De Posto Ipiranga a Tchuchuca, por Jorge Alexandre Neves

Por Jorge Alexandre Neves

O ministro da economia, Paulo Guedes, era o todo poderoso “Posto Ipiranga” do então candidato a presidente da república, Jair Bolsonaro. Com a vitória e a posse do novo presidente, virou o novo superministro da economia, uma pasta vitaminada pela fusão de vários ministérios. Em três meses, contudo, sua posição já não é assim mais tão reluzente.

Já no segundo mês de governo, o ministro Guedes foi obrigado a voltar atrás na decisão de reduzir as alíquotas de impostos de importação que incidem sobre o leite em pó. De lá para cá, é uma desventura atrás da outra.

Teve que engolir uma falsa reforma da previdência (ou do sistema de proteção, como se queira) dos militares. Em outra coluna, eu havia previsto que painho não iria passar na volta. Até passou, mas não comprou nada. O ministro Guedes foi contrariado, mais uma vez. Terminou sugerindo aos congressistas que façam o que ele não teve autoridade ou vontade suficiente para fazer.

Diante de uma enorme inapetência do presidente Bolsonaro para batalhar por seu projeto de reforma da presidência, arregaçou as mangas e foi ele mesmo enfrentar os parlamentares e tentar convencê-los a votar a favor de uma reforma que não conta com o apoio nem mesmo de seu chefe máximo. Péssima decisão, a desgraceira generalizou-se quando o ministro chamou para si um papel para o qual não tem mínima capacidade de desempenhar. Sua participação em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado foi desastrosa. A subsequente, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, foi ainda pior.

Para começar, o ministro Guedes parece desconhecer por completo a liturgia que rege as casas legislativas. Proposital ou não, sua postura foi extremamente grosseira e deselegante. No Senado, o presidente da Comissão conseguiu evitar que a coisa acabasse descambando para a baixaria, ao tomar um mínimo de iniciativa de coibir o comportamento desprovido de urbanidade, por parte do ministro. Na Câmara, porém, o presidente da CCJ é um rapaz recém-desmamado, em seu primeiro mandato legislativo, que é absolutamente incapaz de dar conta da sua missão institucional e, como seria previsível, nada fez para coibir o comportamento inadequado do ministro. Não poderia ter dado em outra, tudo descambou para a baixaria. Era visível a crescente irritação de parlamentares com o comportamento do ministro. Alguém iria terminar passando um pouco da linha da civilidade com ele. O primeiro a fazê-lo, o deputado Zeca Dirceu (PT), terminou conseguindo fazê-lo perder completamente as estribeiras e revelar de vez toda a sua misoginia que já se anunciava desde o início da sessão. Como castigo pelo total despreparo para cumprir aquela missão, ganhou a alcunha de Tchuchuca, que já colou e deverá acompanha-lo até o leito de morte. O veredicto final foi dado por um juiz insuspeito quanto a seu apreço pelo ministro e pelo seu projeto, o chamado “mercado”, que lhe presenteou ao final do dia com um aumento significativo do dólar e uma queda ainda maior do IBOVESPA. A participação do ministro na CCJ havia sido um desastre!

Pouco tempo depois da pisa que levou na Câmara, o ministro Guedes teve um novo grande dessabor. Foi obrigado a ouvir o presidente Bolsonaro extirpar a capitalização da reforma. Logo ela, a medida que claramente mais interessa ao ministro Guedes e seus colegas do “mercado”. Assim como no caso do leite em pó e do projeto dos militares, o ministro Guedes se calou e, mais uma vez, parece ter se resignado.

Outro ministro do governo Bolsonaro – Vélez Rodriguez, do MEC – também aguentou todo tipo de humilhação para se agarrar ao cargo. Acaba de ser exonerado pelo presidente da república. O ministro Guedes que – que se comporta como tigrão não apenas com os pobres, mas também com parlamentares e jornalistas – tem agido como tchuchuca não apenas com o “mercado”, mas também com o presidente Bolsonaro. Dele, aceita qualquer humilhação! Como dizia minha vó, quem muito se abaixa…

Jorge Alexandre Neves

Jorge Alexandre Barbosa Neves professor Titular de Sociologia da UFMG, Ph.D. pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA. Professor Visitante da Universidade do Texas-Austin, também nos EUA, e da Universidad del Norte, na Colômbia.

Jorge Alexandre Neves

Jorge Alexandre Barbosa Neves professor Titular de Sociologia da UFMG, Ph.D. pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA. Professor Visitante da Universidade do Texas-Austin, também nos EUA, e da Universidad del Norte, na Colômbia.

Recent Posts

Ataque à embaixada iraniana mostra violação contínua da legislação internacional por Israel

Conflito no Oriente Médio tem se concentrado nos ataques do Irã a Israel, ignorando o…

12 minutos ago

Bomba: Moro, Dallagnol, Hardt e outros tentaram “desviar” bilhões via Lava Jato, aponta relatório da correição

GGN obteve acesso ao relatório que analisa as hipóteses criminais que recaem sobre as ações…

32 minutos ago

Quem são os vereadores presos por suposto envolvimento em esquema de fraudes ligado ao PCC

Segundo MP, quadrilha de políticos e empresários atuava por meio de empresas para fraudar a…

33 minutos ago

Para entender o julgamento de Sergio Moro e Gabriela Hardt no CNJ

Salomão pretende apresentar relatório da correição nos gabinetes da Lava Jato ao CNJ; acompanhe a…

2 horas ago

“Mídia fez Moro de Deus e ele acreditou nesse personagem”, afirma ministro Gilmar Mendes

Ministro do STF contou que aconselhou o senador recentemente, a fim de alertar sobre suas…

3 horas ago

Leia a decisão do CNJ que afastou Gabriela Hardt da magistratura

Documento cita resultados da correição extraordinária na 13ª Vara; Moro e Hardt são acusados de…

3 horas ago