A fauna da imprensa, por Marcelo Laffitte

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A fauna da imprensa

por Marcelo Laffitte

Depois de Cora Rónai colocar formiga no bolo de todo mundo, chegou a vez de Fernando Gabeira trazer um coelho para o cenário. Em seu artigo em O Globo entra em cena o coelho branco de Alice no País das Maravilhas, para dizer: “Ai, ai! Vou chegar atrasado.” Fico imaginando qual será o próximo animal a ser convocado: o Bambi, o Dumbo, o lêmure de Madagascar? Há que se aguardar.

Gabeira gasta várias linhas para dizer mais ou menos o seguinte: “Irmãos, deixemos de briguinhas, e, unidos, pensemos em soluções urgentes para o Brasil, pois já estamos atrasados”. Uai, diria um bom mineiro, dá pra juntar raposas e galinhas em prol do galinheiro? (Ops! Coube a mim trazer mais bichos). É óbvio que não. E, de tão óbvio, não vou nem desenvolver.

En passant (minha mãe ficaria orgulhosa do meu francês, mesmo se soubesse não ir além de bonjour, très bien e au revoir), Gabeira lembra que, na mesma semana da prisão de Lula, também foi presa Park Geun-hye, ex-presidenta da Coreia do Sul. Mas lá, apesar de algumas manifestações, “ela não fez discurso, dispensou visitas e falou apenas com os advogados”. Notícia falsa, porque Park Geun-hye estava presa havia mais de um ano. O que ocorreu no dia 06/04, coincidindo com a data do ultimato dado por Moro para Lula se entregar, foi a condenação de Park Geun-hye a 24 anos de prisão. E morrem na data as coincidências, porquanto, diferente do Brasil, a justiça da Coreia do Sul condenou sua ex-presidenta num processo jurídico normal, que durou quase dois anos, recheado de farta prova material dos crimes apontados. Eu duvido que tenha havido abdução de provas e Power Point

O jornalista ainda recorre à sabedoria judaica para discorrer sobre como estamos transformando “nosso líder” em “ídolo”, termos usados por ele para dar ares de sebastianismo cego e alienado ao nosso movimento. Isto também, na minha humilde opinião, é falso. Quem transformou Lula em um mártir político foram eles, e não nós. Estamos revoltados, e continuaremos revoltados, por saber que um ex-presidente da república foi condenado em um processo rápido e sem qualquer prova. Se provas houvesse, eu que – parafraseando uma importante jornalista especialista em Informática, Moda, Sociologia e História – ”falo única e exclusivamente por mim, e já é responsabilidade que me baste”, estaria tão calado quanto um coxinha sobre a impunidade de Geraldo Alckmin.

No mais, um toque pro Gabeira. Pô, bicho. Se liga aí que o trem da História está partindo. Não vá chegar atrasado, viu?

Marcelo Laffitte é diretor de cinema

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém lembra?
    Alguém recorda o programa do Gabeira na Globo New julgando e condenando o Lula por conta do patrimônio histórico guardado no sítio de Atibaia?

    Pois é, até mesmo o juiz de preto inocentou o presidente por conta de ilações do gênero.

    Não lembro de o Gabeira haver se retratado por tal calúnia e difamação.

  2. E está todo mundo trabalhando

    E está todo mundo trabalhando pros ratos dos Marinhos da Globo. E são sabujos, sem querer ofender a raça dos cães. 

  3. Le révolutionnaire

    A revolução dentro de uma sunguinha de crochê.

    Os bichos exóticos saltitaram do barco chique do PT.

    marta, bicudo, gabeira

    O PT já foi chique, hoje só massa fedida.

    LulaLivre

  4. Aos patos com carinho

    Essa apropriação por parte da imprensa de termos como idolo ou messiânico para se referir a Lula é mais uma forma de explicar aos patos (ficamos na tematica) de que os que apoiam Lula são simplorios e sem entendimento do que fazem e de que Lula os manipula com seu populismo. 

    O Gabeira andou plagiando sua colega Claire Gatinois que parece ser incapaz de entender a importância de Lula para o Brasil e ha varios artigos têm escrito os termos messiânico e messianismo para se referir à popularidade de Lula mesmo apos sua condenação e agora prisão.

  5. Quem já desceu do trem da
    Quem já desceu do trem da História há muito, sinaliza que nele não quer entrar. Tá bom assim, no conforto do presente e no desprezo pelo passado.

  6. “Estamos revoltados, e

    “Estamos revoltados, e continuaremos revoltados, por saber que um ex-presidente da república foi condenado em um processo rápido e sem qualquer prova.”

    Um monte de gente está revoltada não por se tratar de um ex-presidente e sim por se tratar especificamente do ex-presidente Lula, a pessoa que sempre esteve e está profundamente envolvida com o desenvolvimento da soberania, prosperidade e independência do Brasil, com a evolução do nosso país, de uma republiqueta de bananas sob a ditadura de rentistas, senhores de engenho e prepostos de estados estrangeiros para um capitalismo minimamente nacional, que favoreça, a um tempo, o trabalhador e o empresário brasileiro.

    Mas há também um monte de gente revoltada não por se tratar não de um ex-presidente nem do ex-presidente Lula e sim por se tratar da ideia de um Brasil bom para os brasileiros.

    Agora, quanto ao Sr. Gabeira… será que vale a pena chutar cachorro morto? Questionar pastor que só prega para fiel?

  7. Seo Gabeira vai ter emprego bom um bom tempo!

    Leu a bula e tomou o fosfato de marinhol direitinho. Parabéns, Seo Gabeira, o Sr está agora com a memória turbinada! Portanto, continue falando merda e terá emprego e um programa só seu por um bom tempo. Viu?

  8. bom, muito bom!

    Não há nada demais deixar de ser esquerda para se tornar consevador.

    È um direito. É democratico!

    Agora, o Gabeira sabendo do que a direita, a globo e a nossa elite é capaz não devia somar força com eles.

    Não podia dizer o que diz e o que escreve. Sabe que não é verdade o que escreve, o que diz!

    Ai, já é sacanagem.!!!!

    Gabeira, voce vendeu a sua historia por uns trocados.

    É esse o seu legado?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador