Corra Lula, corra!, por Cristiano Scarpelli

Corra Lula, corra!, por Cristiano Scarpelli

No atual momento político, certezas sobre os cenários futuros nada mais são do que devaneios, influências de desejos e esperanças que todos alimentamos.

O atual momento é tão dramático que pode ser constatado pela forma como lideranças e intelectuais começam a bater cabeça sobre o que fazer. Lula deve levar sua candidatura até o fim? Deve-se apostar todas as fichas no STF? Como manter o discurso de golpe e ao mesmo tempo reafirmar a confiança nas instituições? Deve-se já lançar um novo candidato pelo PT? Deve-se já fazer uma aliança com Ciro Gomes, Boulos e Manuela? Deve-se radicalizar o discurso e ir para a extrema esquerda? Deve-se tentar reestabelecer as pontes com o centro? O centro e os empresários querem reestabelecer essas pontes?

Quem acompanha os artigos e discussões entre lideranças e intelectuais, percebe que existem pensamentos a justificar cada uma das teses acima. Vale ainda lembrar, que muitos já consideram que as próprias eleições podem estar comprometidas e que podemos realmente adentrar em uma nova era militar.

A coroação do arbítrio deve se dar com a prisão do Lula, mas não tem porque parar aí….Pelo menos nesse quesito, as esperanças vãs estão se desfazendo e cada vez mais gente já se convence que a prisão do Lula é inevitável. Uma dose de realismo é melhor do que fantasias. As visões idealistas e ingênuas de que não iriam ousar ir tão longe, de que teriam medo da comoção gerada, de que só iriam querer tirar ele do páreo, etc… foram se provando teses falsas pela impiedosa realidade. Os golpistas simplesmente foram testando os cenários e como as reações foram murchas, viram que dava para avançar e agora não vão mais perder essa oportunidade.

É claro que ainda tem quem aposte que o STF (aquele que o Jucá se referiu a um grande acordo nacional) irá em algum momento rever a decisão de prisão em segunda instância e salvar Lula do cadafalso. É compreensível que alguns tentem se apegar a esperanças vãs, a fim de aplacar o desespero… Mas acho que os mais experientes já sabem e enxergam que pelo andar da carruagem a prisão é para este mês de março, levando ao delírio os globais, os manifestoches e a elite do atraso. Aliás, acredito que o STF irá referendar a decisão do Moro e mais algumas entre as nove seguintes que virão…O Lula entrando na prisão, provavelmente só sairá morto!!

Por isso, é bem possível que o PT e o Lula (oxalá estejam sendo realistas nas análises e não vendendo otimismo entre si), agora estejam apenas a calcular quais serão os impactos da prisão. Vai aumentar sua popularidade? Vai causar comoção? Vai conseguir manter a influência para as eleições? No longo prazo, sua prisão vai lhe tornar um novo mártir a infernar a cabeça dos golpistas mesmo depois de morto?

Acredito que para nenhuma dessas questões existam respostas certas. A sua intenção de voto pode tanto subir, como cair. Em relação à última condenação parece que houve leve queda ou estabilidade…Mas infelizmente, acho que no curto prazo não haverá nenhum tipo de comoção, nem o MST, nem o MTST vão conseguir parar o país, os protestos serão pequenos e escassos. Acredito ainda que a transferência de votos será limitada, porém com potencial de levar alguém ao segundo turno.

Só que nem mesmo isso pode acontecer. Pois como transferir votos com alguém preso? Vão ler cartas do Lula no horário político? Isso tem a mesma repercussão que o genial Lula falando, com suas expressões, simpatia, comunicabilidade inata, a qual só é possível por meio visual? E o STF vai deixar lerem eventuais cartas de um condenado? O PT vai gravar ou já está gravando vídeos antes dele ser preso? Vão gravar vídeos em apoio a cada um dos potenciais presidenciáveis e governadores, já que não é possível prever todos os cenários futuros? O STF vai deixar esses vídeos serem transmitidos em horário eleitoral?

Acredito que para todas essas hipóteses, o cenário será o pior possível, com um Lula incomunicável, sem poder fazer campanha, sem poder indicar seu sucessor. E em último caso, se uma improvável comoção começasse a surgir, pode acontecer de o Lula vir a morrer por “morte natural”, o que dentro de uma cadeia é muito mais fácil.

Assim, frente a esse Armagedon que vivemos e somado à fragmentação das candidaturas de esquerda, começo a achar provável que venhamos a ter um Bolsonaro e um Alckmin no segundo turno. Por isso, me convenci que era hora de pensar em uma nova estratégia, principalmente que permita dar sobrevida ao maior líder político que essa país já produziu, o nosso Luis Inácio Lula da Silva. Já erraram uma vez quando vacilaram em apresentar o Lula candidato em 2014. O medo era que ele saísse diminuído com a “confissão” do fracasso da Dilma. Depois veio o segundo erro, que não foi assumir um ministério logo no início do governo Dilma. Mais uma vez, o medo era que essa ação abalasse sua imagem… Assim, para evitar novos erros acredito que se ainda for possível, o nosso Lula deveria correr, correr para sair do país.

Sim, o exílio!! Exílio político para um perseguido da Justiça! Exílio para continuar vivo! Exílio para continuar podendo gravar vídeos e enviando mensagens pela internet ao nosso povo! Exílio para denunciar o golpe na mídia internacional! Exílio para submeter seu caso à corte da ONU! Exílio para se encontrar com líderes internacionais! Exílio para poder indicar seu candidato e fazer campanha no primeiro e segundo turno! Exílio para continuar podendo articular com as lideranças! Exílio para apoiar Boulos, Manuela  ou Ciro Gomes conforme o andar da carruagem! O exílio ainda permitira o PT manter sua estratégia de inscrever o Lula em 15 de Agosto, para os golpistas serem forçado a impugnar sua candidatura ou poderiam ainda já indicar outro candidato.

O problema de se apostar na prisão, é que ela depende de uma série de fatores improváveis e incertos, como uma comoção das massas, um desgaste do Judiciário em níveis alarmantes, um constrangimento dos poderes estabelecidos… Quase uma revolução não? Alguém realmente aposta nisso? Ou não é mais provável o mesmo cenário do Impeachment e das condenações em primeira e segunda instância do Lula? Ou seja, pouca mobilização do nosso lado, apatia geral na população e foguetórios e comemoração entre a coxinhada.

Por fim, se a hipótese da martirização realmente vier a acontecer, pode vir num tempo tão distante, onde costuma gerar resultados práticos bem diferentes dos originalmente propostos. É como o reconhecimento de Jesus pelo Império Romano, quase 400 anos depois de sua morte… ou a consagração de Tiradentes 100 anos depois, ou mesmo a Globo reconhecendo o “erro” de apoiar o golpe militar de 64. Isso serviu para alguma coisa além de tentar dar legitimidade aos mesmos poderes, mas agora com novas máscaras?

O mártir costuma ter uma função num curto período de tempo, apenas se seu “gesto” der sobrevida a seus seguidores, como foi o caso de Getúlio Vargas. No caso do Lula, me parece que seu “gesto” apenas servirá para dar mais desânimo à militância, a qual reconhecidamente se encontra cansada, desarticulada, batendo cabeça em acusações mútuas de quem errou e porque. Aliás, se a prisão realmente fosse uma espécie de estopim para o levante das massas ou realmente favorecesse o PT, por que então iriam prendê-lo? Não bastaria inabilitá-lo? Os golpistias que até agora acertaram nas artimanhas do golpe, vão cometer esse erro infantil ou estão calculando que um Lula sem fazer campanha vale mais do que o improvável risco do levante?

Ademais, o exílio nunca foi vergonha para ninguém. João Goulart, Brizola e Luis Carlos Prestes saíram do país… Se tornaram menores por causa disso? Fidel Castro após o fracasso do Moncada e depois de um ano preso, partiu para o exílio no México, para depois voltar vitorioso. Nomes e exemplos não faltam!

No conflito político, os mortos e mártires só conseguem influenciar a ação das massas se houver um grupo consistente a representar aqueles interesses nos anos seguintes, além de uma sintonia intensa e afinada com as massas, o que não parece ser o nosso caso. O Lulismo logrou ser muito maior que o petismo, mas infelizmente o próprio Lula parece não ter conseguido um nível de sintonia e organicidade a permitir mobilizações expressivas em sua defesa, tarefa essa que  o PT terá ainda mais dificuldades sem o seu líder.

A verdade é que na disputa política, os vivos causam mais medo que os mortos e é exatamente por isso que líderes são assassinados. Quando Pinochet deu o golpe de estado e se cogitava a fuga de Salvador Allende, pode-se hoje ouvir claramente as ordens do ditador para derrubar o avião caso Allende partisse para o exílio… O medo dos vivos é tão grande que a Ditadura chilena não se constrangeu em assassinar Orlando Letelier em plena capital dos EUA…A operação Condor nos ensina isso!

Por isso, acredito que um Lula vivo e podendo exercer aquilo que é sua virtude e vocação, a comunicação com as massas, é nosso maior trunfo frente aos golpistas. Um Lula preso é um Lula morto, para deleite dos golpistas. Assim, acredito que o mais inteligente a se fazer agora seria:

Corra Lula, corra!

Disponível em: https://blogscarpelli.blogspot.com.br/2018/03/corra-lula-corra.html

 

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Argumentos enviesados

    Como manter o discurso de golpe e ao mesmo tempo reafirmar a confiança nas instituições?

    Lula deve manter a sua atitude republicana e seguir o caminho legal, mesmo sendo a condenação injusta. Quem tem que fazer o discurso do golpe é nós, porra!! Vamos transferir sempre a responsabilidade ao nosso líder? Já é hora do povo sair na rua e cobrar justiça, questionar a sentencia sem provas, exigir as provas. Cadê o tal de comando unificado? Não é o povo o cavalo ensilado que passa pela frente do Lula, é o Lula que passa caminhando na nossa frente, rumo ao seu sacrifico, em nosso nome. Chega de conversa, a responsabilidade é nossa!

    1. Pra ontem

      Antes que prendam e calem nosso maior líder.

      Na web e nas ruas, que o espírito do guerreiro vietnamita encorpore novamente em cada militante e simpatizante, e em todos que têm apreço por esse belo País e povo.

      Solte o não que tens abafado no teu peito, o não rotundo…:

      [video:https://youtu.be/6dt43SGuIa8%5D

      Às mulheres

      Resultado de imagem para cenas filme homem que incomoda

    2. Sim, acho que todos concordam

      Sim, acho que todos concordam que deveria ser assim, mas acredita mesmo que vai acontecer como você deseja?

      Continuo achando que não vai haver cobrança e que as manifestações serão escassas…

      E pode vir um desânimo ainda maior, pois frente a tantas porradas e com o maior líder sendo sacrificado, não seria surpresa um abatimento petrificante.

      Lembremos que já fomos abatidos no Impeachment, na sentença do Mouro e na reafirmação do TRF4. Onde estavam as massas?

      Se não viramos o jogo até agora, não tem porque isso acontecer somente agora com ele preso.

      O jogo só será virado com o tempo, com mudanças nas condições sociais, na percepção das pessoas, o que leva um certo tempo.

      E para consegurimos virar o jogo, a contribuição de um Lula falando ao povo é inegociável!

      Mas infelizmente, com ele preso, isso não existe! E pode ser que nunca mais venhamos a ouvir um discurso dele, somente os antigos e gravados, feitos antes desse mês de março.

      Será que as pessoas ainda não entenderam que sua prisão é quase igual à própria morte? Que o talento do Lula reside dentre outras coisas em se dirigir de forma audiovisual ao povo…

      Com ele preso ou teremos cartas anódinas ou seu epitáfio!

  2. As pessoas se recusam a ver o óbvio

    Mesmo se Lular puder ser candidadto (e não será) e ganhar a eleição, ele não conseguiria mais governar. Nem ele ou qualquer outro candidato de centro-esquerda que queira fazer um governo de negociação com as elites. O mesmo acotece com que queira ser centro-direita., que queira ter “pudores institucionais”

    A centro-esquerda e a centro-direita foram fulminadas, no mundo inteiro. Sua proposta de ser o amortecedor político entre o neoliberalismo e o povão afundou, porque a crise do capitalismo agora não deixa mais espaço para negociações e concessões.

    O mundo ingressou num estado de excessão permanente. Neste contexto só há 3 cenários possíveis:

    1. O caos continua, com ou sem eleições. É o cenário mais provável. Péssimo para o povo e ótimo para as aves de rapina (EUA, UE, China, corporações globais, banca e seus aliados brasileiros, tipo Armínio Fraga e Meirelles)

    2. Governo autoritário de direita, estilo Bolsonaro, mas Alckmin também consegue – até a Marina poderia. É neoliberalismo na economia, porrete no povo, moralismo nos costumes e toca bonde…

    3. Governo autoritário nacionalista e/ou desenvolvimentista. EUA e Europa declararariam guerra de quarta geração imediatamente, com a ajuda dos quinta-colunas daqui. Seria o menos pior, mas também é o mais improvável de acontecer.

    1. Concordo com você, só ofereço

      Concordo com você, só ofereço uma indagação: o que os grandes capitalistas pretendem?

      As consequências de um capitalismo selvagem sem controle em escala global são previsíveis: é suicídio econômico, não é viável em qualquer cenário e vai nos levar a um cenário de escassez de recursos naturais. Se menos de 1% hoje possui 51% da riqueza gerada no planeta, qual será a realidade nas próximas décadas? Não existe consumo se o povo não tem poder aquisitivo e qualidade de vida, o velho “bem estar social”.

      O que esses loucos pretendem? Um feudalismo pós-capitalista?

      1. Genocídio
        Uma espécie de genocídio social.
        Eliminar de 20 a 30% da população mais pobre, e manter, a opulência dos mais ricos, sem ameaçar a sustentabilidade do planeta.
        É uma conta simples: o planeta não comporta a vida nababesca do 1% mais rico ou a vida dos 30% mais pobresao mesmo tempo.
        Quem será sacrificado pela lógica capitalista?
        Alguma dúvida?

    2. Pode ser.
      Acho um certo

      Pode ser.

      Acho um certo exagero, pois afinal houve uma onda de esquerda em toda a América Latina nesse início de século XXI. E antes dessa época, já haviam hipóteses a pregar a impossibilidade da esquerda ganhar, tanto pelo fracasso estrondoso do socialismo, como também pela crise da social democracia europeia.

      Entretanto, fissuras apareceram e lograram alguns êxitos por um tempo…

      Ademais, não compartilho da ideia que as aves de rapina estejam empreendendo um esforço coordenado. A ascenção da China é um fenômeno extremamente novo e de consequências ainda imprevistas. A própria ascenção da China vai contra a ideia de um hiper domínio americano ou mesmo do neoliberalismo, pois o que existe ali, está a léguas do que o neoliberalismo propõe.

      Dessa forma, acredito que novas janelas de oportunidades surgirão. Por agora, os golpistas têm o poder na mão, mas contradições surgirão no médio prazo.

      Por fim, gostaria de saber a partir do seu diagnóstico, qual seria a proposta? Nos resignarmos com o inevitável choque do “melancolia” e nos omitirmos de tudo?

    1. Bom, realmente esqueci de

      Bom, realmente esqueci de colocar um nome do PT. Talvez, por ser meio óbvio ou pelo próprio PT ainda não ter a menor condição de apontar o vice, seja para não jogar a toalha, seja para a Lava-Jato não ir para cima…

      No mais, esse sectarismo de alguns petistas é algo distante do Lulismo. Por isso o Lulismo é muito maior que o petismo, pois evita cair nesse isolacionismo purista.

      Não é por menos que Lula enviou um recado sólido de apoio ao Boulos.

      O mesmo vale para a Manuela…

      Quanto ao Ciro, pelo jeito duas coisas atrapalham uma aproximação maior e firmar um pacto mais consistente. O próprio Ciro com seu palavreado impulsivo e algumas lideranças inconsequentes petistas, as quais pensam ser mais importante manter uma frágil hegemonia petista do que salvar o país do armagedon golpista. A declraração do Emir Sader é um belo exemplo de estupidez e infantilidade. O Ciro ficou 16 ao lado do PT, sem pedir muita coisa em troca. Foi solidário à Dilma, mesmo nos momentos mais tensos. Teve até que descer do prédio dele para afugentar uns manifestoches aloprados… Coisa que um petista covardão, como o José Eduardo Cardoso, deixava correr livre, leve e solto. O Ciro não tinha cargo e afugentou os arruaceiros, já o ministro da Justiça deixava tudo acontecer, até praticarem tiro ao alvo na presidenta…

          1. claríssimo:

            Rui Costa Pimenta, do PCO, Partido da Causa Operária. (19)

            Isso se ele aceitar a indicação.

            Se não aceitar, ele provavelmente votará no LULA.

            Não há de que.

      1. “algumas lideranças

        “algumas lideranças inconsequentes petistas, as quais pensam ser mais importante manter uma frágil hegemonia petista do que salvar o país do armagedon golpista.”

        Mas não é exatamente isto que estão falando no dplo expresso?

        Lula será preso até o final deste mês. Depois serão todos os outros petistas, menos os “obedientes”.

        Quando o Lula estiver preso descobriremos que não existe esquerda neste país.

  3. imagens emblemáticas

    talvez a mais emblemática imagem do herói nacional está num quadro dos anos 1950, presente em todos os livros didáticos da antes obrigatória cadeira de história do brasil: “tiradentes ante o carrasco”.

    condenado e impotente ao desfecho trágico que o aguarda, o herói nacional mantém uma altivez que os andrajos e as correntes só fazem destacar.

    imagem captada com rara felicidade, parece antecipar a certeza, expressa pelo condenado, de que àqueles que o condenam, o futuro será o limbo, e ele, o tiradentes, será o mais festejado herói nacional.

    lula está diante do desfecho trágico de seu destino, determinado por canalhas a serviço da metrópole estrangeira.

    que faça valer a pena.

  4. palpite infeliz

    Lula deve fazer o que achar que deve fazer. O PT tem obrigação de apoiar. Faremos a mesma opção do Emir Sader: “Se Lula mandar votar num poste, voto num poste. Se mandar votar no Ciro, voto no poste!”.

    O PT é o único partido político do Brasil. Perante a militância e simpatizantes (todos os partidos somados não tem o número de simpatizantes do PT) tem obrgação de disputar com nome próprio para presidente e para vice.

    Manifestações como a deste post mal escondem a vontade de candidatos que só pensam em si (como Boulos e Ciro), que entram em partidos apenas com garantia de candidatura sem disputa, conseguirem um projeção que não tem e nunca terão. Querem carona no comboio do PT já que não tem penetração na alma do eleitor.

    Ganhar a eleição não é a prioridade do PT. O principal é se defender o ataque covarde da direita, com apoio enrustido da esquerda, que não param de sonhar com “acabar com esta raça” de petistas.

    Se Lula fosse dar ouvido a portadores da verdade como autor, nunca teria precisado incorporar o apelido no nome. Não teria passado de um sindicalista exótico. Jamais fundaria um partido de classe. As centrais sindicais seriam dominadas por Joaquinzões e os diversos movimentos sociais nunca teriam a sua generosa contribuição para terem sucesso. E todos nós outros nunca teríamos votado em gente diferente dos Collor e FHCs.

     

     

    1. Qual eleição?

      Lula transfere votos em cima de um palanque e com microfone nas mãos.

      O maior líder do Brasil, aquele que mais fez pelo povo brasileiro em quinhentos anos de história, será preso, e não nos iludamos, no primeiro jogo do coríntians e do flamengo, no último beijo da novela, será esquecido.

      Aqui é o país da lei de murphy.

      A não ser que lutemos para que não seja mais assim.

      Que cada militante seja um guerreiro vietnamita, aqui na web e nas ruas, e para ontem, antes que encarcerem o Lula!

       

    2. Claro que Lula deve fazer o

      Claro que Lula deve fazer o que achar que deve fazer.

      A questão é que o que ele acha que deve fazer, sofre influência de conselhos, reflexões e ideias de pessoas próximas.

      Um gênio como o Lula, inevitavelmente leva em conta a própria história, seu feeling e os sentimentos à volta…Então, a minha proposta é apresentar ângulos e situações que talvez não estejam sendo levadas em conta.

      Afinal, vale lembrar que o mesmo Lula já cometeu alguns erros crassos, como ele próprio hoje deve reconhecer intimamente que deveria ter se candidatado em 2014, e que ainda poderia ter salvado o governo Dilma, virando ministro logo nos primeiros meses…

      Assim, esse autor que lhe fala, não propõe ser o portador da verdade. Apenas levantar problemas e indagações que o Lula inevitavelmente enfrentará caso opte pela prisão, as quais ainda não tinha visto serem abordado por outros autores.

      Ir para o exílio também tem seus problemas, mas acredito serem menores do que o da prisão. Acredito realmente que os vivos podem fazer mais do que os mortos. E um Lula preso é quase um Lula morto…

      Mas se o Lula assim decidir, é óbvio que terá minha solidariedade e vamos continuar tentando lutar.

      No mais , também votarei em quem ele indicar, inclusive no Ciro Gomes. 

      O melhor mesmo era todos sairem juntos ainda no primeiro turno, pois não é descartável a hipótese de que Bolsonaro e Alckmin estejam no segundo turno.

       

  5. Para mim, o Lula deve

    Para mim, o Lula deve continuar lutando, aconteça o que acontecer. Com relação a não poder se comunicar, caso ocorra essa  prisão ilegal, pergunto: como o eduardo cunha pode conceder entrevistas ou mesmo se manifestar através de cartas? Apesar de também achar que, como disse o jucá, “com supremo, com tudo”, talvez, quem sabe, o stf volte a obedecer a Constituição Federal.   

    1. O Lula na prisão não tem como

      O Lula na prisão não tem como continuar lutando…

      Vai ficar incomunicável! Não vai poder gravar vídeo e nem exercer seu talento natural para a fala…

      Isso se não agilizarem uma “morte natural”, o que para uma pessoa de mais de 70 anos fica difícil denunciar que a morte possa ser por tratamento “inadequado”.

      Aliás, mesmo que os golpístas não queiram agilizar a morte dele. O stress e o isolamento de uma prisão não deve ser muito favorável à saúde de ninguém, principalmente idosos…

      E como falei, acredito que nem cartas deixarão ele escrever…

      Estado de exceção é assim, não tem porque darem colher de chá…

      Nós é que vamos tentar lutar, mas em condições bem piores, batendo cabeça, desarticulados e sem a maior liderança popular que esse país já produziu…

    2. Eduardo Cunha preso, ok. A

      Eduardo Cunha preso, ok. A sra. viu alguma foto ou vídeo da cela? Alguma foto acorrentado, escalpelado, uniformizado? De outra parte, Cunha é do time dos golpistas, foi o golpista mor. Lula é massa diametralmente oposta, com toda certeza não terá a s facilidades de Cunha. Se eu pudesse falar com Lula, diria: Lula, meu querido, ninguém precisa de um líder encarcerado, emudecido, vá embora enquanto pode e nos guie de longe.

  6. Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

    Tambem acreditamos que a luta continua, mesmo sabendo que os adversários são os piores bandidos criminosos da maior máfia já desbaratada no Brasil e que continua em operação pois tomaram todos os 3 poderes, orgãos, forças armadas, todas as polícias, 100% da grande imprensa etc… não preciamos falar mais nada certo. Caso as eleições ocorram normalmente, o que vai ser muito difícil pois estamos numa ditadura, e em ditaduras eleições são claramente ou obscuramente indiretas. Mas, sem o Lula, por qualquer motivo, um indicado seu ganha as eleições, inclusive a legítima dona do cargo Exma Dilma Roussef para desespero dos golpistas que a derrubaram para não estarem atrás das grades, segundo jucá, ou cajú como os traficantes preferem.

      1. Um outro condenado

        Está lá, na Folha de São Paulo:

        Embora admita só ter “evidências circunstanciais”, no entanto, Correa, 70, baseia-se em autores do passado e em descrições de eventos de contemporâneos da Inconfidência para tecer seu enredo.
        Segundo ele, um ladrão, o carpinteiro Isidro de Gouveia, condenado à morte em 1790, assumiu a identidade de Tiradentes em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida a ele pela maçonaria.
        Correa, ex-professor da Universidade Santa Úrsula, no Rio, cita testemunhas da caminhada de Tiradentes ao cadafalso que se diziam surpresas porque ele aparentava ter menos que seus 45 anos.
        Citando um livro de Martim Francisco Terceiro (“Contribuindo”, de 1921) e outro de Hipólito da Costa (“Narrativa da Perseguição”, de 1811), entre outros, Correa vai desfiando suas hipóteses.
        Tiradentes teria sido beneficiado por um dos juízes da Devassa, o poeta Cruz e Silva, que tinha sido amigo de muitos dos inconfidentes (Laura Mello e Souza diz que Cruz e Silva, na verdade, foi designado para endurecer o tratamento penal dado a seus ex-amigos).
         

        Tem mais informes, no link

        http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc21049926.htm

  7. Wilson tem razão, infelizmente

    O sucesso da integração do oriente (isso, claro, se o império, em desespero, não partir para a loucura de uma guerra, hipótese menos provável agora que o Putin – mestre da geopolítica – mostrou as cartas), com a nova rota da seda, tenderá a fazer que o império fique ainda mais obsecado pelo controle do seu quintal latino-americano. É triste.

  8. Desejo que na prisão de Lula
    Desejo que na prisão de Lula pessoas morram .

    Como participarei do movimento, pode ser até eu uma das vitimas

    A prisão do Lula tem que ser vendida bem cara, com desgraças, mortes e montim.

    Não adianta tacar fogo em pneu na estrada, isso só polui o ambientes

    Tem que ter confronto, e confesso, se alguém tripudiar da situação do Lula perto de mim, vou meter a porrada. Foda-se. Depois vejo a merda que vai dá.
    /////
    Por muito menos, a direita fez pressão na porta do Teori Zavaski nas véspera de uma votação importante.

    Não vejo o mesmo acontecendo na porta da Vampira Carmem Lúcia.

    A esquerda está se cagando de medo.

    Dia 14 ou 21 quando o TRF4 vai julgar os recursos do Lula, se não tiver , revolta, quebra quebra, porrada , convulsão, pancadaria , Lula vai em cana em questões de dias .

    Para ser sincero, como tenho o sangue um pouco quente, deve ser por causa do DNA dos meus ascendentes, já estou de saco cheio do Lula com esse discurso pacifista.

    Ou o Lula abre a boca e parte para o confronto com o meio judiciário ou vai se fuder.

    Neste momento, só o Lula pode salvar o Lula da prisão.

    O resto é papo furado, palavras ao vento .

    Dizer que vai virar mártir, preso político, e daí ? Grandes merda. O importante é que neste momento, os golpistas, coxinhas , judiciário e Globo ganharam o embate baseado numa mentira.
    A esquerda e a Democracia se acorvardaram. Deixaram um dos principais líderes políticos do mundo ser preso injustamente.

    Que se dane a história e o futuro.

    O importante é hoje .

    1. Concordo com vc que a

      Concordo com vc que a história e o futuro são imprevistos demais para nos agarrarmos a ele.

      Ademais, no futuro o passado será reescrito a bel prazer de quem estiver no comando.

      Não duvido que daqui a 40 anos, a mesma Globo venha a falar que o Lula foi um injustiçado. Fazer uma minissérie a respeito e continuar a ferrar os Lulas de 2058…

      Sim, só cabe ao Lula escolher entre ser preso, partir para o confronto ou se exilar.

      Como não vejo nenhuma possibilidade de irmos para o confronto, tanto por falta de apoio, garra, disposição, como por falta dos instrumentos necessários para isso, a opção que resta é o exílio.

      Quem sabe daqui a 5 anos, a situação interna permita uma nova reviravolta? Principalmente com um Lula vivo e podendo transmitir suas ideias….

      1. Sinceramente , não estou
        Sinceramente , não estou preocupado com que digo .
        Quero que se dane. Falo abertamente na rede . Em todas as redes sócias que participo . Nessa altura da vida perdi o medo.

        Na vida só temos duas opções diante da adversidade.
        Resignação ou Indignação.

        Sou um indignado por tudo que vem ocorrendo no país, com Lula, Dilma e PT.

        É claro que o blog e as redes estão sendo monitorados , que se dane.

        1. Concordo, foi o que eu disse

          Mas o LULA não deve e não pode.

          Nós, nós aqui, temos que lutar abertamente nessa guerra. Tem que haver um estrondo para que o povo saiba, tome consciência, que está numa guerra.

        2. Gilson, há outros que pensam

          Gilson, há outros que pensam como você, mas sequer se conhecem uns aos outrso, quanto mais falar-se de organização. Uma andorinha só não faz verão, dizia vovó; nem revolução, digo eu.

  9. Excelente Post

    Finalmente, um post com os pés no chão. A esquerda reluta em admitir, mas Lula será preso. E isto não é vergonha nenhuma. Jesus Cristo foi condenado, mesmo inocente, e muitos outros, Mártires desta humanidade indigna. Mandela, Ghandi, Tiradentes, William Wallace, e muitos outros, a lista é grande. Nenhuma vergonha deve-se ter de um Mártir que é condenado injustamente, os condenadores é que tem motivos para sentir vergonha ou conciência pesada. 

    Provavelmente, Bolsonaro vencerá, e vai rasgar a Constituição. E a maioria das conquistas de Lula serão desfeitas e esquecidas. Os livros de História, serão escritos pelos ” vencedores “, na versão do Lula ” criminoso “. Game over ? Não, só um pause. Pois  o mito de Lula, viverá em lendas, na boca do povo, para ressurgir décadas, séculos ou milênios mais tarde, talvez com muito mais força ainda. Não se mata lendas, nem mitos. Pode-se resistir à exércitos, mas não às idéias.

    Odiar o inimigo não é Digno, nem desejar a sua morte, pois isto nos igualaria a eles. Temos a Dignidade que neles falta.

    Provavelmente se Ghandi estivesse aqui, vivo também não odiaria ninguém, antes faria uma resistência pacifista.

     

     

    ” Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão”.

    Henry David Thoreau

    1. É como se a política fosse

      É como se a política fosse futurologia e não luta. Isso não existe. Lula será preso só se deixarem. Esse tipo de postagem leva ao conformismo e à inação. É preciso que os mais informados façam agitação política no sentido de impedir a prisão de Lula. É precis confrontar o golpe, não brincar de Mãe Diná.

      1. Mãe Diná ou Guerra no Iraque

        Caro Sr. Moreno

        Melhor brincar de Mãe Diná, do que de Guerra no Iraque.

        Por este tipo de comentário, nota-se que falta às esquerdas a total e completa noção da situação política atual… Mas tudo bem, vamos tentar criar uma argumentação e debater esta situação:

        Se o povo esboçar a menor reação, que seja de jogar um chinelo nos Militares, por muito menos eles estão tremendo de vontade de decretar um novo AI-5, aí sim, teríamos uma reprise do que foi 1964, com as guerrilhas de esquerda ( que não deram em nada), um povo desarmado ( o próprio PT quem desarmou ) contra os Militares, com fuzis, tanques, pau de arara,  e tudo o mais que tem direito e até o que não tem.

        Mas tudo bem, vamos dizer que o povo vença os Militares, com estilingues e paus e pedras, contra fuzis automáticos, (que são capazes de derrubar até aeronaves que voem baixo ) .Aí o povo brasileiro enfrentaria os padrinhos de Temer, isto mesmo, os EUA. E estes não estão de brincadeira. Quero lembrar que no Iraque, para saquearem o petróleo, os americanos mataram 1 milhão de pessoas. O povo iraquiano fez a besteira de reagir à invasão americana. E os americanos mataram 1 milhão de iraquianos, com uma certa facilidade deixaram correr rios de sangue no deserto iraquiano. Torturas, e tudo o mais que uma guerra sórdida tem direito os iraquianos experimentaram… pra nada, pois os americanos saquearam o petróleo assim mesmo.

        Quero lembrar que todo este golpe foi para o Império saquear nosso pre-sal. Vamos aprender com os erros dos iraquianos ou vamos cometer os mesmos erros ?

        Enfrentar o mais poderoso Exército já surgido na face da Terra, as Forças Armadas Americanas, com drones, altíssima tecnologia, e tudo mais, financiado com trilhões de dólares… Só pode estar de brincadeira.

        Eu poderia citar muitos outros países que desafiaram os EUA e todos eles ou perderam ou foram tão arrasados que quase nada restou. Síria ( que está sendo severamente bombardeada neste instante ), Vietnan ( completamente destruído, 3 milhões de vietnamitas mortos, solo envenenado, e a maior parte das florestas destruídas ) , Japão ( bombas nucleares ).

        Vamos ser os pŕoximos ? Ou vamos usar a inteligência ?

        Por isto não entendo o ” só vão prender o Lula se deixarem”. Se ” quem “deixarem? O povo não tem este poder todo não. Nenhuma revolução moderna foi ganha  só com povo sem ajuda de exércitos, ou de estratégia.

        Líderes pacifistas, como Ghandi estes sim, venceram Impérios sem dar um único tiro, pois inspiravam a convicção no povo, mas principalmente porque até as elites passaram a acreditar nele.

        Se quiserem, paguem pra ver e verão se meu argumento é certo ou não.

         

        ” A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem.”

        Mahatma Gandhi

         

         

  10. Realidade

    Post lucido. Profético

    A má sorte foi estar no lugar errado na hora errada. O advento igual da lava a jato aconteceria de qualquer forma no Brasil.

    A maioria daqueles que estavam no cenario politico no Brasil agiram da mesma forma, a maneira de governar sempre foi a do fisiologismo da negociata e ai não tem inocente, se for prender falta cadeia pra todos.

    Acontece que na luta pelo Poder não existe comiseração. Logo…

    É sinonimo de sabedoria agir rapido diante do inesperado. E neste caso esperado…

  11. Um pouco fora da pauta mas…

    http://www.nocaute.blog.br/brasil/uma-reforma-politica-para-sustentar-um-governo-democratico.html

    Excelente a proposta do Haddad, de se eleger deputados apenas no segundo turno, quando o chefe do executivo já pode ter sido eleito, podendo influencir na montagem de uma bancada que o ajude na governabilidade, ou então quando apenas os dois candidatos mais votados disputarão a presidencia podendo formar uma maioria sólida para governar.

     

    Assistam e divulguem se concordar.

     

     

     

    1. Sensacional!

      Acaba o toma lá da cá, os centrões e outras porcarias…

      O parlamento teria participação proporcional ao desejo exato do povo, acima das propostas políticas em disputa.

      Vão perder as chamadas “!bancadas”

      O mesmo para Senador!!

  12. Regra 3

    Vou explicar de uma forma bem lúdica, mas didática, a situação atual:

    A maioria dos leitores, aqui, já jogou futebol na vida.

    Pois bem, então eu pergunto:

    Se o seu adversário lhe dá uma “canelada” você reclama com ele, mas continua jogando. Se novamente o seu adversário lhe dá outra entrada maldosa, você reclama com ele e resmunga para os seus colegas de time, mas continua no jogo. E na terceira vez que o seu adversário lhe der um carrinho por trás, derrubando você acintosamente, o que você faria ?!?

    Eu entendo que existem somente três alternativas:

    Passar o resto do jogo apanhando.Revidar o jogo violento.Tirar o colete e sair do jogo.

    Analisando temos:

    – A opção “1- Passar o resto do jogo apanhando” é estupida, pois aquele que poderia fazer cessar as agressões a você, o juiz do jogo, na verdade, é o seu principal agressor. Logo é bizarro esperar que neste cenário as normas do jogo sejam aplicadas a seu favor ou que o “STJD” venha a interceder, anulando os erros do juiz. Você e o seu time estão sozinhos, no máximo, têm apoio de 35% da torcida.

    – A opção “2- Revidar o jogo violento” é inviável, uma vez que você, seu time e principalmente a sua torcida não dispõem de idade, tempo, recursos e principalmente, espírito para tal luta. O policiamento do jogo (que sempre foi feito pela PM e agora é feito pelo exército) espera somente que a sua torcida atire o primeiro chinelo em campo, para que eles avancem para reprimir qualquer manifestação a seu favor.

    – A opção “3- Tirar o colete e sair do jogo” é a única opção possível, pois assim, do lado de fora do jogo, você poderá mostrar aos outros times, a sua torcida e a todos os demais como a partida que você jogava estava viciada. Estar livre para dar entrevistas as rádios e TV´s internacionais é fundamental para desmontar a farsa que foi o jogo e todo o campeonato.

    Aí, o camisa 10 do nosso time dirá: “Ahhh….mas se eu abandonar o jogo serei chamado de covarde e principalmente, que terei aceitado a minha incapacidade de provar que sou bom de bola.”

    Eu respondo: Errado. Você já provou que é um craque da bola!!!

    Provou isso não só aqui no Brasil, mas no mundo. Os prémios e o reconhecimento que você recebeu, nenhum outro jogador brasileiro, jamais, havia recebido.

    Porém, meu caro camisa 10, o jogo nesse momento não está sendo jogado por “Pelés”, “Garrinchas” ou “Maradonas”. O jogo atual está sendo jogado por “Dungas”, “Junior Baianos” e “Felipes Melos”.

    Desta forma o melhor a se fazer é transferir-se para o futebol internacional, deixar esse jogo violento, para, com calma, ver todos esses pernas-de-pau que tomaram conta do campo marcarem o seus gols contra e irem, dia após dia, mostrando que não passavam de jogadores produzidos pela imprensa e com empresários e cartolas fortíssimos.

    Lembre-se, porém, que o seu passe no exterior sempre foi e sempre será valorizado.

    Quanto ao seu time….você já fez muito por ele. Passou da hora do seu time começar a jogar sem você em campo.

    Quem será o seu substituto?

    Não se preocupe com isso agora. Mais importante do que indicar um possível substituto, vindo do seu time ou de outro time é cuidar da formação das divisões de base. Essa formação só será possível se o camisa 10 estiver vivo, falante e palestrando sobre os seus feitos mundo afora.

  13. Faz sentido

    Infelizmente com um povo medroso e desunido como o nosso não tem nenhuma chance de haver qualquer reação popular quando Lula for preso.

    Também sou de opinião que poderão provocar uma morte física “acidental” para o nosso queridíssimo ex-Presidente na prisão.

    E agora, com a agenda de curto e médio prazo do “çupremo” divulgada por pressão da Globo sobre sua empregadinha, D.Cármen, está escrito com letras garrafais que a discussão da presunção de inocência conforme está na Constituição (que foi abandonada justamente pelos tribunais ditos ‘superiores’) está adiada por tempo indeterminado, conforme a Globo mandou.

    Portanto agora já vejo sentido num eventual pedido de asilo político a um país civilizado, conforme sugeriu o autor do texto, pelas sólidas razões expostas.

  14. Dia “D”

    Sabemos que estão empurrando o golpe goela abaixo, em todas as frentes. A intervenção no RJ é para isso mesmo. Sabemos que não há provas efetivas contra o PT. Pedaladas de Dilma ou um Triplex que todo o mundo sabe que não é do Lula se contrapõem contra malas de dinheiro, apartamentos cheios de malas, contas no exterior, helicóptero com drogas e etc. Mesmo assim o PT é condenado e os outros soltos. Mas, cadê o comando unificado para nos orientar? Acho que todas as instituições da oposição esperam cumprir com as etapas da “Justissa” e esperam o dia D relativo ao assunto da 2ª instancia no STF, antes de decidir partir para a pancada. Estou aguardando. Se houver plano B será o candidato que o PT indicar, que hoje é Lula.

  15. Regra 3

    Vou explicar de uma forma bem lúdica, mas didática, a situação atual:

    A maioria dos leitores, aqui, já jogou futebol na vida.

    Pois bem, então eu pergunto:

    Se o seu adversário lhe dá uma “canelada” você reclama com ele, mas continua jogando. Se novamente o seu adversário lhe dá outra entrada maldosa, você reclama com ele e resmunga para os seus colegas de time, mas continua no jogo. E na terceira vez que o seu adversário lhe der um carrinho por trás, derrubando você acintosamente, o que você faria ?!?

    Eu entendo que existem somente três alternativas:

    Passar o resto do jogo apanhando.Revidar o jogo violento.Tirar o colete e sair do jogo.

    Analisando temos:

    – A opção “1- Passar o resto do jogo apanhando” é estupida, pois aquele que poderia fazer cessar as agressões a você, o juiz do jogo, na verdade, é o seu principal agressor. Logo é bizarro esperar que neste cenário as normas do jogo sejam aplicadas a seu favor ou que o “STJD” venha a interceder, anulando os erros do juiz. Você e o seu time estão sozinhos, no máximo, têm apoio de 35% da torcida.

    – A opção “2- Revidar o jogo violento” é inviável, uma vez que você, seu time e principalmente a sua torcida não dispõem de idade, tempo, recursos e principalmente, espírito para tal luta. O policiamento do jogo (que sempre foi feito pela PM e agora é feito pelo exército) espera somente que a sua torcida atire o primeiro chinelo em campo, para que eles avancem para reprimir qualquer manifestação a seu favor.

    – A opção “3- Tirar o colete e sair do jogo” é a única opção possível, pois assim, do lado de fora do jogo, você poderá mostrar aos outros times, a sua torcida e a todos os demais como a partida que você jogava estava viciada. Estar livre para dar entrevistas as rádios e TV´s internacionais é fundamental para desmontar a farsa que foi o jogo e todo o campeonato.

    Aí, o camisa 10 do nosso time dirá: “Ahhh….mas se eu abandonar o jogo serei chamado de covarde e principalmente, que terei aceitado a minha incapacidade de provar que sou bom de bola.”

    Eu respondo: Errado. Você já provou que é um craque da bola!!!

    Provou isso não só aqui no Brasil, mas no mundo. Os prémios e o reconhecimento que você recebeu, nenhum outro jogador brasileiro, jamais, havia recebido.

    Porém, meu caro camisa 10, o jogo nesse momento não está sendo jogado por “Pelés”, “Garrinchas” ou “Maradonas”. O jogo atual está sendo jogado por “Dungas”, “Junior Baianos” e “Felipes Melos”.

    Desta forma o melhor a se fazer é transferir-se para o futebol internacional, deixar esse jogo violento, para, com calma, ver todos esses pernas-de-pau que tomaram conta do campo marcarem o seus gols contra e irem, dia após dia, mostrando que não passavam de jogadores produzidos pela imprensa e com empresários e cartolas fortíssimos.

    Lembre-se, porém, que o seu passe no exterior sempre foi e sempre será valorizado.

    Quem será o seu substituto?

    Não se preocupe com isso agora. Mais importante do que indicar um possível substituto, vindo do seu time ou de outro time é cuidar da formação das divisões de base. Essa formação só será possível se o camisa 10 estiver vivo, falante e palestrando sobre os seus feitos mundo afora.

    Quanto ao seu time….você já fez muito por ele. Passou da hora do seu time começar a jogar sem você em campo.

  16. LULA

    Muito boa suas analises, Cristiano. Lula deve evitar ser preso a qualquer  custo!!!!.

    Primeiro, vem sendo perseguido e continuara em qualquer  lugar nesse planeta.

    No limite do tempo, deve tomar decisões extremas!

    Estou com LULA, seja qual for o caminho que tenhamos que trilhar.

    Para além dele Luiz Inácio , mas acima de tudo” por tudo que representa”.

    Eu tento conversar sempre com quem está confuso e desinformado.

    E que dizem. ” Tô com lULA”, sem saber nem dizer os motivos de forma politicamnte  elaborada, mas porque sentiram os

    atravessamentos que suas mudanças causaram nesse país.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador