Bolsonaro: Criador e criatura se espelham, por Frederico Firmo

Foto Agência Câmara

Bolsonaro: Criador e criatura se espelham, por Frederico Firmo

A nossa direita oligárquica ou mercadológica, em conjunto com os interesses externos, estava a beira de um ataque de nervos, com a perspectiva das políticas do PT se consolidarem num novo mandato. Amplificaram a crise econômica, capitalizaram em cima de movimentos de protesto, e liberando chave da caixa de Pandora a abriram deixando sair de lá todo tipo de monstro. Primeiro os que trabalham com as penas, figuras como Narlochs, Villas, Olavo de Carvalho, e Anta de Veneza, Mainardi. Por usarem uma pena, não são menos violentos nem mais profundos . O conhecimento de Olavo não preenche o seu vazio. Alguns dêles tem claras deficiências cognitivas outros meros oportunistas, e outros meros mercenários, que metaforicamente numa Manhatan Connection generalizada defendem interesses estranhos e estrangeiros bem definidos e criam a imagem daquele que segundo eles merece todo tipo de abuso.

Na TV acreditando controlar a realidade Kamel, Waack, e as bruxas televisivas se postaram a destruir a história e a política e na medida em que seus discursos de economia iam falhando, transformaram seus jornais em páginas policiais. Como sempre querendo esconder as mãos sujas, ficaram de braços dados com Cunha até o desfecho do golpe. Concederam a coleira judiciária ao senhor de Curitiba e seus fanáticos religiosos e midiáticos procuradores que,das entranhas do Banestado,  trouxeram os mesmos hábitos, de encarcerar para delatar, para não chegar a nada. Trataram com mordomias o velho delator, Youssef, que deve ter saído mais rico e mais livre para continuar a fazer o que sempre faz. Agora convenientemente esquecido pela grande imprensa. Acabam de condenar a mulher de Cunha a liberdade.

Cunha era a imagem do sociopata inteligente, truculento, cheio de armas, truques e violência. Usando o baixo clero se alimentou de Bolsonaros, Maruns e vários outros oportunistas que alijados do poder senhorial do alto clero, se viram alçados ao centro do palco. Usando os mais baixos instintos alimentou uma Malta de ressentidos que se viram de repente como escolhidos. Enquanto isto, o alto clero psdbista e pmdbista se divertia fazendo o de sempre,( um privatizando e enriquecendo e o outro vivendo do dinheiro do estado). Colocaram no poder aquele que acharam ser um legítimo representante ( na visão de muitos controlável) , Temer. Na hora de enquadrá-lo, ele já havia se emponderado  se unindo ao mesmo baixo clero. Para mantê-lo na coleira e salvar as aparências, a imprensa continuou propagando a imagem de um país de ladrões na política e nas ruas, sempre estimulando os  mais baixos instintos. Deu vida aos monstros que foram saindo um a um da caixa de pandora.

Com telejornais transformados em páginas policiais a frente de um cenário de esgoto, aterrorizam o cidadão, ora transformando a realidade violenta dos mais pobres e carentes em atração, ora execrando no mesmo tom algum alvo político. Um verdadeiro filme de terror entremeado por propaganda, e destruição da autoestima. Criam em todos uma descrença em todos e na humanidade, só nos resta se aliar a algum ser estranho e monstruoso que os proteja. O cidadão sitiado, tem que, segundo esta lógica perversa, optar pela proteção de uma arma. E Bolsonaro é isto. Não creem mais nos janotas cabeças de planilha que de terno e gravata falam de economia. Afinal a economia já não é mais um problema relevante. Afinal para esconder seu fracasso, tiraram de pauta o país, e o trocaram apenas pelo cenário de esgoto.

Surfando nesta onda um governador das elites intelectuais de São Paulo, pensando na campanha premia cenas absurdas de violência, onde a morte de um assaltante é filmada e repetida centenas de vezes. Através das descrições diárias de violência e transformam o país num cenário de presídios e tribunais. Não há espaço para a realidade.

Após o teatro do Mensalão, os que deviam ser guardiões da constituição, comandados por uma Suprema Carmem, terceirizaram seu poder para um juiz que fabricou algumas das peças mais risíveis da justiça, cometendo abusos e mais abusos sob o olhar silencioso e cúmplice, dos que se escondem por trás da literatura ou das filigranas legais e lavam as mãos sujas. Constroem condenações que são em cada versão diária dos telejornais repetidas como se fossem verdades.

A mesma tática, terceirizar para se preservar. Pensando em ficar com as mãos limpas o supremo lava as mãos em nome da colegialidade e deixa que o baixo clero as suje. Mas como os macacos que não falam , não ouvem e não enxergam, começam a ver que se auto-destruiram perdendo poder. E de submissão em submissão vão dizendo a nação que os abusos são permitidos, como diz Bolsonaro.

Os iluministas do supremo se transformam em meros inquisidores e seguidores do baixo clero judiciário. Focalizando mais nas luzes do espetáculo do que na justiça, uma procuradora geral arquiva processos contra os seus e alimenta o ódio contra outros e faz ouvidos moucos para os abusos. Em conjunto dizem , bolsonariamente, que contra alguns todos os abusos são permitidos.

Mas a tática de terceirizar para preservar apenas criou o vazio nos cargos de poder, e liberou os monstros que emponderados estão à vontade no cenário de terror criado. Monstros que agora postulam nada mais nada menos que todo o poder. No afã de destruir Lula e PT, se destruíram. As pesquisas não mentem quanto ao fim político sombrio das figuras do PSDB, tendo que apostar num Xuxu, ( com X de Xuxa) e tentando ressuscitar o mineirim, enquanto o príncipe continua babando.

Agora a esperança é que a criatura Bolsonaro, que foi por eles alçada ao centro do palco, aterrorize tanto os eleitores que, ( mantendo Lula preso) consigam enganar a todos tentando se mostrar como os únicos que podem nos salvar da criatura que eles mesmos criaram. Talvez seja tarde, pois a única esperança de recolocar a luta no seu devido lugar continua presa.

Mas mesmo nesta luta, agora contra a criatura, continuam incompetentes, e não mudam a sistemática de seus jornais. Continuam transformando a realidade do país em páginas policiais e um cenário de esgoto. Estão diariamente alimentando a criatura. Incompetentes não vêm que a única forma de destruir a criatura é colocar em pauta nossa realidade. O debate sobre a realidade é o único campo onde Bolsonaro se quebraria como um vampiro a luz do dia. A discussão precisa sair das paginas de violência das prisões e dos tribunais para a realidade muito mais ampla e profunda de um país que necessita urgentemente resgatar e retomar seu caminho.

Na ausência de Lula, veremos os políticos se Bolsonarizarem para vencer Bolsonaro. A criatura agora virou criador.

 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O criador dispõe de elementos

    O criador dispõe de elementos para eliminar a criatura. Isso acontecerá no momento mais oportuno para os criadores do golpe político-jurídico-midiático. Até porque o chuchu está fazendo água. 

  2. Que sorte!
     

    Que sorte que você não está do lado de lá, a gente pensa.

    Seu raciocínio é de uma clareza meridiana.

    Quando a gente pensa melhor, entretanto,  conclui que ninguém que pensa com clareza está do lado de lá ( a não ser nos bastidores, orquestrando o caos).

    Creio, de minha parte, que o futuro próximo nos reserva alguma surpresa quanto aos candidatos a habilitarem suas candidaturas  à presidência.

    O Bolsonaro, enquanto um Trump tupiquiniquim, deverá enfrentar um candidato surpresa, que crescerá tão imediatamente que poderá deixa-lo desnorteado.

    Claro que isso é um palpite.

    Aguardemos.

     

  3. A criatura esta cada vez mais forte

     A criatura se não ganhar no voto, pode ganhar na força, acredito que a criatura pode dar um golpe no pais com apoio dos generais, principalmente se a esquerda vencer o pleito,esta tudo enfraquecido no pais, anemia total

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador