Eleições 2018: Fake News ou Fake Religions

Com medo de perder a eleição, a direita brasileira resolveu reinstituir a censura mediante a supressão das Fake News. O conceito de Fake News, contudo, é seletivo. As mentiras e distorções divulgadas pelos jornalões e telejornais são automaticamente consideradas jornalismo isento. As notícias que devem ser suprimidas são aquelas divulgados pelos blogs que não foram e não querem ser garroteados pelo mercado.

O mercado escolhe a verdade que será consumida pela população para que esta produza o resultado da eleição  https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-jogo-politico-dos-fake-news-por-luis-nassif. E se o resultado da eleição for desfavorável, no problemo… O presidente do TSE já disse que a eleição pode ser anulada sob o fundamento de que o candidato errado foi eleito com base em Fake News.

A diferença entre mentira e verdade se torna tênue e passa a estruturar a distribuição de Justiça. A empresa de comunicação que conseguir produzir e reproduzir uma verdade a exaustão não será reprimida se estiver ao lado do mercado. Qualquer um que se colocar do lado oposto poderá sofrer consequências econômicas, políticas e judiciárias. A imposição de limites à liberdade de imprensa se torna assim um novo tipo de censura.

Nos anos 1930 a censura era pública e ostensiva. No Estado Pós Democrático ela foi privatizada e passa a ser exercida de maneira difusa, cabendo ao Judiciário apenas fazer uma distinção entre quem pode ou não ser considerado uma empresa de comunicação com direito a liberdade de expressão.

Já que estamos falando dos direitos e garantias individuais, creio que há outro tema que merece ser discutido: as Fake Religions. Os abusos cometidos em nome da fé para arrecadar fundos, criar currais eleitorais e interferir na agenda pública se tornou um fato notório no Brasil.

Pequenas igrejas e grandes negócios evangélicos são verdadeiras usinas de crimes que vão desde estupro https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/policia-prende-pastor-evangelico-suspeito-de-estupro-e-assedio-a-adolescentes-de-igreja-em-paulinia.ghtml, estelionato https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/3005998/pastor-acusado-de-estelionato-nao-consegue-liminar, lesão corporal https://www.blogdaamazonia.com/single-post/2018/04/02/Pastor-do-Amazonas-atira-mulher-no-ch%C3%A3o-para-curar-coluna-e-ela-fica-tetrapl%C3%A9gica, apropriação indébita https://noticias.gospelmais.com.br/pastor-diretoria-cgadb-condenado-dois-anos-prisao-24966.html, tráfico de drogas https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/02/pcc-usava-igreja-para-crime-diz-pf-pastor-e-mais-9-sao-presos.shtml, recebimento de propina https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/janot-acusa-cunha-de-usar-assembleia-de-deus-para-receber-propina/, evasão de divisas http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1413589-5598,00-POLICIA+DOS+EUA+PRENDE+BISPOS+DA+RENASCER+EM+MIAMI.html, racismo http://www.esquerdadiario.com.br/Pastor-racista-manda-retirar-referencias-a-cultura-afro-de-escola, incitação a linchamentos https://jornalggn.com.br/blog/alessandre-de-argolo/as-declaracoes-de-sheherazade-e-os-linchamentos-que-assolam-o-pais-por-alessandre-de-argolo, roubo http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/pastor-e-lider-de-quadrilha-que-roubava-igrejas-em-cubatao/?cHash=94c354531911768a4aa5b5016ad3f851 e até homicídio https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/pastor-e-investigado-por-homicidio-em-incendio-que-matou-irmaos-no-es.ghtml. Citei apenas alguns casos, mas muitos outros poderiam ser mencionados. A internet também está cheia de vídeos de cultos evangélicos grotescos. Não vou citá-los aqui para não ofender a sensibilidade das pessoas e/ou desrespeitar a liberdade de consciência e de crença.

O principal candidato à presidência da extrema-direita é ligado às igrejas evangélicas e já foi fotografado ao lado de pastores suspeitos de cometer crimes graves. O que ele fará se for eleito? Ele irá combater as Fake Religions ou irá garrotear a grande imprensa e os blogs alternativos alegando que as acusações contra os pastores são Fake News?

Impossível não deixar de notar uma ironia. Aqueles que transformaram o combate às Fake News numa Cruzada Moral (em defesa das mentiras repetidas à exaustão, para calar seus adversários e garantir a vitória do deus mercado) podem em breve se tornar vítimas das Fake Religions. Pequena perda, direi.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador