Alguns resultados da eleição de 2020, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A imprensa usou a eleição de 2020 como laboratório e fez campanha eleitoral presidencial antecipada para Sérgio Moro.

Foto RBA

Alguns resultados da eleição de 2020

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em Osasco SP o ex-prefeito petista Emídio teve uma votação mixuruca, bem abaixo das expectativas do PT. Em São Paulo os petistas conseguiram levar Boulos facilmente para o 2° turno rompendo o isolamento do PSOL e desafiando a hegemonia política da Folha/Estadão.

O fantasma de Marielle Franco decidiu a eleição carioca ao eleger sua companheira e rebaixar o desempenho eleitoral de Carlos Bolsonaro. Suplicy confirmou a tendência que ele mesmo criou: para sobreviver após o golpe de 2016 é preciso ser maior do que o partido que foi golpeado.

O bolsonarismo saiu muito enfraquecido das urnas. O resultado das eleições municipais não prejudicará necessariamente o lulismo, pois ele sempre existiu num espaço político maior do que aquele que é ocupado pelo PT.

A imprensa usou a eleição de 2020 como laboratório e fez campanha eleitoral presidencial antecipada para Sérgio Moro. Essa demonstração de desespero político poderá ser prejudicial. Ao jogar Bolsonaro no lixo os jornóialistas facilitarão o retorno da esquerda à presidência? A conferir.

Os bolsonaristas não repetiram o sucesso de comunicação que tiveram na campanha presidencial. Os petistas podem ter sido vítimas do efeito bolha. De maneira geral é possível dizer que o jornóialismo opinativo conseguiu prejudicar mais o PT do que a direita, rebatizada como “centro”.

Os hackers não conseguiram interromper a eleição ou comprometer a apuração dos resultados. Mas o Judiciário não foi capaz de reprimir imediatamente o fascismo digital que nessa eleição se tornou um complemento inseparável da violência política real.

Luís Barroso apoiou o golpe de estado contra Dilma Rousseff dizendo que o Brasil merecia passar por um processo de refundação. Eleito presidente, Bolsonaro disse que quem tem arma de fogo é para usar. As eleições de 2020 foram as mais violentas dos últimos 50 anos. Um candidato a vereador chegou a ser morto a tiros durante sua live. Portanto, podemos dizer que nosso país começou a ser refundado pelo terrorismo político da extrema direita.

Barroso e Bolsonaro são os dois lados da mesma moeda antidemocrática. É difícil dizer qual dos dois é mais perigoso para o futuro da democracia brasileira.

Fábio de Oliveira Ribeiro

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 1 – “Em São Paulo os petistas conseguiram levar Boulos facilmente para o 2° turno rompendo o isolamento do PSOL e desafiando a hegemonia política da Folha/Estadão.”
    2 – “O fantasma de Marielle Franco decidiu a eleição carioca ao eleger sua companheira e rebaixar o desempenho eleitoral de Carlos Bolsonaro.”

    1 – Gostaria mto de conhecer estes petistas pois o que eu li no FB foi gente lembrando da eleição de 2018e batento pé na candidatura do Tatto que se mostrou um baita personalista e soldado da tendencia. Missão de uma candidatura ja nat- morta dada , missão cumprida. Alias bem cumprida pois foi longa e chata.

    2 – Não ouvi o nome da Mariele em nenhum momento na propaganda eleitoral nem do Psol nem da Monica Benicio. Psol teve menos votos pra Prefeito mas elegeu uma bancada 2 vezes maior que o PT .
    PT no geral , no Rio teve desempenho pifio, não sendo relevante em lugar nenhum. O que não e novidade para um partido que tem a direção que tem.

    1. Não subestime os petistas de São Paulo, meu caro. As disputas acirradas entre eles são sempre resolvidas mediante voto útil, inclusive contra o candidato escolhido pela cúpula do partido.
      Nenhum candidato precisou mencionar o nome de Marielle Franco na eleição. O fantasma dela paira sobre o Rio de Janeiro como uma névoa agourenta, espalhando temor de assassinatos políticos e de processos criminais por causa da morte dela. Quem matou e mandou matar sabe que é criminoso. Quem acoberta o crime também tem medo de ser implicado por associação aos assassinos.

  2. Não há como minimizar a grandeza do PT. Afinal, que partido ainda consegue tal expressao nacional sendo massacrado por toda imprensa majoritária, mas hipocrita, e por parte comprometida do judiciário?
    Em SP, diferente do PDT que abandonou o país a propria sorte em 2018, o PT já manifestou seu apoio a Boulos.
    Aqui no RJ aguardo liberar o Lindbergh para que assuma sua cadeira. Mais PT.
    https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/11/16/lindbergh-farias-9o-vereador-mais-votado-no-rio-aguarda-decisao-do-tse-para-saber-se-vai-assumir-cadeira-no-palacio-pedro-ernesto.ghtml

    1. Vale destacar que a “improbidade” adm utilizada para condenar Lindbergh foi que em caixas de leite distribuidas a populacao de cidade na baixada tinha indicado que foi distribuído pela prefeitura. Atenção: não houve enriquecimento!
      Entao: muita hipocrisia ante o mar de iniquidades observado no país.

    2. O problema do PT é que ele começou acreditar que era imbatível, deixou Dilma Rousseff ser defenestrada e passou à defensiva. Os militantes antigos envelheceram. Alguns deles se acostumaram às benesse da vida pública, outros afundaram na corrupção e foram fazer a vida em outros partidos. A liderança se isolou da base e a base do partido atua de maneira desorganizada. A garra dos militantes foi substituída pela militância remunerada durante as eleições. Enfim, o PT virou um gigante com os pés de barro. Na primeira rasteira que ele levou caiu sentado com cada de quem ficou surpreso com a própria fragilidade.

      1. Sou militância antiga do PT e vc está enganado chefe.
        E este papo que petista ou é corrupto ou virou marajá, vem da turma do centro, da direita ou extrema direita, onde se acomodam grandes e historicos corruptos. É a mesma conversa fiada da mamadeira de piroca , valeu por um tempo e promoveu ascenção de canalhas ao poder, mas já está ficando manjada e o jogo está virando..

  3. Muito mais perigoso que o bozo e o barroso ( bom nome pra dupra sertaneja de sertanejo univiersitário?) é o moro. Escrevam aí, daqui em diante o que a globo e puxadinhos vão tentar enfiar um discurso de semelhança entre o Huck e moro como aprendizes de Biden não vai ser brincadeira. Mas o Moro e globo tem um problemaço pra março. Chama-se ONU. Por mais que tentem minimizar, não vai ter como não noticiar que o moro foi considerado um canalha mundial pelo que fez com o Lula. Outro problema sério, acho que mais sério ainda, vai ser o fato de que o moro é pedra no caminho do bozo. Então o bozo, ao contrário dos republicanista petistas, vai pra cima no patife, via Kassio-Stf. vai ser irônico, pra dizer o mínimo, ver um indicado do bozo, fu… com o moro, sendo que os indicados do Pt nunca tiveram coragem de faze isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador