Fux mostra que o golpismo está no STF, não nas Forças Armadas, por Luis Nassif

Deve-se ao Ministro Luiz Fux a melhor contribuição até agora ao jogo democrático, ao explicitar de maneira inédita onde se trama o golpe. Agora, rasgaram-se as fantasias e Luis Roberto Barroso não poderá prosseguir mais no seu jogo de negaças, de tomar as decisões de forma partidária e tentar escondê-las em espertezas processuais que já não iludem ninguém.

Agora é Bolsonaro, ame-o ou deixe-o!

Ao derrubar a liminar concedida pelo Ministro Ricardo Lewandowski à Folha e à TV Minas, para poder  entrevistar Lula, Fux cometeu as seguintes irregularidades?

  1. Não existe hierarquia jurisdicional entre os Ministro do STF. Não cabe suspensão de liminar contra decisão de Ministro do STF.
  2. Fux tomou a decisão na qualidade de presidente interino do STF. Ocorre que o presidente do STF, Dias Toffoli, está no Brasil. Jamais poderia ter sido substituído pelo vice.
  3. Logo, Fux fraudou um instrumento processual para modificar uma decisão do STF. Tornou-se passível de impeachment.
  4. Instaurou a censura prévia no país, condenada pelo plenário na ADPf 130. A própria Procuradora Geral da República Raquel Dodge soltou uma nota dizendo que não iria recorrer em nome da liberdade de imprensa.
  5. Aceitou um pedido do partido Novo, que não tem legitimidade para propor. Suspensão de Liminar só pode ser proposta por entidade de direito público. Há uma exceção para entidade privada que estiver realizando serviço público – uma concessionária, por exemplo. O Novo não tem representaçào no Congresso Nacional. Não pode sequer ajuizar ação direta de inconstitucionalidade.
Leia também:  TV GGN: Os desdobramentos da saída de Lula, por Luis Nassif

Isso ocorreu no mesmo momento em que o Departamento Jurídico do Exército informa a AGU (Advocacia Geral da União) da tentativa de um juiz seguidor de Bolsonaro de comprometer a próxima eleição.

Com isso, é exorcizado o fantasma que vem sendo permanentemente invocado pelas Cassandras para intimidar os defensores da democracia: as Forças Armadas são legalistas. Há Ministros do STF golpistas. E o álibi tácito de que se valem – o temor da reação das FFAAs – é falso.

Agora chegou a hora da verdade.

Fux já manifestara seu pendor de coronel político quando, na posição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, convocou Polícia Federal, MPF, ABIN para um combate às fakenews. E declarou que haveria busca e apreensão nos locais suspeitos, evitando a publicação – em uma declaração típica de censura prévia.

Clareadas as posições, resta saber como se comportarão Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, que nos últimos tempos formaram essa frente política com Fux e Barroso. E como fica Dias Toffoli, o novo presidente do STF que, pela primeira vez na vida, é alvo de esperanças de que tenha grandeza, que não se apequene.

Como Fux só mata no peito se houver um becão dando cobertura, quem seria o becão?

Será curioso acompanhar até onde irá a Globo, nesse momento raro da vida nacional, em que todas as hipocrisias são varridas: apoiará Fux e a censura prévia? Ou ficará do lado dos que defendem o sagrado direito da informação e da liberdade de imprensa?

Palpite meu: se a Globo montou a jogada, vai recuar; se não montou, nem ela vai avalizar essa  trapalhada autenticamente fuxiana. Seria endossar a censura prévia e comprometer seu maior trunfo constitucional: a liberdade de informação.

Leia também:  Lula é culpado?, por Vitor Souza

Como diria Millor Fernandes, só dói quando a gente ri.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

100 comentários

  1. O PIG não fará nada

    Nassif, o PIG não tá nem aí pra censura. Eles praticam censura interna. E mais: o jornalismo não é sua principal fonte de sustentação econômica. A Folha é dona do UOL e do Pague Seguro. O sistema Globo é sócio em 49% da Órama, corretora de valores. Os Civita já levaram sua fortuna para Miami e nem ligam se a Abril quebrar. Resumindo: o PIG não só apoia o rentismo.  ELE VIVE DO RENTISMO. E o principal objetivo não é defender a liberdade de imprensa, mas ELEGER UM CANDIDATO DO RENTISMO. Isso se sobrepõe a tudo.

    O resto é luar de Paquetá…

    • Concordo com sua

      Concordo com sua análise.

      Eacrescento que eles trabalham para quem os paga e o resto que se foda. Inclusive o Brasil e os Brasileiros.

  2. E citando Cazuza, Lula diria

    E citando Cazuza, Lula diria ” eu vou sobrevivendo sem nenhum arranhão da caridade dos que me detestam “.

  3. Esperando muito de Toffoli
    Sempre votou com gilmar, nao ficou do lado de lula ou do pt (nem se declarou impedido em momento algum)

    nao aconteceu nada com moro nem gebran contra fraveto e nao vai acontecer nada com fux

    Agora… Se no lugar de Lewandowski fosse gilmar o bicho pegaria pro fux

    • Zé Dirceu

      O Zé Dirceu é que não foi, esse é só mais um exemplo da máxima dada por ele em entrevista recente, de que alguém pode ganhar uma eleição e não deter o poder de fato. Os lojistas de aventais precisam ser combatidos com democracia e transparência nas escolhas dos postos chaves da República.

  4. Saia justa
    A intenção é colocar o juiz Toffoli em situação difícil, pois mesmo dentro da lei, ao negar a suspensão da Liminar de Fux, será entendido que ele tem lado, mas espero um ato de grandeza e que não se deixe intimidar e enquadre devidamente o ato do Juiz Fux.

  5. A globo (filhos do RM) dará o

    A globo (filhos do RM) dará o respaldo, obviamente, se é que não foi ela quem mandou o Fux trabalhar numa noite de sexta feira (quem mais teria poder para tamanha façanha?).

    • Noites de sexta-feira
       

      Ora, ora,

      todos sabemos que sexta feira, de preferência meia noite, é dia de despacho.

      É despacho na mata, no mar,  na encruzilhada, na cachoeira, no cemitério, na pedreira, e de preferência com sacrifícios de sangue.

      O ministro cumpriu o seu “sagrado” dever com as “entidades”.

       

  6. Ou o povão enfia goela abaixo
    Ou o povão enfia goela abaixo a democracia neles ou vão enfiar em nossa goela a ditadura !!
    Obs:Foi a partir de uma mobilização de operárias q a revolução de 1917 na Rússia começou a se realizar,SERÁ PRENÚNCIO DE ALGO NO BRASIL,JÁ Q COINCIDENTEMENTE HÁ TB UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO DE MULHERES!?
    Obs2:Melhor Alckmin ou Ciro no segundo turno contra o Haddad,haverá menos radicalidade e agitação nas ruas,pra ser campeão deve-se ganhar de time bom!
    Obs3:O povo foi muito provocado p agitar as ruas,mas se manteve inerte,fez bem pq o objetivo dos golpistas era uma desculpa para os HERÓIS MILITARES INTERVIR NA ORDEM,após as eleições estamos liberados(povão) para garantir a democracia ou não !!

  7. Ou o povão enfia goela abaixo
    Ou o povão enfia goela abaixo a democracia neles ou vão enfiar em nossa goela a ditadura !!
    Obs:Foi a partir de uma mobilização de operárias q a revolução de 1917 na Rússia começou a se realizar,SERÁ PRENÚNCIO DE ALGO NO BRASIL,JÁ Q COINCIDENTEMENTE HÁ TB UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO DE MULHERES!?
    Obs2:Melhor Alckmin ou Ciro no segundo turno contra o Haddad,haverá menos radicalidade e agitação nas ruas,pra ser campeão deve-se ganhar de time bom!
    Obs3:O povo foi muito provocado p agitar as ruas,mas se manteve inerte,fez bem pq o objetivo dos golpistas era uma desculpa para os HERÓIS MILITARES INTERVIR NA ORDEM,após as eleições estamos liberados(povão) para garantir a democracia ou não !!

  8. Não tenho dúvida. Para calar
    Não tenho dúvida. Para calar o Lula os Marinho ficam com Fux.
    Oa irmãos Metralha só defendem a liberdade de imprensa que lhes interessa, quando lhes interessa.

  9. Nassif, o facebook não tá

    Nassif, o facebook não tá permitindo que seja compartilhado o artigo. Colocam um aviso: essa mensagem possui conteúdo bloqueado. TÁ CENSURADO.

    • Vergonhoso
      É vergonhoso e provavelmente resultado dos batalhões de “ativistas” contratados a soldo pelas forças da direita.

      Agora, se me permite, dois pontos para uma mesma reflexão:

      A – Quando será que as forças progressistas criarão suas próprias ágoras digitais independentes de interação social?

      B – Até quando as forças progressistas ficarão atreladas às raposas multinacionais (google, facebook…) como se fossem galinhas que colocassem tais predadores para tomar conta do galinheiro?

  10. O quarto poder – o poder econômico.

    Essa reação pela legalidade feita pelas Forças Armadas me deixou de queixo caído pelo alto grau de republicanismo contra uma declarada armação pensada previamente para causar distúrbios.

    O golpe foi claramente induzido por setores do poder econômico!

    Se este golpe viesse de dentro do poder seja ele judiciário, legislativo e executivo, o poder econômico já teria botado todo mundo para correr pois levou a perdas econômicas fortes!

    Não há poder econômico que aceite pagar impostos e não ter crescimento econômico!

    O golpe foi dado pelo poder economico e sua força de persuasão sobre os poderes do estado, que estão dentro do estado!

    Você vê até generais recitando a cartilha de economistas liberais e ultra-liberais!

    Se isso não ocorreu apesar da depressão pela que passamos, isso diz que o golpe tem como protagonista o poder econômico, e foi tentado para primeiro se apropriarem das riquezas do Brasil e depois lucrar com o Brasil independente de seu povo!

    O Mourão falou sobre o 13 terceiro salário foi para agradar o poder econômico, para sobrepor sobre o povo que precisa se contentar em ter emprego, não qualidade de vida!

    Agora, que o poder judiciário sente prazer enquanto golpeia, soca em cima de seus oponentes, lá isso eu não tenho dúvidas!

    E são fortes e destemidos contra o povo, principalmente o mais pobre!

  11. Desespero democrático
    Nassif de novo toma a parte pelo todo, em sua compreensível necessidade de acreditar que as instituições funcionam e são confiáveis, coisas distintas. As FFAA legalistas? Como você explica as declarações do general villas boas? O ato isolado de alguém nas FFAA para evitar o rapa das urnas eletrônicas é tão representativo quanto o tal juiz ter se encontrado e tramado a fraude, mais uma, com outros militares do alto comando. Nem se sabe, eu não, quem fez a denúncia, o que não significa que esse mesmo grupo que fez conluio com mais um juiz de piso metido a super homem não esteja, com outros, tramando outras ações que podem legitimar o golpe militar branco dado pelo sr. Etchegoyen no executivo e pelo villas boas em suas ameaças ao judiciário. As FFAA legalistas? O que houve com militares que deram declarações de ameaças à democracia, que deveriam, pela constituição, ter sido punidos? Parece que a disputa por poder dentro dos setores golpistas, esta sim, está mais clara. E que uma parceria entre judiciário e FFAA já está em andamento, a pleno vapor. Pelo raciocínio do Nassif se o STF é golpista e as FFAA não, baseado em dois atos isolados, como caracterizar a ação legalista de Lewandowski e o golpismo explícito do villas boas? Estão se alternando, dentro das instituições, atos a favor e contra a democracia como prova mesmo de que elas estão divididas e todos sabemos que é muito mais fácil um acordo entre golpistas do que entre democratas. Ou então não estaríamos sob golpe oficialmente há 2 anos. A diferença é que agora o estado de exceção é um fato jurídico e social ao alcance da compreensão da/o cidadã/o comum .
    Sobre Totóffoli, pergunte no posto Gilmar Mendes o que ele fazer.
    Sobre Nassif defender as FFAA com louvor patriótico, é memória de seus tempos de juventude porque estudou em escolas militares?
    Me sinto no túnel do tempo histórico, assistindo em vertigem o que vi nos livros de história sobre o papel das FFAA no incio do século XX, e as insurreições que deram espaço a ditadura civil militar por mais de duas décadas, num cenário internacional muito parecido. Se os buracos de minhoca da física existem, erramos o caminho e confundimos o esgoto com o paraíso.

    Sampa/SP, 29/09/2018 – 12:55

    • Só falta o levante popular
      O Estado está em anomia institucional recrudescente desde o impeachment sem crime de responsabilidade com aval e supervisão do STF (alguém lembra do discurso da presidenta Dilma naqueles dias?), ironicamente do próprio Lewandowski como presidente da corte, ato que se constituiu como a conclusão da primeira fase do Golpe de Estado contra o poder popular – é isso que explica que as instituições continuam funcionando, só que com sua incompetência a descoberto -, o golpe não foi contra as instituições do Estado, foi contra o voto popular cuja gênese que rompe a estrutura social e política da desigualdade – um/a cidadã/o, um voto, de igual valor – é e sempre será uma ameaça ao funcionamento oligárquico das instituições oficiais.
      O fato de a AGU ter agido quer dizer que o Executivo é legalista? Gargalhadas.
      É que o golpe militar como alternativa dos golpistas “legalistas” mas sem voto, contra a democracia , também está sendo disputado pelas diferentes castas dentro do conluio do Golpe – mídia, judiciário, FFAA, forças estrangeiras, mercado interno e capital financeiro international, elites agroindustriais e comerciais, [lobby neopentecostal e católico de seus setores retrógrados, políticos conservadores e autoritários de partidos anti populares, liderados pelo MDB e PSDB que governaram na primeira fase do Golpe, entre muitos, todos fomentadores do antipetismo como símbolo da repulsa que todos estes atores têm do povo e da ideia da igualdade com diversidade num movimento de inclusão permanente, geradora de mais igualdade e diversidade que, mesmo os críticos devem reconhecer, caracteriza o partido].
      Esta tentativa foi um foco de incêndio apagado não por quem defende o edifício democrático mas por quem tem um plano de incêndio diferente, com outros executores, em momento mais conveniente para os mais poderosos, com outros projetos de substituição do prédio em ruínas, não quer dizer que não sejam todos incendiários e que o edifício não esteja em sério risco de extinção, por desabamento, depredação, incêndio, alienação fraudulenta para interesses especulativos. Se nem a ONU o Estado respeita, a quem o povo deve recorrer?

      Sampa/SP, 29/09/2018 – 14:51 (alterado às 14:54 e 15:23- complemento entre colchetes).

  12. Milicos também

    estão no golpe. Não se iludam. Eles odeiam a Petrobras. Desde a fundação. O Clube militar votou contra a sua criação na década de 50, contra Getúlio. Os milicos são brazileiros e não brasileiros. Amam os EUA. Patria, pra eles só tem o sentido simbólico, que  de resto só é simbólico mesmo. É a bandeira, o hino, essas coisas. Em economia só pensam no salário deles e nas regalias. Odeiam os pobres. Acreditam que pobres tem que obedecer aos ricos como o soldado ao oficial. É a hierarquia acima de tudo. Sei disso porque tenho 2 coronéis e 1 general na família.

    Posso afirmar sem engano: ELES ESTÃO NO GOLPE TAMBÉM!

    • Concordo com você. As forças

      Concordo com você. As forças armadas estão no golpe.

      Inclusive eu acho que o golpe de 2016 só foi dado porque teve o aval das FAA.

      O becão pode ser o tal vilas boas, ou vilas mau.

  13. A censura começou?

    Começou?

    Sua mensagem não pode ser enviada pois ela tem conteúdo que outras pessoas no Facebook denunciaram como abusivo.

  14. Chamem

    Chamem o  Gilmar Mendes, chamen o Gilmar Mendes, chamen o Gilmar Mendes. As nossas instituições estão destrambelhadas, mesmo assim continuamos um país democrático, até que tomem o poder, A esquerda e a direita vivem este trágico sonho.

  15. Deem uma chance à Constituição brasileira

    Deem uma chance à Constituição brasileira

    O potencial explosivo da decisão do Fux – que suspende uma decisão de Lewandowski e impede a divulgação de entrevista com Lula – é de tal monta, que a semana que vem… decisiva em termos eleitorais, vai ser pautada pela mais importante disputa dentro do STF na atual correlação de forças “interna corporis”.

    A decisão é inaceitável, seja por questões processuais seja em relação ao direito material, e, nas próximas horas já começaremos a ver os reflexos em todos os setores da vida pensante (ou nem tanto) nacional.

    Dentre as várias consequências, uma importante contrapartida disso tudo, é que o plano político eleitoral vai ficar um pouco à margem para grande parte da imprensa, praticamente monopolizada pela “briga” decorrente desta decisão.

    Ou seja, a disputa vai ficar congelada num cenário de baixa do Bolsoanro e ascensão de Fernando Haddad pelo PT.

    Além disso, nesse cenário, o maior beneficiado – pela estupidez do Fux – vai ser exatamente quem ele não queria –  Lula vai estar novamente nas manchetes.

    Lula e a perseguição contra ele – na mais alta corte do país – e, desta feita, os demais Ministros estarão impossibilitados de procederem a simples contemporizações, porque desta vez foi desencadeada a mais pura e descarada disputa interna de poder.

    Fux, ou é muito besta ou não decidiu isso sozinho… tem o dedo do Barroso nisso, mas, disputa de queda de braço, em cenário de luta de foice no escuro, qualquer que seja o resultado, não é bom, nem para nós nem para a barbárie, que neste momento se encontra encurralada no corner e passa a adotar o vale tudo mais explícito em suas manifestações via imprensa, vide entrevista de Bolsonaro dizendo que não aceita outro resultado que não seja a sua eleição.

    O temor é que, em face da monopolização do espaço midiático pela guerra do STF, estes – os adeptos da barbárie, não preciso dizer quem “ELESNÃO” são- , passem a usar de métodos mais truculentos para terem visibilidade.

    Por fim, essa questão é importante demais para que possa ficar restrita ao espaço das paredes da Suprema Corte, na realidade, esta é a oportunidade de colocar as Corporações em xeque, ou no dizer do Nassif, coloca-las de volta a caixinha.

    Uma caixinha simples, da qual nunca deveriam ter saído, uma caixinha chamada Constituição brasileira.

     

  16. Se esse absurdo for mantido,

    Se esse absurdo for mantido, estaremos diante da maior aberração jurídica já cometida pelo STF. Será melhor que cada um dos ministros coloquem seus paramentos numa sacolinha, deem adeuzinho e fechem esse comércio. Até uma criança é capaz de entender o disparate que foi perpetrado.

  17. Sugiro uma ‘live’ …

    Sugiro uma ‘live’ de Lula e Adélio , Cabo Daciolo mediando…

    Só para ser coerente …

    Para um leigo a Justiça neste país não me faz sentido., talvez seja esta a ideia …

  18. Desgraça Anuncida

    Nassif: a doença foi diagnosticada e o problema é de cirurgia já. Radical. Urgente. Sem dó nem piedade, pois todos no País estamos com risco de contaminar-nos, independente de resultado do outubro próximo, com essa moléstia infectocontagiosa, transmitida pela Toga e pela Farda.

    Pouco importa se venéreasocial. Sabemos tratar-se de um cancro. Mole ou duro, isso é outra história. O importante é saber a origem, que é produto do ato sexual promiscuo da Toga com a Farda. E que estão ai, à porta, corrompendo e destruído uma Nação inteirinha. Há muito tempo.

    A Toga, rameira antiga, mas que só recentemente revelou-se ao público, juntou-se à Farda, esta com mais de um século no meretrício políticosocial na terra dos Andradas. Ambas sabem que dessa convivência amorosa, desse coito danado, não haverá descendência sadia. Mas tão nem ai. Querem apenas o prazer do ato sexual.

    Por isso, deixemos pra lá se o câncer é no seio (da Nação) ou no útero (do Povão). O importante e extirpá-lo…

     

  19. MAL COMPARANDO

    na cabeça do oficialato um filho de pedreiro ou doméstica estudar medicina ou engenharia é mais ou menos como um soldado ou cabo querer almoçar no cassino dos oficiais num quartel. Soldado vai até sargento, no máximo. Pra ser oficial tem ser da AMAN. Isso eles não perdoam. Essa é a visão de sociedade que eles tem.

    Um coronel meu primo dsse uma vez o seguinte: não dá mais pra ir no campus da UFRGS (a filha dele estudava lá) porque parece que a gente está na África. O racismo do Bolso tem grande apoio na milicada. Ou alguém conhece algum general negro?

    Imaginem o sentimento de humilhação desses caras batendo continência pra um metalúrgico durante 8 anos. E pra uma ex guerrilheira nos anos seguintes. Agora chegou a hora da vingança. Por isso eu digo: golpe não acabou ainda.

  20. também mostra força absoluta…

    sinal de que o poder da sua decisão está em mãos privadas, de grupos ou gangues……………………………………….

    porque ninguém pode demonstrar ter mais força do que o próprio estado democrático

    sendo um ministro dele

     

    propriedade do estado democrático por um indivíduo só acontece no fascismo puro

    às vezes antes, na preparação do país para algo muito pior

    • inevitável…

      caso a sociedade continue a tolerar que indivíduos que podem estar atuando como representantes de grupos privados ou gangues adquiram mais força do que as que são garantidas e limitadas pela própria Constituição

      mas afinal, o que é um juiz, um político ou ministro senão exatamente isso!?

       

  21. Foi a pá de cal no STF

    Foi a pá de cal no STF enquanto um corpo que só funciona enquanto tal. Divergências de ordem burocrática, jurídica e até pessoal são previsíveis e até salutares. O que se inaugura agora pelo irresponsável ministro Fux é uma cisão muito mais séria e profunda porque simplesmente atinge a própria institucionalidade desse Tribunal de cúpula.

    O ministro Lewandowsky teve desprezada a sua representatividade, autoridade e legitimidade enquanto ministro do Supremo e humilhado enquanto pessoa. Isso terá que gerar consequências. 

    Estamos caminhando em passos céleres para o desastre. Portanto, como diziam os cronistas sociais de antigamente, “olho vivo”.

  22. Segundo alguns juristas que
    Segundo alguns juristas que entendem das decisões do STF, Fux não tomou essa decisão sozinho, consultou seus pares.

    Portanto, existem vários “beques” na defesa do Fux.

    Como jogou a decisão para o pleno, deve ter a maioria dos ministro que deram apoio à sua decisão .

  23. constrangimento

    Que carisma e tutano tem o Lula hein!!! Impressionante!!! Os caras tem medo de uma entrevista dele APENAS UMA ENTREVISTA!!!. E saída de dentro de uma cela. Violaram leis, consituição, processos legais, ordem poliica, hierarquia, e tudo o mais para poder trancar e calar o “humilde operário”!!! Desse jeito o FHC morre mais cedo. DE TANTA INVEJA!!!

    • gol contra

      Eles acharam que iriam liquidar Lula. É como eu li há alguns dias num comentário àquele vídeo em que Fernando Pimentel interrompe o entrevistadorzinho da Globo para insistir que ele deixe de dar voltas e fale o nome de Lula (“Diga: Lula! É Lula, não é? Pode dizer: Lula.”): acharam que o PT teria de esconder Lula como uma vergonha, mas eles, os golpistas, é que estão tentando esconder o ex-presidente para evitar que a simples aparição dele beneficie o PT. Que tiro pé.

  24. Fux mostra que o golpismo está no STF, não nas Forças Armadas, p

    Toffoli tá dentro  , tem um general no seu gabinete. Parceria acertada .

  25. Emparedamento

    Estaria Fux tentando emparedar o Toffoli? O emparedamento é uma técnica de desafio à autoridade muito utilizada pelos generais da Ditadura de 64. Caso Tofolli desautorize Fux, será taxado de partidário do lulismo. Caso não desautorize, perderá o comando.

    O assassinato de Marielle foi tipicamente um emparedamento do general que comandava a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Como o assassino, claramente um miliciano, não foi preso no dia seguinte, a intervenção acabou ali mesmo.

    Quem deu a resposta correta a essa tentativa de desafio foi o general Geisel. Punir exemplarmente o desafiante. Mas para isso é necessário não querer agradar e ter respaldo dos pares. 

    Fux não tem peito para bancar sozinho um emparedamento. Tem de ter apoio de alguém realmente poderoso. 

  26. Não tem ninguem

    Não tem ninguem santo……..

     

    Golpistas TODOS, como já disse uma vez: o povo está só……….

     

    E esse faquetruque, até quando vão aturar essa rede de espionagem institucionalizada, quando vão tomar tenencia e criar uma rede independete?

  27. Um a menos
    O primeiro ministro pós golpe a ser expulso do STF. As ilegalidades cometidas, conforme visto acima, não permitem que ele continue no cargo.
    Ótimo. Que o Congresso, juntamente com Haddad, tetirem-no logo no começo do ano que vem.

  28. O mais engraçado de tudo (se

    O mais engraçado de tudo (se é possível achar algo engraçado em tanta m*&$#a) é o grau de imbecilidade desses juízes. Em q/q outro país eles teriam cuidado de disfarçar a sacanagem toda.

  29. Fux mostra que o golpismo está no STF

    -> Aceitou um pedido do partido Novo, que não tem legitimidade para propor.

    – o setor dominante no Brasil está rachado, acompanhando internamente a divisão atual no mundo: Hillary, Obama, Merkel, Macron x Trump x China, Rússia. o mundo unipolar x todos os outros mundos;

    – vivemos um interregno global, numa total reconfiguração do sistema de poder, atingindo também o Brasil;

    – o núcleo do setor dominante interno: banqueiros e rentistas (incluindo as grande empresas não financeiras mas financeirizadas), exportadores de commodities (agronegócio, mineradoras, pecuária, frigoríficos), os empreiteiros foram momentaneamente alijados, usineiros seguem tendo participação secundária, o grande comércio varejista e o maior de todos os negócios da economia mundial – o Black Market;

    – não seria exatamente um exagero considerar toda a economia formal como mera fachada para um vasto e profundo mercado negro mundial, do qual o sistema financeiro faz a legalização dos lucros e deles se apropria em sua quase totalidade. ou seja, o Black Market é propriedade da Tirania Financeira Global;

    – para o setor financeiro (+ rentismo) e exportadores de commodities, Bolsonaro é plenamente aceitável, pois vêem o Brasil unicamente como neo-colonial e semi-escravocrata;

    – mas o setor financeiro global fecha com o #EleNão, pois Bolsonaro é inflexível demais e com acesso demais ao poder militar. seu governo seria de explosiva e quase incontrolável instabilidade;

    – o PSDB, seja com Alckmin ou qualquer outro, vai completar 5 eleições consecutivas sem qualquer condição de ser o gestor da crise do Capitalismo no Brasil;

    – o Lulismo mais uma vez se oferece a esta função, sendo Haddad para este propósito o candidato quase perfeito (“quase” porque falta combinar com seus eleitores);

    – com a inviabilidade eleitoral de Alckmin, alguns setores do bloco dominante tendem, com muita reticência e sempre aplicando muita pressão, a apoiar Haddad;

    – qualquer que seja o resultado das eleições, teremos muita instabilidade à frente, nenhum retorno ao “normal”, nenhuma possibilidade de “ser feliz de novo”.

    Russia ramps up anti-Israel measures in Syria for possible war of attrition

    Sep 29, 2018 @ 19:44

    At some point in the last 48 hours, the fallout from the Russian Il-20 plane disaster has evolved into hostile steps by Moscow against Israel, as reported by DEBKAfile.

    .

  30. Mostra, também, que o comando

    Mostra, também, que o comando do golpe continua, como até aqui, de modo difuso, nas mão do Judiciário, onde a Suprema Corte desempenha o principal papel. 

  31. Ta aí a dobradinha do Golpe:
    Ta aí a dobradinha do Golpe: os Militares tomam o poder pelo voto, apoiados pelos togas negras!!! Meu Deus o que será do povo brasileiro!!! um golpe genuíno as avessas; através do voto democrático que dessa vez fará o papel de validar a Ditadura Militar!!!

  32. Essa deveria ser uma pauta do
    Essa deveria ser uma pauta do Congresso Nacional. Enquadrar essa gente.
    O Brasil vive sendo impactado por decições isoladas e individuais de juízes que se acham donos do país. E fica por isso mesmo.
    Urge criar instrumentos eficazes para fazer cessar esses abusos.

  33. Lembro de uma entrevista do

    Lembro de uma entrevista do Barroso para Mirian Leitão, onde ele disse que como pobre é preso sem sentença logo rico (petista) tem que ser preso no segundo grau. Esse é o constitucionalista da Globo. Esqueçam qualquer contribuição dele para nossa república. É da escola cínica do Thompson Flores, aquele que disse que a sentença do Moro era “irretocável” e “tecnicamente irrepreensível’ com a ressalva de que não leu.
    O fato é que o PT teve dedo podre para escolher ministro do supremo. Carmen Lucia, Fachin, Barroso, Rosa Weber, Fux, Dias Toffoli todos insignificantes do ponto de vista republicano. Ainda escolheu Joaquim Barbosa que fez todo tipo de arbitrariedade no mensalão, fonte de inspiração da lava-jato. Quem indicou esses quadros merece surra de cipó caboclo. Pouca inteligência estratégica na escolha de nomes para instância máxima do poder judiciário. Atualmente o PT indicou 7 dos 11, mas já teve 8 dos 11. Uma maioria folgada para deter qualquer movimento golpista que nada mais é do que o desprezo da nossa classe dominante pela soberania popular. 
    Carminha não colocou o HC do Lula na pauta com pânico dos editoriais da Globo, Folha e Estadão. Fachin fez aquele jogo canalha de não colocar o processo do Lula na Turma. Dr. Fux inventou o termo “irregistrável” da candidatura do Lula para agradar a Globo, sem nehuma discrição da sua sabujice e partidarismo e agora essadecisão arbitrária de censura a uma entrevista. Se o Brasil tivesse numa normalidade institucional, esses ministros do STF teriam um pouco mais de decoro com a alta corte do judiciário. Vejam abaixo os crimes de responsabilidade dos ministros do STF passiveis de impeachment. Seria interessante representações de impeachment dessa turma, pelo menos para um constrangimento merecedor.

    Art 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:

    1- altera, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;

    2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;

    3 – exercer atividade político-partidária;

    4 – ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo;

    5 – proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções.

     

     

    • Não ponho culpa em erros de

      Não ponho culpa  em erros de escolhas feitas pelo PT pq mesmo ministros bem próximos ao PT, como Áurea Brito, ex-petista, ex-candidato ao Senado pelo PT, fora cooptado pela direita que, como sabemos, manda na Rés Publica: ou se vende aos interesses neoliberais e dos bilionários ou terá sua vida destruída: pra evitar isso, na Alemanha a Suprema Corte se restringe a tratar de assuntos constituicionais e, nos EUA, o jogo na Suprema Corte não permite hipocrisia e faz de conta: ministro indicado pelo Partido Democrata não vota contra os interesses deste,,,., mas somos um país pra lá de bizarro e dissimulado

  34. Sonhemos um pouco. Imagine a

    Sonhemos um pouco. Imagine a cena. Lewandowski chega tenso ao gabinete do Fux. Pergunta à secretária se ele está e, antes mesmo de um resposta e, malgrado os apelos da moça, vai entrando. Fux ao vê-lo, assustado levanta-se e pergunta: “Pois não, Ministro!” Lewandowski dà a volta à mesa e, sem mais aquela, mete-lhe a mão na cara com vontade.

     

  35. Mídia Ninja é esta aqui:
     

    Como dar uma notícia que pareça ruim para dois polos opostos?

    Se um polo é ruim, o oposto certamente será bom. Tem que ser Ninja!

    Convido a Madrasta do texto ruim a explicar este fenômeno.

     

  36. Presidência

    Decorridas quase vinte e quatro horas da absurda e ilegal decisão do ministro Fux, não se têm notícias da indispensável  posição do Presidente do Supremo a respeito. O STF está acéfalo?

  37. Por um mundo socialista, democrático, sustentável, multidiverso
    Urgente: do site do senador, que era pra ser o atual presidente dos USA, Bernie Sanders, sobre o regime de exceção no Brasil.
    A polarização é mundial. Estamos no ponto de uma ruptura com o modelo patriarcal, capitalista, predador do meio ambiente – o verdadeiro eixo do mal. Civilização ou barbárie, essa é a escolha da humanidade e não de um país isolado. Na história, assim como na Natureza, estamos todos no mesmo barco, se um lado naufraga, todos sofrem as consequências, cedo ou tarde. A ignorância dessa lei biossocial é que move o capitalismo e o fascismo. A transição para a verdadeira civilização, da qual estamos a caminho como espécie, é difícil mas é inelutável. Mãos e mentes à obra!

    [video:https://m.youtube.com/watch?v=SQM33JPSU90%5D

    https://m.youtube.com/watch?v=SQM33JPSU90

    Sampa/SP, 29/09/2018 – 18:47

  38. Ajuda ao lula
    Lula livre em 2030!
    Bolsonaro presidente 2018, Fux assume a presidência do STF e toffoli que nem juiz é, vira faxineiro do STF!

  39. A força eleitoral de Lula e do PT

    Ao golpe não resta outra alternativa, se não chamar os militares e fechar o regime.

    Pelo voto Lula e o PT vão voltar a governar este país.

    O desespero do candidato do PSL, é resultado da força eleitoral de Lula e do PT. e a enorme possibilidade de Fernando Haddad do PT  vencer as eleições que se aproxima.

    O recente ataque ao 13° salário, e ao o abono salarial de férias de 1/3 dos trabalhadores com carteira assinada, tem o potencial de fazer o candidato do PSL despencar nas pesquisas eleitorais, já que 80% dos trabalhadores com carteira assinada estão nas regioes SUL e SUDESTE,one hoje o candiato do PSL ele lidera nas pesquisas eleitorais.

    Acredito  que essa força eleitoral demonstrada pelo candidato Fernando Haddad do PT, mesmo com Lula preso, deve provocar uma ação de membros do STF, incluindo Barroso para o restabelecimento da ordem júridca.

    O ato de Fux provavelmente foi último ato dos golpistas no judiciário, não acredito nem em pedido de vista durante a votação em plenário.

    O golpe acabou, foi derrotado pela enorme força eleitoral do PT que vai eleger Fernado Haddad Presidente e Manuela Pinto Vieira d’Ávila  Vice-Presidente.

    • Já Utilizo O VK Diuturnamente, Eu E Nosso Grupo De Trabalho…
      Boa noite. Obrigado pela sugestão do vídeo. No nosso Grupo de Discussão “Estudos de Política”, a diversificação dos canais é uma necessidade e nós o fazemos: temos página “InBox” no Mensageiro (FB) e no WhatsApp e páginas abertas no FB e no VK. Isso bem antes mesmo daquela mudança de algoritmo do FB, a qual passou a priorizar certas publicações e criar guetos…

    • Estarrecedor

      As outras duas redes com maior penetração pertencem ao Facebook: o Instagram e o WhatsApp…,.instagram e Facebook, posso estar enganado, foram criados por brasileiros que chamaram americanos para serem sócios no negócio.,,,ou seja, conhecem muito bem quem somos:::: … e aqui um fato curioso que aconteceu comigo : eu usava a hastag #necropolitica ou #necropolitcs no Instagram mas, de repente, fui censurado….não posso mais usá-la..,,.quando a escrevo vem um aviso : ISSO NÃO CONDIZ COM NOSSA COMUNIDADE..,,,no Facebook até posso escrever tal hastag mas ocorre um fato curioso: eh como se eu não a grafasse, pois a mesma não sobe: ou seja, o meu carteiro entrou em greve, no Facebook também.,,,

      ..,,..mais uma vez o texto de Chomsky, linkado comentários acima, explica: as grandes corporações mandam nos países, Instituições e em 99% da população : o STF está a reboque de tais “forças ocultas” e por isso Lula foi condenado a morrer na prisão…

  40. Fux mostra DE NOVO, né?

    Gilmar Mendes: já mostrou e continua mostrando

    Rosa Weber: idem

    Toffoli: idem

    Carmem Lúcia: idem

    Roberto Barroso: idem

    Fachin: idem

    Alexandre de Moraes: idem

    Celso de Melo: idem

    Lewandowski e Marco Aurélio: também já mostrou e continua mostrando por pura omissão.

    Já sabíamos deste furo desde 2016.

     

    • Que se van todos!!!

      O #STF precisa passar por uma desinfecção total. Um novo STF precisa surgir, com outros ministros, outros critérios de acesso, outros critérios de permanência, sem transmissão das sessões, sem mordomias, sem perspectivas de enriquecimento pessoal dos ministros, sem  participação em escritórios de advocacia, sem participação em sociedades empresariais, com suas receitas auditadas pelo CNJ. Isso tem o efeito de possibilitar desinfecção nos outros tribunais. E um controle externo do judiciário também se faz necessário. Calma, tenho o direito de sonhar.

      Quanto às forças armadas, acho que o Nassif pegou pesado. A história recente dos militares, especialmente os do exército, não os absolve. Estão doidos para assumir o poder sim, apoiaram o Golpe sim, fizeram declarações desestabilizadoras do jogo democrático sim. São legalistas? Além desse caso do juiz bolsonarista, que outros exemplos temos de apego à legalidade que não sejam contrabalançados com força pelas ações golpistas que vimos recentemente?  Militares são golpistas sim, também.

       

  41. Indicação para o supremo
    Fuz faz parte dos traíras indicado por Lula e Dilma, os ministros indicado por Fernando Henrique são verdadeiros cão de guarda do PSDB e seus aliados, Alexandre de Moraes é um cão de guarda do Temer e de seus aliados.

  42. #

    O astuto e tenaz defensor do auxílio moradia para marajás apronta mais uma…

    O cara é um fantoche dos endinheirados.

    Lewandowski deveria enquadrá-lo. Afinal, não há hierarquia entre os togados do STF.

    Cara de pau!

     

  43. ISSO ESTAVA MAIS CLARO DO QUE ÁGUA CORRENTE

    IIsso estava mais claro do que água corrente.  Eu não deixo alguns militares isento no golpe. O STF já mostrou faz tempo quem são eles. Com exceção ao Marco Aurélio que jamais vi ares de golpismo nele. Gilmar nem conto porque esse sempre foi o que foi e nunca mudou… Pra ele, me aceite quem quiser. O Toffoli devido a sua posição atual eu não sei se vai mudar para melhor ou se será um segundo Cármen Lúcia. E apesar das pisadas de bolas de Lewandowski, Celso de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes eu gosto deles. Se alguém tem duvida dos tais golpistas togados, basta relembrarem como foi à decisão do STF no impeachment e a confirmação veio com DECISÃO DO COMITÊ DA ONU, apesar de Fachin de ter sido a favor de Lula depois deu pra trás. Para resumir é bom que eles saibam que eles estão de olho na política e todos nós estamos de olho neles. E penso que esse olhar não deve ser desviado nem agora com as eleições e nem depois. A nossa atenção tem que estar voltada tanto para os políticos como para judiciário e para os militares.judiciário e para os militares.

  44. https://jornalggn.com.br/blog
    https://jornalggn.com.br/blog/doney/lista-de-livros-–-requiem-para-o-sonho-americano-parte-i-de-noam-chomsky   O Chomsky explica ao falar como as grandes corporações conseguem manter sob seu domínio quase 100% da população .,,,, Basta ver nosso stf obedecendo a Shell no caso Lula,.,,,, Minha duvida eh se nossos magistrados estão recebendo uma boa grana por fora ou se essa entrega do Brasil aos gringos está sendo de graça.,,, Na Nigéria a Shell foi pega dando 1 bi ao presidente pra se apoderar de poços de petróleo, extinguir o Fundo Soberano, ser agraciada por isenções na casa do trilhão de reais, poluir sem limites o meio ambiente e não ser punida por isso: que nos contentemos com a condição de pais escravo e que os magistrados obedeçam às diretrizes fascistas de controle das massas:  A Nigéria é aqui..,,*** longe de mim suspeitar desses impolutos rifados .,,,,.,eu quis dizer togados 

  45. É claro que os atores

    É claro que os atores políticos de todo o judiciário agem de acordo com ou em obediência à Globo. E é também claro que existe um grupo no Exército que foi, é e será eternamente radical de direita. Está velho e desgastado, e a maior quantidade de seus membros está na reserva já há bastante tempo. Este barulhento grupo, que nunca se conformou com a abertura política, tem ainda os mesmos pensamentos e ficou defasado pelo tempo e incapaz de entender os pressupostos do presente. Algum político visivelmente oportunista, como esse capitão deputado, viu nesse grupo um nicho de votos que viria a garantir sua permanência no Congresso Nacional por longos vinte e sete anos, nos quais só demonstrou inépcia e incapacidade intelectual para qualquer responsabilidade maior. Sua estratégia política para assegurar seus votos sempre foi bajular aquele grupo de militares radicais e só isso. Jamais sairia de seu quadrado, se não fosse convocado pelas forças golpistas de direita para auxiliá-las na derrubada da Dilma e na instalação de um regime que possibilitasse o roubo do petróleo brasileiro pelo grande negócio internacional do óleo. Para sua tarefa de ajudar naquele roubo, as forças de exploração bancaram seu renascimento (foi até rebatizado luxuosamente no Rio Jordão) como “um mito” que jamais foi. Agora, que o roubo maior aconteceu, estas forças de exploração ou outras como elas resolveram aproveitar o sucesso de seu renascido para tentar chegar através dele ao poder máximo do país e sujeitá-lo inteiramente a seus interesses. Tudo indica que estas forças são de fora do país, e os militares radicais, neste plano, são apenas um ajuntamento fanático de inocentes úteis que vislumbra o raiar de uma nova ditadura militar. O problema é que ficou claro para todos que este improvisado mito é um estúpido e que suas ideias não passam de uma coleção de aberrações. O Brasil dará enorme demonstração de maturidade política ao afastar para o lixo esta ameaça fascista construída por surrupiadores internacionais de riquezas de países alheios

  46. O país só vai sair desse

    O país só vai sair desse atoleiro quando a maioria dos ministros do STF forem substituídos. Sendo assim, uma das medidas urgentes do próximo presidente é aprovar uma reforma do STF adontando mandatos fixos de 10 anos para os ministros da corte. Com essa medida o Gilmar Mendes, Dias Tóffoli, Celso de Melo e Cármen Lúcia estariam fora do STF já em 2019 e o Luiz Fux e a Rosa Weber sairiam em 2021. 

    • Acho que deveria fazer mais
      O CNJ tem que julgar as barbaridades que alguns juízes fizeram neste período de trevas e dar-lhes a punição prevista na constituição. As instituições de controle têm de ser fortalecidas.

  47. Se Toffoli tivesse

    Se Toffoli tivesse consciencia de seu importantissimo e fundamental papel para nossa democracia, teria imediatamente enquadrado o Fux, assim de bate-pronto, sem nem deixar a bola quicar. Restauraria a legalidade no STF e sua autoridade como presidente. Deixou passar o tempo … talvez esteja buscando apoio dos seus pares para decidir o que fazer. Vamos ver ….  

    • Quase

      O Presidente já está quase desmoralizado a essa altura. Se, amanhã, deixar passar a ilegalidade da decisão de Fux, apoiando-a mesmo tacitamente como até agora, será melhor renunciar ao cargo.

  48. Mas Kd o general que Toffoli

    Mas Kd o general que Toffoli contratou pra organizar a bagaça? A gente vê que a coisa tá feia qdo, até o peruca caga e anda pra general. Nem trocou a toga pelo quimono pra mostrar quem manda na quitanda.

    Tão esculhambando o STF, num nível que vai ser difícil recuperar a imagem. Outro dia, um comentarista falava sobre os cordões que movimentam os ministros. tendo a concordar com ele, porém, por alguma razão, invariavelmente, nos sorteios pra canalha, o nome do min. Lewandowski é reirado do saco e, alguém, de sacanagem ( só pode ser ), coloca dezoito papeizinhos com o nome do Fux e uns dez com nome do Barroso.

    Por mim, as mulheres fariam uma visita à Corte. Fascimo vai muito além da questão identitária.

  49. O Fux deve ter apoio, mesmo

    O Fux deve ter apoio, mesmo que silencioso, dentro do STF. Tipo assim, tem um grupo lavajatista que quer enfraquecer o Lewandovski, o menos antipetista dos ministros. Transformá-lo em um Favretto. 

    Só que para cometer essa barbeiragem só mesmo um cara-de-pau que caga e anda para as consequências, como o da peruca. Tenta desqualicar um colega, esperando que em não tendo reação dentro do STF, ele se desmoralize. 

    É uma aposta arriscada. Com certeza Lewandovski não vai deixar barato. Em bom português, deve estar puto da vida. E como os colegas não darão razão a ele diante da aberrante decisão do canastrão? 

    No máximo se omitirão. Mas dar apoio a isso, isolando Lewandovski é chutar o pau da barraca. E num momento em que parte considerável da sociedade está superando a irracionalidade de antpetismo histérico, onde tudo pode contra o partido?

    Muitas críticas e muita rejeição há e haverá contra o PT e Lula, mas as pessoas, a maioria está disposta a impor limites. Porque do outro lado está Bolsonaro. E se Fux ou outros da sua turma não sabem disso é porque não tem noção o que foi o dia de ontem, o #elenão, que é no fundo o #democraciasim.

  50. É o segundo artigo do GGN que

    Sua mensagem não pode ser enviada pois ela tem conteúdo que outras pessoas no Facebook denunciaram como abusivo.

  51. Fux é a maior contribuição da

    Fux é a maior contribuição da dupla imbatível: dilma e ze cardoso. É impressionante o nivel de anta desses dois. 

    O pt é como peixe: morre pela boca ou cabeça, como queiram.

  52. Pelo número de crimes
    Pelo número de crimes cometidos Fux deveria ser afastado do cargo e preso certo?

    Então porquê ele ainda está solto e no cargo?

  53. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome