Corrupção Sistêmica

por Eduardo Waack

Fotografias de Simone Detoni

Como erva daninha que se arrasta pela terra, roubando seus nutrientes e sufocando a plantação, a corrupção é um mal que arruinou nosso país. Espalhada por todos os setores da sociedade, da política à iniciativa privada, estende seus tentáculos aonde exista um ser humano sem escrúpulos buscando acumular riquezas. Este crime hediondo, oriundo de um sistema apodrecido, significa menos hospitais, escolas, emprego e segurança para a população carente. Enquanto grupos ilícitos continuarem em negociatas, seremos cada vez mais espoliados. E todos temos uma parcela de culpa, ao permitir que isto aconteça impunemente.

Os economistas Miriam Golden e Ray Fisman, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, publicaram em 2017 o livro “Corrupção — O Que Todos Precisam Saber”, onde afirmam que há notável correlação negativa entre a renda per capita de um país e o nível de corrupção percebida. Por isso nos querem confusos e alienados. A corrupção retarda o desenvolvimento de uma nação ao subtrair recursos destinados a melhorar o bem-estar da população. Semeando insegurança e descrédito, ela desestimula negócios e investimentos. O custo que ambientes políticos contaminados impõe a quem não quer delinquir é muito alto. Segundo o jornal The New York Times, “corrupção é como as coisas funcionam no Brasil e isso nunca foi segredo”. Mas será correto? Nosso sistema político é construído há décadas sob uma corrupção penetrante, das prefeituras municipais e câmaras de vereadores aos mais altos escalões da República. O nefasto ditado “rouba mas faz” é um exemplo. Somos o quinto país mais populoso do mundo e temos poucos líderes confiáveis. A cada dia cai mais um.

Extirpar a corrupção no Brasil é mais do que simplesmente remover algumas maçãs podres da cesta de alimentos, porque são tantos os implicados que nossa classe política está acabando. A Operação Lava Jato já faz parte do vocabulário brasileiro e internacional. A corrupção sistêmica infectou o país, incentivando e até obrigando o mau comportamento. Oligarquias empresariais e políticas especializaram-se em roubar sonhos. Mas não basta investigar apenas os favorecidos no fim das cadeias de corrupção. Há aqueles que atuam para esconder recursos e fluxos financeiros ilegais; bancos, empresas e outros nefastos artifícios foram criados para este fim. Conforme cresce o número de pessoas que participam da corrupção, maior é a capacidade de uma pessoa encontrar parceiros no crime. E os benefícios de permanecer honesto diminuem. Para o professor de direito em Harvard Mathew C. Stephenson “as instituições normais de justiça — tribunais, promotores e auditores — estão de tal forma corrompidos que você pode roubar impunemente”. Isso reforça a percepção de que a corrupção é universal e inevitável, pois pessoas invertidas mergulharam o país em um caos político, moral, social, econômico. Vivemos uma crise de valores.

Mas não podemos perder as esperanças, nem desanimar. Devemos continuar lutando por um país melhor. O cientista político da Universidade Cornell Ken Roberts afirmou, em relação ao Brasil: “eu realmente me preocupo em limpar todo o sistema, porque vai desmoronar”. Nossas elites, acostumadas ao dinheiro fácil, à dominação, à barganha e à mentira, já não representam o povo, que deseja renovação e paz. Desejamos ser feliz, trabalhar, esforçar-se no plantio com a certeza da colheita farta. Dias de medo e angústia passarão, e uma nova luz iluminará os despossuídos. Maurício Santoro, cientista político da UERJ, conclui: “todo mundo está um pouco perdido”. A única certeza que temos é que o Sol nasce toda manhã, afastando a escuridão. As criaturas das trevas serão expulsas do paraíso, e a liberdade abrirá suas asas sobre nós, então poderemos voar, crescer, amar e conquistar aquilo que nos pertence!

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Corrupção?

    Corrupção?

     

    No Brasil é assim:

    – PARCELA DO PIB APROPRIADA PELOS TRABALHADORES: +/- 35%

    – PARCELA DO PIB APROPRIADA PELOS DETENTORES DO CAPITAL: +/- 65%

     

    No mundo “civilizado” é assim:

    – PARCELA DO PIB APROPRIADA PELOS TRABALHADORES: +/- 65%

    – PARCELA DO PIB APROPRIADA PELOS DETENTORES DO CAPITAL: +/- 35% 

  2. Corrupção
    Não aguento mais esse papo lavajatista.O Brasil não inventou a corrupção, nem é o país mais corrupto do mundo, petrobrás não é o maior exemplo de corrupção no Brasil. Para com isso eduardo waasac, não é a corrupção que mais destrói a educação e saúde, é a sonegação, a dívida pública, os juros pornográficos.Só bobo e mal intensionado acredita que é a corrupção nosso atraso.

  3. O maior problema do país não é a corrupção.

    A luta e o foco contra a corrupção tem sido apenas um foco para desviar os reais problemas do país. Enquanto pessoas em Stanford fazem seus julgamentos e declaram que o problema é a corrupção, esquecem que vieram de lá a  NSA, suas câmeras e gravações e bisbilhotagem na rede, e os financiamentos do golpe. A privatização não é considerda  corrupção mas é muito pior do que isto. A entrega do país não é corrupção , é muito pior do que isto. Os juros bancários não são considerados corrupção, mas é muito pior do que isto. A legislação fiscal, com os subsidios e outras benesses para grandes grupos e empresários não é corrupção mas é muito pior do que isto. Tudo é feito legalmente.  A PEC do orçamento  e os cortes na Educação e Saude, não são considerados corrupção, mas são muito piores do que isto. Enquanto ficam estas análises que pretendem jogar fumaça nos nossos olhos, a caravana passa condenando o país a um papel dependente e submisso.Toda  boa mentira tem sempre algo de verdade. A corrupção é um veneno mas ao invés de soro antiofídico, em nosso país  a luta contra a corrupção e o foco na corrupção são apenas cortinas de fumaça para golpes de estado, PECs do Orcamento e entrega  e apropriação dos bens do país.

    A chamada corrupção na Petrobras, afetou muito pouco a Companhia e seu desenvolvimento. Mas   Parente sim, pois  fez o enorme estrago em nome do mercado.Esfacelou setores da  Petrobrás, vendeu por preço de banana campos de petroleo, entregou nossa tecnologia,enriqueceu acionistas estrangeiros em nome de supostas perdas pela corrupção, mas jamais pensou em repor perdas para o povo brasileiro. E em nome da luta contra a corrupção os delatores, ( os maiores ladrões) simplesmente estão em suas mansões vivendo do dinheiro “ganhado”

    Este artigo parece querer que voltemos aos tribunais, para que nos submetamos de novo  a um aitolá de toga.

     

  4. É conversando que a gente se entende!

    Irmãos. Agradeço os comentários de todos os leitores, pois engrandecem o texto e contribuem com a formação de nossa visão de mundo. Porém as múltiplas questões estruturais, históricas e mesmo circunstanciais de nosso país demandam páginas e mais páginas para serem abordadas e aprofundadas, e este é apenas um pequeno texto, uma contribuição ao pensamento crítico nacional. Outros temas merecem ser discutidos, cada um a seu tempo. Pois senão estaríamos a escrever uma monografia, um livro ou uma tese de mestrado. Seguimos juntos na busca de um Brasil mais justo, fraterno e humano. Luz e Paz!

  5. Desde o Império…

    Corrupção generalizada desde o império, profissionalizada e expandida ao extremo pelos governos ditos do povo (PT).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador