Lula, o corrupto, por Rita Almeida

Lula, o corrupto

por Rita Almeida

Acabei de visitar uma página aqui do facebook onde comparavam a popularidade e a comoção em torno de Lula, com a do movimento nazista em torno de Hitler…

Não é novidade que grandes líderes, sejam eles políticos ou religiosos, arrebatem multidões em seu entorno. De Jesus Cristo a Gandhi, de Stalin a Mandela, de Zumbi a Lampião, de Cleópatra a Anita Garibaldi, todos capazes de seduzir muitas mulheres e homens em torno de si, com maior ou menor devoção. A paixão por seguir grandes líderes é do humano, uma das formas de lidarmos com nosso mal-estar de existir, já dizia Freud. Ter um mestre que nos oriente e nos diga o que fazer, resgata em todos nós um certo lugar infantil, que nos conforta e apazígua, especialmente em tempos difíceis. Portanto, não há pós-modernidade ou “avanço cultural” que nos livre desse encantamento que grandes líderes são capazes de nos provocar.

Todavia, é um erro pensar que os líderes simplesmente nos arrastam para seus próprios pensamentos e ideias, ao contrário, o mais correto é dizer que eles catalisam para si aquilo que é o desejo de uma coletividade. O líder não faz seus seguidores, ele é muito mais inventado e construído por eles.

Lula esteve corretíssimo em seu discurso antes da prisão ao dizer que é um catalizador de sonhos, uma ideia coletiva. Grandes líderes possuem esse carisma, essa capacidade de se abrir ao desejo de uma coletividade, e, muitas vezes, abrindo mão do seu próprio. E Lula soube e sabe fazer isso de uma maneira extraordinária. Lula não fala para nós, ele fala através de nós, ou pelo menos através de nós que, nas últimas décadas, desejamos mudar o rumo da história do Brasil.

Podem tecer sobre Lula todas as críticas e acusações, mas, ninguém em sã consciência, ou que não esteja movido pelo preconceito e pelo ódio, pode negar que, ascender um nordestino, retirante, faminto e semianalfabeto à presidência do maior País da América Latina, não é uma subversão qualquer. Lula representa uma virada de mesa impensável, a encarnação das vozes que ficaram historicamente excluídas das decisões deste País. Lula é o grande apanhador da ideia de uma nação mais justa para os que só podiam, até então, ter como destino, a servidão a uma elite egoísta, esnobe, patrimonialista e escravocrata. E é necessária muita ignorância ou desonestidade intelectual para afirmar que o governo Lula não se dedicou a ser porta-voz desses que o inventaram, ainda que isso tenha lhe custado negociar com essa mesma elite, que jamais aceitou perder seus privilégios. Lula foi acusado de negociar com os poderosos ao invés de desbancá-los, mas, se foi um negociador que escolhemos, o que poderíamos esperar?

Nesse sentido, comparar Lula com Hitler é desonesto, estúpido e imoral, afinal, o que o movimento nazista queria dizer por meio de Hitler é absurdamente diverso do que o povo brasileiro pretendeu e pretende dizer através de Lula. Lula ainda é um líder capaz de catalisar os sonhos de uma geração que pensou num Brasil que pudesse se parecer mais com sua maioria.

Dizem que Lula é o maior corrupto da nação. Eu concordo que seja. Lula co-rompeu toda a estrutura de poder do Brasil. Lula co-rompeu a linha de continuidade de mais de 500 anos de história e co-rompeu seu próprio destino que seria a invisibilidade, a servidão e o silêncio. E foi exatamente por ter co-rompido o que seria o estado natural das coisas, é que ele precisou ser barrado da forma que foi. Porque, quem ainda não está certo de que sua condenação, sendo justa ou não, só aconteceu sob um regime de exceção está completamente cego. Ou não quer ver porque se acha parte da elite que precisa desbancá-lo (o que corresponderia a menos de 10% da população), ou porque não suporta se ver no espelho.

#LulaLivre

Rita Almeida

 

 

Rita Almeida

Rita Almeida

View Comments

  • Presada Rita !

    Eu me sinto bastante comovida com o seu relato ! Brilhante ! é tudo exatamente o que penso  dele, dos seus limites quando presidente, não como erros conforme dizem muitos partidários do PT.

    É tão fácil apontar os erros de outros, sem a devida contextualização.

    Ele acertou tanto , que agora necessita ser preso para evitar nova reeleição ,  e colocar novamente prá escanteio os imbecis da FIESP , os servos dos americanos e aqueles que se vendem e o próprio país, por um punhado de dólares e sob orientação do mercado. Não imaginam que o MERCADO não tem coração.

    Um abraço

  • Agora só nas próximas eleições.

    Todo aquele que não tem bens patrimoniais para viver só de renda e não trabalhar é pobre. Existem os que não possuem bens nenhum e vivem só de salário quando tem emprego, exitem os que labutam por conta própria, mas ainda não deu pra ter bens patrimoniais, existem os bem empregados com alguns bens patrimoniais, mas não o suficiente para viverem dos rendimentos, existem os fora da lei com ou sem bens patrimoniais que dormem com um olho de cada vez por medo e existem os que são sustentados ou bancados por terceiros ainda que temporariamente. Todos são pobres. As condicionantes de suas vidas podem mudar a qualquer momento e os jogarem para baixo na escala social. Infelizmente esse mundão de gente que se enquadra nessas condições não perceberam que a manutenção de sua posição social e possível progresso estava diretamente relacionada à permanência de um partido progressista no governo. Partidos liberais, de direita ou sua estrema, não possuem a sensibilidade do social, ainda que carreguem a palavra "social" em suas siglas. Essa população não olhou para o passado recente para ver o quanto de erros foram acumulado quando os liberais estiveram no poder. Aceitaram a manipulação e mudaram suas posições. Transformaram-se em pobres de direita. E é bem possível que continuem aplaudindo esse governo que assumiu e concordando com a prisão política de Lula.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

28 minutos ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

1 hora ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

2 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

3 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

3 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

4 horas ago