Novo devaneio da moda: O autoritarismo do PT é pior do que o do Bolsonaro…, por Cristiano Scarpelli

Novo devaneio da moda: O autoritarismo do PT é pior do que o do Bolsonaro…

por Cristiano Scarpelli

Quando minha mãe contava que na sua infância as pessoas acreditavam que comunistas comiam criancinhas, tamanha ignorância não me parecia possível. Confesso que sempre duvidei da veracidade dessa conhecida narrativa.

Pois bem, os dias atuais me ensinam que ela possivelmente estava certa e que a ignorância dos tempos presente não deve nada para a ignorância do passado.

Depois dos devaneios super bem difundidos de ideologia de gênero e bolivarianismo do PT, eis que a nova moda é atribuir ao petismo projeto autoritário e ditatorial mais grave do que o manifestamente declarado pelo candidato Bolsonaro.

Ficamos assim, enquanto Bolsonaro nos seus 28 anos de mandato, se deu ao luxo de publicamente declarar que o Brasil precisa matar uns 30 mil, inclusive o FHC, fuzilar a petralhada, tecer loas ao repressor sanguinário Ulstra e criticar a Ditadura por ter torturado e não matado, a esse sujeito é dado o benefício da dúvida, como se o capitão fosse uma espécie de meninão que fala mais do que faz… O importante é que ele vai botar ordem na casa, etc…

Só que esses devaneios já sairam do âmbito dos sempre mais propensos a esse tipo de argumento, os chamados “cidadãos de bem” e agora começa a adentrar até em meios intelectuais.

Assim, passa a ser importante reforçarmos o óbvio e jogar na cara dessa turma alguns dados incontestáveis. Pois esse discurso só pode ser comprado por ignorância ou por desonestidade intelectual.

Então vejamos, o maior erro do PT foi exatamente abrir mão de disputar os espaços institucionais que o voto popular lhe franqueava ocupar, praticando o republicanismo mais ingênuo e infantil, enquanto os falsos republicanos e golpistas usavam das instituições para golpear a vontade popular.

A ironia e o absurdo é que ainda que nada tenha feito para ocupar esses espaços, conseguiram criar a absurda narrativa de que o PT sim seria autoritário, pois teria um projeto de venezualização e que por isso seria pior que Bolsonaro, blá, blá, blá.. Aff…

Acompanhem comigo: O PT existe há 40 anos, ocupou governos estaduais por diversas vezes e a presidência por 13 anos. Em nenhum momento pretendeu mudar as regras institucionais mais relevantes. Mesmo no auge da popularidade do Lula, quando atingiu 85% de aprovação e podia até ter tentado uma emenda à constituição para um terceiro mandato, não o fez. Também abriu mão de disputar a eleição de 2014 com seu principal ativo eleitoral, dando espaço para a instalação definitiva dos processos golpístas…

Não apenas isso, sob os governos do PT tivemos os unicos presidentes da história que indicaram para a Procuradoria Geral da República o mais votado da lista triplice. Uma péssima ideia por sinal, como muitos já escreveram em diversas oportunidades, mas que pelo menos serve para demonstar de forma incontestável, a tese farsesca de intuitos ditatoriais e de aparelhamentos…

Se não bastasse, para evitar o excesso de nomeações políticas para cargos em comissão, limitou por lei desde 2005, que estes cargos deveriam ser em 75% nomeados por servidores de carreira…Aliás, percentual esse baixado em 2017 por aqueles que iriam desaparelhar o Estado… (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5497.htm)

Para dar ainda menos credibilidade a essa tese maluca, o TCU logo depois do golpe de 2016, resolveu medir o numero de filiados em cargos de livre nomeação no governo federal e encontrou 10% do PSDB, 10% do PMDB e 13% do PT…

Ou seja, o PT “aparelhava” a máquina nomeando seus inimigos tucanos!!  Dá para acreditar??? Non sense essa tentativa de dar cor autoritária a quem provou no discurso e na prática estar a léguas desse tipo de atitude. (https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/levantamento-sobre-cargos-em-comissao-e-funcoes-de-confianca.htm) e (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1775120-pt-pmdb-e-psdb-lideram-indicados-com-filiacao-para-cargos-em-comissao.shtml)

Por fim, nem vou entrar no mérito das definições bem enviesadas de ditadura em outros paises, feitas pelos advogados do novo devaneio, os quais conceituam como Ditadura países com eleições reiteradas, pluripartidarismo. liberdade de imprensa, etc…O único critério para ser Ditadura costuma ter que ser um governo de esquerda!! Assim, o discurso é que o PT é Ditador porque apoiou regimes ditatoriais e vai fazer o mesmo no Brasil…

A fragilidade desse tipo de argumento reside menos na imprecisão dessas definições e mais na extapolação absurda de correlacionar relações diplomáticas e econômicas de paises com equiparação de regimes. Aliás, algo para revirar no túmulo o patrono do Itamaraty, o Barão do Rio Branco, ou até mesmo a diplomacia da nossa ditadura, a qual foi das primeiras a reconhecer a independência dos “comunistas” de Moçambique e Angola.

A verdade é que por esse critério, todos os paises do mundo se tornam Ditaduras, pois a começar pelos EUA, ministraram apoios a ditaduras diversas como a Pinochet, Mobutu e o Apartheid sul-africao. Ainda hoje apoiam a o regime teocrático e autoritário na Arábia Saudita, onde se mulher for estuprada, ela é condenada por infidelidade…Enfim, os exemplos de apoio de democracias a regime autoritários externos são fartos para me exigir maiores delongas…

 

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. …somos o pais do

    …somos o pais do auto-engano…..o que esperar de uma nação que tem uma globo exercendo a função estatal de verbalizar a realidade para as massas

    ??????????

  2. Na realidade, o antipetismo

    Na realidade, o antipetismo alcançou um nível tal que até mesmo absurdos, besteiras, non sense, irracionalidades, calúnias, passaram a ser apreendidas acriticamente por parte da opinião pública. Tomaram, e ainda tomam ares de verdade. E não adianta desmentidos, provas contraditórios…….nada!

    Invectivas do tipo: a corrupção do PT foi a maior da história do país; seus líderes e burocratas roubaram e estão milionários; os filhos do Lula enriqueceram; o PT tem um projeto autoritário de Poder; o PT mandou mandar o Celso Daniel e agora está por trás do “atentado político” ao Bolsonaro; os governos petistas “mandaram” dinheiro para ditaduras; e mais uma penca de igual teor passaram a ser entranhadas diuturnamente nos corações e mentes dos brasileiros. Claro que isso só poderia desembocar numa “ptfobia” alcançando o nível paroxístico. 

    E não se diga que partiu, ou parte, de desalmados incrustados nas redes sociais ou reacionários chifrins. O processo vem de longe. Mais especificamente desde que o partido e seus líderes ganharam protagonismo, ou seja, a Esquerda se habilitou e galgou o Poder. Se nele há uma conotação histérica isso não anula ou eclipsa a sua fundamentação factual e metódica originária pricipalmente da mídia corporativa e seus agentes.

    Nesse afã, capítulo à parte merece o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de quem se esperaria grandeza tanto no campo intelectual, como moral,  e não fazer coro e açular narrativas que ele bem sabe serem reles contrafações, a exemplo de colocar no mesmo patamar em termos de extremismo a candidatura de Haddad e Bolsonaro. 

     

  3. O Autor só esqueceu de explicar como um grupo passa a ocupar o poder e não implementa melhorias para o país, ‘surfa’ na onda de quem trouxe a estabilização econômica e fez caixa para o próximo governo. Implementou a corrupção generalizada no país, bastando ver a quantidade de pessoas da era Lula/Dilma condenadas e algumas presas, como o próprio ex-presidente Lula.
    Gastar o bom português pra quem tem esse espaço como trabalho é fácil, sr Cristiano Scarpelli, mas mostrar um texto coerente com os fatos concretos não é possível, né?!
    Por causa de pessoas como o sr que tenta desvirtuar fatos concretos, é que estamos precisando de uma limpeza geral na classe política e jornalistica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador