Guga Chacra e Demétrio Magnoli: a decadência do império, por Gustavo Conde

A decadência estética da Globo é irreversível. O “padrão Globo de qualidade” (conceito discutível) fez a curva e virou um pastiche.

Guga Chacra e Demétrio Magnoli: a decadência do império

por Gustavo Conde

O tema Guga Chacra/Demétrio Magnoli é bem indigesto. Trata-se de dois estandartes da prepotência e do analfabetismo político.

Um comentário estrutural, no entanto, vale: esses “barracos” na Globo News demonstram como o Grupo Globo está em decadência. Não há mais voz de comando. A CNN fumegou no cangote da obsolescência jornalística da emissora do Jardim Botânico.

Eu não gosto da CNN (Leandro Karnal está lá, imaginem vocês), mas basta ver 30 segundos de Sidney Rezende (ex-Globo News) em frente às câmeras para saber o fosso profundo entre o velho e o novo.

Na Globo News, Rezende era um papagaio de pirata. Frívolo, burocrático, robotizado. Na CNN, ele praticamente nasceu como jornalista. Tem personalidade, vibra, olha no olho do telespectador.

Noutra ponta técnica (e trágica), aqueles programinhas “videoconferência” da Globo News já viraram folclore. Eliane Cantanhêde, Demétrio Magnoli, Guga Chacra, Ariel Palacios e Jorge Pontual juntos parecem mais um museu de cera do Tim Burton. Zero repercussão política (apenas os micos que viralizam no Twitter).

A decadência estética da Globo é irreversível. O “padrão Globo de qualidade” (conceito discutível) fez a curva e virou um pastiche.

A Globo representa o “protobolsonarismo” – com o perdão do neologismo kitsch. Ela escravizou a capacidade de julgamento do brasileiro durante 57 anos. Homogeneizou a língua, os costumes, os padrões, os hábitos, o consumo.

A conta chegou: a criatura, agora, vai destruindo o criador. O monstro conceitual criado pela emissora do Jardim Botânico – encarnado no resíduo humano mais desprezível, dejeto putrefato da ditadura – virou presidente da República e, pasmem, se voltou contra a própria mãe.

Como já dito em outras aglomerações lexicais por aí, se o legado de Bolsonaro for levar a Globo com ele para o cemitério da história, talvez não tenha sido de todo ruim esse trauma eleitoral – que ganharia ares de trauma (re)fundador.

Ver Guga Chacra e Demétrio Magnoli se engalfinhando na tela da Globo, enfim, é como ver o general Heleno polemizando com Carluxo no governo Bolsonaro. O efeito prático é o mesmo: Twitter, memes e vazio profundo.

Para não perder a viagem, deixo um alerta à CNN: se vocês pretenderam mudar radicalmente o tom funéreo dos ex-jornalistas da Globo, é bom alguém avisar o William Waack. Ele prossegue inoculando a linguagem ultrapassada de sempre. Admito: não sei se, na CNN, ele é uma atração circense, um troféu ou apenas uma troca de favor.

Em tempo: William Waack é o Silvio Santos do jornalismo brasileiro: precisa sempre de uma assistente jovem e bonita para que seus gracejos não caiam no vazio absoluto – e tome a função de “cuidadora-editorial”.

A rigor, todos se merecem, Globo, Bolsonaro, CNN, Waack, Chacra, Magnoli. É o seminovo devorando o velho, aguardando o verdadeiro novo que pode aparecer se nossas elites não o impedirem a fórceps.

Daqui a algumas décadas, talvez, lembremos deste momento com requintes de crueldade: Bolsonaro destruiu o país, mas sem ele a Globo estaria aqui até hoje.

Menos mal.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brizola já dizia “Ou o Brasil acaba com a Globo, ou a Globo acaba com o Brasil”. Irônico que tenha finalmente acontecido pelas mãos de Bolsonaro.
    Mas bem que podia levar junto Silvio Santos, Edir Macedo, a Band, Istoé, Veja, Época, Falha e estadinho…

  2. A pergunta mais importante: quem assiste a globo? Os jovens e talvez os que já estão deixando de ser jovens estão grudados no telefone, assistindo a tudo, menos a globo. Bem temos os idosos que ficam em casa e já estavam acostumados à assistir a globo, e portanto continuam por força de hábito. Será que a pandemia reduziu esses telespectadores?
    E os evangélicos?… ainda estão assistindo a globo?
    Quando a frequência modulada (FM) começou no Brasil, lá pelos anos 70, as rádio tinham programação de alto nível. Hoje as rádios FM são um lixo na sua maioria. A televisão de assinatura vai pelo mesmo caminho, começou não tinha nem publicidade, hoje você paga para ver anúncio. Lá vem o Brasil descendo a ladeira……

  3. São 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. As Elites que surgem a partir daí seriam hilárias caso não fossem trágicas. CNN é apenas AT&T trocando de pele, de roupa, de disfarce. AT&T da RGT sendo trocada por AT&T da CNN. Agora diretamente de Miami/USA (lar dos rebentos de Dória e suas viagens) Surge no projeto de Governos Lacaios do Fascista GV, durante JK ou Jango ou Tancredo Neves ou qualquer período deste coma brasileiro e segue até o surgimento deste novo cabresto, uma tal Internet. Plataforma Neutra segundo alguns. Vejamos as marcas e sedes? Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Tweeter,…Entendi. Neutra. 57 anos, sendo 40 ou pouco mais na tal Redemocracia que surge após Anistia de 1979. Os tais “Inimigos” desta RGT, criam a Constituição Cidadã e fortacem ainda mais a marca durante os 30 anos de Partidos Progressistas Coxinhas e Mortadelas divididos entre Itamar, FHC, Lula e Dilma. Os tais que conseguem Olimpíada e Copa do Mundo para Emissora?! “Protobolsonarismo? Mas é Bolsonaro quem enterra a Emissora e seus Monopólios, como Esportes Olímpicos e Futebol. Que milagre produzido por Bolsonaro contra os Monopólios de RGT que duraram exatamente 30 anos entre FHC, Lula e Dilma?! Seria isto “Protobolsonarismo? Mas o melhor de tudo na briga Magnolli X Chacra: Magnolli queria mentir a respeito de rigor e restrição de liberdade, um tal FARSANTE LOCKDOWN em NY, como fazem os Fascisto-Esquerdopatas Governadores no Brasil, em especial Calcinha Apertada aqui em SP. Guga Chacra, Morador de NY há anos, desmentiu tudo !!! A mentira tem pernas curtas e a farsa com ‘Gripezinha de Inverno’ só pega em país ditatorial onde é possível que Governador compre a Imprensa. A Verdade é Libertadora. Pobre país rico. Bem Vinda CNN. Novo Cabresto de AT&T. Ainda estamos brigando com o Defunto Insepulto RGT. O Leão Banguela ainda assusta alguns. Mas de muito fácil explicação.

  4. Comentário vulgar e de péssima qualidade. Jamais assinaria um jornal desses. Na verdade, li por curiosidade quando da verificação dos feeds do Face. Interessante: há uma crítica voraz as TV’s por assinatura por estarem cheias de propaganda e acabei lendo isso aqui exatamente por comercial no Face.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador