Ciro, o verdadeiro divisor do campo progressista, por Francy Lisboa

Ciro, o verdadeiro divisor do campo progressista, por Francy Lisboa

O atentado contra Jair Bolsonaro, apesar de trágico, o beneficia muito mais do que a comoção causada e potencial geradora de votos. Com o “Mito” fora de ação ele entra em sua fase de poeta, calado (sic).

Os trinta por cento do ex-capitão do exército não podem ser ignorados e o campo progressista sofre de algo que, pessoalmente, relutava admitir: a falta de moderação para não queimar possíveis alianças no segundo turno.

Qualquer brasileiro minimamente antenado na política sabe que Ciro Gomes e Haddad têm, se juntos no Segundo turno, enormes chances de desbancar a ameaça protofascista liberal representada pelo casal Bolsonaro/Paulo Guedes. O casal, aliás, parece ser corda e caçamba para aumentar o caldeirão do caos instalado pela sede afoita de poder dos derrotados de 2014.

De um lado, Jair, o parceiro pregador da violência contra a violência, do controle de natalidade dos animais pobres que se ploriferam com o perspicaz intuito de ganhar mais setenta merréis por mês, ou seja, o caos. O outro parceiro, Guedes, prega a privatização até do ultimo papel higiênico estatal, ou seja, liberalismo selvagem no estilo se salvará apenas quem tiver recursos financeiros, educacionais, e influência; o resto que se F*.

O que se vê então é que Bolsonaro parece ser a parte prazera do binômio, aquela que fala para multidões propensas a soluções fáceis. Já Guedes é o tapa na cara vindouro. Afinal, os bolsominions adoram gritar e louvar o mito mas não estão satisfeitos e já sofrendo as consequências com as políticas de Temer consideradas lights perto do que reza a cartilha Paulo Guedes.

O campo progressista precisa urgentemente colocar seus pensamentos no gelo para que não aumente ainda mais a falta de diálogo entre apoiadores de Ciro e de Hadda/Lula. Novamente, e sem medo de ser repetitivo, não se vê em Haddad qualquer fala que justifique o afastamento, ou melhor, o cisalhamento das esquerdas. Porém, pelo lado de Ciro, a ignorância do cearense em relação às alianças do segundo turno é patente, dando a entender que Ciro não é politico, mas um bom economista.

Novamente, depois de divulgado o crescimento susbtancial de Haddad como o “ungido”de Lula, Ciro fez um ataque gratuito a uma pessoa que o vem tratando com o máximo respeito. Ao dizer que “o Brasil já não aguenta mais outra Dilma” Ciro mostra mais uma vez a sua incapacidade de cordialidade com o lado que pode lhe dar chances reais de chegar pela primeira vez ao Planalto. Sabendo ele, Ciro, dos erros forçados e não forçados de Dilma durante a gestão da petista, Ciro também a desrespeita e coloca em cheque toda a veemência com que as vezes defende a ex-presidente. Afinal, em quem acreditar? No Ciro que entende e denunciou a sabotagem sofrida por Dilma ou no Ciro que bate depois de sentir que seu barco pode novamente naufragar?

Não haverá desculpa se o Brasil for entregue a Bolsonaro e seu fascismo. Nem mesmo o velho expediente de colocar a culpa no PT por tudo será bastante para perdoar a falta de senso de Ciro Gomes, o verdadeiro divisor do campo progressista. O homen que desconhece pontes e por isso não vem chegando a lugar algum desde sua primeira disputa à presidência.

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poste joga a culpa da sua fraqueza em ciro
    Então o petismo alucinante deu pra jogar a culpa na derrota do poste para o Bolsonaro no 2° turno no Ciro?
    Olho nas pesquisas, Ciro Gomes vem aí!

  2. O amigaço dos coronéis
    O amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido é da direita direitosa……………….nem ele esconde isso, basta ver suas declarações….

  3. Segundo todas as pesquisas

    Segundo todas as pesquisas com exceção da voxpopuli, Haddad é o único que perde para Bolsonaro no segundo turno. Qualquer outro candidato, inclusive Marina e Alckmin ganham dele. Todas elas também mostram um quadro que, embora de empate técnico, Ciro aparece na dianteira e Haddad atrás até mesmo de Marina e Alckmin. Acho meio delirante num quadro como esse chamar voto em Haddad apelando para o voto útil. Só convence quem já votaria nele desde o princípio.

    Agora, bons argumentos outros que não unicamente voto útil existem para não se votar em Haddad. Basta ver este post, por exemplo.
    https://www.facebook.com/guilherme.dalsasso.3/posts/1977823318947822

  4. Concordo totalmente. O que
    Concordo totalmente. O que deveria lhe render votos na verdade só reforça a imagem de um candidato desesperado, capaz de agredir qualquer um, mesmo amigos e aliados, para angariar alguns pontos nas pesquisas. Ciro não é construtivo, mas destrutivo. Não reforça o campo da esquerda mas o fragmenta em antipatias. Fora que demonstra o quão duas caras e incoerente  ele pode ser. Ele acha que é o Getúlio, que paquerava várias ideologias e partidos sem dar na cara que praticava o mais puro oportunismo eleitoral.  Hoje com a internet a máscara cai bem rápido. Percebo que seu eleitorado mais ativista encarna visivelmente a prepotência. São pessoas muitas vezes sufocantes (nesse sentido, muito parecidos com os bolsonaristas), que querem impor o seu candidato na marra e na base da agressão. Quem cultiva esse tipo de eleitor é o próprio Ciro, com suas declarações mal educadas e arrogantes.

  5. 88 ANOS DE ESQUERDO FASCISMO ESTADO ABSOLUTISTA

    Sobre Fascistas, a Esquerda Brasileira tem muito conhecimento e proximidade. Endeusa até os dias de hoje Ditador Assassino Fascista e toda farsa que veio juntamente com ele, como seus Familiares João Goulart ou Leonel Brizola. O Povo Brasileiro não cai mais nesta. Mas temos que reconhecer que foi um Projeto de enorme sucesso: a manutenção de uma Elite Esquerdopata por quase 1 século e toda Estrutura e Legislação Fascista que a protegeu. Como mostram as Pesquisas, a População nã vota em Bolsonaro contra o Petismo ou Lulismo. Vota por Mudanças Estruturais Indiscutíveis. O fim deste Estado Absolutista Fascista Esquerdopata. A tal Elite que não se crê Elite, ganhando parcos 40 mil reais de Salário de Escravidão. Os tais Progressistas AntiCapitalistas. Ciro começou titubiante, mas logo encontrou um Norte, providenciando uma Vice Presidência á altura da Nação Brasileira com a Senadora Katia Abreu.Muito provavelmente a Presidenta da República quando este país despertar deste pesadelo absolutista fascista esquerdopata. Mas precisa começar a dizer para que veio, abandonando o Parasitismo de 40 anos deste cancro que foram governos petistas e tucanos, retornando o Brasil ao caminho de Potência Mundial. Caminho este, que lhe foi arrancado por Golpe Civil-Ditatorial fascista em 1930. Mas tem que começar a mostrar a destruição deste Estado Abolutista e a Estruturação de Governo Liberal Democrático Republicano

  6. Discordo do colunista, a
    Discordo do colunista, a divisão foi realizada e reforçada pelo PT em vários momentos, esquecendo que quem esteve a seu lado, em seus mais trágicos anos, foi o campo progressista. A meu ver, o PT está agindo eleitoreiramente, visando eleições de deputados, etc…., esquecendo que o anti petismo pode sim levar a vitória liberal/fascista. Ciro tem um claro projeto nacional de desenvolvimento e está jogando o jogo. Mais uma vez o PT não apresenta propostas desenvolvimentistas e estrutura sua campanha sobre uma excelente propaganda de comunicação afetiva. Infelizmente quem rege a dança do precipício é o PT, Ciro, pela terceira vez nesta campanha, está lutando para não desaparecer pela miopia petista.

  7. Cantei essa tentativa de 

    Cantei essa tentativa de  inversão de culpa há uns 2 meses.  Chega a ser patética essa estratégia do PT, mas causa revolta. Quem, lá atrás, falou em reza brava em rejeição ao lado oposto foi o PT; quem, lá atrás, usou de sua militância para, nas redes sociais, atacar Ciro, foi o PT; quem embarcou nessa insanidade de achar que um poste ungido por Lula ganharia e conseguiria governar com um congresso majoritariamente anti-petista foi e é o PT.   Em resumo: não subestimem a inteligência de todos, pois a quem consiga pensar e se lembrar além do fanatismo.

  8. Não sei onde está a dificuldade de entender

    “Afinal, em quem acreditar? No Ciro que entende e denunciou a sabotagem sofrida por Dilma ou no Ciro que bate depois de sentir que seu barco pode novamente naufragar?”

    Se vc acompanhasse as entrevistas e os discursos do Ciro há vários anos não teria essa dúvida.

    Ele criticou o Lula por ter escolhido Dilma como candidata à sucessão mesmo antes dela ser eleita. O argumento principal era a falta de experiência e traquejo político.

    Ele criticou a política econômica da Dilma antes da economia ter afundado de vez. O argumento principal foi ela ter mantido a política de juros altos e a promoção desenfreada de desonerações sem critérios, contrapartidas e sem uma política industrial associada. Depois da escolha do Joaquim Levy no segundo mandato, a crítica foi pela implementação de uma política econômica recessiva em plena crise. Diga-se de passagem, essas críticas sempre foram muito semelhantes às que o Nassif fazia no blog.

    Essas críticas ele fez antes e continua fazendo agora, com basicamente os mesmos argumentos.

    Quanto à defesa de sua honradez pessoal e da legalidade de seu mandato, ele também sempre fez e continua fazendo, mesmo estando sujeito às críticas que os anti petistas mais alucinados possam fazer.

    Ele também sempre deixou claro que a ruindade do governo Dilma não foi devido as intenções, que ele reconhece terem sido na direção de buscar o melhor para os mais necessitados, mas sim pela falta de diagnóstico correto dos problemas e a incapacidade de apresentar as soluções.

    Portanto, não sei qual a dificuldade de separar as coisas.

  9. Um partido que se transformou em seita

    Qualquer partido de esquerda que se preze tem como valor a soberania popular. Por isso a realização de prévias é um divisor de águas, é quando os filiados do partido têm o poder para decidir quem os representará.

    O PT antigamente era um partido político e fazia prévias. Hoje, é uma seita que tem um deus, atualmente encarcerado em Curitiba. Quem discorda de Lula é apóstata. Naturalmente, quem é deus tem todo o direito de boicotar as prévias e simplesmente nomear Dilma (o poste que não ilumina) com um dedaço. Simples assim.

    Para efeito comparativo, veja se o Obama pôde indicar Hillary como candidata a sua sucessão desta maneira…

     

    A escolha de Dilma se mostrou trágica, quem não o reconhece é porque não tem o mínimo de lucidez política. Lula não errou só na escolha de vários ministros, de presidente do BC, de PGR, de ministros do STF etc: ele errou duas vezes na mais crítica decisão que tinha de tomar, que era sobre seu sucessor. Primeiro, ao agir como dono do partido, como Deus da seita, e indicar diretamente quem gostaria. E segundo, porque escolheu errado. Muito errado.

     

    Agora, o deus da seita se arroga no direito, de novo, de decidir quem deve sucedê-lo.

    Ora, Haddad é um grande quadro, mas não só acabou de perder as eleições para um janota ridículo como João Dória: tendo a máquina na mão, sendo prefeito, Haddad perdeu até para votos brancos e nulos. Pelo amor de Deus, aí é demais.

    E depois de um resultado pífio desses ele se credencia para ser candidato a presidência da república? É sério, mesmo?

     

    Por todo este contexto, evidentemente, Haddad é sim a nova Dilma.

    1. Doney, cada dia que passa

      Doney, cada dia que passa você mais se parece com a Marina. Puro fel e falta de lucidez. Ainda vai chamar Lula de corrupto. E parece não entender o que ocorreu num passado recente  que resultou no impeachment de Dilma e na não reeleinção de Haddad. Isso mudou, Dilma é campeã de votos para o Senado em Minas e Haddad, se tiver eleições, será eleito presidente. Toda beleza de seus posts sobre livros desaparece quando fala de política. Uma pena !

    2. Esqueceram?

      Parece que todos esqueceram 2014 e 2016. Qual candidato do PT se deu bem nestas eleições? A pressão do golpe sobre a Dilma e de que a vida ia melhorar tirando o PT do governo! O estigma de ser não um partido político mas uma quadrilha, elaborado pela Imprensa e pelo Judiciário! no golpe da Lava Jato e do julgamento do Mensalão! Agora a água passou debaixo da ponte. Todos estão vendo aonde o golpe nos levou. A maré Petista parece que vai recuperar os cargos perdidos em 2014 e ganhar novos. Não dá para comparar o PT de 2016 e hoje. Nem o Haddad!

    3. O Haddad não perdeu a eleição e sim

      O PT como um todo. Mesmo outros excelentes quadros, com muito boa performance foram rejeitados pela populaçao, ludibriada por ação maligna do consórcio Lava Jato/Golpistas/Mídia.

    4. Que estranha concepção de

      Que estranha concepção de soberania popular você tem, trancafiada dentro do partido. Você tem toda razão quando critica a imposição de Lula sobre a necessidade de prévias, mas daí sugerir que estas representariam a “vontade popular”, sem mediações, vai uma grande distância, não?!

      Quem faz de Lula um dos maiores líderes populares não é seu partido, mas povo, pois não? Afinal, não é o lulismo maior que o petismo? E não representaria ele, como líder carismático (para o bem e para o mal), a vontade popular muito mais do que os militantes do seu partido? 

      E essa conversa de seita, convenhamos, fica melhor na boca de conservadores, não de um genuíno “militante” de esquerda, certo?!

  10. Gostaria de saber quantos

    Gostaria de saber quantos votos Ciro ganhou por ter chamado o vice de Bolsonaro de jumento de carga. Ou teria perdido alguns ?

  11. santa inocência, santa ignorância (desconhecimento)

    Primeiro, não é questão de pessoa. Segundo, é o jogo político.No jogo político, pratica-se até estelionato eleitoral, pinta-se concorrente como evangélica satanás.Terceiro:quem mais levou rasteiras e punhaladas,e não é de hoje,nem de ontem,foi Ciro (por parte do PT e seu único líder em 40 anos que dá rasteira até entre os seus internamente ). Com um pouquinho de distan-ciamento (impossível a crentes),vêem-se as manobras de que lançou mão o líder e o PT  pra forjarem uma falsa hegemonia (hegemonia é muito mais complicado do que a cartilha “estrutura/superestrutura”). Quarto: não é ser a favor do “que o seu rei mandar”, nem ser contra: considerável parcela da população tá de saco cheio.- Por que nem Bolsonaro, nem PT ? (não é a pessoa Haddad,gente fina): é a polarização que pode tornar ingovernável,se não cair,vai estar amarrado.Vitória de Pirro.    (Haddad e Ciro devem achar muita graça nisso. No interior do Brasil, “inimigos” e correligionários se matam, depois, às escondidas, vão tomar uma cerveja ).

     

  12. Discordo, o PT nunca ajudou
    Discordo, o PT nunca ajudou Ciro em nada. Ele ao contrário sempre defendeu o PT nos seus piores momentos.
    O PT prefere Renan, Sarney, Jucá…
    Sejamos justos com Ciro. Os maus caráter desse país todos nós já sabemos quem são.

    1. Como assim, “nunca ajudou”? A

      Como assim, “nunca ajudou”? A eleição e reeleição do irmão, CID; o cargo de ministro e os  dos aliados na máquina federal; a quem beneficiaram? O próprio Ciro foi eleito com votação recorde em 2006. Em parte por pelo potencial eleitoral de um ex-tudo(candidato à presidente em 2002, ex-prefeito de Fortaleza e Sobral, ex-governador do estado e ex-ministro), mas, e principalmente, pelo força do Lula por estas pairagens. O maior eleitor aqui do Ceará é, desde 2002, Lula. 

      Defendeu, sim, mas não a troco de nada. Não sejamos ingênuos:na Política e nos Negócios o que dá as cartas são os interesses. 

      1. Perfeita sua colocação,

        Perfeita sua colocação, JB.

        Há nos ciristas essa de que o Ciro fez tudo pleo PT pelo simples “amor à pátria” e, como voce bem frisou, dizer que o PT “nunca”ajudou Ciro é uma grande inverdade.

         

         

  13. Alguém tinha que escrever

    Alguém tinha que escrever isto, porque é a mais pura verdade. Já disse, o ciro não soma, ele divide. Queria que os críticos do Pt me recordasse onde foi que alguma autordade do Pt fez pelo menos um ataque gratuito ao ciro do mesmo jeito que o ciro faz sempre com o Pt. O cara não tem limites. E isto é ruim pra ele, mas pode ser bom para o Pt, pois ao radicalizar ele afasta o eleitor moderado.  Só mais um detalhe, o ciro pode não fechar com o Haddad no segundo turno, mas o Pdt fecha. O ciro só está usando o partido pra uma aventura, no fundo, pessoal. Ele não é de partido. Ele é do eu, depois de mim, sou eu de novo.

  14. “Mas se ele for para o segundo turno, eu voto nele.”- Ciro Gomes
    Depois de criticar Fernando Haddad na Associação Brasileira de Ciências, Ciro Gomes afirma: “Mas se ele for para o segundo turno, eu voto nele. Como votei nos últimos 16 anos, engolindo tudo o que precisava engolir.” Diante da reação da platéia, o candidato do PDT emenda: “Agora eu falei sério para cacete.”   – em O Antagonista https://www.oantagonista.com/brasil/ciro-e-haddad/

  15. Será Mesmo?

         Minhas desculpas ao não concordar com você. Seja pelo dito, afinal de várias formas Haddad pode ser comparado com a Dilma, inclusive da forma que Ciro fez. Não deveria ser uma comparação ruim, mas até no seu comentário fica claro que é, seja pelo dito, seja pelo não dito.

         Porém o maior problema não é este. Haddad tem muitas virtudes, mas tem um problema grave, apontado pelo Nassif indiretamente, num texto de alguns dias: ele não é combativo. Perdeu chances de assumir a liderança do estado nos casos das manifestações de 2013 e com a crise hídrica. A própria campanha dele para a re-eleição mostrou isso. Só que na hipótese da aposta do PT dar certo e ele asumir a presidência, ele terá que ser o grande leão, senão tudo continua como está e ele termina preso, ou pior.

         Talvez seja esta a grande questão que ninguém parece querer afirmar: se a esquerda quiser realmente ter chances de permanecer no governo, ela terá que ir para o combate. Nós teremos que ir ao combate para garantir a democracia. Palavras que não combinam, mas que teremos que fazer combinar! Porém, quem você acha que tem uma personalidade para aguentar esta pressão?

          Abraços

  16. refrescando a memória da inocência, ou os q acreditam em tudo

    Um mérito de Ciro Gomes é não ser subserviente a chefes de partidos e de ter língua solta(acaba de repetir sobre o general do exército).As origens do PT contêm forte dose religiosa.Lula só foi pro Sindicato puxado pelo irmão comunista do PCB (ele não queria nada com nada com Sindicato,mas viu ali a oportunidade de subir).O PT nas eleições pós-Collor,criou a mentira de que C.G. era o novo Collor.Todo o rebanho,simpaptizantes beatos,hierarquia repetiam a safadeza.Uns 4 anos atrás,não lembro, Lula prometeu apoiá-lo pra governador,Ciro transferiu domicílio eleitoral pra São Paulo.É proibido aos inocentes saberem o que seu vice de campanha José Paulo Bisol disse em entrevista (antes da guinada à direita do PT pra enfim Lula ganhar eleições).

  17. Pronto
    A birra dos cirista eh a que a realidade se impoe mostrando que o PT, para o mal dos seus pecados, nao morreu.

    Enquanto nao reconhecerem a forca do seu adversario vao continuar nessa Dr achar culpados pela sua propria fraqueza eleitoral.

    Ciro e Haddad nao devem queimar pontes. Mas se ciro continuar batendo…sei nao. As vezes parece que is ciristas querem que o PT se renda a eles. Depois somos nos os fanaticos.

  18. O PIOR DE TUDO É

    que o PT errou (e muito), nas escolhas de ministros, no programa, na política econômica, traindo e cooptando os movimentos sociais (cadê a reforma agrária nos anos do PT???), entre outras coisas… e depois de dormir com as cobras/quadrilha do MDB acordou picado, levando o país todo junto para o caos e alguma MEA CULPA pelos erros e traições cometidas para manter o projeto de poder pelo poder??? neca, nadinha, apenas vitimismo e só falta agora tentarem canonizar o velho ainda vivo! E como disse um eleitor no último debate da TV gazeta: O PT PRECISA APRENDER A DAR VEZ PARA O COLEGUINHA! (DO CAMPO PROGRESSISTA).

  19. Estranho.

    O que sempre me impressiona é ver seguidores de seita se colocarem como do “campo progressista”. Precisamos de muitas mudanças culturais na nossa sociedade doente.

  20. Alguém pode perguntar pro Ciro?
    Pq a menos de 30 dias das eleições ele fala tanta merda para o Villas Bôas? O que Ciro ganhou com isso? Chama o vice do coiso de “jumento de carga” . O que isso acrescentou na campanha dele? Olha, com Ciro é ame ou odei-o .. confie ou desconfie. O sujeito é uma metralhadora! É de fazer com qualquer assessor comer ovo com Rivotril. Hoje no quilo, três moças almoçando na mesa ao lado, dizem..”Ah esse Ciro é muito tosco, me desculpe. Dá até medo”. É isso… Eu nasci assim. Eu cresci assim. E desta forma que vou morrer. É Ciro. Gosto dele, mas não tem traquejo nenhum. Aliás, imaginem. Só imaginem.. uma dupla Dilma e Ciro!

  21. Ciro Gomes

    Acho Haddad um bom candidato, votaria nele tranquilamente, alias como tenho votado no PT há muito tempo. Mas os tempos atuais, com toda essa virulência, sobretudo dessa direita fascista,  Haddad teria enorme difuculdade para governar, tem boas ideias, é preparado intelectualmente, mas não é combativo, chega a ser apático. Ciro comete exageros e peca pela lingua afiada, mas acho que saberia lidar melhor com os leões que querem devorar a democracia. no mais não concordo que Ciro esta implodio o campo das esquerdas. percebo que qualquer força progresista que desafia a hegemonia do PT é rechaçada, o PT trabalhou de forma sorrateira para minar qualquer aliança de Ciro, e não foi a primeira vez. também não concordo que o PT ajudou Ciro, Ciro ja tinha projeção nacional de respeito quando aceitou fazer parte do governo Lula e prestou bom serviços a este, a propria Dilma convidou Ciro pra integrar seu governo, Ciro recusou alegando que, com Levy no comando da economia, não participaria de um governo dando passos largos em direção ao precipício. o tempo mostrou que ele tinha razão. 

    1. “Não tenho preconceito, tenho

      “Não tenho preconceito, tenho até um amigo negro”.  Pô, cara, você nunca votou no PT, ou não faria todas essas críticas. Votar no Ciro é direito de qualquer um, um bom candidato,  não precisa de justificativas que não justificam. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador