A lógica das Cryptomoedas, por Giorgio Xenofonte

cryptomoedas

A lógica das Cryptomoedas

por Giorgio Xenofonte

Em 99,99% do artigos que leio na internet brasileira, encontro sempre as mesmas palavras: É UMA BOLHA, É UM ESQUEMA PONZI (PIRÂMIDE), É UM INVESTIMENTO RUIM, É VOLÁTIL DEMAIS, PERMITE MANIPULAÇÃO FÁCIL…

Respeito quem escreve, apesar de me tirarem um pouco a paciência, pois utilizam as regras comuns do mercado (ações, títulos, etc…) para falar sobre as cryptos.

Aí começa o primeiro erro grave: as cryptomoedas não são um bloco MONOLÍTICO, cada uma é um PROJETO ou um PRODUTO, que pode ou não dar certo…

Vou dar exemplos:

– BITCOIN: surgiu como alternativa para impedir o controle de moedas estatal, após o “bailout” de BILHÕES DE DÓLARES que OBAMA deu aos bancos americanos. Então, bticoin é uma TECNOLOGIA de descentralização de moeda e é também uma moeda em si. Quando o criador, ou criadores, ninguém sabe direito, inventou o BITCOIN, não pretendia que virasse um “bem”, “um valor”, mas uma tecnologia que ajudasse as pessoas a controlar melhor o seu próprio fluxo de dinheiro, ao invés de deixar nas mãos dos governos;

– ETHEREUM: “é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain: São aplicações que funcionam exatamente como programadas sem qualquer possibilidade de censura, fraude ou interferência de terceiros, isso porque o contrato é imutável.” (wikipedia)

– MONERO: “é uma criptomoeda de código aberto, criada em abril de 2014, que foca em privacidade e descentralização, que roda em Windows, macOS, Linux, Android e FreeBSD].[1] Seu objetivo é ser não-rastreável dando uma maior privacidade que o Bitcoin.[2]” (WIKIPEDIA)

– STEEM: é um misto de facebook com moeda virtual. As pessoas que postam na rede social do Steem são recompensadas pelos leitores, se gostarem do texto, música, vídeo, com a moeda virtual criada na própria rede social;

– RIPPLE: “é um sistema de liquidação bruta em tempo real (RTGS), câmbio e rede de remessas desenvolvido pela Ripple. Também chamado de protocolo Ripple Transaction Protocol (RTXP) ou Ripple,[1] é construído com base em um protocolo de Internet aberto distribuído, um livro-razão de consenso e uma moeda nativa chamada XRP (ondulações). Lançado em 2012, a Ripple pretende permitir “transações financeiras globais seguras, instantâneas e quase gratuitas de qualquer tamanho sem rejeições”. Ele suporta tokens representando moeda fiduciária, criptomoeda, commodity ou qualquer outra unidade de valor, como milhas de vôos ou minutos de telefonia móvel.[2][3] No seu núcleo, o Ripple baseia-se em um banco de dados público compartilhado,[4] que usa um processo de consenso que permite pagamentos, trocas e remessas em um processo distribuído.” (WIKIPEDIA)

Estes são apenas 5 exemplos de criptomoedas com aplicabilidades, tecnologias, produtos totalmente diferentes!

Hoje, existem praticamente mais de 1.500 cryptomoedas, com mais sendo lançadas a cada dia.

A sensação de bolha, que é real, emerge justamente pela novidade, pela crescente possibilidade que estas novas tecnologias oferecem…

Lembra muito a bolha da NASDAQ no início dos anos 2000, já que, naquela época, a internet também se abria como milhões de possibilidades. Toda idéia era a promessa de se ficar rico instantaneamente.

A NASDAQ ruiu, é claro… mas da explosão da bolha sobreviveram APPLE, AMAZON, GOOGLE, FACEBOOK, que hoje são basicamente os titãs da bolsa de valores mundial.

Então, de 1.500 idéias atuais, claro que não deve haver nem 100 que realmente seja MUITO BOA. Destas 100, boa parte não vai emplacar, pelos mais variados motivos…

Mas e se as 10, as 20 melhores emplacarem? É esta a dúvida que paira em qualquer investidor de cryptomoedas.

Se alguém voltasse no tempo, para 1999, e tivesse alguma grana para investir na NASDAQ… as opções seriam imensas: YAHOO, ALTAVISTA, AOL… negócios “firmes”, hoje decaídos a meras lembranças… já quem comprou ações da APPLE por uma mixaria, estaria podre de rico; ou da Google, ou da Amazon… tudo é timing, oportunidade, dinheiro e vontade!

A BITCOIN é uma espécie de IBM das Cryptos, inaugurou o mercado, abriu caminho, fixou-se na mente das pessoas… mas… não é a melhor tecnologia, não é mais confiável, não é a mais promissora.

Não sou um investidor, porque NÃO TENHO DINHEIRO 😀 Como simples funcionário público, gosto mais de aprender do que tenho reais condições de ganhar dinheiro com cryptomoedas. É um mercado MUITO VOLÁTIL, você pode MESMO fazer milhões em 10 dias.. ou perder tudo em 1.

E, pelamordedeus, existem cryptos que SÃO PIRAMIDES (vide Bitconnect e Davor, entre outras), mas a grande parte do alto da tabela das GRANDES CRYPTOS são MESMO tentativas de se criar novos padrões, novas tecnologias.

Quanto à manipulação fácil, ainda é um assunto muito debatido. Claro que, por não ter regulação como as bolsas, as cryptos sofrem manipulação o tempo inteiro, vide o que aconteceu entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018 com o BITCOIN (minha teoria continua sendo que foi um golpe ligado aos derivativos da bolsa de chicago).

Por fim, REALMENTE não indico para o investidor médio, aquele que tem “economias”, que “quer comprar um apartamento”… altcoins é bolsa de valores elevado a milésima potência. Tem que ficar ligado o tempo inteiro, aprender a linguagem, que é afim, mas não é igual à do mercado “normal”.

Então, por favor, é necessário analisar este novo fenômeno com cuidado, de peito aberto, porque podemos estar vendo só um modismo… mas podemos também estar presenciando uma mudança de paradigma!

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CryptoArapuca para cryptobabacas

    Inacreditável. Estou salvando cada texto em defesa dessas cryptoArapucas para quando tudo isso acabar. Não vou dar risada, porque é muito feito divertir-se com tragédias. Lógico que muitos vão ganhar, assim como milhões vão se ferrar. Mudança de paradigma…incrível, inacreditável. 

  2. Quebrando paradigmas.

    Acho que a questão principal que dará confiança a nova moeda é o lastro, vimos recentemente a Venezuela anunciar uma crypto moeda lastreada em petroleo, e Israel criando uma lastreada em diamante.

    Se pararmos para analizar as moedas que utilizamos não merecem a confiança que depositamos nelas, pois não possuem lastro, desta forma são como moedas fiduciárias.

    Segundo canalizações recebidas do Comando Ashtar, a criação da moeda sem lastro foi uma grande armadilha para as trevas, pois se por um lado permitiu ganharem grandes quantidades de dinheiro e poder, agora tudo irá para o ralo, meio que da noite para o dia, pois uma moeda que não tem lastro logo logo não terá valor algum.

  3. “apesar de me tirarem um pouco a paciência”

    Agora muitíssimo!    Imphormo que acabo de lançar la moneda 57.

    Ela é lastreada na infalibilidade do STF e do TRF4 (supremo de phrango & tchurma do mouro).

    É tão ou mais séria do que a moeda PCC (partido crypto comunista).

    O que diferencia a minha iniciativa é o systema VQQ. (V ai Quem Quer, muito apropriado nessa quadra de carnaval).

    Seguira a norma certificada LISO 171 e será inspecionada pelo SIF (serviço idiota fernandino).

  4. Compre e seja feliz. A
    Compre e seja feliz. A revolta contra o estado via de regra gera estupidez ou um novo estado, com ou sem criptos bancos continuaram comandando o jogo, capitalismo vem de capital, é por enquanto esse continua sendo o nome do jogo.

  5. Mas se 99,9% dos artigos,
    Mas se 99,9% dos artigos, inclusive os escritos por economistas muito respeitados, dizem a mesma coisa não é para desconfiar que eles têm razão?

  6. “mudança de paradigma”???

    Se bem entendi:

    – qualquer um pode lançar criptomoedas,

    – que se valorizam ou desvalorizam como se fosse um mercado especulativo,

    – substituindo moedas estatais/governamentais (ou qualquer nome ligado a estados) por moedas privadas.

    Vamos supor que santander, itaú e bradesco se unam e lancem suas próprias criptomoedas, manipulando o mercado e tornando suas moedas as ‘de facto’, engolindo todas as outras (poder pra isso eles tem, concorda?).

    Ao invés de comprar um pão em reais/euro/dólar (moedas estatais), a pessoa vai ter que usar criptomoedas (privadas) desses agentes, sujeitas a todo tipo de manipulação, conforme você bem disse. Pela manhã, quando há um boom na venda de pães, as criptomoedas podem estar valendo uma ninharia (1 pão custaria 1000 criptoqualquercoisa); à noite, quando poucas pessoas compram pães, a moeda se valorizaria (1 pão custaria 100 criptoqualquercoisa). Essa diferença de 900 criptoqualquercoisa seria embolsada por alguém.

    De uma maneira geral, ficaríamos (ainda mais) dependentes dos bancos. Trocando em miúdos, a moeda do Estado dá lugar à moeda do ‘mercado’.

    Tenho 2 dúvidas:

    1) Cadê a mudança de paradigma, já que a substituição do estado pelo mercado é exatamente o que os canalhas neoliberais pregam?

    2) Pra que criptografar? Eu não consigo entender o papel da criptografia nesse estado de coisas e o que a criptografia gera/permite (um identificador único? uma espécie de número de série??) que não seria possível sem ela.

  7. A lógica das Cryptomoedas

    bom artigo! agregando opinião.

    {hipótese:}

    “[…] a bitcoin constitui uma versão muito rudimentar do que virá a ser essa tecnologia nos próximos anos. Na verdade ela funciona na minha opinião mais como uma prova de conceito do que como um produto útil e viável.”

    Como voltaremos à Idade das Trevas em uma Geração, Nader Amadeu

    – toda moeda é política;

    – as criptomoedas são um projeto político;

    – em sua origem as criptomoedas foram modeladas por cypherpunks anarcocapitalistas, adotando uma concepção neoliberal da economia;

    – estamos num período de veloz transição entre duas formas de governar, duas governamentalidades, implicando numa transição de um modelo baseado na economia política para um novo cuja referência é a cibernética, palavra cuja  origem grega tem o significado de “governança”;

    – Google, Facebook, Amazon e também as criptomoedas integram o arsenal desta governamentalidade cibernética.

    {pesquisa:}

    Federal Reserve: “In A Dystopian World, Bitcoin Would Dominate Payment Methods”

    “If we lived in a dystopian world without trust, bitcoin might dominate existing payment methods. But in this world, it seems unlikely that bitcoin could ever be as convenient as existing payment means.” – NY Fed

    .

     

  8. As críticas as criptomoedas são ruins, mas os elogios são péssim

    As críticas as criptomoedas são ruins, mas os elogios são péssimos.

    Como tenho dedicado boa parte do meu tempo livre, que para um aposentado é muito tempo, para o estudo das diversas facetas das criptomoedas, a cada dia mais me surpreende não só com elas, mas com os “torcedores” contra e a favor dessas.

    Chamo torcedores simplesmente porque os mesmos estão se perdendo num emaranhado de contradições que conseguindo ver nestas algo real, como uma bolha, uma pirâmide de Ponzi, um futuro para as trocas de valores sem a interferência dos governos centrais, uma maravilha da tecnologia informática ou as centenas de defeitos e virtudes que são percebidas no que se convencionou chamar criptomoedas.

    A cada dia que passa e mais me intero das peculiaridades das criptomoedas mais fico espantado e como as pessoas podem levar a sério algo tão pueril como esta brincadeira de aficionados da programação, que começam a se aproximar dos sistemas informáticos “maravilhosos” das companhias telefônicas e todas as estruturas burocráticas que estão se direcionando como um todo para a ausência do papel e a adoração de tudo aquilo que não entendem.

    O mundo das criptomoedas não é nada de sofisticado ou algo extremamente tecnológico e cheio de genialidade como tantos os torcedores pró como os contra entendem, este mundo não está sendo criado por brilhantes mentes que atingem a perfeição na geração de uma nova forma de moeda. O real mundo das criptomoedas é um espaço reservado para algumas espécies humanas singulares, os desenvolvedores, os adoradores e aplicadores e por fim os espertos.

    A única coisa que é certa que nenhum destes grupos entendem o que estão fazendo.

    Os desenvolvedores, talvez o grupo que se acha que estão a par do que ocorre, infelizmente estão não sofisticando os esquemas de criação, operação e criptografia das “moedas do futuro”.

    Estes desenvolvedores são o produto da informática dos últimos vinte anos, uma informática criada em grupo em que cada setor envolve-se numa operação de dados partes das moedas em bits, um grupo da criptografia que procuram transformar os diversos elos da cadeia em algo mais esotérico do que confiável, agregando a sua criptografia as mais modernas técnicas que muitas vezes por conta de tornar difíceis os caminhos dos possíveis fraudadores, simplesmente multiplicam funções, algoritmos que nem os mesmos sabem como eles funcionam.

    A analogia que se faz destes desenvolvedores aos sistemas comerciais informatizados das companhias telefônicas é quase que perfeita. Companhias telefônicas, bancos e outras estruturas complexas na qualidade e na necessidade de controle das ações dos seus funcionários, que geram sistemas tão anacrônicos e fragmentados que muitas vezes é mais fácil para um infeliz cliente ter de comunicar pessoalmente ao operador do sistema A o que está ocorrendo com o operador do sistema B. Ou seja, geram-se maçarocas de telas, programas e subprogramas que não se interligam entre si.

    Os famosos fóruns sobre assuntos de informática mais sofisticados são mais uma visão externa crítica que demonstram as inadequações das estruturas geradas do que outra coisa.

    Muitos acham que os sistemas das criptomoedas são transparentes a todos e esta transparência dá uma confiabilidade a todas as operações. Para quem acha isto sugiro que tente obter o código fonte de algumas destas transparentes moedas, terão surpresa na total opacidade do que é mostrada ao público em geral.

    Mas qual seria o problema destes desenvolvedores? Eles procuram manter a integridade do sistema! Pois bem, podem até sofisticar os algoritmos de todas as etapas, desde a chamada garimpagem até uma operação simples do João fazendo uma transferência para a Maria, algo que deveria ser simples e rápido, porém com a sofisticação dos sistemas, esta última ação simples, João transferindo dinheiro para Maria pode e demora bem mais do que microsegundos.

    Outro problema é criado pela própria concepção do que é uma criptomoeda, uma coisa criada por “alguns coisas” que querem também criar a sua, ou seja, se seguir no ritmo que andam o incentivo a criatividade dos informáticos das criptomoedas, em um ou dois anos teremos algumas centenas de milhares de nomes, modelos e algoritmos, impedindo que alguém mais lúcido diga o que existe ou é simplesmente uma mera arapuca para enganar trouxas.

    Em resumo, as qualidades apregoadas as criptomoedas, de liberdade ao mercado fora dos bancos centrais, serão exatamente as suas fragilidades.

    Já o investidor neste tipo de moeda, pode ser equiparado a um jogador compulsivo de jogos de azar. Merece mais tratamento psiquiátrico do que outra coisa.

    Os espertos, chamando a atenção que não se trata de aportuguesamento da palavra expert, mas simplesmente no sentido da palavra em português no mau sentido, como aproveitador, vigarista e daí por diante. Esta corja cerca os jogadores de roleta, impulsionando-os a jogar cada vez mais para através de que se chamaria numa sociedade devidamente regulada, de pessoas com conflitos de interesses.

    Os espertos agem como as animadoras de torcida dos esportes norte-americanos, pulando e sacudindo os seus pompons quando o jogo está desfavorável ao seu time ou mesmo quando está muito sem graça,

    Também há outros tipos de espertos, que vendem aos iniciantes do jogo de roleta uma sabedoria que eles não tem. Não há expertise num mercado que recém começou e que ninguém nem tem idéia dos limites dos preços, e o que mostra que a inconseqüência do comportamento dos jogadores de roleta, e que não há além da mentira na interpretação dos resultados das criptomoedas no mercado, é que estas oscilam na mesma freqüência amplitude proporcional às outras, não havendo mais nada além do que se a BitCoin sobe todas as que não desapareceram também sobem, e se a BitCoin desce as outras descem. O anômalo nisto seria que quando em um aumento de uma ação importante em uma bolsa de valores subissem ou descessem todas as outras ações adotassem a mesma tendência, as que tiveram lucro ou prejuízo.

  9. Atenção: Em breve apresentarei um texto com a prova que as……

    Atenção: Em breve apresentarei um texto com a prova que as criptomoedas são uma farsa em termos de mercado.

    AGUARDEM, E NÃO SE ARREPENDERÃO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador