Comentário ao post “Moro significará a ditadura das corporações públicas”, por Zegomes

A política mundial hoje está sendo comandada de centros globalizados. Nos Thinks Tanks, a Esquerda é a vítima predileta.

Comentário ao post “Moro significará a ditadura das corporações públicas, por Luis Nassif

por Zegomes

‘Há Lula como galvanizador do chamado pensamento progressista, mas ainda vacilando no discurso. …..O “republicanismo” ingênuo’.

Taí a nossa perdição. Nossos melhores políticos, nossa Esquerda, sofre da doença da ingenuidade, não sabe a diferença entre TÁTICA e ESTRATÉGIA.

A política mundial hoje está sendo comandada de centros globalizados. Os Thinks Tanks do liberalismo (incluindo entre estes as operações comandadas por gente como Steve Bannon, guru dos grupos bolsonaristas), as Agências de Inteligência do Império, etc. dispõem de muitos recursos para comandar guerras híbridas e revoluções coloridas contra qualquer país ou grupo político que queiram derrubar, macular, destruir. A Esquerda é a vítima predileta.

Mas a Esquerda, vivendo no mundo dos sonhos das barricadas de Paris (sejamos realistas, peçamos o impossível) se mostra indefesa nessa guerra.

A Direita estuda os nichos em que pode penetrar no pensamento lugar-comum do povão eleitor.

Proclama aos quatro ventos que a Esquerda defende aborto, defende bandido, ou defende os direitos humanos que defende bandido, incesto, defende servidor público marajá, educação gay das crianças, etc. etc. E haja fake News bem-feitas e bem distribuídas por redes sociais. Resultado: implosão total da Esquerda, ou pelo menos seu enfraquecimento.

Poderemos talvez eleger Lula. Não será fácil, será uma guerra. Se elegermos, mas não conseguirmos uma grande bancada de congressistas progressistas será uma meia derrota.

A Direita conseguiu inculcar na cabeça do brasileiro que o PT defende bandidos. Então, se o PT (e a Esquerda) não conseguirem desatar esse nó e se livrar dessa pecha, nunca conseguirão uma maioria no congresso. Mas como reverter essa fama de defensor de bandidos? Será como sugeriu o grande José Dirceu hoje no Poder360? Ele diz o seguinte: “A orientação correta tem que ir na contramão do que ocorre hoje: o caminho é desmilitarizar as PMs.”

Jesus Cristo. Pode até ser uma boa ideia num outro estágio de nossa vida nacional no futuro. Mas agora ela reforça a pecha de Esquerda defensora de bandidos. O que o povão eleitor vai falar? “Tá vendo aí, eles querem deixar as polícias sem armas e os bandidos armados”. Dá pra imaginar o efeito deletério desse tipo de posição em nossas possibilidades eleitorais?

“É preciso fazer uma campanha educativa seguida de um debate com a população e conquistar maioria parlamentar para uma ampla reforma das polícias, do sistema penitenciário, da legislação penal e mesmo da Constituição para sua adequação à realidade atual”.

Verdade. Mas no momento o problema é que a Direita ferrou com ferro em brasa na cabeça do eleitor que o PT e a Esquerda defendem bandidos.

“… toda e qualquer reforma da política de segurança pública tem que começar pelos presídios e pelas polícias. Sem isso nenhuma legislação, por mais rigorosa que seja, terá efeitos, da mesma forma que, como a experiência internacional comprova, não adianta aumentar o nível de repressão nem tornar as penas ainda mais severas”.

Qualquer tentativa de mexer apenas com a polícia agora, só reforçará a pecha. “A violência policial está intimamente ligada: ao racismo; à repressão contra os pobres; à criminalização dos usuários de drogas; a uma legislação penal totalmente desatualizada frente à própria experiência internacional; ao aumento absurdo de penas e de restrições à progressão penal e livramento condicional, penalizando a maioria dos 750 mil presos em nossos presídios.”

É verdade. Mas, recentemente, tivemos dois casos notórios de assassinatos em que os assassinos no enterro dos assassinados já estavam soltos. Isso não é uma grande violência contra os parentes da vítima? Ponha-se no lugar deles. Um indivíduo violento assassina seu filho ou seu pai covardemente. No dia seguinte, no enterro, o assassino já está perambulando por aí. Um dos exemplos recentes aconteceu no Rio onde um Policial Militar que fazia bicos de guarda de banhistas na praia matou outro guarda não militar. Não ficou preso um dia. Com tais fatos acontecendo, e a Esquerda caladíssima ou defendendo redução de penas, qual eleitor brasileiro vai votar no PT?

“Nossa torcida e expectativa é de que a maioria de nosso povo vote por um governo que abandone de vez o retrocesso imposto pelo governo Bolsonaro e sua ideologia de apologia da violência e da morte. E que retomemos o caminho que dita nossa Constituição de defesa irrestrita dos direitos humanos, da vida, da liberdade, dos direitos sociais, da educação, do trabalho e da moradia, da saúde, do lazer e da segurança das pessoas, do direito à defesa e ao julgamento a quem seja acusado de um crime”

Soa ingênuo que um político considerado grande líder da Esquerda fique “na expectativa de que a maioria de nosso povo” saiba votar. A Esquerda tem de agir na cabeça do eleitor para convencê-los a votar nela.

O PT (e a esquerda) perdeu a eleição de 2018 e poderá perder a de 2022, porque nunca soube conversar com a população sobre segurança. São craques em educação, saúde e economia.

Lula e Dilma se demonstraram craques na habitação, na criação de reservas em dólar e colchões de proteção às crises externas. Mas…

Subestimaram o grande sofrimento que a população brasileira mais pobre passa com os “ladrões de galinha”, os tiranetes de cada bairro. Subestimaram o sofrimento de um ser humano que tem um ente querido assassinado injustamente (pela polícia ou por um tiranete) e que vê o assassino poucos meses depois passeando por aí e pronto para praticar mais uma injustiça.

E isso, perante a população, pode decidir uma eleição, como decidiu a de 2018. Ainda mais quando essa eleição é contra todas as forças do inferno, do mal, do atraso, da enganação nas redes sociais como foi 2018 e será 2022.

A Esquerda deve relembrar a diferença entre Estratégia e Tática. Estratégia é o nosso objetivo final: Estado de Direito, Democracia, Distribuição de Renda, Violência sob controle, Polícias civilizadas, Educação, Saúde e Trabalho para todos. Tática é como faremos para conquistar aquilo que queremos no final.

Tática: A Esquerda tem que defender perante o país que necessita punir assassinos e agressores com crime de lesão corporal grave. Radicalmente: Penas de 30 anos para esses crimes, sem redução.

Maioridade penal reduzida para esses crimes também. Chega de ver homens de 16 anos matarem outros e ficarem impunes.

Resultado dessa tática: Os votos da Esquerda aumentarão, a bancada no Congresso será maior e terá mais influência. Poderá defender o Presidente de impeachment, poderá fazer mais coisas que nos levem àquilo que almejamos no final, ou seja, nosso objetivo estratégico. O resto é flertar com a burrice e dar mais poder ainda à Direita que o que ela já tem e sermos obrigados a ver as chacinas de jovens pobres e negros, a apologia da violência policial, a arrogância das milícias e dos militares.

Mais nesse texto, escrito logo após a derrota de 2018:

POR QUE HADDAD SE RECUSOU E A ESQUERDA SE RECUSA A FALAR SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA?

Leonardo Boff se espanta e escreve: “o povo votou nos seus algozes”. Por que será? Perguntemos. Seria aquele famoso discurso da servidão voluntária de La Boétie? Tem a ver mas não só. Não precisamos ir tão longe. O povo votou nos seus algozes porque esses algozes prometeram livrá-lo de um algoz ainda mais terrível para ele: o criminoso comum do bairro, aquele que o inferniza, humilha, bate, mata, torna o seu dia a dia carregado de um desespero inimaginável para nós classe média bacaninha que, quando muito, sofremos um assaltozinho aqui e acolá nas avenidas chiques.

O problema da segurança para as massas populares é tão grave quanto o problema de sua viabilidade econômica (emprego, renda, estudo, moradia, etc.).

Um amigo meu tem uns imóveis prá alugar numa cidade satélite popular de Brasília. Teve o seguinte problema: inquilinos que não possuíam carro devolveram o imóvel no primeiro mês porque tinham de ir pro emprego de ônibus às 5:30 ou 6:00 hs da manhã e foram repetidamente assaltados na parada. Foram obrigados a se mudar prá imóveis mais centrais –e mais caros-, próximos de uma estação de metrô. É viável uma vida assim para as pessoas?

Eu consigo uma moradia do Minha Casa, Minha Vida, que a Esquerda, quando no governo, me proporcionou, eu fico muito feliz, agradecido ao Presidente Lula, à Dilma, então eu me mudo, monto meu pequeno negócio, meu filho entra no Prouni e no Fies, eu estava muito feliz, entretanto, as milícias estão batendo na porta do meu negócio exigindo propina, meu filho foi assaltado três vezes na porta de casa ao voltar da faculdade à noite e a filha da minha vizinha foi assassinada nas mesmas circunstâncias.

Aí vem as eleições. A Esquerda é COMPLETAMENTE MUDA em relação à segurança pública. A Direita vem dizendo que torturador é o herói, que vai curar gay na marra, privatizar estatais –eu até acho estranho tudo isso- mas ela também diz que vai acabar com a bandidagem, matar uns 30.000, punir os De Menor criminosos, reduzir a maioridade penal, por criminoso na cadeia. Aí eu apoio, pois ela promete acabar com todos os que estão acabando com a minha vida, com a minha felicidade.

No imaginário do povão funcionaria mais ou menos assim:

Esquerda (PT): Moradia, emprego, escola… Coisas importantes, necessárias. Eu apoio.

Direita: Acabar com os bandidos, prender os criminosos… Coisas essenciais. Eu apoio.

Dessa forma, aparentemente, venceria a eleição quem soubesse estimular mais o imaginário e o humor das massas pobres para as necessidades de um desses itens naquele momento da eleição (fake news à parte).

Agora umas perguntas: Por que essa dicotomia? A esquerda, tão craque em desenvolvimento social, não é capaz também de apresentar um programa de segurança pública que prometa mitigar o sofrimento das pessoas em relação à violência, à criminalidade comum, aos assassinatos banalizados? Conseguiria, dessa maneira, invadir o campo onde a direita se acha a única rainha e ter muito mais força nas eleições. Por que deixar apenas Sérgio Moro falar uma verdade óbvia como: “é necessário aumentar a pena para crimes graves como homicídio”? Por que deixar a direita dominar essa narrativa, como se a esquerda também não fosse favorável a punições severas para homicidas e assassinos cruéis?

A esquerda seria capaz de dar uma resposta a essas perguntas, se não fosse impedida por duas travas: uma trava cognitiva e outra ideológica.

Cognitiva: Não percebe que a violência comum acontece dentro das massas pobres. São os pobres agredindo os pobres. Uma minoria de pobres violentos, criminosos, agredindo a grande maioria de pobres que tenta sobreviver no desespero. Portanto, os bandidos são tão tiranos, para a vida da população trabalhadora pobre, quanto os capitalistas que as exploram e que foram descritos por Marx.

Ideológica: Como a Esquerda não consegue perceber isso e acha que toda a violência, todo o sofrimento do povo pobre é devido à exploração capitalista (claro que a causa básica é, ninguém discute isso), qualquer plano de se punir com mais rigor os tiranetes de bairro é visto como se fosse uma punição a quem já é uma vítima “do capitalismo” e assim essa ideia é suprimida com vigor e jogada lá pros quintos do subconsciente, pois é coisa “de direita”.

Aí… fica de mãos atadas e vai perder todas as eleições para a Direita que empunha a bandeira do punitivismo, porque punitivismo é música para os ouvidos das massas trabalhadoras pobres das periferias, oprimidas não só pela exploração capitalista, mas também pela ação dos tiranetes de bairro, e aflitas com a violência e impunidade desses tiranetes.

Nosso querido Haddad, tão competente, tão gabaritado para dirigir esse nosso querido país, sendo entrevistado, na campanha, por um jornalista sobre a redução da maioridade penal disse: “Somos contra”. O Jornalista perguntou: “Por quê?” Ele respondeu: “Porque não consideramos que seja solução para o problema”. Nada mais. Titubeou discretamente ao falar essa última frase. Talvez porque, sendo um homem inteligente, tenha inconscientemente percebido que não é uma resposta convincente a ser dada aos eleitores sobre a violência e os anseios deles por justiça. Ele deve ter sentido, lá no íntimo, que a Esquerda deve apresentar propostas um pouco mais elaboradas para um problema que aflige tanto as massas pobres, como é a violência. Ou faz isso, ou não está preparada para resolver os problemas do povo, para convencer a massa de eleitores e então não deve reclamar nem lamentar a derrota.

Será se, ao encarar a questão da segurança pública, a Esquerda se igualaria à Direita? Vamos comparar possíveis roteiros de ação de cada uma:

Solução da Direita: Redução da maioridade penal para todos os crimes; aumentos gerais de penas; pena de morte; trabalhos forçados; penas cruéis, ao estilo da pena que Fujimori aplicou em Abimael Gusmán, líder do Sendero Luminoso (para quem não lembra, ele foi preso em uma cela pequeníssima, onde não podia se mover, de teto baixo, onde não podia se levantar por completo, escura, não podia ler um livro, não podia fazer nada, ou seja, uma tortura contínua para qualquer ser vivo, animal ou humano); liberação e apologia da violência policial; humilhações; sangue; massacres.

Solução de Esquerda: Redução da maioridade penal para os crimes de homicídio e lesão corporal; Aumento de penas para esses crimes com obrigação de cumprimento da pena total

em regime fechado; Aumento de penas além dos 30 anos para homicidas reincidentes; presídios-escolas; presídios-fábricas modelos; eliminação dos crimes de desacato, resistência e desobediência em relação a policiais (arts. 329 a 331 do Código Penal), a profissão já embute a necessidade de lidar com pessoas fora de si, bêbadas, loucas, enfurecidas, etc.; punição severa à violência policial; respeito.

Ver outras propostas no texto https://jornalggn.com.br/fora-pauta/pobre-esquerda-sempredando-murro-em-ponta-de-faca

Com possíveis soluções tão diferentes, por que a Esquerda tem tanto medo de ser confundida com a Direita ao palpitar sobre segurança pública?

Só pode ser devido às travas cognitivas e ideológicas mencionadas acima.

Ah, mas reduzir maioridade penal, seja de que forma for, é “proposta de direita”. Ah, é? Então continue assim, pequena avestruz, enfie a cabecinha na areia, vire a bundinha para cima e deixe a Direita enrabar você como fez nessas eleições de 2018, enrabar o nosso querido Presidente Lula como fez, para nosso completo desespero e impotência, e outras muitas coisas terríveis que ainda fará, uma vez que você, pequena avestruz, se recusa a ir aonde o povo está e tentar entende-lo. Se recusa a dar uma resposta realista “de esquerda” aos problemas que o afligem e assim ganhar a eleição e poder influir mais no processo político, que é a única possibilidade de “revolução” com que podemos contar na atualidade.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem adota essa postura sugerida é Rui Costa, petista e governador da Bahia. Aliás, todos os quatro mandatos petistas na Bahia são muito criticados pela esquerda, que acusa o pt de jogar a polícia contra os pretos e pobres.
    Não é tão simples como faz parecer o post. E sabe por que? Por causa da hipocrisia que atinge todas as classes no Brasil. Quando o bandido é da família alheia, todos querem a cabeça; quando é da sua família, dai querem as leis e regras devidamente cumpridas. Isso serve para absolutamente todas as pessoas no Brasil, independente de classe, gênero, cor, educação. Assim fica difícil definir uma política. Parente de policial bandido o defende tanto quanto patente de traficante. Não tem inocentes, mas tem muitas vítimas. Enquanto perdurar a hipocrisia, não tem solução.

  2. Comentário mais lúcido que já vi até hoje. Concordo plenamente que a classe dirigente da esquerda não percebeu, e ainda não percebe essa realidade, tão óbvia para quem sabe observar…
    O motivo do voto em Bolsonaro, para a grande massa, e a grande massa não é fascista, nem violenta, nem nada, vive exasperada com a violência e a impunidade dos criminosos, foi que ele ia resolver o problema da insegurança. Ia por ordem na bagunça…
    Inclusive, é o motivo principal de as forças de segurança o terem apoiado. Bastaria os dirigentes da esquerda conversarem com os policiais, soldados ou graduados, a maioria é gente boa, cumpridora de seus deveres, iriam descobrir que estava (ainda está) quase impossível seu trabalho. Estão enxugando gelo quando prendem um criminoso que em pouco tempo está solto. Além de eles próprios e suas famílias ficarem em perigo… O artigo do Zegomes é primoroso em mostrar a situação e solução para vitória eleitoral em 22.

  3. Ô Zegomes! Amanheci lendo esse seu comentário! Perfeito! A indignação e toda a incapacidade de mudar todo esse caos que se apresenta, só nos faz adoecer. Triste momento vivemos. Parabéns!
    Saudações
    Marly.

  4. Desculpe mas esse texto se perdeu na metade para o final. Esquece do problema fundamental, mídia.

    Todo assassino e estuprador que for morto num governo de esquerda automaticamente vira no jornal um dos milhões de inocentes vítimas do comunismo.

    Toda criança ou inocente que for morto num governo de direita vira um bandido e segue a vida quando muito sendo falado por uma semana.

    Toda a esquerda está presa no ciclo: “Se prometer vai ser cobrado, se combater vai ser mal interpretado e se não falar nada então ficarão inventando….”

  5. “Subestimaram o grande sofrimento que a população brasileira mais pobre passa com os “ladrões de galinha”, os tiranetes de cada bairro.”

    A população brasileira mais pobre sofre muito mais com os tiranetes da PM. Eles têm verdadeiro pavor da polícia, que é cruel, arbitrária, injusta e violenta com os pretos e pobres. Mata muitas vezes por vingança, mesmo que a vítima seja trabalhador. É o que aconteceu nas últimas chacinas no Rio de Janeiro.

    Quem defende esse atual modelo de polícia não é o pobre, mas a classe média fascista.

    No mais, seu texto está perfeito.

  6. Que tal prender-se os bebês que roubam chupetas dos amiguinhos?
    Redução da maioridade penal? Que tal passarmos para o sistema anglo-saxão como no estado da Pensilvânia crianças com mais de dez anos podem ser condenadas a prisão perpétua, não estou brincando, Jordan Brown, agora com 12 anos, vai enfrentar um júri popular e poderá ser condenado à prisão perpétua, porque aos 11 anos de idade foi acusado de matar sua madrasta. Ou ainda, em julho desse ano o mais longo condenado juvenil norte-americano saiu da prisão em fevereiro, depois de 68 anos anos de cadeia. Ou seja foi condenado em 1953, o ano que eu nasci, quando ele tinha 15 anos num julgamento que lhe ofereceram a prisão perpétua no lugar da pena de morte se ele se declarasse culpado. Uma criança de 15 anos optou para a declaração de culpado, por isso ganhou uma prisão perpétua. Poderíamos ir mais longe na Inglaterra vitoriana em 1870 uma criança de 7 anos foi condenada a uma semana de trabalhos forçados por ter roubado um carrinho de criança. O nome dela era Julie Ann Crumpling, em 1899 a lei inglesa mudou proibindo que crianças fossem para a cadeia e criaram centros de reeducação. Nos dias de hoje a Inglaterra tem uma taxa de criminalidade muitas vezes menor do que a brasileira.
    Diria que as pessoas que acham que o PT deveria apoiar a diminuição da maioridade pessoal além de cruéis, estúpidas e imbecis, não entendem que se o PT apoia isso ele deveria perder as eleições, pois seria um partido que já perdeu sua alma.
    Claro que existem menores infratores, quase sua totalidade ou pobres, ou pretos ou as duas coisas ao mesmo tempo, talvez os defensores do aumento das suas penas na sua imensa maioria são classe média e brancos. Por que essa pequena diferença entre os que serão punidos e os que pleiteiam o aumento das punições? Seria porque os pobres e pretos são os que fazem crimes contra os brancos de classe média? A resposta é simples, na maioria dos casos é o que acontece. Agora porque na Inglaterra Vitoriana uma criança de 7 anos branca e pobre roubou um carrinho de criança e foi condenada a uma semana de trabalhos forçados, simplesmente porque como não existiam muitos negros naquela época e os pobres eram brancos.
    Um banqueiro ou um grande empresário qualquer rouba alguns bilhões do Estado, o que causará dezenas de mortes de pessoas que deveriam receber ajuda do Estado e por fome ou doenças morrerão. Alguém falou em pena de morte para sonegadores e ladrões do Estado? Acho que não.

  7. Que tal prender-se os bebês que roubam chupetas dos amiguinhos?
    .

    Redução da maioridade penal? Que tal passarmos para o sistema anglo-saxão como no estado da Pensilvânia crianças com mais de dez anos podem ser condenadas a prisão perpétua, não estou brincando, Jordan Brown, agora com 12 anos, vai enfrentar um júri popular e poderá ser condenado à prisão perpétua, porque aos 11 anos de idade foi acusado de matar sua madrasta. Ou ainda, em julho desse ano o mais longo condenado juvenil norte-americano saiu da prisão em fevereiro, depois de 68 anos anos de cadeia. Ou seja foi condenado em 1953, o ano que eu nasci, quando ele tinha 15 anos num julgamento que lhe ofereceram a prisão perpétua no lugar da pena de morte se ele se declarasse culpado. Uma criança de 15 anos optou para a declaração de culpado, por isso ganhou uma prisão perpétua.
    .
    Poderíamos ir mais longe na Inglaterra vitoriana em 1870 uma criança de 7 anos foi condenada a uma semana de trabalhos forçados por ter roubado um carrinho de criança. O nome dela era Julie Ann Crumpling, em 1899 a lei inglesa mudou proibindo que crianças fossem para a cadeia e criaram centros de reeducação. Nos dias de hoje a Inglaterra tem uma taxa de criminalidade muitas vezes menor do que a brasileira.

    .

    Diria que as pessoas que acham que o PT deveria apoiar a diminuição da maioridade pessoal além de cruéis, estúpidas e imbecis, não entendem que se o PT apoia isso ele deveria perder as eleições, pois seria um partido que já perdeu sua alma.
    .

    Claro que existem menores infratores, quase sua totalidade ou pobres, ou pretos ou as duas coisas ao mesmo tempo, talvez os defensores do aumento das suas penas na sua imensa maioria são classe média e brancos. Por que essa pequena diferença entre os que serão punidos e os que pleiteiam o aumento das punições? Seria porque os pobres e pretos são os que fazem crimes contra os brancos de classe média? A resposta é simples, na maioria dos casos é o que acontece. Agora porque na Inglaterra Vitoriana uma criança de 7 anos branca e pobre roubou um carrinho de criança e foi condenada a uma semana de trabalhos forçados, simplesmente porque como não existiam muitos negros naquela época e os pobres eram brancos.

    .
    Um banqueiro ou um grande empresário qualquer rouba alguns bilhões do Estado, o que causará dezenas de mortes de pessoas que deveriam receber ajuda do Estado e por fome ou doenças morrerão. Alguém falou em pena de morte para sonegadores e ladrões do Estado? Acho que não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador