Bem-vindo à liturgia, eles estão no meio de nós, por Victor Saavedra

Bem-vindo à liturgia, eles estão no meio de nós, por Victor Saavedra

Como ovelhas, os soldados invisíveis do Exército de Bolsonaro fazem o trabalho de formiguinha que pode levar o deputado esfaqueado à Presidência e o Brasil ao primeiro governo de militares desde a ditadura

Terça-feira, 2 de outubro, 18:25, terminal de ônibus da Barra Funda – SP. 

Um senhor de aproximadamente 50 anos recebe uma mensagem no WhatsApp e confiando nos fones de ouvido do seu vizinho de assento lê instruções de forma descuidada. Uma lista de candidatos do PSL (partido de Jair Bolsonaro) que ‘serão’ a base de governo do Capitão. Separada por Estados, chega através do grupo Exército de Patriotas, e imediatamente é copiada e enviada a outros grupo, como o Atibaia Portal das Flores. A versão virtual do boca-a-boca que se revelou uma tática eficiente e permitiu à extrema-direita superar os 8 segundos de exposição que tem direito no horário eleitoral gratuito.

O que parecia improvável acaba se refletindo nas últimas pesquisas Ibope Datafolha. As formiguinhas trazem resultados e as táticas de guerrilha, adotadas por uma campanha quase decapitada por uma facada em Juiz de Fora, supera as declarações sobre o Fim do 13º salário, o Movimento #EleNão, a ameaça de Golpe Militar e de uma Constituição escrita entre Quatro Paredes. Para o Doutor em Filosofia Política, Paulo Roberto Monteiro, o que o Brasil está vivendo é um ressurgimento de ideologias reacionárias que por anos estiveram adormecidas, “à partir do momento em que perceberam que tudo é possível, depois do golpe de 2016, essa visão conservadora do mundo veio à tona. Você tem uma população principalmente masculina que vai abraçar isso. O Bolsonaro representa tudo aquilo que estava reprimido, principalmente em uma sociedade brasileira sem qualquer consciência”.

Uma das bases da candidatura é a defesa de princípios e valores retrógrados, xenófobos e racistas, que refletem a luta de classes quase superada nos primeiros governos petistas. Seus representantes são reconhecidamente homofóbicos iracundos pela visibilidade alcançada por quem não vive sob os mesmos valores e expressa uma sexualidade fora da famosa “normalidade”

Como uma liturgia, os seguidores do Messias seguem executando suas tarefas, ignorando o retrocesso que representa a eleição do deputado para o cargo de chefe da nação. Frente a qualquer posição destoante disparam um “Lula Ladrão” ou um “Petralha de Merda”, desejam a morte dos “Vermelhos FDP” e os expulsam para uma Venezuela abandonada à sua sorte frente às restrições que enfrenta a frágil democracia bolivariana. 

Se temos de compartilhar o corpo, que seja o dos ladrões mortos com as armas recém compradas! Malditos integrantes de facções criminosas, que se matem e deixem o Brasil para os “Cidadãos de Bem”.

Lavem com sangue seus pecados, seja nas mãos da polícia que vigia a periferia e os morros, ou em confrontos com o nosso amado Exército Brasileiro, guardião vigilante da eternidade do Brasil, de acordo com o Twitter do seu comandante.

Se o país está pronto para um governo militar democraticamente eleito, então nada melhor que aproveitar toda a experiência vivida no Haiti, durante os governos Lula e Dilma, e no Rio de Janeiro, sob a batuta do traidor golpista. Agora, o que importa são as conquistas de quem saiu batendo panela quando a gasolina atingiu valores absurdos (R$ 2,50) !!! 

De acordo com Monteiro esse movimento é fruto de um despertar de insatisfação que ganhou voz no movimento contra o aumento no valor das passagens do transporte público. “Essa onda conservadora vai começar em 2013, com os movimentos de rua, que na verdade não tinha nenhuma liderança, era algo acéfalo. A classe média não politizada, não culta, encontrou as ruas. Nesse momento o governo Dilma, que não soube ter jogo de cintura em relação ao PMDB e começou a desarmar todas relações políticas do governo Lula. A direita começa a se organizar de modo sistemático, aliado com a falta de visão política de dar resposta rápida para o que estava sendo articulado pela oposição”.

capeta barbudo está preso por receber como fruto de sua corrupta carreira política um apartamento no único prédio onde sua esposa tinha consórcio imobiliário. O Brasil deve avançar e que caiam os que ficarem no caminho, a menos que sejam norte-americanos (baluartes da economia e de uma sociedade justa, não importando quantos negros morram nas mãos de uma polícia treinada para atirar rapidamente contra qualquer cidadão com mais melanina), ou chineses, já que são o maior mercado no mundo, sonho de consumo de todo e qualquer empresário tupiniquim que aceite Reminbi comunista (ou será uma incongruência?).

Neste domingo cada um será juiz de sua própria consciência na hora de votar. Entre os dois primeiros colocados nas pesquisas ficam algumas considerações:

-De um lado o Partido dos Trabalhadores conta com uma rejeição absurda, capaz de inviabilizar suas candidaturas; seu postulante é o substituto do condenado ao cadafalso político de Curitiba; Haddad fez carreira como professor de direito e se destacou pela criação do ProUni e mesmo sendo reconhecido internacionalmente por sua gestão na prefeitura de São Paulo perdeu no primeiro turno para um empresário novato sem experiência no poder público.

-Do outro, a volta de uma política de Estado que deixou desaparecidos e violentados. A aversão à sua retórica causa tremor naqueles que sabem o peso de um governo militar na sociedade e Bolsonaro já afirmou que o problema da ditadura foi torturar demais e matar de menos. Sua campanha se viu prejudicada “?” quando uma tentativa de assassinato o afastou dos eventos públicos e dos debates (onde era atacado por todos), o deixou em evidencia, cristalizou seus apoios e o protegeu dos outros candidatos.

Que Deus nos Perdoe pelo pecado de ter como líder nas pesquisas àquele que pode trazer de volta o reino dos mortostorturados, exilados e desaparecidos.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pesquisa inédita aponta o que

    Pesquisa inédita aponta o que o jovem pensa sobre família, religião e futuro

    Foram entrevistadas 1,5 mil pessoas de 18 a 34 anos em todas as regiões do País
    03/11/2015 – 09h09- Notícias—Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Como o jovem brasileiro vê a família? Ela influencia na vida dele? Qual o seu conceito de religião? O que quer para o futuro? Essas e outras questões foram respondidas na pesquisa Projeto 18/34: as ideias e aspirações do jovem brasileiro sobre conceitos de família, divulgada pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência, da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.

    Foram entrevistados 1,5 mil jovens de 18 a 34 anos em todas as regiões do Brasil, solteiros ou namorando, que responderam a 35 perguntas sobre hábitos de lazer e consumo, sonhos e mídia. Do total de entrevistados, 67,1% estão solteiros e 32,9% namorando. Quanto à orientação sexual, 72,1% se declaram heterossexuais, 16,1% homossexuais e 11,8% bissexuais. E 61,93% dos entrevistados apenas estudam, enquanto 36,4% exercem algum tipo de trabalho.

    Sete formatos de família* foram utilizados para a parte qualitativa do estudo: díade nuclear; nuclear ou simples; alargada ou extensa; reconstruída, combinada ou recombinada; homossexual feminina e masculina; monoparental feminina e masculina; e unitária. Segundo o coordenador do estudo, professor Ilton Teitelbaum, ainda que os modelos apresentados não sejam os mais tradicionais, o apego à família ficou claro na pesquisa: 88,1% dos entrevistados disseram que ela é fundamental ou muito importante, contra apenas 11,9% que afirmaram ser irrelevante ou pouco importante.

    Amor, respeito e diálogo aparecem como atributos essenciais para uma família ideal. Outros 47,5% afirmaram que seus valores vêm da criação de casa e da vivência de mundo, assim como os pais e os namorados aparecem como os maiores influenciadores sobre as decisões a serem tomadas (41,4%). Quando perguntados sobre que tipo de família menos agrada, a opção “nenhuma” é predominante em todas as regiões. “Essa geração está rompendo com o previamente estabelecido. Para eles, o formato de família é o que fica bom para cada um, não importa se for homem e mulher, uma família formada de um novo casamento ou homoafetiva”, afirma o pesquisador.

    O estudo mostra que os jovens querem estar com a vida consolidada antes de ter filhos. A primeira preocupação é com a estabilidade financeira (82,4%), seguido por estabilidade emocional (77,1%) e por ter um trabalho (76,2%). É padrão em todas as regiões a preferência por ter um ou dois filhos (totalizando 64%), mas 17,1% dos respondentes pretendem não ter filhos. Em todas regiões predomina a ideia de que qualquer pessoa pode representar a figura materna ou paterna, sem vinculação de gênero.

    Para Teitelbaum, uma das surpresas foram os dados a respeito da religião. “Ateus, agnósticos e os que praticam a fé sem religião somam 32,14%, quase alcançando o número dos que se declararam católicos, que são 34,3%. Isso mostra o aumento do número de jovens sem religião no Brasil, um país predominantemente de católicos” afirma. Com relação às opções de lazer, acessar as redes sociais é a atividade preferida de 72,7% dos entrevistados, na frente de opções como ir a festas, ouvir músicas e praticar esportes. A importância da internet também ficou evidente: 92,9% dos entrevistados a consideram como importante no dia a dia.  “Há evidências de que o jovem não prioriza ou está saindo menos de sua rotina para tarefas fora do eixo estudo-trabalho-casa, deixando um pouco de lado atividades como praticar esportes, sair para festas, ir ao shopping ou ir em restaurantes”, lembra. Segundo ele, a dupla jornada de tarefas, a falta de segurança e a crise econômica podem estar desencorajando a preferência por atividades fora do lar.

    E com relação ao futuro financeiro? “A geração Y quer viver bem, nem que seja preciso viver com menos”, alerta o professor. A grande maioria quer ganhar o bastante para ter pequenos luxos e para se sentir confortável (86,27%). O maior objetivo de vida, para 72,87%, é viajar pelo mundo conhecendo outras culturas.
    Formatos de família utilizados na pesquisa:
    Díade Nuclear: Duas pessoas em relação conjugal sem filhos (não há descendentes comuns nem relações anteriores de cada elemento).
    Nuclear ou Simples: Uma só união entre adultos e um só nível de descendência pais e seu(s) filho(s).
    Alargada ou Extensa: Coabitam ascendentes, descendentes e/ou colaterais por consanguinidade ou não, para além de progenitor (es) e/ou filho(s).
    Reconstruída, Combinada ou Recombinada: Família em que existe uma nova união conjugal, com ou sem descendentes de relações anteriores, de um ou dos dois cônjuges.
    Homossexual Feminina e Masculina: Família em que existe uma união conjugal entre 2 pessoas do mesmo sexo, independentemente da restante estrutura.
    Monoparental Feminina e Masculina: Família construída por um progenitor que coabita com o(s) seu(s) descendente(s).
    Unitária: Família construída por uma pessoa que vive sozinha, independentemente de relação conjugal sem coabitação.

    URL:
    http://www.pucrs.br/blog/pesquisa-inedita-aponta-o-que-o-jovem-pensa-sobre-familia-religiao-e-futuro/

    1. Pesquisa inédita aponta o que??

      Oi Roberto,

      Agradeço o conteúdo… mas não entendo a relação entre o artigo e o conteúdo da PUC – RS. Você poderia me esclarecer?

      Abraço.

      Victor Saavedra

      1. Eleições

        Caractecríticas de uma parte significativa do eleitorado.

        Que em tese permite avaliar o impacto do discurso dos principais candidatos na disputa presidencial.

        1. Agradecimento

          Obrigado Roberto!

          Depois de domingo vou ler o material e comparar com o resultado no confissionário.

          Abraços e bom segundo turno!

      2. Eleições

        Vocé tem um dos principais candidatos com discurso, machista, racista e  contra a comunidade LGTB,

        segundo estimativas 10% da pupulaçâo se declaram LGBT,

        segundo o TSE 52,5% do eleitorado são do gênero feminino(TSE clasifica o gênero em feminino e masculino)

        segundo o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016, divulgados hoje pelo IBGE. negros são 8,2%da pupulação

        anexo:

         

         

  2. Projeto 18/34

    Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS

    Quais os sonhos e aspirações do jovem brasileiro pertencente à Geração Y? Foi em busca deste objetivo que o Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da FAMECOS/PUCRS partiu quando decidiu iniciar o Projeto 18/34.

    Assim, com partida em 2012, esta viagem pelo universo da Geração Y incluiu até agora a realização de três pesquisas, mesclando-se abordagens qualitativas e quantitativas: a) o 18/34 regional, com jovens da Grande Porto Alegre; b) o 18/34 Nacional, com jovens do Brasil inteiro; e, recentemente, c) o Novos Formatos de Família, também enfocando o Brasil como um todo.

    Acesse o projeto completo aqui.(pdf-112 pgs)

     

    URL

    http://projetos.eusoufamecos.net/espacoexperiencia/projeto-1834/

    http://projetos.eusoufamecos.net/espacoexperiencia/wp-content/uploads/2017/01/projeto-18-34-edicao-futuro-020916.pdf

  3. bom post.

    Primeiro de tudo,ainda acredito que Hadad possa vencewr no 2 turno. 

    Segundo, estou fazendo a minha parte pelo whatsap (não usava, mas por necessidade passei a usar!).  Como já escrevi aqui, usa a seguinte tatica:

    -para os anti-pt, peço para não votar no coiso mas noutro candidato, Ciro, por exemplo.

    – para aquele que não é anti-pt, que vote no Hadad, direto.

    Dou- bons exemplos, é o que não falta, a favor e contra. Nem precisa pesquisar muito.

     

    O MAIS IMPORTANTE: os intelectuais progressitas,  de várias formações (sociologoa, comunicação etc)  precisam estudar o fenomeno, anula-lo e contra atacar.

    E nada de ser mesquinho, tem que distribuir esse conhecimento entre os vários sites, comunidades, futuros candidatos progressistas.

    Me parece que a coisa e mais complexa do que parece à primeira vista (lembram da historia dos vinte centavos de 2013?!).

    Como diriam os americanos: São as redes sociais, estúpido!

    Tem a o segundo turno, e daqui as 2 anos novas eleições!

    Vamu junto!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador