O carnaval é uma instituição mais séria que a justiça, por Gustavo Conde

O carnaval é uma instituição mais séria que a justiça

Por Gustavo Conde 

O episódio Cristiane Brasil serviu para redimir José Dirceu de maneira definitiva. Dirceu foi denunciado por Roberto Jefferson – pai da dita-cuja – em 2005, numa entrevista à Renata Lo Prete, à época, na Folha de S. Paulo. Ali, nascia a ficção do mensalão.

E por que o episódio redime Dirceu? Porque mostra o nível da família Jefferson-Brasil de maneira olímpica. Ali, é só chantagem, achaque, favor e violência. Perto da família Jefferson, o crime organizado é pão com bolacha.

Joaquim Barbosa – aquele que não demonstra orgulho de sua ancestralidade porque isso o rebaixa enquanto intelectual consagrado – mordeu a isca como um bagre adestrado. Todo o STF, naquele já longínquo 2005, aceitou docemente a tese mentirosa de um único criminoso confesso, baseada numa entrevista de jornal.

E, claro: para isso teve que espancar a tese jurídica do ‘domínio do fato’, elaborada, entre outros, pelo alemão Klaus Roxin, que já manifestou repúdio e estupefação diante da interpretação feita pelo tribunal brasileiro.

Tudo isso para ministros receberem prêmios ‘Faz a Diferença’ e outros mimos em forma de lauréis de revistas e afins. Fácil subornar um juiz brasileiro com o doce da celebração midiática.

Não obstante, estamos diante de um ministério do trabalho vago há mais de um mês, porque não há absolutamente ninguém para resolver esse impasse criminal. Temer dá de ombros a Globos e Folhas que, por sua vez, denunciam a ‘filha indicada’ com imensa falta de convicção e provas. A má vontade é generalizada, é o famoso me-engana-que-eu-gosto.

Brasil, a filha, já foi acusada de todo o tipo de crime. Ela, basicamente, violou o código penal inteiro. Assim, como seu ilustre pai que, pelo menos, já cumpriu parte da pena que lhe foi imposta pela justiça.

Diante de tudo isso, só posso finalmente comemorar a inocência comprovada de José Dirceu. Porque se a máfia política – violenta e congenitamente corrupta – te acusa com tanta virulência e dedicação, você definitivamente é alguém que a incomoda. E, nesse caso, a lógica simples dá conta da conclusão básica: Dirceu não foi condenado injustamente. Foi condenado em um circuito infame de chantagens e ameaças.

A justiça brasileira, mais cedo ou mais tarde, terá de se olhar no espelho. Ela é neste momento, disfuncional. Mantém Cristiane Brasil em liberdade e toda uma série de políticos verdadeiramente violentos e criminosos, e pressiona deliberadamente agentes públicos ligados aos direitos civis, notadamente gente filiada ao PT.

O carnaval de 2018 demonstrou que a justiça brasileira virou pó. Sem máscaras de Moro, de Dallagnol ou de Cármen Lúcia, senão como deboche (Moro foi visto com camisa de presidiário em Brasília). Esse é o resultado de tanta impostura e tanto oportunismo. Hoje, o carnaval é uma instituição mais séria que a justiça.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Gustavo
    Bom dia
    Mas

    Prezado Gustavo

    Bom dia

    Mas quem é sério nesse país?

    Quem nunca violou as leis?

    Porque o Temeroso deve aceitar pauta seletiva da mídia?

    Se Dilma não aceitasse, no começo de seu “desgoverno”,  a limpeza moralista, estaria na presidencia!!!

    Estranho a Beija Flor falar de corrupção, com dinheiro do jogo do bicho!!! 

    Quem é limpo no Patropi !!!

    Abração

    1. Ou Mario, pelo que observo o

      Ou Mario, pelo que observo o dinheiro do jogo do bicho, certamente, é tão e igualmente sujo quanto o dinheiro de empresários e banqueiros sonegadores, ladrões e trapaceiros. Via de regra, são aqueles que se auto-isentam por decisão própria, ou, via curriola e cumpadrio de seus representantes. Compadres, sobrinhos, afilhados e quetais. Estrategicamente aboletados nas altas esferas dos tres poderes da republiqueta de merda que amamentamos, desde os tempos da Casa-Grande.

      Não duvido que os empreendedores da Beija Flor e seus parceiros financiadores do Jogo do Bicho que, na vida privada e pública, sejam até, bem mais decentes que seus colegas da Febraban, Firjam, Fiesp, et caterva. No fundo, o que os diferênciam é a largura e a temperatura dos “costas quentes” que ampara os feitos dos quatrocentões. Enquanto entregam à “puliça,” cuidar dos senhores do jogo do bicho.

      Orlando

  2. Roberto Jefferson
     

    foi o único sujeito que, acometido pela  a síndrome de Sansão, puxou as pilastras do templo e sobreviveu ao desmoronamento.

    O Brasil ainda está sob os escombros.

     

    1. Não ha mais espaço para os homens de bem?

      Matafora muito boa, Amoraiza. Na época que esteve preso ele se mostrou ao publico com ares arrependido, doente, morrendo de câncer… E olha o traste vivo até hoje. 

      Houve um tempo que meu marido me dizia para me filiar e concorrer à um cargo publico pois ele achava que pessoas na politica faltava pessoas idealistas. Apos reflexão, disse a ele que pessoas idealistas na politica ou definham rapido ou são massacradas.

      1. Metáfora

        Sobre Roberto Jefferson não me ocorreu outra coisa.

        Sua sobrevivência me surpreendeu enormemente.

        Nunca ví ninguém sobreviver a um cancer no pâncreas mas ele, que já foi obeso mórbido, que canta trechos de ópera e outras coisas pelas tvs e casamentos , e que não se envergonha da filha tresloucada, é, antes de tudo, um forte. (descaradamente forte).

          

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador