrentamento a grupos armados mais dentro da lógica dos filmes de Hollywood do que a lógica das próprias polícias que os filmes fantasiosamente mostram.

O pedido de muitas pessoas pelo fim das polícias militares faz sentido por completo, pois como a ação destas polícias militares, correm quase que totalmente por fora do que a polícia investigativa faz, ou deveria fazer, terminando estas corporações agindo como seus ídolos da TV e cinema, sem a mínima estratégia, com o máximo voluntarismo e resultando no curto prazo numa polícia truculenta e que atira antes de pensar, com resultante deriva para no lugar de combater a criminalidade ser ela própria a criminalidade.

Se olharmos o ídolo nacional desta polícia militar, vemos na figura de Bolsonaro, um verdadeiro farsante em termos de que ele fala e que ele se comporta, é claro pelo assalto que o mesmo sofreu a algum tempo, em que além de sua moto levaram a sua pistola Glock totalmente municiada, mostrando que mesmo ele estando armado não fez nada, e o pior, confessando depois que ficou com medo durante o assalto. Mas há um detalhe que foge a todos, que o capitão Bolsonaro, é chamado de capitão não porque queiram fazer analogia com o Capitão América, mas sim porque ele não passou da patente de capitão no exército, ou seja, toda a parte de logística, estratégia e inteligência, ou ele não conseguiu absorver ou seus comandantes acharam que ele não tinha capacidade para isto.

Ninguém é favorável a morte de qualquer pessoa que seja, ou vereador, ou bandido ou POLICIAL, porém como já disse e vou detalhar mais, os maiores culpados das mortes de soldados da PM são exatamente OS COMANDANTES. Se as ações contra REAIS CRIMINOSOS fossem feitas com planejamento estratégico, com serviço de informações, com treinamento, ou seja, com TÉCNICA POLICIAL. O número de mortes de pessoas não envolvidas no crime cairia praticamente a zero, o número de criminosos mortos diminuiria muito e o número de policiais mortos diminuiria mais ainda.

Porém para que houvesse ações de polícia profissionais, primeiro a polícia militar deveria estar sob o comando de uma polícia investigativa e não contra esta como mostram centenas de atritos que ocorrem entre essas polícias. Segundo os comandantes das corporações precisariam tirar a BUNDA DA CADEIRA e no lugar de ficando puxando o saco de governadores e políticos deveriam fazer estudos estratégicos a cada ação, para otimizar os resultados com a diminuição do grau de letalidade.

Em resumo, os maiores responsáveis pelas mortes de soldados, civis e de criminosos está numa polícia sem treinamento que não seja para matar, sem inteligência e sem mais uma série de táticas de polícia que deveriam ser feitas pelos próprios COMANDANTES DAS CORPORAÇÕES.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Desculpe pelo vacilo”

    Passou de hora de alguém questionar também esses vídeos ridículos onde os policiais expoem moradores de comunidades, jovens e até mesmo menores ao esculacho completo, obrigando a pessoa a pedir desculpas em frente a uma câmera do próprio policial.

    O roteiro é sempre o mesmo: Algum pobre/jovem/negro ingenuamente fazendo ameaças ou alguma brincadeira… logo em seguida mostram os policiais obrigando o cidadão preso a pedir “desculpas pelo vacilo”… algumas vezes a pessoa está evidentemente violentada. 

    Desconheço alguma lei que possa justificar tal imbecilidade…também não vejo ali nada que se diferencie da pura e simples covardia. É 100% óbvio que nunca veremos algum filho de político pedindo “desculpas pelo vacilo”.

    Esses vídeos são feitos com um único intuito: EXIBIÇÃO PESSOAL DO POLICIAL!

     

  2. Quem cospe para o alto verá o cuspe cair-lhe no próprio rosto

    A polícia que mais mata no mundo é a polícia brasileira. É portanto, natural, que seja ela também a que mais morre. Violência gera violência.

    1. Plagiando Georges Clemenceau

      Plagiando e modificando um pouco a frase do primeiro ministro Frances, Georges Clemenceau, que conseguiu derrotar os alemães na primeira grande guerra, que disse:

      La guerre! C’est une chose trop grave pour la confier à des militaires.

      Proponho a seguinte frase, a segurança pública, é uma coisa muito importante para ser deixada para militares.

       

  3. A….

    Falácia? Pelo menos a Esquerdopatia Tupiniquim revela toda sua imbecilidade e mediocridade. Fosse qualquer Trabalhador. Qualquer Brasileiro em qualquer função. Já deveríamos tratar isto como um Atentado à Nação. Um escandâlo e atrocidade inimagináveis e imperdoáveis aos detentores do Poder Público. Pelo mensos foi revelado os responsáveis: os Governadores, os Agentes Polítcos nas Funções Executivas. E não é que estes incompetentes e medíocres chegaram ao Poder e estão lá desde a Anistia de 1979, que ascendeu uma Elite de Esquerda, que se dizia perseguiuida pelo Regime Militar?! Estes medíocres de Esquerda construíram estes 40 anos de Redemocracia e trouxeram o país até esta bárbarie, sentados nas cadeiras de Prefitos, Governadores e Presidentes. E empossou aos seus, nas funções de comando de todo este Estado. “Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará”. Não é que o Articulista revelou o verdadeiro fracasso deste país nestas 4 décadas? Só para citar o RJ, centro desta atrocidade nacional, dois sobrenomes Maia e Cabral, recebem indenizações nababescas por terem sido pretensos persegiuidos políticos. Olha o lixo que tanto Progressismo Socializante trouxe a este país. O Brasil é de muito fácil explicação.    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador