A pimenta e os olhos azuis de Miriam Leitão, por Sergio Saraiva

Não pretendia tratar do assunto da “agressão de petistas a Miriam Leitão”. Desde o início, pareceu-me algo como a tal “agressão de moças pretas à moça branca que usava turbante afro”.

Miriam

A pimenta e os olhos azuis de Miriam Leitão

por Sergio Saraiva

E talvez, melhor, pelo tempo decorrido entre o fato e sua denúncia e pelos desmentidos de terceiros que presenciaram ocorrido, pareceu-me com aquela história mal contada do ministro Gilmar Mendes em relação a uma ameaça feita a ele por Lula no apartamento de Nelson Jobim.

Porém, dada a repercussão na imprensa, em solidariedade a Miriam, não vejo como não me posicionar.

Primeiro, achei um absurdo os posicionamentos de Merval Pereira, no Globo, e Vera Magalhães, na Folha. Ambos acabaram, em seus textos sobre o assunto, por responsabilizar a própria Miriam pela agressão sofrida. Culpabilizaram a vítima.

Merval Pereira em ”Que país é esse?”:

“A agressão à jornalista Miriam Leitão em um voo Brasília-Rio, por todas as formas inaceitável, é um sintoma dos ânimos exaltados, mas também reflexo do estilo agressivo de fazer jornalismo que a Globo levou adiante no país nos últimos 12 anos. Quem não é amigo é inimigo, e qualquer um pode ser amigo, desde que aceite a hegemonia global. Uns mais iguais que os outros”.

Vera Magalhães em ”Começar de novo”:

“Miriam Leitão e O Globo podem evocar Lula, os petistas, os bolivarianos ou uma combinação desses inimigos de sempre, mas o lamentável ataque de que foi vítima a jornalista no voo da Avianca deveria ser compreendido pelo jornal como um sinal inequívoco de seu divórcio com os leitores da capital e da antiga capital do pais”.

Segundo, pior ainda foi o posicionamento de Rogério Gentile em seu texto ”Síndrome do avião cheio”.

Aqui, Gentile naturaliza a agressão:

“Miriam Leitão foi constrangida recentemente em um avião. Outros jornalista da Globo têm ouvido “o povo não é bobo, fora a Rede Globo” durante transmissões ao vivo. Miriam teve de engolir um discurso irônico durante voo de Brasília ao Rio de Janeiro. Todas essas situações são chatas e desagradáveis. Refletem também certa falta de noção e de educação. Mas, ao contrário do que têm dito alguns globais, que costumam chamá-los de “ilegítimos” e “fascistas”, protestos desse tipo fazem, sim, parte da democracia, assim como os aplausos e elogios. Somente em regimes democráticos, figuras públicas podem ser questionadas na lata, cara a cara, sem que o autor seja punido”.

Quando o que Miriam sofreu pode ser considerado um protesto? Foi a pessoa dela quem foi agredida, não a empresa a que ela de alguma maneira representa. Há uma enorme diferença entre as duas entidades. Miriam é uma pessoa – não pode ser agredida. É um absurdo alegar o direito político de protestar para relativizar o direito universal à integridade física de uma pessoa.

Mas Gentile vai além e se escarnece da agressão sofrida por sua colega de trabalho:

“Os globais que, no entanto, não querem correr o risco de enfrentar cenas explícitas de insatisfação não precisam, de modo algum, se abster de sair de casa. Como ensinam os artistas, jogadores de futebol e celebridades “BBBs”, gorro, peruca e óculos escuros são extremamente úteis para quem não deseja ser reconhecido em local público”.

Anos atrás, foram os petista os agredidos. Poderiam agora lembrar os Evangelhos: ”… porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão”. Lucas 6:38.

Mas não foi essa a atitude adotada pela presidente do PT. Ainda que, ao fim, os petistas nada tenham a ver com as agressões à Miriam Leitão, ainda que sequer elas tenham acontecido da maneira que foi narrada pela própria, melhor assim.

Como aqui foi dito em ”Um elogio à agressão”: os textos de Merval, Vera e Gentile são erros. Erros que transformam seus autores em tolos a serviço do mal.

O ovo da serpente necessita de tolos que o choquem.

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia: “verba volant, scripta manent”.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma opinião particular sobre o caso Mirian Leitão.

    Coloquei minha opinião sobre o assunto Mirian Leitão no post sobre o assunto do Ion de Andrade e reposto aqui. 

    Uma opinião particular para o caso Mirian Leitão.

    O caso Mirian Leitão nos aponta ao jogo de sempre: colar a imagem dos petistas como vândalos, arruaceiros, bolivarianos, antidemocráticos, justamente em um momento de descrédito crescente da Globo, diante do apoio ao Golpe e a promessa de ser o Golpe a Salvação do Brasil.

    Quando Mirian Leitão cria este cenário noticioso dela mesma, ela mesma ou por ordem superior, onde os petistas são o alvo, ela ou quem mandou quer dar uma sobrevida a tudo o que está dando errado no País e ao caos de Temer & Cia.

    Impedir o fim do Golpe via Diretas-Já ou anulação do impeachment (remota possibilidade), e dar respaldo às indiretas.

    É colocar na berlinda que se o PT voltar ao Poder são irresponsáveis em todos os sentidos que irão voltar.

    Então, que seja qualquer um menos os petistas e as esquerdas no pós-Temer.

    Se eu dou a corda para me enforcar a Mirian Leitão puxa a corda sem nenhum pudor. Afinal, ela já não mais age dentro de nenhum republicanismo e age sem nenhum sentido de ética ou respeito ao adversário ideológico, que para ela é inimigo e não adversário. Ela já faz parte da sociedade doentia e sem limites que no Brasil cresceu com o Mensalão e a Lava-Jato.

    Imaginemos que a vítima da mentira: o PT, representado na invenção da Jornalista da Globo pela militância partidária, foi quem acabou por colocar na testa dos militantes petistas os adjetivos sonhados pela Mirian e quem ela representa, afinal, se desculparam de uma mentira e as desculpas sobre o fato mentiroso correm o Brasil, não que o fato é mentira e nem os vários desmentidos para o fato, desmentidos que ficam/ficarão restritos aos blogs e alguns portais progressistas e redes sociais, no círculo fechado das esquerdas, prioritariamente.

    A pressa é inimiga da perfeição, diz o ditado, e é precisa neste caso.

    Uma informação simples de ser combatida deveria ser checada e já dado de prima que é mentira.

    E não ter dado a chance de as desculpas serem a notícia, ao invés de ser valorizado que estamos diante uma não-notícia, uma pós-verdade apenas, ou seja, um fato inventado.

    Bem sabemos.

    Se a verdade pudesse ser exprimida na velha mídia e na Globo, o fato mentiroso sequer existiria.

    O fato mentiroso cresceu, também, porque, nós da esquerda, quisemos dar uma de bons-moços e éticos, mostrar como deve ser a postura de uma pessoa honesta, democrática e republicana e saímos pela porta do imediato e da necessidade de dizer: – eu não faço assim! – Não me representa quem fez!

    Quem não deve não teme, outro ditado justo, que caberia aqui. Nós não precisamos dizer que somos honestos e republicanos e democráticos, as ações falam por si. E tinha, no nosso meio social, esquerdistas preocupados em externar o que é intrínseco do caráter de um sujeito de esquerda autêntico.

    Se fosse o caso de Lula, que a direita jurídico-midiática mente sobre sua pessoa, sempre se precisa combater a mentira e reestabelecer a honestidade dele; quem não é perseguido por este conluio não precisa.

    Desde o episódio do Mensalão em que as esquerdas partidárias não fizeram a defesa de seus líderes: Genoíno e Dirceu, a situação de não defender a esquerda violentada diariamente na velha mídia e no Judiciário aumentou.

    – Não é comigo, deixa para lá! – Eu sou honesto!

    E a direita/ extrema-direita jurídico-midiática nem ai para isto se aproveitou para continuar por este caminho de difamação sem medo e pudor, porque, como, boa parte da esquerda partidária, queria, apenas salvar cada um a sua pele e a sua honestidade, o Golpe vingou e a Presidenta honesta virou a Presidenta corrupta para a opinião pública midiotizada.

    No fim de tudo o intento da Mirian Leitão se dá com força, diz sem provar, a gente sem checar confirma. E era este o objetivo traçado. As condolências com quem não queria mais do que nos ferrar.

    Checando antes, a gente terminava em poucas horas a discussão, e esta era fácil, tinha muita gente no avião do lado nosso e do lado da verdade (não só militantes), estas pessoas mereceriam, de prontidão, ser procuradas e entrevistadas, e em se restabelecendo a verdade, se soltaria uma nota reprimindo a mentira e não se veria o desmerecimento à nossa militância aguerrida de esquerda, que foi gravada nela, de forma proposital pela Jornalista, adjetivos pejorativos e negativos que não condizem com a realidade da quase totalidade da militância petista.

    O fato relatado foi em um ambiente privado, não é programa de auditório da Globonews, onde a Mirian Leitão noticia o que quer, o que mandam, fala e comenta o que quer e entrevista quem quiser ou mandam, quase sempre, sem mínimo contraditório. E contraditório tinha em profusão. Era a palavra dela contra a de dezenas, ao menos, de pessoas.

    Fica como lição:

    Coloquemo-nos no lugar da militância petista ao invés de tomar as dores da Mirian Leitão por uma não-notícia (fato inventado) no Jornalismo de guerra da pós-verdade da Rede Globo & velha mídia.

    Quem deve ser valorizado? Quem deve ser primeiro ouvido?

    Aprendamos a não ter pressa da próxima vez.

  2. Como Era Gostoso Meu Frances

    Comentei no post do Fabio sobre o Microm frances e ao ler esse artigo dizendo que o povo deve sofrer todas as agressões, roubos, fascismos educada e civilizadamente, se possivel fazendo um acordo com os de sempre, lembrei de outro filme que, acredito eu, caracteriza muito bem o povo brasileiro (otimo filme nacional por acaso): Como Era Gostoso Meu Frances.

    No caso quem esta sendo comido ou literalmente fudido somos nós brasileiros. E ainda devemos sorrir e agradecer.

  3. O ASSEDIO VAI CONTINUAR POIS A GLOBO NÁO VAI MUDAR

    MANCHETE (ESCOLHIDA A DEDO) DE O GLOBO

    Brasil
    Joesley: ‘Lula e PT institucionalizaram a corrupção’
    Em entrevista à ‘Época’, empresário diz que o ex-ministro Guido Mantega era seu interlocutor no partido para negócios e propinas

    MANCHETE (VERDADEIRA) DE CAPA DA EPOCA

    Política
    Joesley Batista: “Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”
    Em entrevista exclusiva a ÉPOCA, o empresário diz que o presidente não tinha “cerimônia” para pedir dinheiro e que Eduardo Cunha cobrava propina em nome de Temer
     

  4. Pêlo em ovo

    Parem de procurar pêlo em ovo… já está ficando chato… Ninguém defendeu a Dilma das agressões dessa maneira que estão defendendo a leitão

  5. tempo demais gasto com assunto ruim.

    essa nunca condenou os fatos semelhantes, quando os alvos eram outros. esse defunto não merece vela

     

  6. Mentira Leitão

    Sinceridade.

    Assunto de M…, todos com QI de 50 sabe que essa noticia é mentira, fica dando moral para essa?

    Só existe uma coisa pior que facista, e empresário brasileiro, é um ex comunista.

  7. Entrevista da globo
    Fui entrevistado por um jornalista da globo enquanto estava na fila pra renovar o título de eleitor

    As perguntas eram altamente direcionadas a culpar o governo (do PT) pela fila. Respondi que a culpa era minha mesmo, por ter deixado pro ultimo dia. A jornalista insistiu, e eu reforcei que brasileiro gosta de deixar pra ultima hora. Ela saiu e… A entrevista não foi ao ar.

  8. Vergonha na cara

    Quanta gente sem-caráter esse maldito golpe está a des-mascarar.

    Algum verniz que porventura tivessem a cobrir-lhes a cara, de tão fina a camada, derreteu, evaporou; e tão feias e pavorosas são todas essas almas pútridas e fétidas.

    O Brasil não resistiu aos poucos e raros anos de luz e revelou o que sempre foi.

    Imagem relacionada

     

     

  9. E se um petista dissesse que teria que romper no procedimento?

    Imagina se um petista desejasse à Miriam Leitão o que um Açougueiro/Médico Coxinha desejou para a Sra. Marisa:

    “Esses fdp vão embolizar ainda por cima. Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela”?

    Cairia uma banda do mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador