Como se mentir em duas horas e vinte e quatro minutos de imagens, por Rogério Maestri

Como se mentir em duas horas e vinte e quatro minutos de imagens

por Rogério Maestri

Hoje tive o prazer de assistir um belíssimo exemplo inglês de como falsificar a história em duas horas e vinte e quatro minutos de imagens, assisti um super documentário sobre a primeira guerra mundial com o título “Doomsday – World War I”.

As imagens do documentário são fantásticas, filmes totalmente recuperados da época com muitos trechos com colorização, ou seja, algo muito bom para ser assistido desde que conheças a história e tire do documentário várias partes da história da época que são totalmente esquecidas ou fatos importantes resumidos a trechos de alguns minutos.

O vídeo começa com cenas da Belle Époque onde a origem da primeira grande guerra é justificada pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914, que o documentário diz literalmente que ninguém deu muita atenção, mas em questão de segundos após as imagens sobre o assassinato a Europa como um todo estava em guerra, uma verdadeira abordagem simplória sobre todo o processo. Para ficar mais emocionante eles colocam as ridículas atuações de Hitler, dos futuros generais Montgomery, Paton e De Gaulle todos de ação nula na primeira grande guerra como tivessem para o bem ou para o mal apreendido algo nessa guerra, o que na verdade parece que nenhum salvo dDe Gaulle apreendeu algo.

Mas o mais patético do documentário é o fim, que é uma reprodução do que fazem no início, falam vagamente sobre a revolução russa, dizendo que Lenin foi um ditador mauzão e que foi utilizado pelos alemães para trair a pátria mãe (do Czar, é claro).

Em resumo, se cortarmos algumas partes o documentário até se sustentaria pela qualidade das imagens, mas as intervenções dos personagens, o início e o fim são patéticos e falseiam o máximo toda a política que se desenvolveu na primeira guerra, transformando algo que poderia ser bom num pastiche.

Redação

Redação

View Comments

  • Os motivos da primeira guerra mundial vinham desde o século 19 pela anexação da Alsacia e Lorena pela Alemanha após a derrota de Napoleão 3 durante a guerra Franco Prussiana de 1870. Quem iniciou a guerra foi a Austria, que usou o assassinato do Arqueduque Francisco Ferdinando como catalizador, pelo seu interesse em anexar a Servia ao Império Autro-Hungaro. Ai foi como a queda de uma peça de um dominó, pelo estado beligerante da Alemanha e França. O apoio da Alemanha a Austria a fez que entrasse na guerra. O mesmo com a Russia ao apoiar a Servia. A França que apoiava a Russia também a levou a guerra, embora fosse a Alemanha o invasor. Finalizando com a Inglaterra, que não queria a guerra, mas entrou pelos compromissos com a França e Russia.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

7 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

8 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

8 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

10 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

10 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

10 horas ago